Águas Frias Sul Americanas


Recommended Posts

Olá,


Deixo-Vos apenas uma foto de uma das novidades! Hoje entraram 2 fêmeas de Meridionalis.

Aqui fica uma foto de uma delas com o macho atrás (escusado será dizer que anda completamente louco...)


Picture1_zpsctf41plu.jpg?t=1426733330


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já sigo esta montagem há muito tempo e nunca comentei mas hoje aqui vai...

Antes de mais um bem aja para o post pois é atualizado com alguma frequência...

Muito boas fotos e vídeos...

Antes desta montagem não conhecia um projeto deste tipo, muito interessante, particularmente por serem peixes perfeitamente adaptados a temperaturas interiores do nosso clima, sem aquecimento.

Há vários anos que mantenho Discus, infelizmente tive nos últimos dias várias baixas devido à introdução de um discu asiático...estou desanimado...

Tb devido à despesa ( EDP) que dá um aq. de 500l pra discus acho esta montagem bastante interessante, pra variar um pouco os amazônicos.

Uma questão, por norma onde costuma adquiri os seus peixes...(loja).

cumpr. Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

 

Uma questão, por norma onde costuma adquiri os seus peixes...(loja).

 

 

Arranjar gymnogeophagus, pelo menos a variedade que que já tenho, tem sido complicado! Consegui arranjar alguns em criadores nacionais. Existe uma pessoa na Marinha Grande que tem uma grande variedade, mas apenas criação de Gymnogenys e Labiatus.

 

Quase todos os Meridionalis que existem em Portugal são provenientes de um lago de um companheiro de Fórum. Infelizmente há umas semanas os peixes morreram-lhe (ainda sem certezas, deverá ter sido algum problema na química da água). Não conheço muitas pessoas que tenham adultos. Eu tenho 1 macho e 3 fêmeas agora e por isso espero conseguir criar.

 

Eu tenho Geophagus bahia red pequenos que te consigo arranjar e espero em breve conseguir criar os Balzani e os Meridionalis.

 

Na maioria das lojas físicas, sem não conhecermos as espécies, compramos gato por lebre. Não é por desonestidade dos seus donos, mas sim por puro desconhecimento. Por vezes nas listas das importações directas aparecem alguns e podemos comprar com confiança. Podes contactar a Fish4all.pt no Facebook por exemplo.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

"...Eu tenho Geophagus bahia red pequenos que te consigo arranjar..." Citação Diogo Lopes

 

Eu tenho aqui por casa Geophagus Surinamensis, (4) pelo menos foram comprados como tal, embora os mesmos tenham pouca cor, por isso nem sei bem ao certo o que são, será que poderia colocar os Geophagus bahia red? (compatibilidade) ?

Vou colocar algumas questões pois prefiro perguntar do que errar...

Iriam pra um aq. 500l com alguns Discus e numa montagem típica de Biotipo Amazônico. Os Geophagus Surinamensis estão neste aq. e adaptaram-se bem.

Acha que se iriam adaptar?

Faz o envio dos peixes?

Quantos aconselha e preço por unidade? Podemos tratar por Mp se preferir

cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Eu tenho aqui por casa Geophagus Surinamensis, (4) pelo menos foram comprados como tal, embora os mesmos tenham pouca cor, por isso nem sei bem ao certo o que são, será que poderia colocar os Geophagus bahia red? (compatibilidade) ?

Vou colocar algumas questões pois prefiro perguntar do que errar...

Iriam pra um aq. 500l com alguns Discus e numa montagem típica de Biotipo Amazônico. Os Geophagus Surinamensis estão neste aq. e adaptaram-se bem.

Acha que se iriam adaptar?

Faz o envio dos peixes?

Quantos aconselha e preço por unidade? Podemos tratar por Mp se preferir

cumpr.

 

Os Bahia red são compatíveis com os surinamensis (aliás com qualquer geophagus). Já vi alguns layouts com Discus e Geophagus, mas confesso que nunca experimentei.

 

Posso fazer envio e aconselho sempre comprar um grupo de 5 (o valor são 25 euros + transporte). Eles ainda são muito pequenos (têm neste momento 2 cm) e assim é mais fácil garantir que ficamos com 1 casal.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta, talvez um pouco descabida!

Com esta areia tão fininha como é que limpa o fundo? creio que ao sinfonar corre o risco de sugar também a areia......

 

 

Não há perguntas descabidas!

Quando aspiro o fundo (e não o faço muitas vezes pois tento que a circulação de água garanta que não se acumlam muitos detritos) realmente vem alguma areia atrás. Tenho sempre areia para fazer reposição sempre que necessário.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não há perguntas descabidas!

Quando aspiro o fundo (e não o faço muitas vezes pois tento que a circulação de água garanta que não se acumlam muitos detritos) realmente vem alguma areia atrás. Tenho sempre areia para fazer reposição sempre que necessário.

 

Abraço,

Diogo

Obrigado pela sua resposta...

Só perguntando e experienciando é que vamos aprendendo!

Parabéns pelo seu excelente aquário.

Abraço

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá,


Não há grandes novidades! Os peixes continuam todos bem e agora com a temperatura a subir a ganharem cor e vontade de algo mais...


1 casal Gymnogeophagus caaguazuensis

1 casal Gymnogeophagus balzani

1 macho e 3 fêmeas Gymnogeophagus meridionalis

6 Gymnogeophagus labiatus (com pelo menos 1 casal claramente identificado)

7 Gymnogeophagus gymnogenys


E temporariamente no aquário dos Gymnos:


1 casal Geophagus brasiliensis

1 casal Australoheros scitulus


Aqui ficam algumas fotos. Primeiro o casal de meridionalis.


Imagem4_zps4rsgpjqz.jpg


Imagem3_zps23qxjhm1.jpg


O macho balzani que também vai ganhando alguma cor!


Imagem1_zpses3vkwm0.jpg


O macho labiatus que não pára de me surpreender!


Imagem5_zpsjcfuiriq.jpg?t=1427834976


E o macho caaguazuensis.


Imagem8_zpsut3pinij.jpg?t=1427835056


Os gymnogenys estão ainda muito pequenos e crescem muito lentamente!


Imagem2_zpsmdqnwdyz.jpg


Os Australoheros scitulus estão a ganhar muita cor e a crescer bem!


Imagem6_zps8fcwpyyd.jpg


Imagem7_zps8sqyvbmq.jpg


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto hoje já há novidades! Com a temperatura a subir, aí está a primeira postura!!!! Os primeiros foram os labiatus.


Imagem2_zpsrrifvnii.jpg


Imagem1_zpswdsfs7xi.jpg?t=1427916634


Não me parece que se safem, isto porque o macho não parece estar interessado em proteger a postura e a fêmea é muito pequena para o fazer e já anda um pouco afastada!


Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelas fotos anteriores diria que os meridionalis são os proximos... a femea ja parece estar bem "preparada"

É verdade, na verdade está assim desde que chegou mas ainda nada! Os únicos não gymnos que estão no aquário, os Australoheros scitulus devem ser os próximos a fazer uma postura! Hoje começaram a "dançar" e a limpar uma pedra!
Imagem2_zpsrhxjwmbx.jpg
Imagem3_zpskfpaohvb.jpg
Imagem4_zpsngreqhml.jpg
Entretanto no aquário lá de baixo (120x60x60 cm) entraram o casal de brasiliensis (que se juntaram às duas percas sol e ao casal de chanchitos.
Hoje coloquei também alguns troncos para que o aquário ficasse com melhor aspecto. Recordo que está sem filtro há vários meses, apenas com plantas de superfície e TPA´s de 15 em 15 dias.
Imagem1_zps8efxjkgd.jpg?t=1428363064
Abraço,
Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse segundo aquario vai ser engraçado de seguir

 

As TPA's são de quanto?

 

Faço cerca de 50% de 15 em 15 dias! As plantas retiram os nitratos, mas é preciso garantir que outros parâmetros continuam em níveis seguros!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei como é que um post destes mais tem ninguém a comentar ...

Obrigado por continuares a atualizar

 

Abraço

 

Obrigado pelo teu feedback! Não te preocupes com a falta de comentários. Eu sei que o Post é visualizado por muita gente e continuarei a actualizar sempre que se justifique.

 

Desta vez foi apenas mais uma espécie nova a criar em Portugal (bem... pelo menos eu não tenho registo que alguém os tenha criado).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,


Os alevins de Australoheros scitulus já devem ter nascido! Digo isto, porque os pais andam muito agitados à volta do buraco que fizeram junto ao local da postura, defendendo-o com muita avidez!




Imagem2_zpsdgsv8svp.jpg


Imagem3_zpsnlvg7vyq.jpg


Imagem4_zpsbhbu0k52.jpg


De vez em quando, o macho dá umas voltas pelo aquário.




Estou muito contente com o aquário, não só pelas posturas que tenho tido, mas principalmente porque está com muita "saúde". Todos os peixes estão a crescer bem e com excelentes cores!




Imagem1_zpszbbaeuc2.jpg?t=1428882181


Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a seguir com imenso interesse (até por curiosidade), pois tenho em cerca de 400L seis Australoheros Facetum juntamente com seis Boca de Fogo e um casal de Escalares, mas devo retirá-los, pois as plantas estão simplesmente a ser dizimadas não há folha nova nas anubias que resistam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Continuo a seguir com imenso interesse (até por curiosidade), pois tenho em cerca de 400L seis Australoheros Facetum juntamente com seis Boca de Fogo e um casal de Escalares, mas devo retirá-los, pois as plantas estão simplesmente a ser dizimadas não há folha nova nas anubias que resistam...

 

Os meus Facetum não tocam nas plantas! De qualquer forma, não me parece que sejam os melhores companheiros para escalares e boca de fogo!

 

Entretanto, os pequenotes de Australoheros scitulus estão a crescer e quase a começar a nadar! Os pais têm tratado deles de uma forma exemplar. Não é fácil com um aquário, com peixes bem maiores que eles e com muitas corys.
Aqui ficam umas fotos:
Imagem1_zps3zyvbiap.jpg
Imagem2_zpsb30kxtgl.jpg
Imagem3_zpsjkoyzn5f.jpg
Amanhã acho que vou ter que os apanhar!
Abraço,
Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais