NoName Aquarium


papof

Recommended Posts

Venho apresentar o meu projeto de plantado, já que o outro aqua que tenho, apesar de ter algumas plantas não se pode chamar de plantado.

O setup é o seguinte:

  • Aquário: 80x35x40 (larg.x prof. x altura) em vidro extra-claro de 8mm feito por encomenda
  • Móvel: Comprado na Conforama e reforçado em estrutura
  • Filtro: Eheim 2213 Plus</li>
  • Iluminação: 2x24w T5 (6700k e 10000k)
  • CO2: à espera de guito... :confused4:
  • Substrato:
    • JBL Aquabasis
    • JBL Manado
    • Areia Branca

    [*]Hardscape:

    • Dragon Stone
    • Red Moor

    [*]Plantas (escolhi plantas pouco exigentes para aguentarem o facto de ainda não ter CO2):

    • Micranthemum micranthemoides
    • Cryptocorine wendtii green
    • Hemigraphis exotica
    • Anubias Nana
    • Ludwigia x mullerti
    • Limnophila sessiflora
    • Lilaeopsis novae-zelandiae

Aqui está o aqua em cima do móvel e com a calha ligada:

 

dsc0131gf.jpg

 

A calha vinha com um lâmpada de 10000k e uma actinica (já troquei por uma de 6700k).

 

Dentro do móvel coloquei umas tomadas e um disjuntor, assim torna-se mais fácil desligar tudo quando for para fazer alguma manutenção.

 

dsc0134ue.jpg

 

Uma primeira tentativa de layout

 

dsc0141kh.jpg

 

Pensei então em dispor as plantas como está abaixo:

 

layoutaqua.jpg

 

 

Ná prática ficou ligeiramente diferente, aqui está já com as plantas e cheio, começa o ciclo:

 

dsc0148ii.jpg

 

dsc0147ic.jpg

 

dsc0146ix.jpg

 

dsc0145nc.jpg

 

A água ainda está um pouco turva porque o acabei de encher e a pedra que está em cima do tronco é provisória (ainda flutua um bocadinho).

 

Espero que gostem e que não tenha feito grandes asneiras, já sei que a luz pode ser pouca (48w para 85 litros) e que o CO2 vai ser quase obrigatório, no entanto espero que, devido ao facto das plantas serem pouco exigentes, as coisas possam não correr muito mal.

 

Cumprimentos a todos

Editado por papof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho apresentar o meu projeto de plantado, já que o outro aqua que tenho, apesar de ter algumas plantas não se pode chamar de plantado.

O setup é o seguinte:

  • Aquário: 80x35x40 (larg.x prof. x altura) em vidro extra-claro de 8mm feito por encomenda
  • Móvel: Comprado na Conforama e reforçado em estrutura
  • Filtro: Eheim 2213 Plus</li>
  • Iluminação: 2x24w T5 (6700k e 10000k)
  • CO2: à espera de guito... :confused4:
  • Substrato:
    • JBL Aquabasis
    • JBL Manado
    • Areia Branca

    [*]Hardscape:

    • Dragon Stone
    • Red Moor

    [*]Plantas (escolhi plantas pouco exigentes para aguentarem o facto de ainda não ter CO2):

    • Micranthemum micranthemoides
    • Cryptocorine wendtii green
    • Hemigraphis exotica
    • Anubias Nana
    • Ludwigia x mullerti
    • Limnophila sessiflora
    • Lilaeopsis novae-zelandiae

Aqui está o aqua em cima do móvel e com a calha ligada:

 

dsc0131gf.jpg

 

 

Pensei então em dispor as plantas como está abaixo:

 

layoutaqua.jpg

 

 

 

A água ainda está um pouco turva porque o acabei de encher e a pedra que está em cima do tronco é provisória (ainda flutua um bocadinho).

 

Espero que gostem e que não tenha feito grandes asneiras, já sei que a luz pode ser pouca (48w para 85 litros) e que o CO2 vai ser quase obrigatório, no entanto espero que, devido ao facto das plantas serem pouco exigentes, as coisas possam não correr muito mal. Já tive um aquário das dimensões do teu com uma lâmpada de18 watt. Tinha substrato fértil mas, não fertilizava, à excepção de um cheirinho ocasional de potássio e não tinha CO2 (porque tinha camarões). Todas as plantas cresciam, claro que apresentavam carências pelo que atrás referi.

Visualmente, teres areia pode resultar muito bem. No entanto, vai acabar por ser sobreposta pelo outro substrato. É muito difícil, isolar estes dois materiais de forma a não de misturarem e, muitas vezes, quando se opta por efectuar canteiros fica com aspecto visual menos bonito.

 

 

Cumprimentos a todos

 

tens é que desenterrar anubia dai se nao acaba por morrer, a maior parte das anubias nao podem estar enterradas.

Podem estar enterradas, desde que seja apenas pelas raízes e não pelo rizoma. Uma melhor opção seria prende-la ao tronco/ raíz que está à direita no aquário.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários

 

Quanto às anubias, vou prendê-las ao tronco, aliás essa era a minha ideia inicial, mas foi um erro motivado pela pressa de ver o aqua montado bang

 

Para os substratos não se misturarem, pelo menos no fundo estão lá uma barreiras, só que não se vêem, na prática tem umas chapinhas de acrilico encostadas ao fundo e por cima estão uma pedras pequenas que são praticamente da cor do manado. logo à noite posto fotos para se perceber melhor. Agora à superficie aquilo vai ficar tudo misturado, principalmente quando levar a fauna (corys).

 

Mais uma vez obrigado pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta muito bom e espero que o resultado seja aquilo que procuras tem de ter cuidado com a adição de co2 pois como a maior parte sao plantas de baixa manutenção e tem pouca potencia de luz , nao podes estar a debitar muito co2 pois senao vai haver muito disperdicio do mesmo o que se pode tornar toxico...

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário, realmente procurei plantas de baixa manutenção para não ter que ir para grandes iluminações nem grandes sistemas de CO2.

 

Vou ver como é que evoluem durante o ciclo para ver se é mesmo necessário meter CO2.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos, só para fazer um pequeno update.

 

Vista geral:

dsc00021te.jpg

 

Limnophila sessiflora, é normal as folhas superiores "fecharem-se" quando se apaga a luz? É que reparei que quando acendo a luz, a parte superior começa a "abrir" tipo uma flor.

 

dsc00023jjz.jpg

 

Lilaeopsis novae-zelandiae, está a pegar que é um espetáculo e já começa a espalhar-se...

 

dsc00022ma.jpg

 

Agora o que me está a preocupar é isto que me está a aparecer no tronco:

 

dsc00024zn.jpg

 

Lavei e fervi o tronco antes do colocar no aquário, tendo-o deixado dentro de água durante duas semanas e não me apareceu nada, só desde que está com as plantas é que isto começou a aparecer.

 

Vou ficar atento e ver como evolui, entretanto vou retirando o que for aparecendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se te safas sem CO2 com algumas plantas que aí tens...

 

 

esta muito bom e espero que o resultado seja aquilo que procuras tem de ter cuidado com a adição de co2 pois como a maior parte sao plantas de baixa manutenção e tem pouca potencia de luz , nao podes estar a debitar muito co2 pois senao vai haver muito disperdicio do mesmo o que se pode tornar toxico...

 

grande abraço

 

Os 30-40 ppm de CO2 (indicados pela cor verde num drop-checker bem calibrado) não representam qualquer perigo...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens ai um aquário muito giro mas cometeste alguns erros...

A separação entre o areão branco e o castanho vai desaparecer pois pelo que vi não meteste nada a separá-los e eles vão-se misturar todos...

As plantas que escolheste, penso eu de que, crescem bem nas condições que o teu aquário tem, excepto a Hemianthus micranthemoides, penso que não irás ter sucesso com essa planta pois é exigente a nível de nutrientes, luz e CO2 e pelo que li, a Lilaeopsis novae-zelandiae também é um pouco exigente mas vamos esperar para ver o desenvolvimento das plantas...

É normal aparecer esse tipo de "goma" nos troncos depois de serem submersos, a mim também ja me aconteceu e nada como uns ottos para comerem isso. :cool2:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João, GM e Fábio pelas respostas,

 

Fábio, embora não seja visivel entre o areão branco e o castanho existe separação, que vai desde o fundo do aquário até à superficie.

 

No fundo do aqua estão umas peças de acrilíco como estas a fazer de barreira:

 

dsc00029fj.jpg

 

O objectivo é "abrandar" o surgimento de runners para a zona de areão branco e tentar manter uma parte do aquário sem plantas, sei que a prazo irá ser uma batalha constante, uma vez que basta um pequeno espaço para as raízes encontrarem caminho.

 

À superfície, o canteiro está ladeado por pequenas pedras como estas:

 

dsc00032aw.jpg

 

Agora, estão é praticamente enterradas na totalidade e por isso não se vêem, acredito que não é 100% eficaz mas permite manter uma separação relativa com menos esforço de manutenção.

 

Quanto ao CO2, como disse no primeiro post, não está lá por falta de guito, vai ter de esperar mais um pouco para ficar com sistema à séria, por agora coloquei um destes:

 

http://www.petplanet.pt/waterplant/kit-difusor-de-co2-lata-de-500cc.html

 

Quanto ao tronco, e pelo que vi os ottos irão ser a solução, mas vou ter que aguardar pelo fim do ciclo para quando meter fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação à limnophila sessiflora, é normal a planta fechar e abrir de acordo com a luz.

espero que não escolhas coridoras, porque se não essa separação vai ao ar em menos de nada....escolhe peixes pequenos(é a minha sugestão)

até já.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Assim com essas divisões de acrilico no substrato é melhor mas não é uma solução definitiva pois na parte de cima do areão não tens nenhuma separação (essas pedras não vão fazer de muito) por isso tens de andar sempre a andar a separar o areão...

E se tiveres coridoras como diz o membro robintiago, ainda pior...

 

Uns caracóis também te comem essa "goma" dos troncos, sempre podes adicioná-los, e também te ajudam no ciclo, tipo planorbis...

 

Como se estão a portar as plantas?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Hmm...Prainha, depois laguinho...Vá lá...Mete-me lá um carreirinho vá lá... eheheheh=)

 

Rapaz, essa da areia branca contra substracto escuro...Tão batido que já doi=S Põe isso com uma cor unica e fica bem melhor... Já era altura de o povo deixar de imitar os olhos em bico e começar a fazer algo original =S Numa altura em que cada vez mais existe um backlash contra essa das areias brancas em prainhas e carreirinhos ainda há gente com coragem=)

 

Pessoalmente era areão todo da mesma cor, e o resto feito com plantas rasteiras (e não apenas usando cuba já agora)

 

Ainda tenho que desafiar alguém a fazer um tapete de Hetherantera zosterifolia aqui no forum XD

 

Quanto ao layout, bem, novamente olho-em-biquice com um iwagumi de um lado e o tronco estrategicamente colocado no terço direito, cookie cutter is cookie, quero com isto dizer que é já muito banal e pouco original. As pedras ainda passam, mas a escolha do tronco foi péssima a meu ver, pois destoa completamente de todo o resto. E não só está demasiado grande como rouba todo o protagonismo ás pedras e plantas. Aqui neste "layout" tens material para dois tanques, num só, fazendo aquilo a que os americanos chamariam de um clusterf***, tudo demasiado espremido num só espaço. É como se as pedras lutassem com a madeira e no final todo o tanque perdesse com isso, que na realidade foi o que se passou...

 

 

A posição da madeira e sua forma ainda desajudam mais. Quando muito a meu ver os ramos deveriam estar mais na vertical ao invés de na horizontal.As plantas estão completamente intimidadas com a sua presença ao invés de simplesmente crescer em sua volta escondendo-o. E esta é uma das razões pela qual prefiro encontrar os meus proprios troncos na natureza, pois assim não fico singido ao que existe na loja. Posso procurar o tronco com a forma que mais se adequa ao que quero, e em especial ao meu tanque, daí eu dar primazia ao uso de videiras e troncos encontrados nas margens de rios na vida real... Consigo moldar o que trago para casa melhor do que aquilo que pago dezenas de euros para comprar...

 

O areão branco com substracto escuro é outra pessima ideia neste tanque..Não só está batida até á exaustão que até dá nauseas. Em nome do bom gosto, ou metes um ou metes o outro, nunca ambos...O Areão branco funciona como um distractor de toda a composição. E ainda mais quando o areão ficar sujo. E digo-te VAI ficar sujo, vais ter que ter trabalho, muitas vezes inglorio para o manter limpo...Novamente o que queres dar a mostrar é as plantas viçosas e em excelente condição, não os teus dotes de constructor de carreiros e praias de areia branca. Porque não partir para um tanque de areia e jogar com isso, ou porque não meter o areao castanho que é tão bonito pelo contraste com o verde?

 

As plantas que usas também são demasiado vulgares. Eu há pouco brinquei com a HZ, mas e porque não tapetar com HZ? É tão pouco vulgar que trará de imediato a atenção para o teu tanque, afinal de contas nem todos os dias vemos a HZ no papel de tapete, mas acredita é facil de fazer se souberes como e se tiveres paciencia para podar XD

 

 

PS: Peço desculpa se o que escrevi possa parecer demasiado agressivo, mas já com 28 horas sem dormir, já não estou totalmente eu proprio. Embora as minhas criticas se mantenham pelas razões que te apontei, assim como as sugestões que te dei...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.