Aqua_inside_Custóias


Guimas

Recommended Posts

Desde que alterei a calha para 4x54W, não tem sido fácil livrar-me destas algas:

 

Tens aí a tua resposta. Aumentaste a luz e não acompanhaste o aumento em co2. 2x54W são mais do que suficientes para esse aquário.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado pelos comentários. Vou então responder.

Ola Guimas tudo bem?

Reparei que tens botias no teu aquário, ao será arriscado colocares camarões?

Também pensei nisso. Mas tenho um Caridina Japonica lá dentro e até hoje não me tocaram. Por isso estou a pensar colocar mais.

 

tenho acompanhado a evolução do aquário apesar de nunca ter comentado mas acho que o devia fazer agora. Tem sido uma evolução muito positiva e penso que todos aqueles que vão iniciar um plantado deviam ver este tópico pois cometeste alguns erros e já tiveste alguns problemas e sempre conseguiste ultrapassar as adversidades com paciência e engenho.

 

A introdução de caridinas japónicas nem sempre resulta porque apesar de serem as melhores trituradoras de algas que já tive, também reparei que elas muitas vezes não atacam as algas na parte da frente do aquário por insegurança e medo dos peixes. Se por acaso quiseres eu posso emprestar-te duas ou três caridinas e dois ou três SAE para veres se eles vão a essas algas. Se forem depois podes comprar numa loja e devolves-me os bichos. Se tiveres intressa manda mp.

 

PS: qual é o nome da planta verde escura que tens do lado direito junto ás rochas?

 

A planta é a Bolbitis.

 

Vou então mandar-te mp mas desde já obrigado pela disponibilidade!
Eu tenho um Caridina lá mas é complicado dizer que está a ajudar ou não... Tenho é 3 SAE e as algas pretas (petecas), não existem por isso penso que eles têm ajudado!

 

Gosto do aquário com plantas saudáveis pode ficar bonito.

 

Essas algas não serão fruto de excesso de iluminação, se tiveres excesso de iluminação para o Co2 e fertilizante, vais acabar com o alimento das plantas na coluna de água e isso pode causar esse boom de algas.

 

Qual o ciclo de iluminação que estas a seguir?

 

 

Ora ciclo de ilumanação é das 15h às 23h que são 8h!

CO2 penso que não é problema pois tenho reator e a nível de bolhas por segundo são umas 3.

 

O meu problema é que eu não sou muito regular com as fertilizações e as quantidades nem sempre são controladas, embora não seja nada de extremamente desorganizado.

 

Vou fazer novas misturas de macros pelo estimative index e acertar as fertilizações para ver se as algas desaparecem. Ao mesmo tempo vou introduzir mais caridinas japonicas para ver se me ajudam.

 

Muito Obrigado pela ajuda

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 penso que não é problema pois tenho reator e a nível de bolhas por segundo são umas 3.

 

3 bolhas não quer dizer nada. Há bolhas grandes e bolhas pequenas... E para 240L, de qualquer das maneiras, 3 bps parece-me claramente insuficiente.

 

O teu problema é muita luz e pouco co2. A fertilização é o elo menos importante da trilogia...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Concordo com o Gmmartins. Esse aquário tem excesso de luz, para o resto. Eu optava por metade dessa luz e ficava perfeito :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiz TPA para lá dos 50% e reduzi para 2x54W. A ideia é regressar aos 4x54W mas depois de as algas baixarem e eu conseguir perceber qual a quantidade de CO2 e fertilizante que devo utilizar!

 

Obrigado

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado cman pelas duas Caridinas. Ontem (1º dia no aquário) vi-as a trabalhar bastante! Vamos lá ver se ajudam.

 

Recebi hoje os pós da FluidSensorOnline e já preparei:

 

500mL KNO3+KH2PO

500mL K2SO4

500mL MgSO4

**segundo o Estimative Index

 

Vou fertilizar micros diretamente com os pós da TNC Trace que também recebi, pois não quero ter aqueles problemas de oxidação, que pelos vistos são resolvidos com E300 Ascorbic Acid. Penso que adicionanado diretamente tenho os mesmos resultados e poupo no àcido.

 

Vou postar atualizações com fotos hoje ainda.

 

Obrigado

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aui estão elas:

 

P2280040_zps3b388ce3.jpg

P2280041_zps9d00a1bb.jpg

P2280042_zpsd7fe121d.jpg

P2280043_zps872a3e97.jpg

P2280047_zps1a075dc7.jpg

 

Relativamente a esta última foto, acham melhor retirar estes pés desta blyxa e planta-los ao lado?

 

P2280048_zpscfcd0a6a.jpg

 

 

Muito Obrigado,

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação à blyxa eu não o faria porque sempre que plantei pés pequenos como esse eles nunca pegaram. deixa crescar mais um pouco e depois faz isso.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso está a ficar composto! ;)

Deixa a blixa crescer como está, se a cortares ela muito provavelmente vai morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

No passado domingo tive de fazer uma pega TPA e limpar as algas todas. Estava com muitas BGA e Brown Algae. Estas algas castanhas, penso que sejam da agua da torneira ter silicatos ou de estar a dosear muito sulfato de Magnésio. Agora não estou a introduzir este fertilizante. Esta semana ainda não há grandes algas.

 

Obrigado

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

excelente post, gostei do aquário, apesar do que dizem, o layout está engraçado... é um ribeirinho sim, mas é um ribeirinho especial...é um ribeirinho com um grande desnível :dance: ahah

o post está muito bom porque esse aqua não tem sido um mar de rosas, têm surgido problemas e tu tens conseguido soluciona-los.

 

Continua "vizinho" que eu vou passando cá para ver isto ehehe

 

uma opinião se me permites: um casal de rams e um bom cardume de iriatherina werneri iam dar outra vida a esse aqua ;)

 

Cumprimentos

 

Filipe Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Grande evolução, gosto mesmo muito.

 

Apesar de tudo que foi dito, acho que dentro deste estilo esta até original, para mim o "ribeirinho" é que se foi, tenho pena pois "gostava" de ver aí o moinho a moer ou então um mini hidrica a produzir energia ( ainda te tornas auto sustentavel).

 

Abraço e continua a prendar-nos com fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu muito obrigado pelas vossas respostas. Parece que não mas ajudam a manter o interesse e dedicação neste hobby!

 

Bem hoje de manhã, como sempre aos domingos, é dia de TPA. Como tal tirei algumas fotos depois da dita cuja. Porém, como acendi as luzes fora do ciclo natural as plantas não estão muito abertas. Não prometo mas vou tentar logo ao fim do dia tirar mais fotos para colocar aqui.

 

Aqui vão elas:

1-1_zps815e77e4.jpg

 

4_zps281f78a1.jpg

 

3_zps2058579d.jpg

 

2-1_zpsc80f4d85.jpg

 

 

 

As surto de algas finalmente acabou e agora as que existem são as que toda a gente tem.

Está a precisar de uma poda grande mas tenho de ter a quem entregar as podas, uma vez que não gosto de as mandar pelo cano abaixo.

 

Comentem e critiquem.

 

 

André Guimarães

 

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado uma semana, aqui estão mais fotos.

 

Acho muita piada a esta Alternanthera reineckii a crescer para fora do aqua. Agora também não a corto!

 

P4210396_zps33aeda7c.jpg

P4210393_zpsea84c611.jpg

P4210399_zps231af5cc.jpg

P4210402_zps3f2a21d4.jpg

P4210404_zpse6aa8b78.jpg

P4210410_zps85c9fe93.jpg

 

 

 

 

 

Queria ideias de plantas novas a introduzir ou modificações de layout.

 

 

 

Obrigado

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muito bom. agora só tens de podar a rotala em condições e fica no ponto.

Elas vão sendo podadas um pouco em função dos pedidos daqui do pessoal do fórum.

Hoje ao final do dia já foi mais podada!

 

Estou para fazer umas modificações. A ver vamos.

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Hoje dia de poda e de instalar finalmente uma eletroválvula de CO2. Vamos ver se não dá problemas.

 

Gostaria de opiniões... quem visitar o tópico que diga alguma coisa!

 

Fotos:

 

P1010296_zpsbb9d1568.jpg

P1010306_zps58603181.jpg

P1010302_zpsc7d8c284.jpg

P1010299_zps93177e09.jpg

P1010310_zps2c16ef28.jpg

P1010311_zps8482c0cf.jpg

P1010314_zps114d4dc2.jpg

P1010313_zps7089ede3.jpg

 

 

Obrigado

 

 

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca comentei este tópico, mas deixa-me dizer-te que o teu aquário está muito bonito parabéns... Agora tens um alívio e não tens de ligar e desligar o CO2 por ti próprio.

Vai atualizando isto

 

Abrç,

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca comentei este tópico, mas deixa-me dizer-te que o teu aquário está muito bonito parabéns... Agora tens um alívio e não tens de ligar e desligar o CO2 por ti próprio.

Vai atualizando isto

 

Abrç,

Pedro S.

 

 

Pah está top, esta muito bom mesmo, agora com a electrovalvula torna-se tudo menos stressante. A flora está com muito power mesmo

;)

Obrigado aos dois. Sim espero que com a válvula possa levantar-me e deitar-me sem me preocupar em matar as plantas ou animais!

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está muito bonito, com uma grande evolução. Diz-me como ficou a situação da iluminação, quanto de luz tens agora e quantas horas?

A única critica que vou fazer é que a zona central esta muito degrau, acho que ficava melhor em declive :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

O aquário está muito bonito, com uma grande evolução. Diz-me como ficou a situação da iluminação, quanto de luz tens agora e quantas horas?

A única critica que vou fazer é que a zona central esta muito degrau, acho que ficava melhor em declive :)

Boas,

 

Peço desculpa pela demora na resposta.

 

Eu tenho atualmente luz das 15h até às 24h, por isso são 9h. São 4x 54W T5. As lâmpadas em concreto não sei precisar agora.

 

Hoje ou amanhã atualizo com fotos e possível vídeo!

 

Obrigado

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.