Iníciar no salgado - Passo a Passo - Aqua 300/400 L


Recommended Posts

Boa noite a todos,

Meu nome é Sérgio, e tenho neste momento um aqua de 115L de água doce, mas sinceramente estou a ficar fascinado pelos salgados, pelo facto de se poder ter em casa corais vivos, anémonas e não só! Um mundo fascinante.

Em primeiro lugar há um assunto que me tem feito pensar, que é o facto do peso do aquário. A minha vivenda é nova e a placa onde terei o aqua é de vigota dupla, mas sinceramente não sei o peso que aguenta por m2. Já se questionaram sobre este assunto? Pelo que tenho lido quanto maior for o aqua mais fácil é de manter, mas a questão do peso poe-me receptivo, não quero de futuro ter rachadelas em casa, ou algo pior...sobre segurança sou muito cuidadoso e medroso também :)...

A segunda situação, não percebo nada de salgados, tenho lido muito ( o que o tempo me permite, filho e profissionalmente também não paro), mas as dúvidas continuam muitas. Leio sobre sumps,ligações elétricas escumadores, e isto está a dar-me cabo da mioleira, relativamente aos encaixes etc...É certo que irei a uma casa da especialidade e pedir apoio sobre todos estes assuntos ... Todo este material existe nas casas da especialidade presumo, mas relativamente às stumps podem ser feitas em qualquer vidraria presumo, e mais em conta claro?

Como quero fazer as coisas bem feitas, quero avançar com muita calma, se for um ano, que seja, desde que o resultado final seja emocionante. Por isso peço aos mais experientes nos aqua salgados, se me davam algum feedback sobre o assunto tipo;

Quais as melhores medidas; estou a pensar em 120x60x60, e para estas medidas que material devo comprar.

Sei que este pedido para os mais experientes deve ser uma seca, uma vez que os novatos como eu vêm cá com perguntas e mais perguntas, mas também acho que ao acompanharem o projecto se sintam também um pouco realizados e padrinhos do dito.

De momento é isto, se poderem dar apoio fico extremamente agradecido.

os meus melhores cumprimentos,

Sérgio

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Meireles!

 

Nunca me preocupei muito com isso do peso e tenho um aquário que deve passar os 600kg num 3.º andar, num local onde achei mais estético.

 

Em relação às medidas, como se costuma dizer, quanto maior melhor e de mais fácil estabilidade... é um hobby que requer bastante dedicação e alguns euros.

 

Ao nível do material depende muito do tamanho do aquário e orçamento.

 

Qualquer coisa, dispõe...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Meireles!

 

Nunca me preocupei muito com isso do peso e tenho um aquário que deve passar os 600kg num 3.º andar, num local onde achei mais estético.

 

Em relação às medidas, como se costuma dizer, quanto maior melhor e de mais fácil estabilidade... é um hobby que requer bastante dedicação e alguns euros.

 

Ao nível do material depende muito do tamanho do aquário e orçamento.

 

Qualquer coisa, dispõe...

 

Pois, as medidas que ando a pensar são 120x60x60, é que já tenho um móvel com estas caracteristicas, não sei é se para um aqua salgado, estas medidas são boas...O primeiro passo é mesmo a compra do aquário, depois vou-me informando sobre os equipamentos; termostátos; sump; escumador etc...Está a ser cá uma confusão, principalmente a sump, vejo que os aquariófilos mandam fazer as sump, estou certo? E o ideal é ter 3 compartimentos, é isso?

Bem para já são estas as maiores dúvidas...conforme forem surgindo vou apitando :sorry:

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quanto ao peso nao se deve preocupar. Tem uma laje de vigota dupla pois certamente tem um vão grande ou de outra forma nao vejo necessidade de laje de vigota dupla. As lajes quando são dimensionadas é feito o calculo tendo em conta as acções variaveis e permanentes, com majoração, ou seja são dimensionadas sempre para suportar cargas maiores que aquilo que efectivamente serão sujeitas. Certamente tem roupeiros aí em casa que se for a ver serão mais pesados que o aquário e a casa ainda nao foi abaixo. O que pode fazer é perguntar ao engenheiro que projectou a casa se aguenta ou então tente ver a laje usada no projecto e depois é só ver as especificações da mesma. Só no caso de meter o aquário no meio da laje poderia ter problema, pois é o ponto mais distante dos apoios(ponto mais fraco d laje) e onde calculamos a flexa. Isto explicando por alto pois nao me queria alongar muito mas se precisar mande-me mensagem que eu tento ajudar.

 

Atenção que isto é a opinião de um quase engenheiro. Ainda me faltam um bocadinho de nada e claro a experiência é quase nenhuma pra já. Ainda só fíz um projecto.

 

Quanto ao resto nao lhe posso ajudar muito pois também estou a pouco nisto ainda tenho muito pra aprender. Ler é fundamental mas nao vá em tudo que lê, cada aquário é um caso. Mas aconselho uma osmose, um bom escumador, boa iluminação e bombas de circulação, de retorno no caso de optar por sump e testes.

Quanto a vivos aconselho peixes de pouco cuidado e a nível de corais opte por corais moles e lps de fácil manutenção, todos que nao requerem grande atenção por sua parte, com isto quero dizer corais que nao necessitem da introducao de grandes produtos na agua para a sua manutenção.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse já é um bom tamanho...

 

A sump é sempre uma mais valia, pois além de aumentar a litragem do sistema, pode arranjar escumadores internos que ficam mais baratos e são mais eficientes, além de tirar do layout a maquinaria toda. O uso de compartimentos é facultativo, mas sou fã de 3... Eu fiz as minhas sumps... comprei aquários em 2.ª mão e colei os vidros e noutro fiz em acrílico...

 

Ao nível do material está tudo dito...

Bombas de retorno para a sump... algo em torno dos 2000 - 3000 litros/hora

Bombas de circulação... depende das marcas... mas o ideal serão duas a rondar os 5000 litros/hora...

Termostato... gosto de usar sempre 2... regra 1w/litro dividido pelos 2

Escumador... ideal 3x a litragem do aquário... ou se for de boa marca as litragens podem ser equivalentes. (Coração do aquário)

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários,

 

Estou a ver que o pessoal dos salgados opinam mais que os de água doce, lol.

Aparte,

A sump substitui o filtro, através do escumador? É isso? Esta matéria não estou a perceber muito bem... e porque é que uns fazem com 3 divisões e há quem faça com menos e outros com mais de 3..... na sump o que é que fica a funcionar: o escumador os termostatos e que mais?

Desculpem lá a ignorância, mas é que não tenho tido muito tempo de pesquisa, e assim quando for a uma loja da especialidade, já tenho uma ideia mais ou menos formada.

Obrigado

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários,

 

Estou a ver que o pessoal dos salgados opinam mais que os de água doce, lol.

Aparte,

A sump substitui o filtro, através do escumador? É isso? Esta matéria não estou a perceber muito bem... e porque é que uns fazem com 3 divisões e há quem faça com menos e outros com mais de 3..... na sump o que é que fica a funcionar: o escumador os termostatos e que mais?

Desculpem lá a ignorância, mas é que não tenho tido muito tempo de pesquisa, e assim quando for a uma loja da especialidade, já tenho uma ideia mais ou menos formada.

Obrigado

 

Boas

 

Imagina a Sump como uma extenção do aquário e agora tudo o que tu tens de aparelhos por exemplo num aquário de água doce, passa a ficar escondido na sump. A sump não substitui só o filtro através do escumador. A sump ajuda a ter mais água no sistema, logo uma asneira nossa é mais tolerada.

 

Pode levar ainda mais equipamentos de ajuda, como por exemplo reactores de calcio, reactores de bio-pelletes, sistemas de reposição automática etc,etc... Agora imagina colocar tudo isto no aquário principal ou ao lado dele :naughty:

 

No que toca ás divisões, eu sou da opinião que só deve ter 3 e porquê?? Mais fácil de limpar.Mais fácil de colocar os equipamentos. Melhor circulação da água e acima de tudo, suficientes. :tongue:

 

A única desvantagem da sump, é que necessita de uma bomba potente para levar a água de volta ao aquário e o aquário tem que ser furado para fazer as ligações á sump(Este caso não é 100% verdade, pois existem os chamado overflow externos que se colocam fora do aquário e levam a água para a sump)

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Fico sempre contente de ver pessoal a começar na aquariofilia de salgados que sempre se interessa em ler qualquer coisa antes de começar a aventura... é sempre uma mais valia muito importante, e deves continuar.

 

Quanto a questões mais técnicas acho que deves apenas cingir-te aos conselhos de uma boa loja de aquariofilia de salgados... estou a falar do aqua em si, a sump, os compartimentos, móveis, etc. Fazes uma visita a uma das boas lojas que existem nos arredores do Porto e aconselha-te com eles, até para ver o que é que existe e que opções te dão (podes sempre depois colocar aqui para discussão)

 

Depois quanto a equipamentos e técnicas tens sempre o nosso apoio...

 

- O tamanho do aqua é perfeito - nem muito grande nem demasiado pequeno... profundidade e altura adequadas e o comprimento deixa-te espaço para iluminação de 39 ou 54W

- Sump sem dúvida alguma... visto que mostras tanto interesse em começar com o pé direito (interessado em ler e aprender). A sump tem três vantagens: aumentar a litragem do aquário; esconder toda a maquinaria dos nossos olhos; ajudar nas manutenções dos equipamentos.

- Sistema utilizado actualmente é o sistema de Berlin com algumas adaptações - consiste na utilização de um escumador apropriado, rocha viva (hoje em dia há muita gente a utilizar só rocha morta) e areia viva.

- Utiliza-se muito filtração mecânica na sump com saco de 200microns e carvão activado.

 

E isto é tudo para quem se está a iniciar... como já te foi aconselhado tenta ver os setups dos outros membros na secção de "Fotos e Vídeos" e tira ideias para o teu em termos de equipamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Fico sempre contente de ver pessoal a começar na aquariofilia de salgados que sempre se interessa em ler qualquer coisa antes de começar a aventura... é sempre uma mais valia muito importante, e deves continuar.

 

Quanto a questões mais técnicas acho que deves apenas cingir-te aos conselhos de uma boa loja de aquariofilia de salgados... estou a falar do aqua em si, a sump, os compartimentos, móveis, etc. Fazes uma visita a uma das boas lojas que existem nos arredores do Porto e aconselha-te com eles, até para ver o que é que existe e que opções te dão (podes sempre depois colocar aqui para discussão)

 

Depois quanto a equipamentos e técnicas tens sempre o nosso apoio...

 

- O tamanho do aqua é perfeito - nem muito grande nem demasiado pequeno... profundidade e altura adequadas e o comprimento deixa-te espaço para iluminação de 39 ou 54W

- Sump sem dúvida alguma... visto que mostras tanto interesse em começar com o pé direito (interessado em ler e aprender). A sump tem três vantagens: aumentar a litragem do aquário; esconder toda a maquinaria dos nossos olhos; ajudar nas manutenções dos equipamentos.

- Sistema utilizado actualmente é o sistema de Berlin com algumas adaptações - consiste na utilização de um escumador apropriado, rocha viva (hoje em dia há muita gente a utilizar só rocha morta) e areia viva.

- Utiliza-se muito filtração mecânica na sump com saco de 200microns e carvão activado.

 

E isto é tudo para quem se está a iniciar... como já te foi aconselhado tenta ver os setups dos outros membros na secção de "Fotos e Vídeos" e tira ideias para o teu em termos de equipamento.

 

Obrigado pelo incentivo. :thumbup3:

 

Relativamente ao aqua já está decidido, vai ser 120x50x60, assim aproveito um móvel que tenho em MDF e tem resistência suficiente. O problema do móvel, será a copulação da sump, uma vez que o móvel tem entre as portas um pilar, que não vai permitir a entrada da sump. A sump pode ser dividida? Tipo fazer em duas partes e depois no local encostar uma à outra!!!! É que a minha mobilia foi feita toda de uma só vez, e a pintura da mobilia não fica duas vezes iguais, ou seja, mesmo que mande fazer um móvel ígual nunca vao conseguir acertar com a cor, é lacada (com verniz a bege), na altura não me disseram isto :tapfoot: .

Logo que possa coloco a foto do móvel.

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... O tal móvel não dá para inserir a sump...por isso vou mandar fazer um de raiz, agora estou na dúvida...uma vez que tenho de mandar fazer o móvel, vou aproveitar e fazer maior, estou indeciso em medidas 1,5m ou 2,00 m assim teria um aqua de 150x60x60 ou 200x60x60, com estas medidas o vidro terá de levar calhas, certo?

E em relação à iluminação é fácil arranjar para estas medidas o suporte das lampadas?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Se vais mandar fazer um aquário maior tens de pensar que também vais gastar muito mais dinheiro em termos de equipamentos e gastos energéticos. Se fores para um aqua de 150x60x60 a iluminação de T5 anda nos valores de 80w por lâmpada enquanto que no tamanho anterior andava nos 54 ou até 39w por lâmpada. Os equipamentos essenciais como as bombas de circulação e escumadores também ficam consideravelmente mais caros... nesse caso especificamente eu apontava para o dobro do valor pelo menos.

 

É sempre bom ter um aqua maior mas temos que contar com essas coisas... e também com uma outra. A manutenção também se torna um pouco mais trabalhosa.

Se estás virado para essas dimensões é melhor fazeres uma estrutura para isso porque o peso vai aumentar muito... normalmente o pessoal manda fazer o aquário e a estrutura de alumínio tudo no mesmo local.

 

Pondera bem os prós e os contras... estando a começar ainda deves ponderar mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Se vais mandar fazer um aquário maior tens de pensar que também vais gastar muito mais dinheiro em termos de equipamentos e gastos energéticos. Se fores para um aqua de 150x60x60 a iluminação de T5 anda nos valores de 80w por lâmpada enquanto que no tamanho anterior andava nos 54 ou até 39w por lâmpada. Os equipamentos essenciais como as bombas de circulação e escumadores também ficam consideravelmente mais caros... nesse caso especificamente eu apontava para o dobro do valor pelo menos.

 

É sempre bom ter um aqua maior mas temos que contar com essas coisas... e também com uma outra. A manutenção também se torna um pouco mais trabalhosa.

Se estás virado para essas dimensões é melhor fazeres uma estrutura para isso porque o peso vai aumentar muito... normalmente o pessoal manda fazer o aquário e a estrutura de alumínio tudo no mesmo local.

 

Pondera bem os prós e os contras... estando a começar ainda deves ponderar mais

 

Uma vez mais Sérgio Carmo, obrigado pelo conselho, e de facto fez-me refletir e vou partir para os 120x60x60 (definitivamente), que considero ser já um bom aqua e com sump ainda mais.

 

Relativamente ao aqua em si, já pedi orçamentos, inclusivé para vidro extra claro (acho que é muito caro), mas a ver que valores me vão dar. O móvel estou a ponderar fazer em madeira maciça com veladura a preto, com duas portas frontais e uma laterar para entrada ou saída da sump.

Sérgio, relativamente a estas medidas que valores estão em causa, para a sump, termostatos, bombas, iluminação?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sump tenta aproveitar o máximo da sump... antes de fazeres as divisórias já deverás saber que escumador irás comprar para fazeres o compartimento com tamanho para ele.

 

A nível de preços e se quiseres comprar material novo, depende do que queres comprar... coisas de topo ou chinesadas... deste modo, vou-te dar valores minimos e máximos;

 

termostatos (2x150W): desde os 25€ a 60€

bombas de retorno (2000-3000l/h): desde os 60 a 140€

bombas de circulação (2x5000l/h): desde os 50€ a 400€

iluminação 6x54W: desde os 350 - 600€

 

Mas vai aproveitando nos classificados, muitas vezes à material bom a excelentes preços!

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito relativo...

 

Os equipamentos mais relevantes são a calha de iluminação (entre 250 e os 450€ - LED's talvez um pouco mais), circulação (entre os 100 e os 350€) e escumador (entre os 250 e os 850€). Os valores dependem muito da marca e da qualidade do produto... normalmente não são comparáveis quando a gama de preços é muito diferente.

 

Em termos de qualidade vs preço...

ATI sunpower dimmable 6x54w é um bom investimento principalmente se quiseres ter um aqua com SPS;

Vortech MP40w ES muito boa escolha pela facilidade de utilização da bomba, o tipo de circulação

Escumadores tens 3 opções em termos de marcas - Bubble Magus (gama baixa mas tem alguns escumadores com boa relação qualidade vs preço), ATI e Deltec (gama média/alta), Bubble King/Vertex/ATB (gama alta). Em relação aos escumadores tem atenção em relação à escolha... não tentes poupar demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado malta,

 

Sempre eficazes nas vossas respostas e já me põem a par dos valores bem como dos materiais que devo utilizar. Por acaso estava a imaginar um investimento na volta dos 2000€, foi o orçamento que estipulei como de arranque, mas então para o aqua de 120x60x60, até deve ficar por menos(dependendo do material claro), estou a falar só no aqua e na casa de máquinas(chamemos assim). Ao resto (vivos), vai-se comprando com calma e estudando que tipo de ambiente pretendo para os peixes. Mas o que mais me surpreendeu de facto foi a iluminação, é um valor considerável, e como estou a pensar em LED´S então o valor ainda é mais. Uma dúvida a calha da iluminação tem alguma especificidade? Ou posso mandar fazer em malta que conheço, desde que depois use os tais 6x54W?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação com T5 existem algumas diferenças importantes - os reflectores e a distância entre as lâmpadas faz muita diferença quando ao output de luz, e a refrigeração da calha aumenta o output luminoso também.

 

Eu LED's não sou nada adepto da tecnologia, muito menos do preço. Há por ai pessoal que pode falar-te melhor delas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação com T5 existem algumas diferenças importantes - os reflectores e a distância entre as lâmpadas faz muita diferença quando ao output de luz, e a refrigeração da calha aumenta o output luminoso também.

 

Eu LED's não sou nada adepto da tecnologia, muito menos do preço. Há por ai pessoal que pode falar-te melhor delas

 

Já experimentas-te foi? as Led´s? Correu mal. O conhecimento que tenho das led´s é que não aquecem, daí a calha ser simples, qq um pode fazer (acho eu)...e deste modo mandava fazer igual ao móvel.

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não experimentei nem vou experimentar tão cedo.

 

Não gosto do efeito que fazem sobre a água... demasiado shimmering e com cores demais.

Não gosto da coloração que dá aos corais... os azuis podem mostrar umas cores muito bonitas mas prefiro as cores mais naturais das T5.

Não gosto do preço... acho um autêntico roubo - basta ver que toda e qualquer empresa lança LED's para o mercado na tentativa de ir buscar alguns €.

Não gosto da ideia de estar a investir num equipamento como forma de poupar € na conta de electricidade (como alguns fazem)... até porque só ao fim de 3 a 5 anos na melhor das hipóteses é que se começa a ter retorno - aí já terá saído outra coisa qualquer para iluminar aquários.

 

Gosto de ver o efeito das T5 na coloração dos meus corais e gosto de ver que a grande maioria dos bons aquários de coral que continuam a surgir sejam com iluminação T5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiquei um bocado desanimado :(...onde pedi para fazerem o aqua, não trabalham com vidro extra claro, e em relação ao outro vidro, tem de levar umas calhas grossas e vê-se muito o silicone, o qual me aconselharam a comprar em casas próprias....Bem o projeto já vai demorar mais....

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais acelerares o projecto mais asneiras vais cometer...

 

o primeiro conselho que te dei foi visitares uma boa loja de aquariofilia marinha... faz um favor a ti próprio e vai ao Porto e arredores visitar e esclarecer as tuas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais acelerares o projecto mais asneiras vais cometer...

 

o primeiro conselho que te dei foi visitares uma boa loja de aquariofilia marinha... faz um favor a ti próprio e vai ao Porto e arredores visitar e esclarecer as tuas dúvidas.

 

Sérgio, é claro que já fiz isso, tenho aqui na minha cidade uma boa casa com tudo o que é de peixes, e se não tiver arranjam em dias, pedi musgo de java, no dia a seguir já tinha. E tenho com essa loja um pedido para verem quando aparecer uma promoção me avisarem de um aqua com as medidas que pretendo 120x60x60. esta loja trabalha em termos de aquários muito com a AQUATLANTIS e também JEBO, estive a ver e de facto têm aquários bem porreiros, mas o preço aí já doi um bocado...mas a maior parte destes aquários vejo-os tapados, e pelo que tenho lido em água salgada a parte de cima deve ser aberta...é mesmo assim?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... deve ser destapado.

 

Normalmente a maioria dos aquários de água salgadas são mandados fazer à medida.

 

Quando eu falo em lojas especializadas falo em lojas que tenham corais, peixes, invertebrados de água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sump tenta aproveitar o máximo da sump... antes de fazeres as divisórias já deverás saber que escumador irás comprar para fazeres o compartimento com tamanho para ele.

 

A nível de preços e se quiseres comprar material novo, depende do que queres comprar... coisas de topo ou chinesadas... deste modo, vou-te dar valores minimos e máximos;

 

termostatos (2x150W): desde os 25€ a 60€

bombas de retorno (2000-3000l/h): desde os 60 a 140€

bombas de circulação (2x5000l/h): desde os 50€ a 400€

iluminação 6x54W: desde os 350 - 600€

 

Mas vai aproveitando nos classificados, muitas vezes à material bom a excelentes preços!

 

Olá Pedro, uma ajuda para me orientar por favor!

Estas medidas que referes são as indicadas para um aqua 120x60x60?

refiro-me a:

 

 

2 termostatos 150W

Bombas retorno (2000-3000l/h)

bombas circulação (2x5000l/h)

iluminação 6x54w - aqui as 6 lampadas não é exagerado? É preciso assim tanta lâmpada?

 

E o escumador? como se mede a potência necessária?

 

Quero começar a fazer um dossier com todo o material necessário, para um aqua de 120x60x60 com sump, para ir comprando os equipamentos.

Por favor peço que me ajudem a escolher material, e que materal necessito com as medidas/potencias necessárias, e também da sump, qual a medida necessária e as especificações da sump!

 

Já agora aproveito também para orientação, que custos acarretam mensalmente depois na manutenção do aqua, desde a alimentação, sal, cálcio etc... Uma estimativa +-....

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais