Duvidas CO2


RonaldoPt

Recommended Posts

Olá amigos !

Precisava de vossa ajuda , montei CO2 com extintor e válvula de agulha ajuste fino

E também com ampola de vidro espiral , a minha duvida agora são as seguintes !

Como contar as bolhas visto eu não as ver ?

As bolhas que devo contar são as pequenas que saíem do difusor ?

A bomba do ar deve estar a trab. Ou desligo quando o CO2 esta em funcionamento?

Posso desligar o CO2 quando as luzes estão pagadas e devo ligar a bomba do ar?

 

Obrigado a todos que me possam ajudar !

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como contar as bolhas visto eu não as ver ?

As bolhas que devo contar são as pequenas que saíem do difusor ?

 

 

Para contar as bolhas precisas de um conta-bolhas! :tongue: É uma pequena ampola de vidro que fica a meio do tudo do CO2 e que está metade cheia de água, sendo fácil a contagem das bolhas. Também precisas de uam válvula anti-retorno... mas a água não descer para a garrafa quando o CO2 está desligado.

 

 

A bomba do ar deve estar a trab. Ou desligo quando o CO2 esta em funcionamento?

 

 

Quando o CO2 estiver a trabalhar, podes desligar a bomba de ar. Com a agitação estás a libertar CO2 para fora do aquário e não é essa a ideia.

 

 

Posso desligar o CO2 quando as luzes estão pagadas e devo ligar a bomba do ar?

 

 

Sim, convém desligar quando as luzes estão apagadas. As plantas só consomem CO2 quando fazem a fotossintese... com a luz apagada as próprias plantas produzem CO2 pela respiração. Se deixares ligado, podes ter problemas com a fauna do teu aquário por excesso de CO2.

 

Quanto à bomba de ar, é uma questão de gosto... eu pessoalmente não gosto, mas se achares que é útil, podes ligar.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim, convém desligar quando as luzes estão apagadas. As plantas só consomem CO2 quando fazem a fotossintese... com a luz apagada as próprias plantas produzem CO2 pela respiração. Se deixares ligado, podes ter problemas com a fauna do teu aquário por excesso de CO2.

 

 

Acrescento que para o fazeres de forma automática podes arranjar uma electroválvula (ou válvula solenóide) que te permite ligar o sistema de CO2 a um temporizador. São um descanso...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Chamar a atenção somente para uma coisa...

 

A única maneira segura de trancares o CO2, sem teres uma válvula solenóide, é fechares a válvula de agulha toda quando se apagarem as luzes ou então colocares uma válvula de corte que aguente este tipo de pressões (por exemplo, entre o redutor e a válvula de agulha).

Nunca, mas nunca deves parar a injecção de CO2 utilizando a torneira da garrafa. Somente quando queres trocar a garrafa, ou fazer algum modificação ao teu sistema é que podes fazer isso. Porquê? Ao abrires a torneira da garrafa, CO2 vai expandir-se rapidamente no pequeno volume entre a torneira da garrafa e o redutor. Esta expansão brusca faz com que haja um abaixamento de temperatura neste volume. Obviamente que o calor em jogo é suficientemente baixo para não termos de nos preocupar com gelar o material... mas, se fizeres isto todos os dias, a fadiga que estás a exercer no material, nomeadamente no o-ring entre a rosca da garrafa e o redutor, eventualmente vai danificar este último, fazendo com que o CO2 se escape nesta junção. Eu, por exemplo, antes de ter uma válvula solenóide era isto que fazia, pois não tinha pachorra para estar a calibrar a válvula de agulha todos os dias... pois bem, uns dias depois de começar a trancar o CO2 com a torneira da garrafa, rasguei o o-ring de teflon que fazia a vedação entre a garrafa e o redutor...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Quando puderes, compra uma válvula solenóide... é extremamente cómodo e fiável não teres que estar todos os dias a mexer no sistema de CO2...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

Amigo fortunado onde poderei comprar

Uma vavula de selenoide visto eu ser de Lisboa

Poderá me indicar a casa que vende ou site ?

Desde ka abrigado a todos pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Aqui tens à venda por um preço bem simpático: Clica aqui!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais