Varios tipos de Algas


Nuno M.

Recommended Posts

Boa noite,

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=198900 Podem ver a configuração e preparação do Aqua aqui

 

Gostava que me ajudassem com este problema o aquário neste momento esta a sofrer um surto de algas que já nos esta a deixar sem saber o que fazer tenho andado a pesquisar e consigo identificar vários tipos guiando-me pelo seguinte blog http://aquariumalgae.blogspot.pt/

 

Estavamos a usar Tonych+ 25ml por dia de macros e micros alternados como recomendado pelo fabricante e distribuidor (TonyCh) usando o EI , sendo que desde domingo após a TPA de 50% reduzimos a dose para 10ml estamos com medo de estar a deixar muita margem para as algas consumirem vs. plantas. Sendo que temos substrato fértil e Aquasoil da ADA não sei se o EI será o melhor método de fertilização para o nosso caso pois deveremos ter muitos nutrientes provenientes destes. Temos luz creio que sufiiciente (4x54w T5) num fotoperiudo das 14h as 23h (9h Total) e C02 no Drop Checker assinala um verde a puxar para o amarelo o que apresenta portanto uma boa quantidade de Co2 na agua. Usamos uma válvula selenoide que desliga com a iluminação e liga com esta. O PH está entre 6 e 6.5 e o KH entre 0 e 1 (creio que este valor deveria andar por volta dos 4). Os valores dos testes que temos de agua são Amónia = 0 Nitritos = 0 Nitratos entre 10 e 20 mg/l

De domingo para terça a situação pareceu ter agravado sendo que lá perdemos a cabeça e fizemos novamente uma TPA e limpamos o filtro e mangueiras. A situação parece continuar a piorar. Sendo que já não sabemos o que fazer. Começa a ser desanimador olhar para o aqua de dia para dia. Apesar de tudo as plantas apresentam um bom crescimento.

 

 

Agradeço a vossa ajuda e opiniões.

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Deixo-vos algumas fotos do aquário

 

 

Surface Scum/Film

 

dsc01281l.jpg

Green Dust Algae (GDA)

 

dsc01282p.jpg

 

Staghorn algae

 

dsc01287cy.jpg

 

Green Beard Algae

 

 

dsc01283vc.jpg

 

Brown algae

 

dsc01254pa.jpg

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

reduzir os nutrientes não te vai livrar das algas. Elas aparecem mesmo que não tivesses nutrientes... Pelo contrário, vais afectar a saúde das plantas e deste modo estimular as algas.

 

Na minha opinião acho que tens a calha demasiado perto do aqua. As T5 são muito fortes. Acho que a solução mais sensata e sensível é reduzir a luz. Eu afastaria a calha de modo a ficar a 1 m do fundo do aqua. É luz mais do que suficiente.

 

Nesse volume de aqua é difícil acertar no CO2. Com o que é que enches o drop-checker? A não ser que uses uma solução com 4 dKh não te serve de nada... Estás a usá-lo bem? Eu também tentaria aumentar um pouco o CO2 um pouquinho todos os dias. Tem atenção à fauna... Quando notares alguma reacção (todos à tona da água) voltas a diminuir um bocadinho.

 

Outra coisa importante: em vez de pores o CO2 a ligar com a luz, arranja outro temporizador só para o CO2 e põe a ligar 2 horas antes da luz. Desta forma, quando a luz liga (e esta é a fase crucial), a água já está saturada de CO2. Da mesma forma, podes programar para desligar 1-2 horas antes.

 

Quanto às algas que tens: aconselho-te a bíblia. Tens a indicação da causa e solução.

 

Vais ver que a maior parte se deve a problemas de CO2, e estes estão directamente relacionados com a quantidade de luz. Quanto mais luz maior é a necessidade de CO2. Logo, se reduzires a luz, ficas com mais espaço de manobra. Não te preocupes que a cuba vai continuar a crescer. Nem que tivesses apenas 2 lâmpadas...

 

Outra coisa. Li algures no tópico que tens um Botia. Estes são conhecidos por remexerem muito no fundo o que é extremamente mau num plantado pois liberta amónia (o único nutriente que tem uma relação directa com o aparecimento de algas). São bonitos mas eu tentaria pô-lo num outro aqua que não plantado.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

 

GM

 

PS: Por curiosidade. Gordinni tem alguma coisa a ver com a pizzaria?

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas GM,

 

Obrigado pela rapida resposta

 

Quanto a Luz não tinha a ideia que seria a mais sempre tive alguma preocupação relativamente a Cuba e a ideia um pouco errada como já li de necessitar de 1w/l sendo assim irei subir a calha pois tenho um sistema de suspenção da mesma de facil ajuste.

 

Em relação a fertilização devo então continuar com os 25ml independentemente do Substrato Fertil e do Aquasoil que utilizo ?

 

Em relação ao Co2 utilizo o teste permanente da JBL que faz a leitura do PH e concentração de CO2 que não é necessario misturar, apenas aplicar 35gotas da solução dentro do DropCheker tenho é o problema do Kh do meu aquario estar entre 0-1 e a tabela que vem com o Teste só relaciona os valores em que o Kh do aqua é igual a 4 ou superior. Mas em termos da cor apresenta-se num verde amarelado o que representa um nivel ja excessivo de Co2 mas como a Fauna não se queixa não me vou preocupando.

 

Tenho aqui vários temporizadores por isso irei seguir o teu concelho de ligar o Co2 2 horas antes. Estou a utilizar um reactor da TMC AquaGro que me parece muito eficiente nos primeiros dias que o utilizei as microbolhas eram tantas por todo o aqua que começaram a agarrar-se ao solo e leva-lo para a tona de agua.

 

Já me aconselharam também a usar Exel para combater as algas será fiável não será carbono a + na agua e tornar-se tóxico para a fauna ?

 

Em relação ao Botia voltou já para o aqua de 90l que temos antes de ter começado a plantar, pois tive umas posturas de Escalares e ele devorava tudo e como já sabia por experiência que não conseguia nem manter as Staurogyne no aqua de 90l antes de enraizarem quando começamos a plantar este aquário voltou para o aquário antigo.

 

Mais uma vez obrigado pelos concelhos e Gordinni não tem nada a ver com o rest. lol

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é uma ideia que muita gente tem. Faz parte da maneira "antiga" de ver a coisa. Mas a verdade é que o CO2 é rei nos plantados. vê este estudo feito pela TROPICA. Vais ver que ao injectares CO2 até diminuis a necessidade de luz das plantas. Ou seja, ficam mais eficientes. Isto deve-se porque a produção de Rubisco, responsável pela captação de CO2, é muito dispendiosa para as plantas. Mas quando há muito, não tem necessidade de produzir tanto pelo que pode direccionar as suas energias para a captação de luz. Em suma, com co2 as plantas ficam mais eficientes na captação de luz.

 

Quanto ao fertilizante. Não conheço esse mas deduzo que tenha sido o TonyCh que o fez pelo que acredito que esteja bem. Usa a dose recomendada. Mais vale a mais do que a menos.

 

Já noutro dia estive a ver se percebia o que é que o teste de CO2 da JBL traz, mas sem sucesso. O que te posso dizer é que se não for água com 4dKH não te vale de nada ter um drop-checker. Também te posso dizer que a maioria das marcas indica para encher o DC com água do aqua o que está completamente errado, pelo que não sei o que pensar do teste da JBL. Se os peixes estão bem, eu tentaria aumentar um pouco na mesma... Os melhores testes são os peixes e as plantas... Esses é que não mentem ;)

 

O reactor é bom :)

 

Excel (gluteraldeído) também é bom. Podes usar à vontade até 2-3 x a dose recomendada sem qualquer problema. Nunca é carbono a mais, para as plantas. Tens é que ter cuidado com camarões que são sensíveis. Algumas (poucas) plantas também não se dão bem (Valisnerias, Egeria, e penso que Fissidens e Pelias mas estes 2 não tenho a certeza).

O excel é óptimo quando temos que aumentar a quantidade de carbono mas já estamos no limite da fauna em relação à injecção de CO2.

 

 

... e Gordinni não tem nada a ver com o rest. lol

 

É que também sou de Oeiras e lembro-me de ir mais rapaz muitas vezes comer ao Gordinni no Tamariz. Como moras perto pensei que talvez lá trabalhasses ou assim ;)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Retomamos a fertilização normal amanhã segue-se a TPA de 50% e talvez uma poda.

 

Em relação a iluminação reduzimos o fotoperiodo para 6h (das 16h as 22h) elevamos a distancia da calha em relação ao substrato (70cm)

 

Em relação ao Co2 aumentamos a injecção pressurizada, e começamos a adicionar Exel na dosagem recomendada pela Seachem, estamos a pensar duplicar ou até triplicar para ver se conseguimos aos poucos ir erradicando as algas

 

Ontem ainda adicionamos 5 Amano Shrimps para ajudar na limpeza do aquário.

 

Obrigado pelos concelhos GM irei continuar a actualizar no post original para quem quiser acompanhar

 

Projecto2 - PLANTADO 300L

 

 

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Editado por Gordinni

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais