600L


MCunha

Recommended Posts

Gostaria de apresentar aqui o meu aquário e deixar às considerações de quem as queira tecer, esperando que seja uma melhoria no meu aquário.

Deixo desde já o setup do aquário:

O aquário tem as medidas de 200cm de comprimento por 50 de largura por 60 de altura, com a capacidade de 600L, sendo furado no topo com dois furos de 25 e outro de 50mm que servem de descarga. Move toda esta agua uma bomba tunze 6045 constante, 4 bombas da boyu modelo WM-3 e uma bomba de reposição Aquamedic OR3500. Faz o parte deste aquário também, cerca de 60 a 70kg entre rocha viva e morta, assente no vidro, e sendo ladeada por 20Kg de areia TMC e por areão de coral grosso.

Por debaixo dele está uma Sump com 100cm por 30 por 40 de altura que alberga 3 compartimentos sendo que no último está a bomba de reposição e no do meio, cerâmica, uma lâmpada UV de 9W sempre ligada. Na filtragem, fora da sump, há também um escumador Aquamedic shorty 5000, que é alimentado por queda de água natural vinda do furo de 25mm . Tenho depois um reservatório de 20 por 40 por 50 onde está a água da resultante da osmose. Nesse reservatório há uma bomba que envia para a sump agua que é resultante da evaporação, controlada por um sistema de boia, e que quando cortada essa via, envia para o rector de kalk para fazer a adição.

Para finalizar, por cima do aquário tenho uma calha de 120cm que aloja 4 lampadas T5 sendo 2 de 20.000 kelvins e 2 de 14.000, e dois HQIs de 150W com 10.000kelvins.

É o meu primeiro aquário de água salgado e tudo o que fiz foi com base em leituras, mas tenho a certeza que há muita correcção a fazer. Como tal, peço alguma ajuda para emendar as asneiras que fiz.

Vou colocar algumas fotos de alguns habitantes que colonizam já o aquário e que ainda nem o nome sequer sei!!

Cumprimentos

DSC_0562.jpg

DSC_0560.jpg

DSC_0565.jpg

DSC_0564.jpg

 

DSC_0559.jpg

DSC_0555.jpg

DSC_0557.jpg

DSC_0563.jpgDSC_0565.jpg

DSC_0558.jpg

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chiiiiiiiiii, que maravilha de medidas :drool3: era assim um que pretendia!

Parabéns pelo aqua, visivelmente está maravilhoso, quanto às questões técnicas eu pessoalmente não te posso dizer nada, que ainda sei menos do que tu :drool3: ....

Também andei a ponderar essas medidas, mas como o aqua vai para um segundo piso, acho que é peso a mais, deves ter aí perto de uns bons 800/1000 kg não, com sump rocha móvel etc? (desculpa, eu nisto sou picuinhas)...

Quando fizer a minha casinha rés do chão (sonhar é bom), voces vão ver, vou-me esmerar ....lol

 

Fora brincadeiras, essas medidas são mesmo fantásticas!!! deve estar aí um belo investimento?

Eu pessoalmente gosto de ver uma parede de coral até à tona da água (não sei se é possivel, devido à circulação uniforme da água, mas uma vez vi um e estava maravilhoso....

Qt às questões técnicas aguarda pelos pro, que vao com certeza surgir criticas, construtivas, claro!

Boa sorte

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com este aquário já tinha sido de ciclideos africanos, não foi muito o investimento. Mas quando se pensa as coisas de raiz e se têm algum espaço e conceitos de planeamento, é perfeitamente exequivel uma coisa destas. O aquário em si, até que nem foi caro...

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma duvida... Quais devem ser as horas do fotoperiodo, e quais as cores que se devem acender primeiro? Alguém me ajuda?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... o material está porreiro!

 

Ao nível das luzes optava por acender as T5 aos pares primeiro... tipo:

 

0-30m - acendia uma T5 (a que fosse mais azul)

30-60m - acendia o outro par de T5

1h - 1h30m - 1.º projector HQI

1h30m - 2h - 2.º projector HQI

 

deixar assim 7-8 horas

 

desligar inversamente (começar com as últimas que ligaram) com o mesmo intervalo...

 

É só um exemplo!

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um à parte... já se começam a ver umas pragas... aiptásias e valónias vermelhas (alga com formato de uva vermelha)... tens que erradicar isso senão começas a ver o aquário todo com isso...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro... Obrigado pela dica da luz.

Quanto às pragas, já sabia da aiptasia, tenho aqui sumo de limão para injectar na aiptasia. Agora quanto às valónias, isso não sabia. Vou ler sobre isso e ver qual a melhor forma de irradicar.

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto de aquários é como as casas…. Assim que se acabam de fazer, está-se pronto para as primeiras obras.

Como tinha o escumador fora da sump, alertaram-me para o facto de poder haver inundação. Por estar a ser alimentado pela queda natural da água, poderia ficar entupido de alguma forma e escorrer para o chão. Para evitar isso, e também pelo facto de a sump servir para o equipamento técnico, vou colocar o escumador na sump.

Resta apenas decidir se coloco na mesma por queda de água ou se alimentado por bomba. Pelo que li, os escumadores funcionam com um caudal óptimo, no meu caso entre 2000 a 4000 l/h, certamente que a queda natural por um tubo de 25mm deve seguramente, sem ar, a uma altura de 1.80m atingir ou mesmo ultrapassar os 4000l/h. Como a bomba de reposição (Aquamedic OR 3500) debita por volta dos 2000l/h, a sump iria transbordar (De notar que tenho uma torneira que faz o corte de caudal se necessário), pensei em colocar outra bomba de reposição Eheim 1060 que em simultâneo fará a também a reposição e em forma de jactos, dentro de água, o que fará várias correntes, ainda que fracas.

Depois disto tudo, vêm algum inconveniente em dispor o equipamento desta forma?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Resta apenas decidir se coloco na mesma por queda de água ou se alimentado por bomba. Pelo que li, os escumadores funcionam com um caudal óptimo, no meu caso entre 2000 a 4000 l/h, certamente que a queda natural por um tubo de 25mm deve seguramente, sem ar, a uma altura de 1.80m atingir ou mesmo ultrapassar os 4000l/h. Como a bomba de reposição (Aquamedic OR 3500) debita por volta dos 2000l/h, a sump iria transbordar (De notar que tenho uma torneira que faz o corte de caudal se necessário)

Boas

 

Se a bomba manda 2000lts de água para o aquário, é essa a água que vai descer para a sump ou não? :naughty:

A sump só vai transbordar, se numa falha de energia a bomba parar e a água de retorno do aquário for superior á que a sump consegue receber. Um aquário só transborda , se a água que a bomba mandar for superior á que desce para a sump.

 

Quanto á alimentação de um escumador ser feita pelo retorno, acho que o único benefício é na poupança de energia e de uma bomba.

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se a bomba manda 2000lts de água para o aquário, é essa a água que vai descer para a sump ou não? :naughty:

 

Na teoria sim, e na prática também... Estando os dois furos abertos, sai do aquário a água que entra! Mas no meu caso é diferente. Hoje vou colocar algumas fotos para descrever "a coisa". A sump não trasnborda porque mesmo essa têm uma "coluna de segurança"

Quanto á alimentação de um escumador ser feita pelo retorno, acho que o único benefício é na poupança de energia e de uma bomba.

Cumpts

Precisamente isso. Se não houver riscos, é isso mesmo que faço,

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais