Águas Frias Sul Americanas


Recommended Posts

Boas Diogo,

Não percebo mesmo o que se pode passar com os meridionalis... tenho-os como bastante resistentes, até dos mais resistentes dos gymnogeophagus, no entanto mantens gymnos que teoricamente são bem mais complicados sem esses problemas.

Esse maiorzinho até esta com boa cara...

Sabes dizer-me os parametros da agua?

 

Realmente tenho uma paixão por esses cichlassoma dimerus :tongue:

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

Não percebo mesmo o que se pode passar com os meridionalis... tenho-os como bastante resistentes, até dos mais resistentes dos gymnogeophagus, no entanto mantens gymnos que teoricamente são bem mais complicados sem esses problemas.

Esse maiorzinho até esta com boa cara...

Sabes dizer-me os parametros da agua?

 

Realmente tenho uma paixão por esses cichlassoma dimerus :tongue:

Pois não sei o que se passa! A única hipotese é mesmo por serem provenientes de lago e isso deixá-los de alguma forma debilitados ou mais suscetíveis a alguma infecção.

 

Não faço medições à água e não tenho testes! Faço TPAs regulares e admito que o pH esteja a rondar os 7,8/8.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo pelo pH que eu ia pegar ahah estava a espera que os mantesses a 6qualquer coisa... Mas eu mantenho os meus a 7.5 / 7,8 e estão a dar-se bem por isso não percebo mesmo.

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Como podem ter lido, os dimerus e os bahia red estão já no aquário da sala.

Entraram todos bem, mas de facto são muito grandes. Os dimerus, começo a desconfiar que poderão ser 2 machos. Tentei fazer venting mas fiquei com dúvidas e, agora há uns minutos encontro-os assim:




Fará sentido um macho e uma fêmea terem este tipo de comportamentos?!?!


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Depois da luta de ontem, que confesso nunca tinha presenciado, os dimerus hoje estão com um comportamento completamente diferente! Comportam-se como um casal e andam a explorar o aquário juntos. Estão até um pouco agressivos para os restantes peixes...




Consegui ver inclusivé o macho a "chamar" a fêmea para o lado esquerdo do aquário e a limpar uma pedra!!! :roll::roll:


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que após o comportamento do primeiro video, não ocorreu uma mudança de sexo num dos elementos?

 

Achas portanto que existe hermafroditismo?!?! Não, não é possível. O que aconteceu é que a fêmea é dominante e quis marcar a sua posição.

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas coloquei a hipótese em cima da mesa.

 

A mudança de sexo em peixes até é frequente pelo menos em água salgada, dourada (Sparus aurata); peixe palhaço (amphiprion sp.) são espécies que alteram o seu sexo. Agora em água doce desconheço o caso, e reconheço que existe falta de informação na descrição do comportamento das espécies.

 

Estes especiemns são mantidos apenas um casal por aqua, certo? (o que tornaria o caso mais estranho) ou então assististe a um ritual de acasalamento deles.

 

Abr.

Editado por Ricardo José

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

A mudança de sexo em peixes até é frequente pelo menos em água salgada, dourada (Sparus aurata); peixe palhaço (amphiprion sp.) são espécies que alteram o seu sexo. Agora em água doce desconheço o caso, e reconheço que existe falta de informação na descrição do comportamento das espécies.

 

Estes especiemns são mantidos apenas um casal por aqua, certo? (o que tornaria o caso mais estranho) ou então assististe a um ritual de acasalamento deles.

 

 

Em água doce, não conheço nenhuma espécie que faça a mudança de sexo! Em água salgada existem, como referes alguns exemplos. Eu mesmo já experienciei esse facto nos Ocellaris.

 

Os ciclideos Sul Americanos normalmente mantêm-se em harens enquanto jovens e depois em casais. Mas tudo depende do espaço que temos disponível.

 

Entretanto as satanopercas sairam e para baixar a temperatura, falta apenas sairem os altifrons. Os balzani já vieram juntar-se aos seus antigos companheiros de aquário e, tal como os dimerus, gostaram das águas quentes! Passadas duas horas de terem entrado e, apesar de serem os mais pequenos do aquário, querem ser reis!!!
Reparem nas corridas que a fêmea dá aos altifrons que mesmo com o dobro do tamanho, fogem!

E um vídeo com o casal em destaque! O macho começa a fazer a corte e a ganhar cor!

Picture6_zpsa98d90b3.jpg?t=1416791095
Picture2_zpsf3dd8158.jpg?t=1416791039
E algumas fotos curiosas do macho dimerus!
Picture3_zps2c1dd8ee.jpg?t=1416790885
Picture5_zps79ab6fa2.jpg?t=1416790949
Picture4_zps1274af11.jpg?t=1416704769
Abraço,
Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei de alguns casos de trocas de sexo em ciclideos mais pequenos como kribensis e Apistogrammas! Até um apisto de um membro aqui do forum teve essa experiência que é tao rara, mas claramente não me parece ser um desses casos

 

Quanto ao aquário... Realmente a atitude conta muito :P mesmo peixes muito maiores fogem perante um peixe com tanta atitude :P

 

O Dimerus acho que já nem preciso de dizer nada ahah

 

Abraço

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,


Uma coisa é certa, a passagem dos peixes que estavam já com a água a 15/16ºC para os 25/26ºC do aquário da sala fez a diferença! A verdade é que no aquário está tudo louco! Os bahia red fizeram mais uma postura (podem ver no meio atrás dos troncos) e os balzani estão a preparar uma do lado esquerdo...




No vídeo só se consegue ver o "ataque" do macho balzani a um dos dimerus, mas acreditem que o macho bahia red não tem sido meigo!!! Curiosamente os altifrons nadam bem perto da postura dos bahia red que os ignoram!


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Ontem saíram então os peixes de água quente e entraram os Gymnogeophagus!

Aqui fica um vídeo geral um dos meridionalis e outro dos caaguazuensis.








Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Entretanto, mudei um pouco a disposição dos troncos. Não gostava de ver um para cima e outro para baixo... O que acham? Melhorou?

Abraço,
Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Aqui fica uma actualização do aquário. A temperatura está agora nos 18/19ºC e não me parece que vá baixar muito mais!

Os gymnogenys já estão no aquário superior. São 6 e vivem agora com 20 corys paleatus. Como são todos ainda pequenos vão ficar durante uns tempos.


Picture9_zpsd146782b.jpg?t=1418679784


Picture8_zpsbc8a9467.jpg?t=1418679856


No aquário os labiatus estão a crescer bem! O maior, embora não tenha ainda a cabeça característica, não me deixa grandes dúvidas que se trata de um macho


Picture3_zpsde29fc53.jpg?t=1418680340


Picture11_zps2ae28b87.jpg?t=1418679912


Picture10_zpsd162744c.jpg?t=1418680011


Picture5_zps92c17fa3.jpg?t=1418594003


O macho meridionalis está com boas cores e os mais pequenos estão a recuperar bem!


Picture1_zpsae4d2f05.jpg?t=1418680192


Picture2_zps72120de1.jpg?t=1418680236


Os caaguazensis estão em grande forma! O macho então, está com umas cores brutais!


Picture7_zps2c6be4ef.jpg?t=1418680076


Picture6_zps20e92d1a.jpg?t=1418680130


Os Balzani, depois de andarem a dançar durante uns dias, acalmaram!


Picture14_zpsf592537c.jpg?t=1418679586


Picture12_zps733566f3.jpg?t=1418679718


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Enquanto não há ninguém que os queira, os Bahia red e os chanchitos continuam a viver no aquário grande do anexo. Estão já com água fria (a cerca de 12/13ºC) e como podem ver bem activos!


Bahia red:


Picture2_zps6b32fea2.jpg?t=1419289383


Picture5_zpsc77afea4.jpg?t=1419289383


Chanchitos:


Picture3_zpsaea0f0d5.jpg?t=1419289380


Picture4_zps5c10a80a.jpg?t=1419289383




Abraço,

Diogo

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Na sala, como o layout não estava grande coisa, optei por recolocar os troncos virados para baixo. Aqui fica o registo:


IMG_3435_zps180dff3d.jpg?t=1419362149


IMG_3434_zpse51b95b2.jpg?t=1419362146


Abraço e bom Natal,

Diogo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito mais natural agora.

Eu tambem tenho no meu raizes invertidas, mas para conhecedores elas devem ser colocadas na posicao correta ou na horizontal. O problema e que a altura do conjunto tem de ser bem calculada relativamente ao nivel da agua, senao o resultado fica bizarro.

Este arranjo e muito biologico, pois os peixes experimentam em interior os ciclos de temperatura normais na Natureza, o que nao acontece com aquecedores.

Em todo o Mundo ha flutuacoes de temperatura dos rios, se bem que menor nas areas tropicais tambem ocorre.

Vejo que a valis gigantes se aguentam bem (excepto com os Buenos Aires claro!). Mas eu trocava por equinodorus ja grandes, mais dificil de manter mas Sul Americanas.

 

Este projeto de agua fria desde o inico mostrou potencialidades, que agora finalmente se concretizam.

Mto bom, de fazer inveja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Fiz uma ligeira alteração no layout - coloquei um dos molhos de valisnérias que estava perto do centro para o lado esquerdo. Com isto penso ter criado mais profundidade no aquário. Vai ficar assim!


Picture1_zps099be9a4.jpg?t=1419765841




Abraço,

Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


O aquário continua um pouco "despido", mas quando os peixes andam a nadar (principalmente os maiores - balzani e meridionalis) a coisa até fica composta. Aqui fica um exemplo onde se podem ver quase todos (menos o macho balzani que teima em esconder-se):




Hoje já entraram algumas das Corydoras paleatus (as maiores). Espero que não sirvam de comida para os balzani...!


Entretanto hoje foi dia de uma profunda limpeza na sump. Coisa que faço de ano a ano, mais ou menos. Aproveitei a limpeza e coloquei os gymnogenys do lado direito da sump com algumas corys (não vá correr mal a integração do aquário principal). No meio estão os Bahia red também com algumas corys (as mais pequenas).




Abraço,

Diogo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Deixo-Vos algumas fotos e vídeos feitos ontem e hoje...

Como podem ver no vídeo tanto os meridionalis estão activos e a recuperar muito bem!
Picture2_zps61831068.jpg?t=1420930668
Picture3_zps2f1582ef.jpg?t=1420930672
Picture4_zps00cf4a09.jpg?t=1420930672
Os 6 labiatus estão em grande forma e a crescer bem! Já se nota alguma cor no peixe maior (que tem agora cerca de 6/7 cm) e penso tratar-se de um macho.
Picture8_zps3d4227cf.jpg?t=1420930181
Picture7_zps43a49ac3.jpg
Picture8_zps3d4227cf.jpg?t=1420930672
Picture10_zpsad911927.jpg?t=1420930672
Os caaguazuensis têm crescido um pouco mas já estiveram com mais cor.
Picture14_zps34b6da21.jpg?t=1420930676
Picture13_zps85b760ae.jpg?t=1420930676
O balzani macho é o rei do aquário (embora seja um rei muito lento)!

Picture15_zps20cfc6ae.jpg?t=1420930676
Picture16_zpsab6d87cc.jpg?t=1420930676
E por fim algumas das corys paleatus.
Picture11_zps4291debf.jpg?t=1420930672
Entretanto, no anexo mantenho apenas o aquário de 120x50x60 cm com o casal de Facetum (chanchitos). Estão sem filtro e com a água a cerca de 8ºC... Não se mexem praticamente, mas estão aparentemente bem! Tenciono colocar algumas plantas flutuantes para manter a água em condições.

Abraço,
Diogo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais