1º reef cubo 60 litros (40x40x40)


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Antes de tudo quero dar os meus parabéns ao fórum e a toda a malta que participa nele 5***** :thumbup3:

 

Ando a pensar montar um cubo de 60 litros, vai ser o meu primeiro aquário de água salgada.

Já a várias semanas que ando a ler e a tentar armazenar toda a informação que consigo.

 

Ainda não tenho nenhum material em minha posse, tenho andado a estudar o caso e a estudar as melhores opções tanto em termos de qualidade como em termos monetários.

Eu sei que para primeiro aquário de água salgada o pessoal aqui do fórum aconcelha no mínimo 200l (bem que eu gostava), mas o espaço aqui em casa não me permite, logo optei por um cubo de 40x40x40, ideal para um móvel que tenho.

 

Conto com a vossa ajuda e opiniões nesta grande aventura que para mim vai começar em breve! :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SETUP que estou a pensar usar (ainda está tudo em aberto) se alguém achar que pode ser melhorado... já sabem... disparem as vossas ideias.

 

 

Aquario - Cubo (40x40x40) mais ou menos 64 litros

 

Escumador - TMC V2skim120 Nano

 

Bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h)

 

Iluminação - Aqui preciso mesmo da vossa ajuda.

 

Areia - A volta de 2-3cm (quantos Kg acham que é preciso?)

 

Rocha - 3Kg de rocha viva e mais 4Kg de rocha morta (o que acham? Será muito... será pouco? O que acham?)

 

 

 

 

 

Já li que durante o ciclo não é necessário luz, é verdade?

 

Posso começar o ciclo e deixar a iluminação para o mês seguinte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã vou dar uma volta por algumas lojas (aquaplante e aquahobby), para ter mais algumas opiniões.

 

Enquanto isso fico a espera das opiniões do pessoal aqui do fórum!

 

Quero que este projecto corra mesmo bem, ou pelo menos o melhor possível, mas para isso vou precisar da vossa ajuda!

 

Fico á espera...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me decidi com a ajuda da loja aquahobby (5*****)

 

 

Setup:

 

Aquario - Cubo 40X40X45 (72 litros)

 

Escumador - TMC V2skim120 Nano

 

Bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h)

 

Iluminação - Aqui é que ainda não arranjei nenhuma solução como a medida do cubo é de apenas 40cm não está a ser fácil. (alguém tem alguma ideia?)

 

Areia viva - 4Kg

 

Rocha morta - 4Kg

 

Rocha viva - 1Kg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

As medidas do aqua vão complicar-te muito em termos de iluminação com T5... tens sempre as leds mas são mais caras se forem de boa qualidade.

A solução era fazeres o aqua com 50x50x50... ai era ligeiramente maior o que ajudava na estabilidade e na escolha de equipamentos.

 

Se fosses para colocar uma sump também irias ganhar muito em qualidade de material, principalmente no escumador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os 50cm é impossível, o espaço que tenho para o aquário não o permite. Mas 45x45x45, ainda consigo (sempre são mais uns litrinhos). :dance:

 

Quanto á sump não percebi o que queres dizer, com o ganhar qualidade no material. Desculpa a minha ignorância, mas sabes como é, sou novo nisto e a informação é muita. Queres dizer que com a sump posso pôr um escumador melhor, ou com o mesmo fico a ganhar?

 

Se passar para um cubo de 45x45x45 - 92 litros tenho que mudar alguma coisa no setup?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os 50cm é impossível, o espaço que tenho para o aquário não o permite. Mas 45x45x45, ainda consigo (sempre são mais uns litrinhos).

 

Quanto á sump não percebi o que queres dizer, com o ganhar qualidade no material. Desculpa a minha ignorância, mas sabes como é, sou novo nisto e a informação é muita. Queres dizer que com a sump posso pôr um escumador melhor, ou com o mesmo fico a ganhar?

 

Se passar para um cubo de 45x45x45 - 92 litros tenho que mudar alguma coisa no setup?

boas companheiro

A tua idéia é boa e não tens de alterar nada no teu setup.

Em relação a sump não precisas, visto o teu aqua ser de pouca litragem. para teres sump terias mais gastos e terias de furar o aqua o que é desnecessário.

 

 

Victor

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-_-

 

Com sump tens possibilidade de esconder os equipamentos e tens mais opções em termos de equipamentos... escumador, reactores, limpeza do aqua com sacos filtrantes, etc. Nao necessitas obrigatoriamente de sump mas ajuda.

 

Sent from my HTC Desire using Tapatalk 2

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o sergio com sump ficas muito melhor servido , pois podes utilizar melhor equipamento. e o escumador que estas a pensar em 92 litros nao funciona ja tive essas medidas com esse escumador e esquece la isso nem vale apena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu esta semana em principio, vou ver um cubo(45x45x45) que está á venda em 2ª mão, com sump e overflow.

 

O setup que eu estava a pensar inicialmente, está a ficar completamente alterado (penso que para melhor), mas os preços tb estão a subir. Para ficar com um sistema minimamente funcional, vou ter de ter um pouco mais de calma e ir adquirindo o Setup aos poucos, um mês uma peça, no outro mês mais algumas e por ai fora...

 

Agora quanto ao escumador, não posso usar o deltec na sump? É que no outro dia fui a uma loja que tinha um escumador em 2ª mão e penso que era um deltec.

Editado por miguel sequeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a dar mais uma vista de olhos nos escumadores e estou a pensar no Bubble-Magus - Nac3 (que acham?)

 

Quanto a iluminação estou a pensar numas pll ou nas par 38. Qual destes sistemas me aconcelham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite Miguel Sequeira

Todas essa dúvidas são normais e todos nós já passamos por isto, o importante é ter calma, planerar, e comprar quando tiver a certeza do que quer, para não gastar dinheiro duas vezes.

Se quiser fazer uma visita ao meu simples sistema, escolha o dia e apareça pois tem possibilidade de ver ao vivo algumas asneiras que fiz e assim evita fazê-las. conversamos um pouco e penso que sairá mais ilucidado.

para chegar a Vialonga é só descer a serra.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sr. Afonso

 

Tenho todo o prazer em um dia visita-lo, para conhecer o seu sistema, e aprender mais qualquer coisa, pois estou mesmo no inicio e isso era uma grande ajuda!

 

Obrigado, pelo convite.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a vossa ajuda tenho vindo a mudar o Setup, que estava a pensar adquirir, vou então fazer um refresh do que estou a pensar adquirir.

 

Setup:

 

Aquario - cubo (45x45x45) 91 litros

 

Overflaw -Blau 1500

 

sump - +/- 30 litros

 

escumador - bubble-magus - nac 5

 

Bomba de retorno - EHEIM COMPACT+ 2000 (que acham?)

 

bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h)

 

rocha - estou a pensar só utilizar rocha morta, para durante o ciclo não me aparecerem ''seres'' indesejadas - que acham? (sei que o ciclo demora mais, mas tempo é coisa que não me falta)

 

areia viva - 2 ou 3cm - de quantos kg preciso?

 

iluminação - devido ao tamanho do cubo estou a pensar num sistema pll ou umas Par 38

 

 

 

Continuo á espera da vossa ajuda e opiniões!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse tamanho optava por PLL isto por uma questão de custo. Eu tenho um aquário maior e mesmo assim meti lá PLL.

 

Os contras são a menos vaiadade de espectros e os fefletores das lampadas que tem de ser alterados para uns melhores normalmente.

Mete 1 w por litro de PLL que ficas servido.

 

Se os euros não forem problema então ai optava por LEDS. que são mais economicos a longo prazo e encontra-se calhas pequenas para esse tamanho de aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais