1º Aqua - 40L


Ric@rdo

Recommended Posts

  • Replies 139
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A fauna não afeta. Estas a pensar em arranjar caracóis? Tenho planorbis rosa e alguns castanho. Se quiseres manda-me mp!

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Como vai o combate às algas? Espero que já esteja melhor! Volto a lembrar que se quiseres os caracóis para te ajudar manda mp

Posta fotos...

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Ricardo,

Está muito bonito... Parabéns... Qual é a fauna?

O meu também está diferente ehehe.Uma pergunta essa tua planta às riscas brancas tem se dado bem? Ela cresce? Tenho uma parecida e não sei se vai vingar

Continuas com o CO2 caseiro?

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

Está muito bonito... Parabéns... Qual é a fauna?

O meu também está diferente ehehe.Uma pergunta essa tua planta às riscas brancas tem se dado bem? Ela cresce? Tenho uma parecida e não sei se vai vingar

Continuas com o CO2 caseiro?

Cumprimentos,

Pedro Sousa

 

Boas Pedro,

 

A fana actual é:

- 1 Colisa Lalia (M)

- 8 Neons

- 4 Corydoras

- 1 Flying Fox

- 6 Guppys (2M + 4F)

 

 

Sim, continuo com o CO2 caseiro.. Apesar das limitações que oferece, a experiência tem sido positiva! Iniciei hoje com a receita da gelatina, vamos lá ver como corre!! As minhas anteriores receitas duravam cerca de 15 dias, deixava o CO2 continuo durante o período da noite e até ao momento nunca tive problemas. Nunca verifiquei flutuações de Ph ou outras alterações significativas. Dada a inflexibilidade de horários não consigo colocar e retirar o CO2 de acordo com o fotoperiodo...

 

Quanto à planta de riscas brancas, quando a tentei identificar aqui no forum disseram que não se tratava de uma planta aquática contudo deixei-a estar e aguardei para ver o que efectivamente lhe acontecia. Reparei que começou a criar raiz e fixar-se.. Neste momento está agarrada a uma rocha à semelhança das anubias e tem crescido significativamente. Daqui a um tempo julgo que consigo retirar 1 ou 2 pés.

Editado por Ric@rdo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a planta de riscas brancas não será uma Hygrophila sp Spotted???

É semelhante, mas julgo não ser essa. Vou tentar descobrir entretanto o nome dela.

 

Parece que a experiência com a receita da gelatina não correu bem... Inicialmente começou a deitar bolhas em pequena quantidade e por isso aumentei as doses de fermentos bicarbonato... Mas hoje já não há libertação de bolhas!! Para a preparação de geltina utilizei 1L de água + 4 saquetas de gelatina + 300g de açucar... Deixei solidificar de um dia para o outro e depois adicionei 1 saqueta de fermento (vahine) + 1 colher de sopa de boarbonato + 25g de açucar para iniciar o processo!! Como o resultado não era o esperado dobrei a dose de fermento e bicarbonato... Contudo o resultado é nulo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu estou a usar o Excel da Seachem como fonte de CO2... Como tenho plantas de baixa manutenção é só para ajudar a um crescimento mais rápido e saudável.

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu estou a usar o Excel da Seachem como fonte de CO2... Como tenho plantas de baixa manutenção é só para ajudar a um crescimento mais rápido e saudável.

Cumps

Também já pensei utilizar um kit de CO2. Mas estava a evitar inteoduzir mais um módulo dentro do aquario e reduzir custos... Mas vou ter de analisar melhor para ver o que compensa efectivamente. Com as receitas anteriores estava a ter resultados positivos e era económico... Esta experiência com a gelatina é que não está a correr como esperado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo com o problema do CO2... A receita da gelatina não funciona!!! Tenho de voltar à receita anterior!!! Daqui a nada as plantas já se começam a sentir... Não percebo o que se passa!!

 

Também não consigo editar o titulodo tópico!! Alguém sabe dar uma dica!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que a fittonia​ se foi!! Estava-se a desenvolver muito bem, mas apareceu completamente destruída! Não sei o que se passou no aqua, mas as folhas desapareceram todas, só ficou o caule. E não foi a única planta a desaparecer!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aventura do CO2 continua...

 

Ontem como não conseguia obter resultados com a receita da gelatina, decidi voltar à antiga receita... Retirei a da gelatina, tapei, deixei na rua para depois deitar fora e coloquei a nova receita...

 

Conclusão...

 

Hoje de manha a receita tradicional ainda não deitava bolhas... E quando vim à rua reparei que a garrafa da gelatina estava bem "inchada"... Lol

Troquei novamente a garrafa, fiz novo sistema e utilizei um difusor de madeira!! Funcionou quase de imediato e deita bolhas bem pequenas, o que é óptimo!! Tenho de começar a pensar é em controlar o CO2 com o fotoperiodo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a saga das algas continua!!

 

Pensava eu que já tinha o total controlo das algas, ao qual sou surpreendido com o reaparecimento das mesmas...

 

Tinha adoptado as seguintes medidas:

- Tratamento com Alfovec;

- Redução do fotoperiodo para 6 h/dia;

- Aumento da flora para maior consumo dos compostos azotados;

- TPA's semanais e com água engarrafada, visto que a da rede poderia trazer nitratos/ fosfatos;

 

Os parâmetros da água estão todos óptimos!!

 

Não consigo perceber de onde surge o desiquilibrio e que medidas tomar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não estou a perceber o porquê disso acontecer. As plantas de crescimento rápido (cambobas e foxtail) e as plantas flutuantes são excelentes para remover nutrientes em excesso. Tenta arranjar algumas. O comer também pode ser um problema pois alguns podem ter nitratos e fosfatos. Começa a deitar comer de forma económica e uma vez ao dia só. Tenta arranjar mais comedores de algas como ottos e caridinas japónicas que são os mais indicados para o teu aquário. Já experimentas-te usar o Seachem excel, ele não é nenhum algicida mas sim uma fonte de carbono líquido e uma outra substância que ajuda as plantas a absorver melhor os nutrientes. Também não deixes de fertilizar... Qual a iluminação que tens? Penso que 6h está bom.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de te dizer que se pusseres camarões no aquário não podes usar o algovec pois é tóxico para eles. Existem águas engarrafadas com nitratos por isso está atento. Nitratos sempre entre 10 e 15.

Eu já tive algas filamentosas e com a ajuda dos meus caracóis e ottos consegui combate-las. Também tive green spots no vidro traseiro. Geralmente estas algas são originadas pela falta de fosfatos, que a partir do momento que comecei a fertilizar com Sera NPK drops (fertilizante de macros, enquanto que o florena e florenette é de micros) desapareceram. Agora uso Excel para ajudar no crescimento das plantas.

Cumprimentos

P.S.: posso arranjar-te caracóis se quiseres

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compreendo mesmo o que se anda a passar!! Já tentei todas as estratégias e mais algumas (TPA´s, Algovec, reduzir alimentação, reduxir o fotoperiodo, ...) e não consigo controla-las!! Tive o cuidado de ver os constituintes da água engarrafada que compro para evitar adicionar mais nitratos/ fosfatos. Não adicionei NPK, porque normalmente os aquas em equilibro geram esses elementos!! As plantas crescem de forma saudável, algumas já atingiram o topo da água e estão a necessitar de poda...

 

A iluminação que tenho é uma fluorescente de 11W de 6400K. Isto pode ser um problema, mas também até ao momento não tenho grandes alternativas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, julgo que tens que equilibrar a relação CO2, fertilização e Luz. Normalmente o que mais acontece é CO2 com oscilações.

Pelo que tenho lido o que origina as algas é falta de algum nutriente.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

ERROS COMUNS:

 

 

Nunca baixar dose de fertilização.

O fotoperíodo nos aquas novos não deve exceder máx. 6h

A fauna gera aproximadamente 25% de macro Nutrientes.

CO2 a bombar até o aqua parecer coca-cola, um extintor no forúm custa 15€ basta ires a um socateiro e ele aranja-te um manómetros e uma solenóde. Além disso enches um extintor por 9€ + iva (2kg)

 

Eu fertilizo um nano de 16l....... díficil de manter segundo alguns com cuba e blyxas e faço

 

Fertilização: EI(pelo menos sabes que a deficiência não é dos nutrientes uma vez que se baseia no excesso)

 

3x micros semana 2 ml (recomendado 1ml-10l)

3xmacros semana 2 ml (recomendado 1ml-10)

Fotoperíodo 6h (7h quando podo ou faço tpa porque afasto a luz)

CO2 1,5 bolhas segundo

TPA Semanal de 50%

 

 

 

Cortar nunca é solução.... li o tópico na diagonal mas é geral.

Aumenta o máx. que puderes o CO2 e improvisa....

Ex: lampada economizadora 20w 1100 lúmens deve complementar....

Basta isolares o casquinho e cola-lo á tampa com cola quente.... tenho isso num também

 

 

Abraço Espero ter Ajudado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, julgo que tens que equilibrar a relação CO2, fertilização e Luz. Normalmente o que mais acontece é CO2 com oscilações.

Pelo que tenho lido o que origina as algas é falta de algum nutriente.

Cumps.

 

 

Com um sistema DIY e as receitas caseiras é muito frequente haver oscilações de CO", é possível que seja o motivo para o aparecimento de algas!!

Mas pelo que tenho visto aqui no forum é mal geral... lol

 

ERROS COMUNS:

 

 

Nunca baixar dose de fertilização.

O fotoperíodo nos aquas novos não deve exceder máx. 6h

A fauna gera aproximadamente 25% de macro Nutrientes.

CO2 a bombar até o aqua parecer coca-cola, um extintor no forúm custa 15€ basta ires a um socateiro e ele aranja-te um manómetros e uma solenóde. Além disso enches um extintor por 9€ + iva (2kg)

 

Eu fertilizo um nano de 16l....... díficil de manter segundo alguns com cuba e blyxas e faço

 

Fertilização: EI(pelo menos sabes que a deficiência não é dos nutrientes uma vez que se baseia no excesso)

 

3x micros semana 2 ml (recomendado 1ml-10l)

3xmacros semana 2 ml (recomendado 1ml-10)

Fotoperíodo 6h (7h quando podo ou faço tpa porque afasto a luz)

CO2 1,5 bolhas segundo

TPA Semanal de 50%

 

 

 

Cortar nunca é solução.... li o tópico na diagonal mas é geral.

Aumenta o máx. que puderes o CO2 e improvisa....

Ex: lampada economizadora 20w 1100 lúmens deve complementar....

Basta isolares o casquinho e cola-lo á tampa com cola quente.... tenho isso num também

 

 

Abraço Espero ter Ajudado

 

Obrigado pela ajuda... Eu extintor até tenho cá em casa, que os meus caes fizeram-me o favor de roer o tubo e inutilizaram a botija que tinha!! Mas como adaptar o extintor de incendio para poder encher com CO2? onde posso encher a botija?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Extintor de incêndio é fácil de encontrar, Mas podes sempre comprar numa casa de extintores.

Qualquer extintor normal dá, desde que seja de neve carbónica, devido á norma europeia as roscas são todos ou quase todas din 477, o extintor é barato, o mais caro será mesmo o manómetro e a válvula solenóide.

 

Sem queres fazer publicidade eu encho o meu na segurfogo em gaia, há uma casa destas em sintra também.

Mas há mais empresas basta procurares no google.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho uma aquário de 60l brutos que está a ciclar à 1semana no qual tenho o filtro da Sera 60l que já foi aqui referido. Referem no em cima que terá a capacidade de 380l/h contudo no site a baixo fala em 100l/h. Podem esclarecer?

http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/filtro-interno-2628/product/sera_fil_60.html

 

 

Já agora, lindo aqua! Parabéns!

 

Obrigado

Cpts

JM Markes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho uma aquário de 60l brutos que está a ciclar à 1semana no qual tenho o filtro da Sera 60l que já foi aqui referido. Referem no em cima que terá a capacidade de 380l/h contudo no site a baixo fala em 100l/h. Podem esclarecer?

http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/filtro-interno-2628/product/sera_fil_60.html

 

 

Já agora, lindo aqua! Parabéns!

 

Obrigado

 

Antes de mais obrigado...

 

É pergunta pertinente e que nunca me tinha chamado à atenção. Na embalagem faz referência a uma capacidade de 380 L/h, contudo na informação técnica do site vem de facto os 100 L/h!! Contudo na fica técnica do livro de instruções mantém os 380L/h para o SERA fil 60 e 700L/h para o SERA fil 120. Contudo estes 380 são inferiores, por que quando se muda as matérias filtrantes e estas começam a reter partículas o caudal baixa.

 

Mas para 60L talvez tivesse optado pelo SERA fil 120 ou outro com maior capacidade de filtragem.. procuraria ter cerca de 10x a capacidade do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.