Peixes a morrer - ajuda p.f.


barony

Recommended Posts

Olá a todos,

 

tenho o meu primeiro aquário montado desde o dia 30/09. Passado duas semanas comecei a colocar peixes. Infelizmente entretanto já me morreram alguns peixes, e gostava de saber se é normal ou não.

Primeiro morreu um espada, sem razão aparente. Ontem morreu um néon negro, que no dia anterior estava a nadar sempre junto à superfície. Hoje tinha uma guppy morta e tenho um néon rosa e outro negro a nadarem à superfície (acho que também não vão durar muito)... Alguém sabe o que poderá estar a acontecer?

Há 4 dias fiz a minha primeira TPA e depois disso analisei a água e o pH e os nitratos e nitritos estavam bem... A única coisa que fiz entretanto foi adicionar pela primeira vez adubo líquido. Respeitei a proporção, mas adicionei o adubo diretamente à água, com os peixes lá dentro. Será que foi por causa disso? Se calhar devia diluir um pouco o adubo antes de deitá-lo no aqua?

 

Obrigado pela ajuda,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Barony tudo bem?

Devias mencionar mais informação para te podermos ajudar.

medidas do aquario?qual a sua filtragem?que tipo de alimentação das aos peixes e quantidades?Se deixas a agua repousar num garrafao antes de a colocares no aquario?Que tipo de produtos usas por causa da clonia de baterias para os peixes?Que tipo de produto usas por causa dos TPA's?

quando os peixes morrer notas alguma "doença" nos peixes? Guelrras vermelhas, escamas eriçadas etc?

Na loja onde compras os peixes aprecias os peixes andes de os comprares? Reparas se existe doenças ou peixes mortos ou a nadar defeituosamente?

Tem calma e nao compres peixes para substituir os que morreram, porque primeiro tens de perceber o porque das mortes.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Barony tudo bem?

Devias mencionar mais informação para te podermos ajudar.

medidas do aquario?qual a sua filtragem?que tipo de alimentação das aos peixes e quantidades?Se deixas a agua repousar num garrafao antes de a colocares no aquario?Que tipo de produtos usas por causa da clonia de baterias para os peixes?Que tipo de produto usas por causa dos TPA's?

quando os peixes morrer notas alguma "doença" nos peixes? Guelrras vermelhas, escamas eriçadas etc?

Na loja onde compras os peixes aprecias os peixes andes de os comprares? Reparas se existe doenças ou peixes mortos ou a nadar defeituosamente?

Tem calma e nao compres peixes para substituir os que morreram, porque primeiro tens de perceber o porque das mortes.

abraço

 

Olá D&G,

 

muito obrigado pela resposta.

O meu aqua tem 80 cm, e o filtro é a que veio com o próprio aqua. Quanto à alimentação, dou-lhes flocos da sera 2 x ao dia, e 1x por semana uma pastilha de fundo. Na mudança de água deixei a água repousar durante a noite.

Não uso nada para a colónia de bactérias (apenas adicionei no início, quando montei o aqua, o conteudo das carteirinhas que vinha com o aqua...). Achas que devo usar alguma coisa mais? Na TPA usei o Sera aquatan.

Quanto aos peixes, não notei nada de especial, a não ser os néons a nadar perto da superfície e com uma taxa de respiração acelerada.

Quanto à compra dos peixes, é a minha filha (7 anos) que os escolhe, pelo que não costumo estar a apreciar muito dealhadamente os peixes, mas pelo que costumo observar parece-me tudo normal... Há alguma sugestão para o meu problema? :confused4:

 

Já agora, em relação ao meu primeiro post, quando se adiciona o condicionador ou o adubo nas TPA convém diluí-lo antes, ou posso adicionar diretamente no aqua com os peixes?

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Barony e bem vindo ao Fórum!

 

Quando falas em Adubo... Que adubo é concretamente? Marca e Ref.ª ?

 

Os peixes à tona da agua quer dizer falta de oxigénio ou algo se passa com a qualidade da agua em si.

 

Ph Nitratos e Nitritos estavam bem? Mas que valores tens? O que consideras bem?

 

Outra coisa é a amónia, mas se tens nitritos a zero (que têm que estar) amónia também não deves ter pois como deves saer, 1.º surge a amonia e logo os nitritos e depois nitratos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário a partida esta com problemas de amónia, o ciclo ao fim de 2 semanas não esta completo, e os peixes devem ser colocados de uma forma gradual nas primeiras semanas, pela descrição que fazes tens vários peixes dentro do aquário que apenas têm um mês. Logo não estas a dar tempo para as bacterias desenvolverem o suficiente para quantidade de peixes e de comida que estas a meter no aquário.

 

Para começar fazia uma tpa de 50%, e fazia dia sim dia não uma tpa de 20% nos próximos dias.

 

Depois aproveita e indica, quantos peixes tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Barony e bem vindo ao Fórum!

 

Quando falas em Adubo... Que adubo é concretamente? Marca e Ref.ª ?

 

Os peixes à tona da agua quer dizer falta de oxigénio ou algo se passa com a qualidade da agua em si.

 

Ph Nitratos e Nitritos estavam bem? Mas que valores tens? O que consideras bem?

 

Outra coisa é a amónia, mas se tens nitritos a zero (que têm que estar) amónia também não deves ter pois como deves saer, 1.º surge a amonia e logo os nitritos e depois nitratos...

 

Olá mad&mor,

 

obrigado pela resposta. O adubo que eu adicionei é o ferropol, da JBL (na altura que comprei o aquário venderam-me também um balde com substrato que trazia esse fertilizante...).

Quanto aos valores da qualidade da água, eu levei uma amostra depois da TPA à loja e eles é que fizeram os testes e disseram que estava tudo bem.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário a partida esta com problemas de amónia, o ciclo ao fim de 2 semanas não esta completo, e os peixes devem ser colocados de uma forma gradual nas primeiras semanas, pela descrição que fazes tens vários peixes dentro do aquário que apenas têm um mês. Logo não estas a dar tempo para as bacterias desenvolverem o suficiente para quantidade de peixes e de comida que estas a meter no aquário.

 

Para começar fazia uma tpa de 50%, e fazia dia sim dia não uma tpa de 20% nos próximos dias.

 

Depois aproveita e indica, quantos peixes tens.

 

Olá Alvarenga,.

 

obrigado pela resposta.

Pois... se calhar precipitei-me com a colocação dos peixes, mas a minha filha (e eu!) estava ansiosa por começar a colocar os peixes no aquário que lhe demos nos anos.

Os peixes que eu tenho são:

- 2 corydora

- 2 limpa-vidros

- 2 néon negros

- 3 néon rosa

- 3 guppys

- 4 espadas

Vou seguir o teu conselho e vou fazer umas TPA nos próximos dias.

 

Obrigado!

Editado por barony
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de os testes estão bem tem muito que se lhe diga...

 

1º Nunca confies nos lojistas, a maior parte só quer vender. não me acredito que esteja tudo bem com 2 semanas de ciclo.

 

2º O que tens dentro do filtro?

 

3º Tenho quase a certeza que tiveste um pico de amonia.

 

4º tens agitação na superfície da agua para existirem trocas gasosas?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o aquário que tens, não estas com excesso de peixes, mas foram metidos de uma forma rápida demais para o tempo de aquário( devias ter metido uns 3/4, passado uma semana mais uns 3 e assim sucessivamente).

Depois dá mais dados sobre o filtro. Aproveita e compra um acelerador biológico, para ajudar o aquário a ter bactérias suficientes ee vai fazendo as tpas, para evitar novo pico de amonia.

Os testes de amonia, nitratos e ph são obrigatórios para quem tem um aquário, só assim podes saber os problemas existentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de os testes estão bem tem muito que se lhe diga...

 

1º Nunca confies nos lojistas, a maior parte só quer vender. não me acredito que esteja tudo bem com 2 semanas de ciclo.

 

2º O que tens dentro do filtro?

 

3º Tenho quase a certeza que tiveste um pico de amonia.

 

4º tens agitação na superfície da agua para existirem trocas gasosas?

 

Olá CyberJ e Alvarenga,

 

obrigado pelas respostas.

Vou então ter mais cuidado com isso dos testes e vou comprar uns para poder eu controlar os valores em casa.

No filtro tenho uma esponja preta, que foi o que veio com o aqua. Quanto à agitação, não tenho porque na loja disseram que não era necessário, uma vez que tenho plantas naturais. Será melhor comprar uma bomba?

Vou também comprar um acelerador biológico.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece a bomba, tens de posicionar o filtro de maneira a que agite um pouco a agua a superfície. As plantas ajudam mas não a quantidade que tens...

 

A esponja não e um bom filtro biológico, o ideal e retirares metade e colocar cerâmicas muito porosas e de preferencia pequenas, pois o teu filtro não e grande.

 

O acelerador só depois de teres cerâmicas, pois antes disso acho que não vale a pena.

 

Para ja TPAs de 20% dia sim dia não para não teres mais picos de amónia ou nitritos.

 

Relativamentes aos testes, visto a Tróika não perdoar, compra só o de amónia e nitritos, e de preferencia em gotas, pois as tiras não são grande coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

 

Cála-te Jorge!!!!!!

 

Ou não!!!

Mas com calma... inspira... expira....

 

Primeira pergunta: Qual é o pH da tua água?

 

Pois, eu sei que pode parecer estúpida, mas como vejo peixes de águas alcalinas com peixes de águas ácidas...

 

Segunda pergunta: Como.., (ok, não faço para não ser bruto).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece a bomba, tens de posicionar o filtro de maneira a que agite um pouco a agua a superfície. As plantas ajudam mas não a quantidade que tens...

 

A esponja não e um bom filtro biológico, o ideal e retirares metade e colocar cerâmicas muito porosas e de preferencia pequenas, pois o teu filtro não e grande.

 

O acelerador só depois de teres cerâmicas, pois antes disso acho que não vale a pena.

 

Para ja TPAs de 20% dia sim dia não para não teres mais picos de amónia ou nitritos.

 

Relativamentes aos testes, visto a Tróika não perdoar, compra só o de amónia e nitritos, e de preferencia em gotas, pois as tiras não são grande coisa.

 

Mais uma vez obrigado pela excelente ajuda CyberJ. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a primeira coisa que deves fazer quando tens os peixes na superficie com uma respiração ofgante é fazer uma troca de agua de 20% +/-, deves ter sempre a mão sera aquatan, sera bio-nitrivec, sera toxivec, para adicionar na agua. Depois entao vais deixar os peixes acalmar. Normalmente quando temos um aquario pela primeira vez temos a tendencia de por comida a mais porque vemos os peixe a vir na nossa direcçao cada vez que nos aproximamos do aquario. Quando fazes uma TPA, deves tentar sempre lipar o fumdo aquario. Depois dos peixe calmos fazes os testes, para ver o que pode estar mal.

Quanto a lojas procuras uma boa loja de aquariofilia, felizmente temos muitas ca em portugal, que vais ser bem orientado, porque se for uma boa loja vai-te ajudar, mas como é logico ninguem trabalha para aquecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

 

Cála-te Jorge!!!!!!

 

Ou não!!!

Mas com calma... inspira... expira....

 

Primeira pergunta: Qual é o pH da tua água?

 

Pois, eu sei que pode parecer estúpida, mas como vejo peixes de águas alcalinas com peixes de águas ácidas...

 

Segunda pergunta: Como.., (ok, não faço para não ser bruto).

 

???????????????????????????????????????????????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a primeira coisa que deves fazer quando tens os peixes na superficie com uma respiração ofgante é fazer uma troca de agua de 20% +/-, deves ter sempre a mão sera aquatan, sera bio-nitrivec, sera toxivec, para adicionar na agua. Depois entao vais deixar os peixes acalmar. Normalmente quando temos um aquario pela primeira vez temos a tendencia de por comida a mais porque vemos os peixe a vir na nossa direcçao cada vez que nos aproximamos do aquario. Quando fazes uma TPA, deves tentar sempre lipar o fumdo aquario. Depois dos peixe calmos fazes os testes, para ver o que pode estar mal.

Quanto a lojas procuras uma boa loja de aquariofilia, felizmente temos muitas ca em portugal, que vais ser bem orientado, porque se for uma boa loja vai-te ajudar, mas como é logico ninguem trabalha para aquecer.

 

Obrigado pela ajuda Limarick!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

???????????????????????????????????????????????

 

Isso significa que nem sabes o pH da tua água?

Ou a tua água também não tem disso (não serias o primeiro)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso significa que nem sabes o pH da tua água?

Ou a tua água também não tem disso (não serias o primeiro)?

 

Não sei porque é que é essa "esperteza" toda... Posso não perceber muito de aquários (e não tenho problema nenhum em assumir isso) mas se calhar a química dou-te 10-0. Se quiseres discutir pH, pOH, soluções tampão, concentração de H3O+ no equilíbrio, etc, é só dizer... Pode ser que os papéis se invertam ("ok, não continuo para não ser bruto")...

A minha resposta ao teu post foi porque não percebi o teu sarcasmo. Este fórum serve também para ajudar quem está agora a começar (como eu), e a prova disso foram as rápidas e úteis respostas que recebi. Se calhar cometi erros básicos, mas se o fiz foi porque não sabia, e a tua ironia perante o meu problema não é, de certeza, a melhor maneira de eu corrigir os meus erros. Da minha parte agradeço o tempo que dispensaste com o meu post, mas se não queres ajudar peço-te para pelo menos não vires atrapalhar!

 

Peço desculpa aos restantes utilizadores do fórum pelo desabafo, mas a paciência tem limites.

Editado por barony
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste de ph é obrigatório para qualquer aquário, digam o que dizerem. Principalmente nos primeiros tempos do aquário. A escolha dos peixes deve ser de acordo com o ph deles. Eles podem sobreviver noutro ph, mas vão apenas sobreviver.

Numa montagem existem várias coisas que podem correr mal e criarem problemas de ph, que pode ser fatal para os peixes, desde do areão a uma pedra a uma determinada decoração, portanto é essencial, saberes o ph do teu aquário e o ph de tua casa.

Isso não altera nem envolve o teu problema de momento que é aparentemente um pico de amónia no aqua, mas pode trazer-te outros dissabores futuramente.

O sarcasmo do jorge, não tem haver com o teu desconhecimento, mas sim com o aconselhamento de não ser importante.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sarcasmo do jorge, não tem haver com o teu desconhecimento, mas sim com o aconselhamento de não ser importante.

 

Sarcasmo (do grego antigo σαρκασμός "sarkasmos" ou "Sarkázein"; Sarx=“carne” Asmo= queimar “queimar a carne”) designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe. A origem da palavra está ligada ao facto de muitas vezes mordermos os lábios quando alguém se dirige a nós com um sarcasmo mordaz.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarcasmo

 

 

O teste de ph é obrigatório para qualquer aquário, digam o que dizerem. Principalmente nos primeiros tempos do aquário. A escolha dos peixes deve ser de acordo com o ph deles. Eles podem sobreviver noutro ph, mas vão apenas sobreviver.

Numa montagem existem várias coisas que podem correr mal e criarem problemas de ph, que pode ser fatal para os peixes, desde do areão a uma pedra a uma determinada decoração, portanto é essencial, saberes o ph do teu aquário e o ph de tua casa.

Isso não altera nem envolve o teu problema de momento que é aparentemente um pico de amónia no aqua, mas pode trazer-te outros dissabores futuramente.

 

 

Concordo mas não completamente, logo à partida a maioria dos peixes que compramos são de cativeiro e custa-me a crer que mantenham a água igual ao habitat original. depois o ph não é um valor estável, basta teres adição de co2 durante o período diurno para haver flutuação do ph. Depois creio haver outros valores tão importantes como o gh e o kh e ainda a condutividade da água. Não quer isto dizer que possam coexistir malawis e escalares, por ex. Mas permite que guppy e neon vivam, ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desfazendo a importância do PH pessoal... Mas, penso que é mais difícil um peixe adaptar-se a temperaturas diferentes do que PHs diferentes! Ninguém fala na temperatura? Ou não pertence aos parâmetros críticos de um aquário comunitário estável?

 

Just asking...

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo mas não completamente, logo à partida a maioria dos peixes que compramos são de cativeiro e custa-me a crer que mantenham a água igual ao habitat original. depois o ph não é um valor estável, basta teres adição de co2 durante o período diurno para haver flutuação do ph. Depois creio haver outros valores tão importantes como o gh e o kh e ainda a condutividade da água. Não quer isto dizer que possam coexistir malawis e escalares, por ex. Mas permite que guppy e neon vivam, ou não?

 

Relativamente a variação do ph é claro que existe com adições de co2, mas um aquário não passa de alcalino para acido, de maneira a ter espécies em ambientes totalmente diferentes.

Acho importante quem está a iniciar ter esta nocção, para não achar um disco muito bonito e meter num aqua com ph de 7,8 por exemplo, e quem esta a iniciar muitas vezes só olha para a beleza dos peixes. Certas espécies é indiferente o ph, pois são criados em águas neutras, e ganham um grande leque de tolerância,mas quem esta no inicio do hobby não sabe quais são essas espécies, e grande parte das lojas também não ajudam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desfazendo a importância do PH pessoal... Mas, penso que é mais difícil um peixe adaptar-se a temperaturas diferentes do que PHs diferentes! Ninguém fala na temperatura? Ou não pertence aos parâmetros críticos de um aquário comunitário estável?

 

Just asking...

 

Cumps ;)

 

Boas mad&mor, tens razão que é importante a temperatura tal como o ph, gh, kh, etc, etc. Por isso é que é essencial que se faça um bom acondicionamento da fauna antes de entrarem para o aquário para que todas as diferenças de ambiente sejam amenizadas, não é chegar da loja e despejar o peixe para dentro do aquário.

 

Relativamente a variação do ph é claro que existe com adições de co2, mas um aquário não passa de alcalino para acido, de maneira a ter espécies em ambientes totalmente diferentes.

Acho importante quem está a iniciar ter esta nocção, para não achar um disco muito bonito e meter num aqua com ph de 7,8 por exemplo, e quem esta a iniciar muitas vezes só olha para a beleza dos peixes. Certas espécies é indiferente o ph, pois são criados em águas neutras, e ganham um grande leque de tolerância,mas quem esta no inicio do hobby não sabe quais são essas espécies, e grande parte das lojas também não ajudam.

 

Apoiado, por isso é que forums especializados como este existem e que os mais experientes possam ajudar quem aqui vem pedir ajuda.

 

Em relação ao problema do autor deste tópico eu com base nos dados existentes também aposto num pico de amónia provocado pela entrada simultânea de muitos peixes num aquário recém-montado e com uma filtragem que me parece muito fraca. Eu sinceramente fico em brasa sempre que alguém entra numa loja de animais e sai de lá com um daqueles kits de aquário que somente servem para matar os peixes e assim voltarem à mesma loja e comprarem mais peixes e assim sucessivamente sempre muito mal aconselhados. Por isso eu faço um apelo a quem nos lê e dirijam-se a uma boa loja de aquariofilia, de certeza que saem de lá muito melhor servidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, vou dizer uma coisa por mera curiosidade, sabiam que, as lojas, pelo menos a ornimundo, comercializa globos, certo? CERTO! MAS!... São obrigados a desconselha-los! E esta hein? Ao menos isso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais