Águas Frias Sul Americanas


Recommended Posts

Viva,

 

Algumas espécies atualmente sobrevivem porque houve aquariofilistas que as consideraram suficientemente interessantes para as manter em aquário. Por exemplo: o néon chinês, os ameca, algumas espécies de Paratilapias, etc., etc.

 

Os habitats originais destes peixes foram entretanto destruídos pela poluição ou pela introdução de espécies exóticas.

 

Quando mantemos peixes em aquário estamos a fornecer-lhes um habitat adicional, esse habitat pode ser a diferença entre a sobrevivência e a extinção.

 

Como atividade humana, a aquariofilia salvou diversas espécies da extinção e nunca extinguiu nenhuma. É certamente um hobby amigo do ambiente, particularmente na vertente de água doce. Em água salgada, existiram diversos aspetos negativos associados às capturas comerciais em recife e que devem ser fortemente combatidos, como o recurso ao cianeto, capaz de matar muitos quilómetros quadrados de coral. Foi, em parte, pela denúncia destas práticas, feita por aquariofilistas, que se adotou legislação internacional a proibi-lo.

 

Como dizes, procurar e capturar espécies na natureza pode ser visto como servindo o nosso gosto (egoista) pelo hobby mas é algo que beneficia simultaneamente peixes e pessoas.

 

Primeiro porque nos dá a conhecer espécies perfeitamente desconhecidas, não apenas em termos estritamente cientificos (largas dezenas ou talvez mesmo centenas de espécies de água doce foram descritas graças às coletas de aquariofilistas) mas também, em termos mais currentes, divulgando como são, qual o seu comportamento, como se reproduzem.

 

Além de se desvendar uma biodiversidade frequentemente oculta, introduz-se no mundo das pessoas um conjunto espantoso de seres vivos, tornando-os conhecidos por uma fatia consideravelmente maior da população.

 

As pessoas protegem aquilo que apreciam mas ainda pouca gente está a par da incrível variedade de seres vivos que está a desaparecer, de dia para dia, de lagos e rios do planeta.

 

Mesmo nas organizações de defesa do ambiente e da biodiversidade os peixes são frequentemente vistos como algo menor: afinal não os conhecem, não estabelecem uma afinidade com eles, praticamente nem os conseguem ver, como é que se iram sentir motivados a protegê-los?

 

Por outro lado, o sentimento conservacionista nos principais centros mundiais de aquariofilia é forte: são os aquariofilistas do centro e norte da Europa que adquirem muitos hectares de floresta da América do Sul, no intuito de as preservar do abate e assim manter a biodiversidade dos rios. É que, nestes casos, a pesca ou a coleta, não afetam significativamente as populações de peixes, habituadas a enormes flutuações sazonais. Poder-se-ia apanhar, por exemplo, cem mil cardinais num rio qualquer da Amazónia e no ano seguinte continuaria a haver exatamente o mesmo número de cardinais. Porém, se cortarmos a floresta adjacente extinguimos permanentemente inúmeras espécies de peixes: As que restarem serão uma sombra da biodiversidade de outrora.

 

O maior erro conservacionista que pode haver é pensar na natureza como uma redoma de vidro, algo em que não se pode tocar, interagir ou até apreciar, um pouco, no conforto do nosso lar.

 

Um conservacionismo eficiente consegue-se estimulando esse contacto, esse conhecimento, baseado em boas práticas: aquelas que não prejudicam a natureza mas que nos permitem contactar com ela e apreciá-la.

 

Neste contexto, a aquariofilia é a atividade amiga do ambiente, por excelencia.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Algumas espécies atualmente sobrevivem porque houve aquariofilistas que as consideraram suficientemente interessantes para as manter em aquário. Por exemplo: o néon chinês, os ameca, algumas espécies de Paratilapias, etc., etc.

 

(...)

Miguel

Miguel,

 

Eu adoro ter discussões com pessoas como tu, que expõem factos do mundo, sem sequer citar donde retiram essa informação...

Para mim, esse tipo de argumentação é tão fácil de deslindar, e mandar por terra, que é um "Espétaculo"! :D

 

Dizes:

"Algumas espécies atualmente sobrevivem porque houve aquariofilistas que as consideraram suficientemente interessantes para as manter em aquário."

Errado, tás a tirar a verdadeira glória do trabalho esforçado e de milhões gastos por aquários publicos, e equipas de aquariologistas de instituições de investigação (que eu por acaso já fiz parte, e adoro quando malta manda estes bitaites de que o aquariofilista anónimo salvou uma espécie de extinção!).

E digamos que o que dizes por acaso é verdade. Coitadinhas das espécies que não suscitam interesse nenhum aos aquariofilos... Mas deixa isso para lá, vamos deixar os programas de conservação em vez de a cargo de pessoas formados e especialistas na área, a hobbistas, e com decisões a serem tomados por motivos estéticos. Que pensamento perverso!

 

Dizes:

"Os habitats originais destes peixes foram entretanto destruídos pela poluição ou pela introdução de espécies exóticas."

A ironia de tares a defender este ponto. Vais trazer espécies exóticos para território nacional, com um potencial - de no caso de introdução acidental - enorme de infestarem os nossos habitats, mesmo assim, neste argumento comparas poluição com introdução de espécies como um factor de destruição( que eu concordo contigo). Então, adivinho que, se achas que trazer espécies exóticas de alto potencial de inserção e proliferação para cá, também não vês problema em fazer poluição. Ou, tens plena consciência do que tás a fazer, mas não queres saber. Não te entendo...

 

Dizes:

"Quando mantemos peixes em aquário estamos a fornecer-lhes um habitat adicional, esse habitat pode ser a diferença entre a sobrevivência e a extinção."

Desculpa? Já agora jardins zoologicos também são habitat não? Habitat inclui não só os parametros fisico-quimicos onde o ser-vivo habita, como também todas as interacções com seres vivos onde ele habita, mas tu lá é que sabes.

 

Dizes:

"Como atividade humana, a aquariofilia salvou diversas espécies da extinção e nunca extinguiu nenhuma. É certamente um hobby amigo do ambiente, particularmente na vertente de água doce. Em água salgada, existiram diversos aspetos negativos associados às capturas comerciais em recife e que devem ser fortemente combatidos, como o recurso ao cianeto, capaz de matar muitos quilómetros quadrados de coral. Foi, em parte, pela denúncia destas práticas, feita por aquariofilistas, que se adotou legislação internacional a proibi-lo."

Começas com uma afirmação que não é verdade, tiras uma conclusão acerca da aquariofilia de água doce a seguir, e reforças com a comparação com a água salgado. Isto é o mesmo que dizer que:

Guerra convencional salvou vidas. Guerra convencional é boa, pois a guerra Nuclear é má.

 

A seguir dizes:

"Como dizes, procurar e capturar espécies na natureza pode ser visto como servindo o nosso gosto (egoista) pelo hobby mas é algo que beneficia simultaneamente peixes e pessoas."

E desenrolaste em beneficios que esta actividade tem para ambos, todos eles bem ao lado da verdade, o que é uma pena, pois é o teu melhor argumento.

Conhecer novas espécies? Negativo. As espécies para serem conhecidas para a ciência (acho que é o que querias dizer), teem de ser descritas, e publicadas em editoras cientificas. Aquariofilos não fazem isso, normalmente são investigadores que fazem.

Divulgar o seu comportamento? Explica-me!

"Além de se desvendar uma biodiversidade frequentemente oculta, introduz-se no mundo das pessoas um conjunto espantoso de seres vivos, tornando-os conhecidos por uma fatia consideravelmente maior da população." - Não quero ser mauzinho, já que sou terrivel a escrever em português, mas podes reformular para alguem entender isto?

 

A seguir concordo contigo até: "Um conservacionismo eficiente consegue-se estimulando esse contacto, esse conhecimento, baseado em boas práticas: aquelas que não prejudicam a natureza mas que nos permitem contactar com ela e apreciá-la."

E até concordava com a sentença dita a seguir, se não fosse implicito que o que queres dizer é recolha de animais selvagens da natureza sem qualquer tipo de gestão das populações/stock/fundos genéticos.

 

Eu pelo que parece vivo ao pé de ti, e se quiseres, estou disponivel para discutir este assunto em pessoa.

 

Cumprimentos,

Miguel

Editado por Miguel Guerreiro_10483
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel,

 

 

Confesso que não gosto do tom como escreves! Serás por ventura dono da razão?!?

Não tenho ideia de te conhecer e tão pouco estou a par da tua experiência, se é que tens alguma. O facto de seres técnico de aquariologia no Oceanário, confesso que não me impressiona! Ainda andavas de fraldas e tanto eu como o Miguel, já andávamos nisto há muitos anos!!!! O Miguel Figueiredo, conheço e sei o que já fez pela Aquariofilia em Portugal!

 

Concordo contigo em muitas coisas, mas não posso concordar com a forma como estás a intervir no fórum. Penso que todos podemos discutir pontos de vista (e tenho a certeza que posso falar pelo Miguel), sem que para isso, tenhas que ser agressivo ou sarcástico como, me parece que estás a ser. Agradeço que tenhas em conta as minhas palavras.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Diogo Lopes,

 

Não sou dono da razão (quem me dera). Mas quando discuto ideias com alguém, o outro tem que fazer um melhor trabalho do que foi feito(exposição de ideias suportadas por senso-comum que por vezes não estava certo), ainda para mais um tema tão sensivel para mim, e quando faço vida expor argumentos e citar referencias.

Não sou nem nunca fui técnico do Oceanário de Lisboa (mais parecido a isso foi técnico de aquariologia do ISPA no Oceanário). Não é meu objectivo de vida ter mais experiência em aquariofilia do que ninguém em particular.
Admito que tenho usado o sarcasmo nalguns pontos, mas acho que o seria apropriado. Posso ter exagerado num dos pontos(eu tive muito cuidado), mas não acho que justifique o descrédito do meu ponto de visto como sinto que tu o fazes no teu comentário.

 

Cumprimentos, E deixem os peixes do Uruguai em paz nem os tragam para cá,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Caro Diogo Lopes,

 

Não sou dono da razão (quem me dera). Mas quando discuto ideias com alguém, o outro tem que fazer um melhor trabalho do que foi feito(exposição de ideias suportadas por senso-comum que por vezes não estava certo), ainda para mais um tema tão sensivel para mim, e quando faço vida expor argumentos e citar referencias.

Não sou nem nunca fui técnico do Oceanário de Lisboa (mais parecido a isso foi técnico de aquariologia do ISPA no Oceanário). Não é meu objectivo de vida ter mais experiência em aquariofilia do que ninguém em particular.
Admito que tenho usado o sarcasmo nalguns pontos, mas acho que o seria apropriado. Posso ter exagerado num dos pontos(eu tive muito cuidado), mas não acho que justifique o descrédito do meu ponto de visto como sinto que tu o fazes no teu comentário.

 

Cumprimentos, E deixem os peixes do Uruguai em paz nem os tragam para cá,

Não coloquei em descrédito ninguém na minha mensagem. Apenas tentei fazer ver que a forma como estavas a colocar os teus pontos de vista foram, algumas vezes, desagradáveis para quem lê. Não temos que justificar as nossas opiniões com bases cientificas só porque tu achas que assim é que está correcto! Eu tento fazê-lo sempre que possível, mas muitas vezes o senso comum e a experiência de cada um tem um enorme valor.

 

Quanto aos peixes do Uruguai... venham eles! Se não vierem para os nossos aquários, vão para outros, eventualmente com piores condições...! Não são meia dúzia de peixes que vêm para cá que vão prejudicar um biotopo. Pessoalmente, tenho pena de não ter condições para ir numa viagem de coleta como o Miguel vai fazer... mas quando ele chegar, concerteza estarei com ele para regalar os olhos com o que ele vai trazer.

 

Quanto à introdução de espécies no nosso país, confesso que não sou a pessoa indicada para o discutir. Mas uma coisa é certa - um aquariofilista responsável não liberta espécies e mantem os peixes em ambientes controlados.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,


Os peixes do aquário grande só vão sair amanhã! Entretanto os peixes mantêm-se no mesmo aquário. Aqui fica um vídeo:




No aquário de 100x40x50 cm tenho mais 5 Gymnogeophagus meridionalis a crescer.




Em ambos os aquários a temperatura está nos 17/18ºC


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


O Águas Frias já passou para o aquário de 2 metros! Depois de uma tarde de arrumações e limpezas, este foi o resultado:


IMG_9034_zps463cbc4e.jpg?t=1388953409


O lado esquerdo:


IMG_9038_zps22355083.jpg?t=1388953325


O lado direito (o matagal - coloquei todas as valisnérias que tinha nos 3 aquários):


IMG_9040_zps8a4d3320.jpg?t=1388953248


A passagem pela Primefish hoje fez-me trazer mais um peixes! Mais uma fêmea de Gymnogeophagus balzani (esta em muito boa forma):


009_zps63547947.jpg?t=1388952528


013_zps7c2d65d8.jpg?t=1388952767


A outra fêmea está ainda um pouco magra, mas a recuperar!


012_zps7cb4b9e5.jpg?t=1388952593


O macho está em muito boa forma!


003_zps238a3f1e.jpg?t=1388952451


Como podem observar nas primeiras fotos, os meridionalis pequenotes também entraram (quem não pode entrar é a crenicichla...):


IMG_9107_zpsa6f63806.jpg?t=1388953183


IMG_9218_zps84337fe7.jpg?t=1388953104


Aqui fica um vídeo feito de cada lado:






E o "Matagal":




Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mto bom.

Os Meridionalis sao os meus favoritos e os Balzani dao aquela toque exotico.

Em 2m cabia mais um macho Balzani?

 

Obrigado!

 

Provavelmente podia colocar, mas optei por colocar apenas mais uma fêmea.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Não coloquei em descrédito ninguém na minha mensagem. Apenas tentei fazer ver que a forma como estavas a colocar os teus pontos de vista foram, algumas vezes, desagradáveis para quem lê. Não temos que justificar as nossas opiniões com bases cientificas só porque tu achas que assim é que está correcto! Eu tento fazê-lo sempre que possível, mas muitas vezes o senso comum e a experiência de cada um tem um enorme valor.

 

Quanto aos peixes do Uruguai... venham eles! Se não vierem para os nossos aquários, vão para outros, eventualmente com piores condições...! Não são meia dúzia de peixes que vêm para cá que vão prejudicar um biotopo. Pessoalmente, tenho pena de não ter condições para ir numa viagem de coleta como o Miguel vai fazer... mas quando ele chegar, concerteza estarei com ele para regalar os olhos com o que ele vai trazer.

 

Quanto à introdução de espécies no nosso país, confesso que não sou a pessoa indicada para o discutir. Mas uma coisa é certa - um aquariofilista responsável não liberta espécies e mantem os peixes em ambientes controlados.

 

Abraço,

Diogo

Concordo contigo, mas o problema no senso-comum, é quando ele está errado, e é usado como base para conclusões e decisões.

 

Desculpa discordar fortemente com o que dizes acerca do destino dos peixes do Uruguai. "Se não vierem para os nossos aquários, vão para outros, eventualmente com piores condições...! Não são meia dúzia de peixes que vêm para cá que vão prejudicar um biotopo."

Se não forem para os vossos aquários, simplesmente ficam na natureza, não vão para outro aquário! Os peixes não estão destinados para serem peças de exposição de aquariofilistas. A não ser que a colecta que vão fazer é em lojas de animais no Uruguai, e ai, faz sentido.

"Não são meia dúzia de peixes que vêm para cá que vão prejudicar um biotopo."

São até menos que fazem esse serviço se for preciso. Os coelhos na Austrália é o caso de "Sucesso" de uma espécie introduzida com um numero reduzido de animais, que invadiu um continente inteiro, e que está a destruir a Flora, e logo, a Fauna autoctone. Se estás a falar no Biótopo de origem, pode acontecer o caso ires capturar individuos de uma espécies que esteja em perigo de extinção (como o que acontece cá em portugal com o peixe Saramugo, que nem para motivos de investigação os podes "colectar").

 

Espero que os dados que aqui exponho serviam de alguma coisa,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Primeiro que tudo, deixa-me referir que a forma como agora escreveste (bem diferente do que fizeste anteriormente), é a mais correcta, dando até vontade de responder!

 

 

Se não forem para os vossos aquários, simplesmente ficam na natureza, não vão para outro aquário! Os peixes não estão destinados para serem peças de exposição de aquariofilistas. A não ser que a colecta que vão fazer é em lojas de animais no Uruguai, e ai, faz sentido.

 

"Não são meia dúzia de peixes que vêm para cá que vão prejudicar um biotopo."

 

São até menos que fazem esse serviço se for preciso. Os coelhos na Austrália é o caso de "Sucesso" de uma espécie introduzida com um numero reduzido de animais, que invadiu um continente inteiro, e que está a destruir a Flora, e logo, a Fauna autoctone. Se estás a falar no Biótopo de origem, pode acontecer o caso ires capturar individuos de uma espécies que esteja em perigo de extinção (como o que acontece cá em portugal com o peixe Saramugo, que nem para motivos de investigação os podes "colectar").

Espero que os dados que aqui exponho serviam de alguma coisa,

 

Bem, concordo contigo na generalidade, mas confesso que não sou purista a esse nível. Se o aquariofilista for responsável (e eu sou), não existe o risco de introdução de espécies no nosso país. Obviamente que tenho noção do risco que isso acarreta.

 

Obviamente que as colectas são feitas nos Rios, mas a quantidade e "qualidade" dos peixes é controlada. Não me parece que seja um problema e acredita, vai continuar a acontecer...!

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquariofilista for responsável (e eu sou), não existe o risco de introdução de espécies no nosso país. Obviamente que tenho noção do risco que isso acarreta.

 

Obviamente que as colectas são feitas nos Rios, mas a quantidade e "qualidade" dos peixes é controlada. Não me parece que seja um problema e acredita, vai continuar a acontecer...!

 

Abraço,

Diogo

 

Se o aquariofilista for responsável, o risco de introdução é negligenciável, mas o problema é tares a disponibilizar ferramentas/peixes para o aquarista irresponsável... Esse é o perigo. É como disse num dos meus posts anteriores.

 

 

Como é feito o controlo da quantidade e "qualidade"(gostava que aqui fosses mais especifico, é as espécies que escolhem estão bem defenidas?)? É feito pela autoridade de protecção dos recursos naturais do Uruguai?

Se sim, bom trabalho.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Como é feito o controlo da quantidade e "qualidade"(gostava que aqui fosses mais especifico, é as espécies que escolhem estão bem defenidas?)? É feito pela autoridade de protecção dos recursos naturais do Uruguai?

Se sim, bom trabalho,

Como é feito, não te sei responder, mas sei que é feito, nomeadamente nas expedições feitas pela Aqva Terra!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A colecta no Uruguay é realizada com todas as autorizações, não apenas de colecta, como também de exportação. Adicionalmente, é assegurada a documentação requerida pela União Europeia, incluindo certificado de origem, certificados sanitário e lista CITES.

 

Tudo é feito de forma perfeitamente legal, é um dos grandes atrativos deste destino: o facto dos nossos amigos uruguaios não apenas garantirem as necessárias autorizações locais como também nos assegurarem toda a documentação exigida pela União Europeia.

 

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Ontem a água do aquário estava já a 12ºC. O facto de ter desligado o outro aquário (de água quente) fez cair a temperatura cerca de 5/6ºC. Os peixes estão mais parados e letárgicos, embora ainda se alimentem bem.


Aqui fica um vídeo:




Reparem que aos 1:20 aparecem 2 novos habitantes! Foram mais uma tentativa de arranjar Gymno australis... Infelizmente parece-me que ainda não é desta!


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,


O aquário continua a 12/13ºC e não me parece que vá baixar mais!

Um dos peixes mais activos é o macho de Gymnogeophagus balzani (mas mesmo esse está um pouco letárgico). Aqui fica um vídeo:




Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Olá,


Para quem gosta do cabeçudo (que por sinal, neste momento até está pouco cabeçudo!!!):


Picture3_zpsd34a9cc3.jpg?t=1393458696


Picture4_zps355d98c6.jpg?t=1393458850


E a fêmea mais roliça do cabeçudo:


Picture6_zpsa137cfce.jpg?t=1393458752


Os pusillum estão bem mais activos e com uma cor interessante!


O macho:


Picture7_zps751ebdd0.jpg?t=1393458607


Picture9_zps636870e6.jpg?t=1393458557


Picture10_zps6ba46528.jpg?t=1393458927


E a fêmea:


Picture1_zps59d0389e.jpg?t=1393458653


Os meridionalis mais pequenotes, estão a crescer bem e com muita cor:


Picture2_zps93afb045.jpg?t=1393458798


E dois vídeos:






Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,


Aqui ficam algumas fotos dos que agora parecem ser uns Geophagus sp. "bahia red":


Picture5_zpsd4216bcc.jpg?t=1394753052


Picture4_zps77b949b8.jpg?t=1394753116


Picture2_zps8cdf0a6e.jpg?t=1394753171


Picture3_zpsd4216bcc.jpg


E umas fotos dos pusillum!


A fêmea:


Picture8_zpsebec2b3c.jpg?t=1394752934


O macho:


Picture7_zps40d451dc.jpg?t=1394752888


Picture6_zps1d2d29d1.jpg?t=1394752988


Abraço,

Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Hoje foi dia de limpeza de Primavera! O vidro de fora estava imundo e nem se conseguia ver para dentro do aquário! Mesmo com a água um pouco verde consegue perceber-se que os peixes andam bem mais activos!




Na hora na paparoca, já se nota que têm mais vontade de comer!




Abraço,

Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Olá,


Passado mais um mês, a única alteração no aquário é mesmo a temperatura! Agora o aquário está entre os 19 e os 20ºC e os peixes estão bastante mais activos e com mais cor.


Aqui ficam 2 vídeos:






Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,


Com a temperatura a subir e a água a 22ºC começam as movimentações!!! Os Geophagus sp. "bahia red" já começaram a fazer um ninho! Curiosamente as outras duas fêmeas também andam muito interessadas no macho!




Os balzani também andam em danças:




Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, esses peixes estão espetaculares, grandes cores

 

Obrigado João!

Hoje a temperatura já atingiu os 23/24ºC e os peixes estão prontos para a postura. Basta olhar para o ovopositor da fêmea para perceber que não deverá passar de amanhã!

Aproveito e deixo-Vos algumas fotos deles e dos outros peixes (tiradas com o iPhone):
fotografia1_zps210d8692.jpg?t=1399154615
fotografia2_zps7a13d154.jpg?t=1399240957
fotografia3_zpsf3d08089.jpg?t=1399240878
fotografia5_zps88d657c2.jpg?t=1399240758
fotografia4_zps3ca546db.jpg?t=1399240817
Abraço,
Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais