Barreira anti saltos


papof

Recommended Posts

Boas,

 

Aquários abertos são um espetáculo de se ver, no entanto apresentam um problema com o qual já me deparei antes, são propensos a que alguns dos habitantes mais enérgicos se possam sentir tentados a dar um "passeio" no exterior do aquário, assim enquanto espero que o meu novo aqua (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205590) complete o ciclo decidi-me a pensar em algo que possa limitar esta "vontades".

 

Esta "pseudo tampa" teria que obedecer a alguns critérios:

  • Preço baixo (que o tempo não está para grandes gastos)
  • Instalável num aquário sem travessas
  • Não cortar a luz da calha (para que as plantas possam tomar os seus "banhos de sol")
  • Permitir trocas gasosas
  • Não dificultar as tarefas de manutenção

 

A primeira ideia foi de fazer uma tampa com as medidas exteriores do aquário e perfurada, assim resolvia os pontos 1, 2, 4 e 5, no entanto, para além de cortar a luz colocava-se o problema de como fixá-la e ficar com um aspecto esteticamente agradável.

 

Vi então no site da ADA os "cube garden hook" (http://www.adana.co.jp/en/products/na_tank/accessory/) e começou a parecer interessante, após uma volta pelo Leroy, Aki e bricomarché e não encontrando nada do género decidi-me a ter um pouco mais de trabalho.

 

Comprei um perfil de aluminio em ómega

dsc0156nm.jpg

 

Cortando uma das abas, fica igualzinho aos da ada, com a vantagem de só ter custado 4€ e ter um metro de comprido (com 2cm cada suporte dá para 50 :smile2: )

 

Fiz também um desenho no PC para ter uma ideia de como havia de ficar a tampa, tem uns recortes atrás para a filtragem, CO2 e termóstato e fica completamente aberto no meio para "arejar". Como é a meio caminho de uma tampa e de travessas francesas podia chamar-se de tampa francesa.

 

tampaaqua.jpg

 

Fica com uma barreira a toda a volta com 5cm (já deve ser suficiente para os peixes mais acrobáticos biggrin.png' alt=':biggn:'> ) e fica por dentro do aqua.

 

Como tinha cá uns bocados de acrílico pus-me a cortar e o resultado foi este:

 

dsc0159da.jpg

 

Como já é um bocadito tarde para andar a serrar, amanhã corto os apoios e posto um update.

 

Se ficar bom e porque o acrilico é de 2,5mm e vai curvar de certeza, já tenho o molde para levar ao vidraceiro e mandar cortar.

 

Por hoje é tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui está a atualização.

 

Um primeiro suporte:

dsc0164yb.jpg

 

Um ensaio com todos os suportes:

 

dsc0160yy.jpg

 

Vista da parte de trás:

 

dsc0162ge.jpg

 

Retirar uma das abas:

 

dsc0165bo.jpg

 

Detalhes já colocados

 

dsc0166cf.jpg

 

dsc0167hp.jpg

 

Vista geral:

 

dsc0168qi.jpg

 

Dá para ver que a abertura no centro é suficientemente grande para permitir as trocas gasosas e para não cortar a luz, do ponto de vista estético parece-me que não ficou muito mal :smile2:

 

Custo total:

 

Perfil Aluminio: 4€

Acrilico: (tinha cá em casa, mas se comprado anda nos 8€)

 

Bons DIY's a todos

Editado por papof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, bom projecto e bem efectuado.

 

uma outra solução é recortares esse rebordo em vidro, e colar no aquario sem recorrer a esses suportes, se bem que me parece estavel essa solução que puseste

 

parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, não quis colar porque pretendia algo que não me atrapalhasse quando tivesse que efectuar manutenção ao aquário, assim consigo retirar a barreira e ter o aquário completamente "livre" para efectuar tarefas de manutenção como limpeza, podas, etc.

 

Quanto ao fazê-lo em vidro, é uma possibilidade que fica em aberto, quando o acrilico começar a curvar, logo mando fazer uma peça em vidro com a mesma forma, aproveito a de acrilico para molde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bom e sem pesar muito no aspecto do aqua.

 

Penso que fica caro esse trabalho em vidro. Já tens orçamentos?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo, ainda não pedi orçamentos, como tinha dito no post inicial queria uma coisa barata e tinha o acrílico disponível. Também acredito que venha a ser carote, ainda para mais que sendo o aqua em extra-claro também queria a peça em extra-claro.

 

Agora também te digo que tão cedo não corto outro, pois para por o acrílico "direitinho" foram mais de 6 horas de corte a X-acto para as rectas, Dremel para as curvas e lixa para acabamento :coffee: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não cortaste as rectas com tico-tico e uma régua de guia? Seria um pouco mais fácil, para as curvas compreendo a dremel.

 

Ficou muito bom e com bons acabamentos.

 

Desfruta

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que gostaste Jorge.

 

Ricardo, não usei o tico tico por duas razões:

  1. Só tinha serras para madeira e ia estalar o acrilico todo, para além disso sou muito trapalhão com o tico tico em materiais delicados bang e ia demorar mais no acabamento
  2. Com o x-acto, o corte fica perfeito, a técnica é passar muitas vezes pela mesma linha e o acabamento serve praticamente para "quebrar" as arestas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais