Novo projecto


Recommended Posts

Ora boas. Se não for a secção correcta, as minhas desculpas.

 

Ando em fase de projecto para um plantado. Tenho lido muita coisa, feito perguntas, usado a pesquisa....enfim, o normal nestes casos.

 

Uma das minhas maiores dificuldades tem sido que plantas usar e, principalmente, onde usar e a quantidade a usar.

 

O setup que tenho neste momento é:

aquário: 118© x 40(l) x 50(a).

iluminação: 2X 54W T5, em fase de aquisição de material para adicionar uma terceira.

filtro: Eheim ecco pro 300

aquecimento: Eheim Jager 200W

CO2 : JBL u402 com garrafa de 2Kg e um reactor ISTA max mix

substrato : ELOS terra 0, JBL aquabasis e JBL Manado.

 

O que tenho até ao momento é o que mostra a imagem abaixo. Falta uma pedra do lado direito para o que pensei ficar concluído.

 

O que acham ? Como disse no inicio, tenho muitas duvidas em relação às plantas.

 

Obrigado

 

projvj.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunastro, desde já isto promete, quem normalmente faz esquemas assim é porque é meticuloso e trabalhador, essenciais para o sucesso.

 

Quanto às plantas e isto é somente a minha opinião, eu trocava a Limnophila sessiliflora no fundo por Pogostemon erectus por ex.mas isto sou eu que não aprecio a sessi.

Acho que te faltam algumas plantas para fazer as transições entre a parvula e o resto tipo Pogostemon helferi, Staurogyne repens, Hemianthus micranthemoides ou Ammania sp. ‘Bonsai’.

 

Vou acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunastro, desde já isto promete, quem normalmente faz esquemas assim é porque é meticuloso e trabalhador, essenciais para o sucesso.

 

Quanto às plantas e isto é somente a minha opinião, eu trocava a Limnophila sessiliflora no fundo por Pogostemon erectus por ex.mas isto sou eu que não aprecio a sessi.

Acho que te faltam algumas plantas para fazer as transições entre a parvula e o resto tipo Pogostemon helferi, Staurogyne repens, Hemianthus micranthemoides ou Ammania sp. ‘Bonsai’.

 

Vou acompanhar.

 

Muito obrigado brancaman :smile2:

 

Habitualmente também quer dizer que leva uma eternidade a fazer as coisas :unsure:

 

A ideia para trás do aquário era ter uma maior e uma segunda à frente um pouco mais baixa. A Pogostemon erectus também estava na lista de possibilidades. A parte de trás é uma das áreas onde ainda tenho muitas duvidas (olha....afinal tenho em quase tudo :tongue: )

 

Relativamente às plantas para transição, excelente ideia...obrigado. Gostei particularmente das duas primeiras propostas.

 

Agora vou inventar uma forma de adicionar uma 3ª lampada à calha. Depois, avanço para a concretização do projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conseguida que está a terceira lâmpada, projecto em andamento.

 

Descobri que custa mais desmanchar e limpar tudo, que propriamente montar...ufa !!!

 

As minhas desculpas pela qualidade das fotos, principalmente pelos reflexos, mas pronto.

 

A vitima:

53685977.jpg

 

JBL AquaBasis:

35254095.jpg

 

JBL Manado:

32463486.jpg

 

As rochas já colocadas;

79876375.jpg

 

 

Amanhã é dia de plantar e por tudo em funcionamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante do layout, onde adquiriste essas "rochas"?

 

Usaste quantos litros de substrato aquabassis? É que vou montar um aquário com 80x36x45 e não sei se 5L chegam.

 

Obrigado

 

As rochas comprei na Aquahobby. Usei 10L de aquabasis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, tou a ver que este é um projecto que foi pensado ao pormenor, com esquemas e tudo, é um excelente começo para um bom sucesso!

Hardscape bem pensado e ate fica muito bem, com plantas em seu redor penso que ficará um mimo, só acho é que as pedras poderiam ser maiores pois assim ficarão um pouco escondidas pelas plantas...

As rochas penso ser seryu stone, se assim for sabes que aumentam o ph não sabes?

em termos de flora penso que podes mudar algumas plantas, na minha opinião trocava a Limnophila sessiliflora por Pogostemon erectus tal como o membro Brancaman disse, aliás, concordo com as sugestões que ele te deu acerca da flora, acho que as plantas que ele disse ficariam ai muito bem.

Só uma questão, vais colocar a entrada e saida do filtro no mesmo local? Não seria melhor colocar em lados oposto.

Que fertilização vais fazer?

Agora queremos é as fotos da plantação! :naughty:

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Fábio :)

 

Aumentam o ph ? Sabes mais ou menos quanto ?

 

Relativamente ao tamanho das pedras, eram das maiores que tinham na loja. E já me custaram uma fortuna. A ideia é manter as plantas ente as pedras baixas. Mas como tudo "isto" é novidade para mim, os erros hão de ser muitos....sempre a aprender.

 

Segui o conselho do Brancaman :) Pogostemon erectus e helferi. O Sr Rui Alves da Aquaeden deu-me exactamente o mesmo conselho. Aliás, fica desde já o meu muito obrigado ao Sr Rui por toda a ajuda que meu deu.

 

Entrada e saída do filtro no mesmo sitio. Guiei-me pelas instruções do filtro. Fiz algumas pesquisas sobre este assunto aqui no fórum, e as opiniões são várias. Resolvi seguir o manual :)

 

A principio estava inclinado para fertilizar com ELOS Planta 1 e Planta 2, semanalmente. Mais uma vez segui a opinião de um membro do fórum, e encomendei os produtos da Seachem. Isto é sobre o que tenho mais duvidas. Quanto mais leio, parece que fico ainda com mais duvidas.

 

Fotos em próximos post's :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Sim, essas pedras aumentam o ph, vê

é o teste que da para ver que a seryu stone é calcária e que por exemplo a dragon stone não o é... O quanto aumenta o ph, isso ja não sei pois até agora nunca utilizei esse tipo de pedra nas minhas montagens.

 

Fizeste uma óptima escolha ter seguido o conselho do brancaman pois acho que as plantas que ele te sugeriu são as mais indicadas para o que queres fazer...

 

A entrada e saída do filtro eu aconselhava a colocá-los em lados opostos mas também não é o mais importante. :cool2:

 

Sinceramente, acho que tinhas ficado melhor servido com a Elos... É a minha opinião pois ja usei os produtos da seachem (mas nunca fertilizei com o esquema sugerido por eles, por isso não sei se dão bom resultado ou não) e não são propriamente os meus preferidos, prefiro a Elos, mas isto é a minha opinião... :smile2:

 

Isto da aquariofilia tem muito que se aprender, nínguem sabe tudo portanto é normal haver muitas duvidas (eu também as tenho biggrin.png' alt=':biggn:'> ) portanto ha sempre coisas a aprender neste hobby...

 

Ficarei a aguardar as fotos da plantação.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão, vais colocar a entrada e saida do filtro no mesmo local? Não seria melhor colocar em lados oposto.

 

Não, não é melhor. Estando a entrada de água à superfície e a saída do mesmo lado em baixo vai obrigar a corrente a circular pelo aquário todo, ao contrário vai haver pontos com menos corrente e normalmente as algas gostam de ai ficar.

 

As rochas penso ser seryu stone, se assim for sabes que aumentam o ph não sabes?

 

Não é certo, na verdade elas aumentam a dureza da água o que pode ou não alterar o ph. Em águas muito moles são boas para criar um efeito tampão.

 

 

 

Segui o conselho do Brancaman :) Pogostemon erectus e helferi. O Sr Rui Alves da Aquaeden deu-me exactamente o mesmo conselho. Aliás, fica desde já o meu muito obrigado ao Sr Rui por toda a ajuda que meu deu.

 

O Rui quando tem dúvidas liga-me :roflroll2:

 

 

Seachem, Elos, Ada, etc, etc, qualquer deles funcionam bem desde que a dose seja certa, eu como não sou rico faço os meus diy :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que já tinha o aquário em funcionamento. Daí já ter os peixes no aquário.

 

Uma foto do que fiz. Não batam muito sff. :unsure::tongue:biggrin.png' alt=':biggn:'> Devido a alguns peixes que tenho no aquário, tenho algumas dúvidas que a párvula aguente. Vamos ver....

 

Neste momento não estou a gostar da sp green. Fica mal. Disseram-me que até à primeira poda iria ficar assim.

 

plant1g.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Brancaman, em relação à saída do filtro, eu estava a falar em lados opostos mas no mesmo vidro, tal como eu tenho no meu aquário em que a entrada e a saída estão no mesmo vidro lateral mas um atrás e outro na parte da frente, logo afastados, se é que me faço entender...

 

Eu pelo que tenho lido acerca das seryu é que elas aumentam o ph e a dureza, logo foi a afirmação que fiz mas como nunca utilizei esse tipo de rocha não posso afirmar com certezas, mas o video para mim acho que diz tudo...

 

 

Nunastro, confesso que a plantação ficou muito boa, só um reparo, esse desnível no areão no vidro da frente é propositado?

No inicio é normal elas ficarem assim pois foram plantadas recentemente, elas logo se endireitam em direcção à luz, pelo menos foi o que acontecia comigo e com as plantas que eram plantadas recentemente...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brancaman, em relação à saída do filtro, eu estava a falar em lados opostos mas no mesmo vidro, tal como eu tenho no meu aquário em que a entrada e a saída estão no mesmo vidro lateral mas um atrás e outro na parte da frente, logo afastados, se é que me faço entender...

 

Sim, se estás a falar em aquários sem tampas e com lily pipes, ora o Nunoastro só nos diz que tem um filtro eheim e apenas vemos o tubo "chupador" nas fotos, desconheço se usa a "flauta" ou o "bico de pato" na entrada de água e além disso temos o problema da passagem dos tubos na tampa como podes ver pela foto:

35254095.jpg

Eu pelo que tenho lido acerca das seryu é que elas aumentam o ph e a dureza, logo foi a afirmação que fiz mas como nunca utilizei esse tipo de rocha não posso afirmar com certezas, mas o video para mim acho que diz tudo...

 

Mas o facto de não ser neutra não quer dizer que em si seja negativo ou não seria tão popular na aquariofilia, pode até ser um "contrapoder" em substratos que amolecem e baixam a acidez dos aquários para não falar de co2 ou troncos.

 

Nunoastro, apenas uma foto? Fotos panorâmicas são boas para perceber o todo mas isso não é um quadro, existem muitas ângulos e pormenores para explorar.

Muitas plantas ao entrarem num aquário precisam de tempo para se habituarem às novas condições, existe até em algumas o "melting" antes de começarem a desenvolverem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pelo que tenho lido acerca das seryu é que elas aumentam o ph e a dureza, logo foi a afirmação que fiz mas como nunca utilizei esse tipo de rocha não posso afirmar com certezas, mas o video para mim acho que diz tudo...

 

Bom, agora não posso fazer muito quanto a isso. Se de facto subir, tenho de esperar que, gastando mais, o CO2 compense.

 

Nunastro, confesso que a plantação ficou muito boa, só um reparo, esse desnível no areão no vidro da frente é propositado?

No inicio é normal elas ficarem assim pois foram plantadas recentemente, elas logo se endireitam em direcção à luz, pelo menos foi o que acontecia comigo e com as plantas que eram plantadas recentemente...

 

Obrigado. Não foi propositado. Mas por acaso gosto de ver :)

 

Sim, se estás a falar em aquários sem tampas e com lily pipes, ora o Nunoastro só nos diz que tem um filtro eheim e apenas vemos o tubo "chupador" nas fotos, desconheço se usa a "flauta" ou o "bico de pato" na entrada de água e além disso temos o problema da passagem dos tubos na tampa

 

A saida do filtro que tenho é este. Com este aquário fiquei limitado em alguns aspectos. Cá em casa queriam-no sempre fechado, a profundidade não é a melhor, e tenho apenas aqueles dois locais para passagem de cabos/tubos. Em alguns aspectos tive que fazer bastante ginástica, principalmente na 3ª lampada.

 

Nunoastro, apenas uma foto? Fotos panorâmicas são boas para perceber o todo mas isso não é um quadro, existem muitas ângulos e pormenores para explorar.

Muitas plantas ao entrarem num aquário precisam de tempo para se habituarem às novas condições, existe até em algumas o "melting" antes de começarem a desenvolverem-se.

 

Ontem ainda tirei outra. Mais logo tiro mais e coloco.

plant2r.jpg

 

 

Eu tenho um reactor externo da ISTA. Infelizmente parece que a borracha já está nas ultimas e não veda bem. Alguem me sabe dizer se e onde consigo arranjar material desta marca na zona de Lisboa ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Dois meses depois do inicio, ficam aqui algumas fotos da evolução.

 

As Anubias estão carregadas de 'Black Spots', a SP Green faz o que lhe apetece, e infelizmente apetece-lhe ficar horrivel,e finalmente consegui que a Párvula agarrasse e começa a dar um ar da sua graça.

 

Não liguem à qualidade das fotos e às plantas a flutuar. É uma luta....

 

 

 

61026384.jpg

 

 

 

 

 

34399642.jpg

 

 

 

 

80147530.jpg

 

 

 

 

 

 

64738262.jpg

 

 

 

 

 

 

90638473.jpg

 

 

 

 

 

 

46718306.jpg

 

 

 

 

 

96342459.jpg

 

 

 

 

 

 

87538860.jpg

 

 

 

 

96427824.jpg

 

 

 

 

 

 

45360244.jpg

 

 

 

 

 

 

 

48625687.jpg

 

 

 

 

 

 

 

77660313.jpg

 

 

 

 

 

 

 

13164640.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.