Baixar de 1.030 para 1.025


Recommended Posts

Boas,utilizo agua natural no meu aqua,mas como muita gente,o primeiro instrumento que adquiri para medir a densidade foi um densimentro que me acusava a agua a 1.025,acabei por amealhar uns trocos e comprar um refractometro e assustei-me ao descobrir que a agua natural está a 1.030 o que é obvio torna a agua do aqua no mesmo valor,já tenho o aqua há cerca de 6 meses e até á data nunca tive qualquer problema com os vivos,mas daqui para a frente pretento "destemperar" a agua natural com agua de osmose,´só não sei qual a regra de litros para fazer a mistura para que ronde os 1.025,neste momento faço TPA´s quinzenais de 40 litros,já fui substituindo agua aos poucos e de momento encontra-se nos 1.028,amanhã vai mais uma deslavagem na agua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois lá terá de ser,mas tenho outra preocupação que é os niveis de KH e PH,a agua natural vem com KH a 6 e PH a 8,estou com medo de ao fazer a mistura de alterar os valores do KH o suficiente que me faça baixar o PH,só tenho corais moles,por isso não me preocupo com o KH baixo,o PH é que me preocupa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sou de Lagos e pelos vistos a agua por cá anda nos 1.030 e kh a 6,gostaria de saber se alguem tem experiência na diluição da agua natural e os valores finais de kh e ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não falar que iria diminuir os outros elementos existentes na agua,tal como magnesio calcio e afins,pergunto se haverá algum problema em manter o aqua com uma densidade destas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem me parece algo elevado,mas a própria agua natural já vem assim,calculo que no mar não cause problemas aos animais,mas num ambiente fechado já tenho as minhas duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem me parece algo elevado,mas a própria agua natural já vem assim,calculo que no mar não cause problemas aos animais,mas num ambiente fechado já tenho as minhas duvidas.

Boas

Os valores no meio natural podem variar muito e existem locais como o mar morto, que tem uma densidade de 1040 e o mar Báltico com 1000.

 

O valor que tem a água que recolhes, pode ser devido á pouca chuva que tem ocorrido e consequente aumento da evaporação da água, o que faz elevar esses valores.

 

Nos aquários, optamos por um meio termo, por volta de 1025, até porque é mais ou menos os valores encontrados nos locais dos peixes que temos no nosso aquário.Para além disso, permite uma margem de erro superior quer seja para cima ou para baixo.

 

Não sendo grave os teus valores, podes começar a adicionar lentamente água doce(osmose) á mesma temperatura, até atingir os valores que queres Por exemplo, hoje está a 1030 e daqui a dois dias passa a 1029 com a adição da água. Isto para não criar stress nos seres vivos.Se por acaso fosse para subir o valor, teria que ser ainda mais de vagar essa mudança.

 

Quando se usa água preparada com sal, os valores kh e Ph dependem da qualidade desse sal, mas entre 8 a 10 kh e 8,0 a 8,4 de pH, seriam os ideais.

A quantidade de sal a adicionar a 1LTde água de osmose a 25cº é de 33 grs, sendo que isso dá uma densidade entre 1024 a 1025. :alberteinstein:

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,sem duvida que é uma excelente explicação da tua parte,mas a minha preocupação está na diluição dos elementos da agua natural ao adicionar agua de osmose,tipo baixas de kh que possam infuenciar o ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,sem duvida que é uma excelente explicação da tua parte,mas a minha preocupação está na diluição dos elementos da agua natural ao adicionar agua de osmose,tipo baixas de kh que possam infuenciar o ph.

 

Boas

Se a adição for lenta e dividida em vários dias isso não é motivo para preocupação. Se fazes Tpas de 40 lts, significa que o aquário não é assim tão pequeno, logo a minha sugestão é retirar por exemplo 1 lt de água por dia e substituir por água doce.

 

Podes ainda adicionar essa água com Kalk(Hidróxido de calcio) para ajudar a manter ou subir um pouco esses valores...

http://www.reefforum.net/view.php?pg=ocalcioeaalcalinidade

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,já atingi os 1.026,penso que está bom,mas como é obvio os valores de kh baixaram e os de cálcio tambem,a agua de origem trazia calcio a 380 e neste momento está nos 320,não me preocupo muito porque só tenho moles,penso que não os prejudique,o que notei foi o escumador fazer menos espuma,sei que a salinidade tem interferência com o trabalhar do escumador,mas não pensei que mexesse com ele de modo a se notar visivelmente.Em ultimo caso terei de adicionar kalk,como posso fazer isso na agua de reposição??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,já atingi os 1.026,penso que está bom,mas como é obvio os valores de kh baixaram e os de cálcio tambem,a agua de origem trazia calcio a 380 e neste momento está nos 320,não me preocupo muito porque só tenho moles,penso que não os prejudique,o que notei foi o escumador fazer menos espuma,sei que a salinidade tem interferência com o trabalhar do escumador,mas não pensei que mexesse com ele de modo a se notar visivelmente.Em ultimo caso terei de adicionar kalk,como posso fazer isso na agua de reposição??

Boas

É estranho o valor de cálcio estar baixo junto com o do kh!!

A salinidade tem influência no escumador e este pode necessitar de ser afinado por esse motivo.Assim como a carga orgânica que existe no aquário ter baixado e parecer que o escumador não está a funcionar correctamente.

Ajudava se colocasses o valor do kh e do magnésio assim como o escumador e a litragem do aquário :naughty:

 

Podes adicionar 2 colheres de hidróxido de calcio em 5 litros de água e deixa repousar até ficar só a agua cristalina á superfície.Caso uses reposição automática, adiciona essa água ao depósito. Se não, a forma mais fácil é marcar primeiro na sump o nível de água que tem a densidade de 1026. A seguir deixas evaporar a água durante um dia ou mais, mas vais medindo sempre, até atingir por exemplo 1025 e marcas na sump. Agora já sabes que quando atingir a segunda marca, já podes adicionar kalk até ao valor a primeira marca,Se não for assim corres o risco de baixar a salinidade ao adicionar kalk sem controlo.(Atenção que essa adição deve ser gota a gota e de preferência á noite que o pH é mais baixo).

 

Eu pessoalmente uso uma garrafa de 1lt com uma torneira de plástico,(daquelas que se colocam nas mangueira do ar) colada na tampa. :sorry:

Para aumentar o kh, podes adicionar bio cálcio http://www.google.co...29,r:0,s:0,i:66 que vai ajudar a elevar o cálcio também, ou bicarbonato de sódio diluído em água e adicionar lentamente, mas correndo o risco de baixar ainda mais o cálcio se for adicionado muito rápido e os valores de kh passarem para 12 ou 13 dkh.Neste caso deves medir os valores conforme vais adicionando. A quantidade é uma colher de chá para 100lts de água que vai aumentar o valor de 1 dkh.

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho adicionado outro produto do género do biocálcio mas de outra marca,assim tenho mantido os valores dentro do normal,o kh agora está a 10,o escumador é um deltec mce 600 e o aquário é de 200 ltrs,já utilizei bicarbonato de sódio mas tem tendência a subir o ph tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tens o kh a 10 já está melhor, se o cálcio subiu também...

Existe uma formula para calcular o equilibrio entre o calcio e a RA(reserva alcalina)

 

Calcio(mg/l) = 20 X RA(meq/l) + 360

 

Sendo que 1 meq=2.8

Meq(miliequivalentes)

 

Para transformar RA dada em KH em Meq /l basta dividir por 2,8

 

 

Exemplo 1: Eu tenho o cálcio a 440 e o kh a 9 e quero saber se a minha reserva alcalina está correcta, então...

 

440=(20x3.21(meq)+360) , sendo que..

440=424

Neste caso eu tenho a RA ligeiramenta abaixo do valor do cálcio(valor aceitável)

 

Exemplo 2:

 

Cálcio a 380 e RA a 10...

 

380=20x3.57meq+360

380=431

Cálcio inferior ao valor da RA

Neste caso,existe um desequilíbrio entre o cálcio e a RA e o que devemos fazer é aumentar o cálcio usando por exemplo Cloreto de Cálcio até equilibrar os valores.Só depois é que podemos usar normalmente o Kalk .

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calculos malucos esses :) mas são formulas muito uteis,sim o kh aqui subiu e o escumador já está a espumar bem,o melhor é apontar esta info toda em algo :)

Obrigado pela ajuda e pelo excelente esclarecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais