DUVIDA - TPA´S com JBL in & out


Recommended Posts

Boas,

 

Alguém possui ou já viu trabalhar ao vivo este "gadjet" o objectivo é facilitar as tpa´s, actualmente já uso mangueira para encher mas despejar é balde a balde e com isto se funcionar a remoção da água é directa para o lavatório também, menos levantamento de pesos (baldes) e dores de costas :)

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente testei hoje :smile2:

 

Comprei apenas a peça que se liga à torneira pois fica muito mais barato. O adaptador e a mangueira foram adquiridos à parte. O KIT completo da JBL é uma fortuna.

 

Eu tenho 12m de mangueira, o que faz com que o processo de remoção de água seja bastante lento. Estava com um bocado de receio, pois li que este tipo de sistemas apenas tirava a água com a torneira aberta - falso - é necessário ter a torneira aberta até que a água chegue do aquário à torneira, depois, podemos fechar que a água continua a sair.

 

Para mim o maior problema de meter a água directamente da torneira para o aquário é o cloro. Usei o Nutrafin AquaPlus. Vamos ver se não tenho problemas.

 

Prós - Acabaram os baldes e água espalhada por todo o lado. Prático e confortável.

Contras - Eventuais problemas com o cloro por meter água directamente da torneira. Processo de remoção de água lento. Preço alto se adquirirmos o KIT completo.

 

Em resumo: Aconselho vivamente,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado era mesmo uma experiencia prática que queria ouvir.

 

O preço na nete fica-me com kit completo por 43€, cá já vi a 83€... vale a pena importar :)

 

Quanto a cloro eu meto o anti-cloro sempre antes e já uso mangeuira para encher e nunca tive problemas mas tb tenho um peixito ultra resistente... um oscar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estava com um bocado de receio, pois li que este tipo de sistemas apenas tirava a água com a torneira aberta - falso - é necessário ter a torneira aberta até que a água chegue do aquário à torneira, depois, podemos fechar que a água continua a sair.

 

 

 

Deve ser o único...

Ou então tem o aquário (ou a ponta da mangueira no aquário) mais alto que o nível da torneira. A não ser que a gravidade tenha mudado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser o único...

Ou então tem o aquário (ou a ponta da mangueira no aquário) mais alto que o nível da torneira. A não ser que a gravidade tenha mudado....

 

Fui medir...

Se colocar a ponta da mangueira a meio do aquário, fica a cerca de 100cm. A torneira está mais ou menos à mesma altura. O que é certo, é que a torneira esteve sempre fechada.

 

Mas como eu disse a água sai muito lentamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mas o a ponta da mangueira no aquário estiver mais baixa que a torneira... népias!

Nem devagar! Só mesmo com a torneira aberta para fazer vácuo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agora para fazer as tpa's estou a pensar em fazer com bombas, como a água da minha casa não tens bons níveis de ph etc... costumo ir buscar a casa da minha avó 10/20l assim é só colocar a bomba dentro do garrafão e encher :D.

 

1e7f852288e6fe2237f35d8b8c99fb5b.jpg

Editado por Adriano Agostinho

Adriano.

 

CUBE GARDEN 45-P (36l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admito a minha ignorância, mas se assim for estamos sempre a gastar água, certo ? Nesse caso, se eu pretender mudar 50% ou mais, este processo não compensa o gasto.

 

Exactamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me impressionou no Vídeo foi que a função Out não só faz a tpa como ASPIRA O FUNDO(impressionante) . Como sou um anjinho fiquei logo comprador do equipamento. Felizmente o Jorge Ferreira abriu-me os olhos, claro que sem bomba de aspiração resta a "lei do sifão" o que torna impossível aquele nível de aspiração que se vê no Video. As torneiras estão normalmente a 80-100cms do chão, o móvel do aquário tem +/- 75cms, logo a FUNÇÃO DE ASPIRAR O FUNDO É UMA GRANDE TRETA, NÃO É?????

Só se fosse possível colocar uma bomba a meio ou no início do circuito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Eu cá uso uma bomba de retorno, ligada a uma mangueira, mangueira à banheira (mais baixo do que o aquário), assim que a agua chegue à banheira, desligo a bomba, a gravidade faz o resto!

 

E depois? Então, e depois coloco a mangueira na torneira, deixando a bomba onde está no aquario com ventosas, ligo a torneira vagariiiiiiiiinho e adiciono 1 tampa de Prime e Voila! TPA!

 

Problemas? Baixa de Temp. de 1.º C ~1,5º C

 

Cloro? No nosso caso, em 370L, dúvido que o cloro se pronuncie muito ;D Alías, foi adicionado prime! Leituras de Cloro depois de um TPA? 0,05mgl ~ 0,10mgl que tanto! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando bem... se já tenho mangueira que ligo á torneira da wc para encher e um sifão que aspira e despeja a água para os baldes, se meter uma mangueira maior ligada ao sifão que chegue até á WC e pelo menos a sanita está mais baixa que o lavatório, sou capaz de conseguir fazer a limpeza e esvaziamento de forma tão fácil como o enchimento... ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando bem... se já tenho mangueira que ligo á torneira da wc para encher e um sifão que aspira e despeja a água para os baldes, se meter uma mangueira maior ligada ao sifão que chegue até á WC e pelo menos a sanita está mais baixa que o lavatório, sou capaz de conseguir fazer a limpeza e esvaziamento de forma tão fácil como o enchimento... ou não?

 

Sim, se o aquário estiver mais alto que a sanita, a sanita substitui os baldes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.