Ramirezi com infecção na base da barbatana dorsal


José Prada

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um ramirezi que começou a ganhar uma espécie de infecção na base da barbatana direita (não parece afectar a guelrra, mas é difícil de ter a certeza). Está num aquário plantado com 120x50x60 juntamente com outros 3 e uma cria que já nasceu cá. Nenhum dos outros apresenta qualquer problema.

 

A respiração está normal, come normalmente, nada normalmente...

Estive a pesquisar, mas não consigo encontrar nada parecido. Alguem tem alguma ideia do que se trata?

 

À falta de algo mais específico, estou a pensar tratar com eSHa 2000.

 

Parametros:

Temp: 27º

Ph: 6.8

Nitratos: 10mg/l

Nitritos: 0mg/l

 

Fotos:

img1625950px.jpg

 

img1617950px.jpg

 

Cumps.

 

P.S.: Não é barbatana dorsal como escrevi no tópico por engano... é na lateral direita... mas agora não consigo alterar...

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Novo sintoma... fezes brancas, ou seja, tem parasitas intestinais.

 

Poderá estar ligado?

 

Opiniões aceitam-se! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário aquatlantis 120*50*60,

iluminação 4x T8 30W,

filtro eheim 2080,

TPA's 20/30% de 15 em 15 dias.

 

Flora:

Anúbias,

Valisnérias,

Cryptocoryne,

Echinodorus.

 

Fauna:

5 Ramirezis (1 deles nasceu cá),

Pseudomugil gertrudae,

Pseudomugil furcatus,

3 Botia Kubotai,

4 Ancistrus (com reprodução).

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum, para começar aumenta as tpas para semanais, quando limpaste a ultima vez o filtro?

 

Pois, eu sei que tens razão. Mas nem sempre há tempo e fazer TPA's de 100l não é fácil (nem barato). O filtro costumo limpar regularmente, quando faço TPA's limpo o pré-filtro e todos os meses limpo o filtro completamente.

 

O aquário já está a funcionar há mais de 5 anos. Já tive escalares com reprodução, já tive red cherrys (que são mais sensíveis à qualidade da água) com os escalares e agora tenho os ramirezis já há algum tempo e com várias posturas... portanto a manutenção, apesar de não ser a ideal, não pode ser tão má assim!!! :tongue:

 

parece-me que tens um caso de fungos. a aparencia da infecção é parecida com algodão?

 

Não, não têm aparencia de algodão, não me parecem ser fungos. A aparencia é mais limpa... como uma espécie de tumor.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta fazer um video por favor. ainda há algumas teorias que podem ser possíveis.

 

 

para os parasitas intestinais: ervilha cozida e descascada embebida em agua de alho (1 litro de água e 3 dentes de alho em lume brando durante meia hora), a ervilha é laxante e anti inflamatória e o alho aumenta o apetite, desparasita e é antibiótico. durante 3 dias só dás isto a todo o aquário, 3 x por dia, depois uma tpa de limpeza do fundo (vai sair muita porcaria) passas a substituir apenas uma refeição por ervilha durante mais uma semana e meia.

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta fazer um video por favor. ainda há algumas teorias que podem ser possíveis.

 

Eh, pá... fotografia até que vai, agora vídeo... ando aqui a lutar com a máquina, mas não tá fácil. Definitivamente as DSLR's não foram feitas para vídeo!

 

Já tinha começado um tratamento com flagyl directamente na comida e aquilo parece estar a regredir ligeiramente. Tenho de experimentar essa tua receita das ervilha e do alho.

 

Entretanto o bicho tá aqui todo entretido numa "luta" de exibição com o ramirezi dominante por causa de uma fêmea no cio.

 

Vou continuar a lutar com a máquina...

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...