nelsomsdias Posted October 28, 2012 Share Posted October 28, 2012 boas tenho uma bomba coim o fio descarnado mesmo junto a bomba , logo fica dentro de agua como posso isolar este fio ? nao da pra abrir a bomba ( aqua medic aq 1200 do escumador ) http://imageshack.us/photo/my-images/545/fotografiami.jpg/ como se pode ver nas fotos , o fio de fora esta cortado o que deve permitir entrada de agua na parte interna da bomba, os fios ,dentro do cabo preto exterior, nao estao estragadis, somente o de fora esta alguma cola, silicone, algo que consiga isolar bem isto de modo a poder coloca la dentro de agua ? cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
helio.salgueiro Posted October 28, 2012 Share Posted October 28, 2012 só vejo uma maneira! com silicone!!!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted October 28, 2012 Author Share Posted October 28, 2012 ja pensei nisso mas sera que nao descola?? Link to comment Share on other sites More sharing options...
VitorMT Posted October 28, 2012 Share Posted October 28, 2012 ja pensei nisso mas sera que nao descola?? Eu não arriscava a "brincar" com electricidade e água Embora os peixes não tenham problemas tu podes apanhar um choque.Quando um cabo está danificado, a única solução é trocar por uma bomba nova [URL=http://www.myreefstats.com][/URL] Link to comment Share on other sites More sharing options...
helio.salgueiro Posted October 28, 2012 Share Posted October 28, 2012 é um risco! sempre podes cortar o cabo junto á ficha! e depois compras manga termo-retráctil e aplicas, e depois unes de novo com dado de junção! mas isto se tiveres alguma experiencia com electricidade. Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted October 28, 2012 Author Share Posted October 28, 2012 dificilmente se consegue cortar junto a bomba, pelo local onde esta o fio estragado, ha mais dum mes que descalço apanhava choque, mas calçado nem sentia nada, nem eu nem outras pessoas, alem do silicone nao havera uma soluçao mais eficaz e possivel? cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted October 29, 2012 Share Posted October 29, 2012 Leva a um electricista que ele trata disso! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Oliv. Santos Posted October 29, 2012 Share Posted October 29, 2012 descarga eléctrica pela certa. DEITA FORA E COMPRA NOVO. A vida é muito valiosa. Mesmo que isoles agora vais estar sempre stressado ao contacto com a água!!!!! NÃO VALE APENA Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Carmo Posted October 29, 2012 Share Posted October 29, 2012 Olá... para além de tudo o que foi dito vou acrescentar mais uma informação. Normalmente os cabos das bombas começam a quebrar por causa do efeito da água salgada... o cabo começa a ficar seco e quebradiço ao longo do tempo, até que começa mesmo a expor o interior. O que quero dizer é que mesmo que o conseguisses isolar ele provavelmente iria quebrar noutro sítio qualquer porque esse é um efeito normal. Este mês não compres peixes e troca por uma bomba nova... e tenta manter o cabo da nova o mais direito possível. PS: Também existe algumas diferenças no material dos cabos electricos de bomba para bomba... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Helder_zurc Posted October 29, 2012 Share Posted October 29, 2012 Boas existe 3 soluçoes para o teu problema. 1 arranjas uma mangeira tapas o fundo e enches com uma resina/gel propria que existe para contacto com a agua. igual as que revestem as bombas podendo ter varias cores normal azul ou preto. 2cortas junto a ficha enfias um bom bocado de manga termo retratil e vai vedar. 3 cortas a fichas arranjas uma mangueira que caiba la o cabo com alguma folga enfias o bico da bisnaga de silicone e enches a mangueira ate sair do outro lado. A outra é a compra de uma outra bomba. mas se fizeres uma das de cima com calma fica bem. força nisso Link to comment Share on other sites More sharing options...
helio.salgueiro Posted October 29, 2012 Share Posted October 29, 2012 Continuo a dizer, manga termo-rectratil resolve o problema!!!!! O Helder diz o mesmo! Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted October 29, 2012 Author Share Posted October 29, 2012 Boas Obrigado pelas respostas A manga termo retractil podia funcionar , comprei a , coloquei e continuava a dar choque , retirei a manga e notei que o fio terra e outro estavam tb partidos por dentro dos cabos ( não se vê o cobre mas esta mole e flexível em demasia) Portanto no caso tenho de arranjar outra bomba que esta já era.... De qualquer dos modos parece me que a manga termo retractil ( desconhecia) pode eventualmente ser aplicada com sucesso Com um Pterois de 30 cm não posso descuidar muito o escumador lol Uma vez mais obrigado a todos pelAs dicas, quase todas viáveis Cumps Nelson dias Link to comment Share on other sites More sharing options...
helio.salgueiro Posted October 30, 2012 Share Posted October 30, 2012 Nelsomsdias, Por acaso, não compraste a manga 3 numeros acima do diametro do cabo???? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Helder_zurc Posted October 30, 2012 Share Posted October 30, 2012 boas ja agora esse bomba é de quantos lts hora? Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted November 1, 2012 Author Share Posted November 1, 2012 Olá A bomba era uma aqua medic de 1200 litros hora Comprei a manga correcta para o cabo pois levei a á loja pois a primeira que comprei era pequena e levei de volta pra trocar.... Já agora ( talvez seja melhor abrir outro tópico, penso eu , mas fica a questão ...) o escumador deltec turboflotor 1000 tinha acoplado esta bomba de 1200 l/h ... Como posso saber qual a bomba adequada para este escumador? Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts