1ª postura de casal de escalares, o que fazer?


miguel morgadinho

Recommended Posts

Boa noite,

 

Hoje quando cheguei a casa a noite dei com uma folha de uma anubia cheia de ovos, eles parecem transparentes e o casal não deixa ninguém se aproximar. Como 1ª medida já vou deixar a luz toda a noite acesa embora não acredite que a postura vingue uma vez que é a primeira. No entanto gostaria de feedbacks sobre o que devo fazer uma vez que não tenho outro aqua para por os ovos nem artémia para as crias, será que existe algumas alternativas para sobreviverem alguns?

 

Obrigado

Editado por miguel morgadinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

A luz acesa não é preciso... mas uma luzinha de presença apontada aos ovos dá jeito. Se não eles acabam por stressar e comem os ovos.

 

Se os escalares estão sozinhos, podes deixá-los a tratar dos putos... mas se têm outros habitantes, vais ter que os tirar para outro aquário ou para uma maternidade (de plástico... se for de rede eles mordem os ovos pelo lado de fora).

 

Quanto à alimentação dos alevins... artémia. Não há hipótese, só mesmo com artémia. Há uns pratos para eclosão de artémia que não é preciso grande stress para eclodir e que servem perfeitamente.

 

Cumps e boa sorte.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela explicação.

Uma maternidade de plastico eu tenho, e ai surgem mais duvidas que são as seguintes:

 

Como tiro os ovos da folha e como é que sei se ovos estão fecundados?

 

Aguardo feedback

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquario é comunitário?

 

Os fecundados ficam transparentes os não fecundados ficam brancos e ganham fungos. O Primeiro passo e adicionares á agua um anti-fungos ( Ex. azul de metileno, ou algum que contanha metileno), para os ovos fungados nao alastrarem aos fecundados.

Depois eu so retiro os meus ao fim de 4 a 5 dias quando ves um rabo fora do ovo, mas mesmo assim agarrado ao saco vetelino, eu retiro os meus com uma seringa de alimentação e coloco depois os alvins na parede do aquario de criação.

 

Artémia recem eclodida, é o necessário para alimentar as crias, mas só quando nadarem livremente pelo aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miguel morgadinho

Para tirares os ovos terás que cortar a folha,os ovos estão de serteza fecundados,porque

logo que a femia começa a por os ovos,o macho começa a fecundalos tudo de seguida,

espero ter ajudado,e muita boa sorte com os putos,

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou agora comprar o azul metileno e artémia para os alvins.

 

Reparo que já existe ovos brancos, vamos ver se ainda vou a tempo.

 

Agora só mais uma questão: Qual a qtd de produto a colocar no aqua?

 

O meu é de 100l brutos o que deve dar ai uns 80l.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tiro os ovos da folha e como é que sei se ovos estão fecundados?

 

Há várias formas e depende um bocado da situação e do próprio aquariofilista.

 

Há quem deixe os ovos com os pais até os alevins nadarem livremente e só depois retirá-los para os conseguir alimentar convenientemente. Este método tem a vantagem de proporcionar ao aquariofilista o prazer de ver os pais a cuidarem dos ovos. No entanto, correm mais riscos de serem comidos quer por outros habitantes do aquário, quer pelos próprios pais, se stressarem (principalmente em casais jovens).

 

Há quem retire os ovos depois de eclodirem (enquanto os alevins se estão a alimentar do saco vitelino... parecem uns ovos com cauda). Esta é uma solução de meio termo. Os pais tratam dos ovos, fazem a devida circulação de água junto deles e retiram os fungados. No entanto aida correm o risco de serem comidos, pois vão estar 2/3 dias com os pais.

 

Há quem retire logo após a postura. O macho fertiliza os ovos ao mesmo tempo que a fêmea os vai pondo. Este método tem a vantagem de não ter qualquer risco de os ovos poderem ser comidos. No entanto tem a desvantagem de se perder todo o espetáculo de ver os pais a tratar da postura. E também tem de se ter o trabalho de ir retirando os ovos fungados para não contaminarem os ovos bons (há quem use anti-fungos para isso, nomeadamente azul de metileno ou há até quem use camarões red-cherry para fazer esta função).

 

Quanto à forma de retirar os ovos, mais uma vez há várias maneiras. Há quem retire a folha completa (por vezes usam-se "folhas" artificiais para eles fazerem a postura e ser mais fácil retirar). Há que retire com uma seringa das grandes. Eu costumo aspirá-los com uma mangueirinha das usadas nas bombas de ar (até porque o meu aquário é demasiado grande para ir lá com uma seringa).

 

Portanto... é uma questão de avaliares os prós e os contras e decidires como queres proceder.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou agora comprar o azul metileno e artémia para os alvins.

 

Não te aconselho a usar azul de metileno no aquário todo. Isso costuma usar-se com um aquário de criação separado.

 

Eu apostava em retirar os ovos fungados manualmente.

 

Já agora, artémia tem de ser recém eclodida... não vale a pena comprar artémia congelada ou daqueles frasquinhos supostamente para alevins que provavelmente eles não lhe pegam!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já comprei o material que estava em falta, azul metileno e artémia para ecolodir ambos da marca Dajana.

 

1ª questão: Eu não tenho outro aqua, portanto para já vai ter de ser neste, assim sendo que quantidades de azul metileno posso colocar sem que este estrague a agua

 

2ª questão: O casal em questão foi a 1ª postura, será que vale a pena tanto esforço uma vez pelo que li aqui no forum as 1ª vezes a taxa de sucesso é minima derivado a inesperiência dos pais.

 

3ª questão: Se por acaso esta postura vingar alguma coisa, quando é que tenho de fazer ecolodir a artémia e se possivel detalhem este processo o mais possivel.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje já tenho alguns rabinhos de fora....poucos.

 

Não adicionei nada na agua apenas fiz ontem uma tpa de 5L e apenas deixo uma luz acessa durante a noite.

 

O mais provável é não vingar nada mas estou disposto a tentar, para isso tenho de agora preparar a artémia, o que não sei.

 

Alguém pode-me ajudar de forma simples e clara como preparar a artémia?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A forma mais fácil que eu conheço:

 

Compra uma coisa parecida com esta http://www.pet4you.net/peixes/artemia/acessorios/hobby-prato-p/-incubacao-de-artemia.html, ovos de artémia e sal (pode ser de cozinha, no entanto o próprio para artémia dá melhores resultados) e depois é só seguir as instruções que passadas 24/36h já tens artémia para os alevins.

 

Claro que se quizeres artémia em quantidades maiores, tens que investir numa sistema mais sofisticado, mas para posturas ocasionais, acho este sistema muito prático.

 

Já agora, já separaste os meninos ou ainda estão com os pais?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Micro chip,

 

Acabei de os colocar numa maternidade de plástico que tenho, já são poucos (+/-6) mas não vou desistir.....

 

Agora falta mesmo é o sistema de artémia, se tudo correr bem amanhã já vou ter um aqua+bomba+filtro+termostato+iluminação emprestado, tenho de ver se tudo está a funcionar uma vez que já está desactivado a mais de 10 anos. Mas o que eu queria mesmo era aprender a fazer a eclosão de preferencia com fotos, tipo de material a utilizar, quantidades a utilizar etc...

 

Muito obrigado

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Hoje os putos já nadam sozinhos, são uns 6. De facto um espetaculo!!! ver os pais a coloca-los na boca cada vez que eles se esticam..... e depois coloca-los no local da postura.

Mas vamos ao que interessa, hoje sem falta vou ter de fazer o sistema de alimentação, vou comprar as 2 garrafas de agua e vou a uma loja para me ajudarem a montar o esquema.

Tambem hoje vou montar um novo aqua (+/-35L), agora é que surgem as questões,

 

Devo retirar as crias para o aqua peq?

Como vou montar hoje e vou colocar agua do outro aqua é necessário esperar para fazer o ciclo?

Ou devo retirar os outros escalares (5) para o aqua peq e deixar o casal com os putos?

Para alimentar as crias com a artémia como consigo dar-lhes, coloco na agua a superfice e eles vão comer?

 

Ajuda please!!!!!!

 

Cumpts

Miguel Morgadinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A artémia já devia estar a eclodir... se eles já nadam livremente, vão precisar de alimentação e a artémia demora a eclodir.

 

De qualquer forma, penso que a melhor maneira é colocares as crias sozinhas num aquário pequeno com água do outro aquário. Não necessitas fazer o ciclo... até porque já não ias a tempo, mas vai necessitar de fazer trocas de água frequentes (de preferência com água do aquário principal).

 

A artémia recém eclodida é simplesmente colocada na água... como está viva e mexe-se, vai despertar o instinto predador das crias.

 

Podes tentar com JBL NobilFluid Artemia ou coisa parecida enquanto a artémia não eclode... mas eu nunca tive muito sucesso com isso.

 

Cumps e boa sorte.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Miguel,

 

Isto é uma aprendizagem, as primeiras posturas são aprendizagem para o casal de escalares a para o próprio aquariofilista :)

 

Força nisso se precisares de alguma ajuda manda vir :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só algumas dicas mais...

 

A artémia recém eclodida é simplesmente colocada na água... como está viva e mexe-se, vai despertar o instinto predador das crias.

Atenção que a artemia deve ser lavada antes de colocar no aquário como é feita em agua salgada não convêm nada simplesmente despejar no aqua de criação. Essa lavagem é feita através de um crivo.

 

Podes tentar com JBL NobilFluid Artemia ou coisa parecida enquanto a artémia não eclode... mas eu nunca tive muito sucesso com isso.

Nos primeiros tempos acho que o NobiFluid não funka, eu pelo meno antes de eclodir artemia e na mesma situação que o nosso amigo Miguel utilizei sem sucesso, mas pode ter sido também inexperiência visto também ter sido a primeira ninhada. O que funcionou para mim foi mesmo a artemia, nada mais funcionou.

 

Cumps

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Vou colar-me a este tópico porque estou na mesma situação.

Miguel, sobreviveram?

 

Eu achei que tinha dois machos, mas pelos vistos não :), os ovos estão numa folha, todos transparentes menos 2, que vou tirar com uma pinça logo quando fizer a TPA.

Os outros 3 habitantes do aqua (espadas) estão a um canto... empurrados pelos 2 escalares.

Como não estava à espera de postura não estava prevenida e não tenho artémia, como vivo no interior não sei onde comprar e fazê-la eclodir até daqui a 2 dias.

Há há venda on-line? Ou só mesmo ovos e congelada?

 

Obrigado.

Célia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu achei que tinha dois machos, mas pelos vistos não :), os ovos estão numa folha, todos transparentes menos 2, que vou tirar com uma pinça logo quando fizer a TPA.

 

Boas,

 

Não te preocupes com os ovos fungados... os pais tratam disso. Eles não gostam muito que andes lá a mexer com uma pinça! :tongue:

 

Só tens que ser tu a retirá-losm caso os ovos já não estejam com os pais.

 

Os outros 3 habitantes do aqua (espadas) estão a um canto... empurrados pelos 2 escalares.

 

Isso é perfeitamente normal. Só poderás ter problemas quando as luzes se apagarem. Não tanto pelos outros habitantes, mas pelos próprios pais, porque podem stressar por não verem os ovos e serem eles próprios a comê-los. Uma luzinha de presença apontada aos ovos costuma resolver esse problema.

 

Como não estava à espera de postura não estava prevenida e não tenho artémia, como vivo no interior não sei onde comprar e fazê-la eclodir até daqui a 2 dias.

Há há venda on-line? Ou só mesmo ovos e congelada?

 

Não há à venda, tens de ser tu a eclodir. Até porque é o facto de estar viva e mexer-se que desperta o instinto predador dos escalares. Se não mexer, eles não costumam comer.

 

Cumps e boa sorte.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Micro, vou ligar para a loja de Viseu para ver se há lá artémia para criar ou então vou mesmo mandar vir o prato que está no link indicado da pet4you, pode ser que dê tempo.

:)

Agora um aparte, é mesmo um espetáculo ver um deles a arejar os ovos e o outro a afastar os outros peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Célia,

 

Os meus já vão na 3ª postura mas todas elas sem sucesso por minha causa uma vez que ando com umas obras em casa e não tenho as condições reunidas para o sucesso das posturas.

 

Mas com estas condicionalidades todas já cheguei a ver os pequenotes a nadar sózinhos com os pais a coloca-los na boca quando eles nadam fora do territorio, espetaculo....

 

Vamos ao que interessa, quando eu terminar as obras já tenho preparado um aqua (peq) para colocar a postura (ainda não sei se vou colocar tambem os pais),

quando isto acontecer vou adicionar a agua um produto chamado de azul metileno

Assim que eles tiverem a cauda de fora começo a eclodir a artémia, mas como:

Numa garrafa de agua das peq vou adicionar +/- metade de agua e colocar uma colher de sobremesa (rasa) com a artémia, de seguida coloco uma pedra difusoura dentro da garrafa ligada a uma bomba de ar e coloco a garrafa dentro do aqua, espero que ao fim de 48h a artemia esteja ok.

Como ver se resultou: Ao olhar para a garrafa fora do aqua segundo o que eu vi, os ovos ficam na superfice e o alimento vivo fica mais no fundo da garrafa, consegue-se ver eles a mexer.

Após este processo com um bocado de tubo de ar meto dentro da garrafa até ao fundo e "chupo" para um filtro de papel (das maquinas de cafés de balão) findo este processo é so colocar no aqua e a partido é ve-los a comer.

 

Nota: A artemia que eu comprei já vem com sal

 

A minha duvida é a qtd de azul metileno a adicionar na agua

 

Se algo estiver errado ou incompleto agradeço a ajuda de todos

 

Obrigado

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa garrafa de agua das peq vou adicionar +/- metade de agua e colocar uma colher de sobremesa (rasa) com a artémia, de seguida coloco uma pedra difusoura dentro da garrafa ligada a uma bomba de ar e coloco a garrafa dentro do aqua, espero que ao fim de 48h a artemia esteja ok.

Como ver se resultou: Ao olhar para a garrafa fora do aqua segundo o que eu vi, os ovos ficam na superfice e o alimento vivo fica mais no fundo da garrafa, consegue-se ver eles a mexer.

Após este processo com um bocado de tubo de ar meto dentro da garrafa até ao fundo e "chupo" para um filtro de papel (das maquinas de cafés de balão) findo este processo é so colocar no aqua e a partido é ve-los a comer.

 

Nota: A artemia que eu comprei já vem com sal

 

Uma garrafa de água das pequenas parece-me muito pouco. Experimenta com uma de 1,5l ou 2l.

 

Uma colher de sobremesa de ovos de artémia vais ter artémia para alimentar umas 5 posturas de escalar! :D

 

O problema dessa técnica é separar os ovos das cascas. Não é tão linear como descreves, nem todas as cascas ficam na superfície e a artémia viva vai andar a nadar pela garrafa toda. Um truque que se utiliza é usar uma lanterna num pondo da garrafa e a artémia vai nadar toda em direcção à luz. Depois é que usas o tubo para retirar.

 

Já agora, não te esqueças que a artémia eclode em água com sal... convém passar por água doce antes de dares aos peixes! :P

 

Cuidado com os ovos de artémia de compras. Especialmente os que já vêm com sal. Normalmente a taxa de eclosão é muito baixa.

 

Já agora... convém fazer o sistema em duplicado. A artémia eclode em 48h, mas os alevins querem comida todos os dias.

 

A minha duvida é a qtd de azul metileno a adicionar na agua

 

Apenas umas gotas, mas depende da quantidade de água. Eu pessoalmente não uso, acho dispensável. Apenas tens que retirar os ovos que fungarem... como fazem os pais.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais