Problema (com Fotos)


Recommended Posts

ola camaradas...

 

ja a um mês que me deparo com um problema nas minhas plantas.

 

nao sei porque mas esta a custar-me passar ou entender a fase das algas, de momento grande parte das plantas estao com as folhas a ficarem pretas como ilustram as fotos e com algas pretas nos rebordos das folhas e tambem tenho green spot.

 

estas ultimas ja sei que é falta de fosfatos utilizo fertelizantes em pó e faço a mistura com agua destilada mas por mais que aumente a gramagem dos fosfatos aquilo nao desaparece.

 

confesso que andei a mexer nas doses de fertelizaçao, utilizava

 

kno3 35g

kh2po 10g

kci 20gm

mgso4 20g ( este ultimamente disseram-me para nao utilizar pois a agua da rede ja continha magnesio suficiente)

 

agora carreguei um pouco mais nos fosfatos (15g) mas isto pras green spot as outras algas (pretas) nao sei mesmo o k fazer.....

 

os macros fertelizo 20mml domingo, terça e quintas e os micros 20mml segundas quartas e sextas, sabado nao fertelizo e domingo faço um TPA de 50%

 

o que me irrita é que acho que o aquario esta bem no sentido de ter

 

180L

filtro sun sun com 1000L/H ( 2x esponja grossa e 1x la de vidro e materias filtrantes)

2x T5 39W (8h dia) mas a calha é compsta por 4 t5 mas so estao essas 2 ligadas

susbstrato fertil + enerte

termostato 200w agua 26ºc

co2 pressurizado sempre com o drop chek amarelo (muito co2)

 

falaram-me que era capaz de ter pouca circulaçao de agua ainda adicionei um wave maker 3000L/h

 

mas o que sera que esta mal? queria tambem se alguem souber que me coloca-se aqui os parametros da agua NO3, fosfatos ferro.... que é aconselhavel ter visto nao saber bem os valores correctos que a água deve ter.... mas aparentemente os testes dao-me valores bons.

 

é sempre uma afliçao a gente querer ver as coisas verdinhas e nao conseguir e ainda por cima esta a aparecer tambem pequenos tufos pretos no substrato ja com tons de verde digo eu devido as green spot ou seja esta tudo a misturar-se.

 

agradeço aos entendidos que me expliquem o que esta mal ficam aqui as fotos nao com muita qualidade mas foi o que se arranjou a maquina nao da mais.

 

PS ja utilizei o exel para matar esses tufos e realmente eles morrem mas depois tornam a aparecer ou seja nao faço mais nada senao andar a comprar "litros" de exel

 

um obrigado a todos e fico a espera que me ajudem

 

á Fernando Mendes.... Beijos e Abraços

 

pa270184.jpg

 

pa270183.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra... se chegar a ter as plantas assim, nem sei o que faço... quer dizer, até que sei, o mesmo que tu, recorro ao fórum para ver se aprendo.

Vamos ver como me safo no meu primeiro plantado!

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a quantidade de membros interessados em ajudar é impressionante...

 

Compreendo a tua frustração...

Eu, por muito que gostasse, não tenho experiência suficiente com plantas para poder ajudar...

Tenho aquários há alguns anos mas adquiri a primeira planta há cerca de um mês e não uso co2 nem fertlizantes...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dassss...

 

O estado a que isso chegou :shock:. Eu equacionava uma nova montagem, essas plantas muito dificilmente irão recuperar.

 

Quanto à tua questão, bons valores de fertilizantes para quem usa o EI (Estimative Index):

 

Semanalmente:

 

Nitratos (NO3): 20 ppm

Potássio (K): 30 ppm

Fosfatos (PO4): 3 ppm

Magnesio: (Mg): 10 ppm

Ferro (Fe): 0.5 ppm

 

Isto é por excesso, nunca vais precisar de mais do que isso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Esqueci-me de referir uma coisa. Se não tiveres plantas saudáveis a consumir os nutrientes vais ter valores altos, pois vais estar a deitar fertilizantes que não são consumidos.

 

Deixo o link para uma foto do meu áqua, onde utilizo as doses que te recomendei: http://img6.imageshack.us/img6/995/img4895r.jpg

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh caro ferreira nem me digas nada pa......

 

as plantas para alem de estarem neste estado têm muitos rebentos novos e bons por isso nao vou perder alias ainda fico com mais.

 

a questao é que nao sei o que se esta a passar será k é da luz? é pa do fertelizante nao pode ser porque eu carrego mesmo nakilo.....

 

digo isto porque notei uma coisa tenhos uns fetos que estao presos num tronco e estao muito proximos da luz e esses estao bem verdinhos e com as folhas muito mais largas do que estes que estao nas fotos e sao todos da mesma especie.

 

a calha como é de 4 t5 e so tenho 2 ligadas passou passaram 8 meses e desliguei as 2 t5 que estavam sempre ligadas e agora liguei as outras 2 t5 que estavam desligadas por isso das lampadas nao me parece....

 

o que eu estou em duvida agora é se as 2 t5 de 39w sao suficientes para o aquario de 180L... sera k nao devo ligar as 4 ou pelo menos 3?

 

é que acredita que nao tenho mais nenhuma razao para aquilo estar a acontecer ainda pensei na amónia derivado a ter mais de 70 crias de gupys mas ja os vendi mas mesmo assim o teste deu zero e é da sera......

 

ó valha-me a santa.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Podes por uma panorâmica de um tamanho "decente", digamos 19/21" para se ter uma noção melhor do teu problema, o meu também tem algumas BBA's, na parvula e na staurogyne, consequências de CO2 inconstante (acho eu), isto de ter optado por redutor de CO2 sem solenóide, tem custos!

 

Lá vou ter de comprar mais uma garrafinha de Easy Carbo....

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boasssss

 

eu tambem tenho redutor mas ligo o co2 manualmente sera disso? isto porque confesso que derivado ao trabalho nem sempre ligo o co2 á mesma hora a mairo parte das vezes quando chego a casa ligo mas sei que as luzes ja estao ligadas á uma hora outras vezes chego mais cedo e ligo passado meia hora sera que é isso? se for so vejo uma soluçao comprar uma valvula selenoide....

 

mas e os fetos mais vistosos ao pé da luz nao sera tambem uma indicaçao de que a iluminação esta fraca devido aos que estao mais distantes da luz (fundo) estarem mais "infezaditos"?

 

pa as fotos so consigo assim nao da mais porque se for muito longe a maquina nao foca é das reles mas mesmo assim ficam aqui mais umas

 

pa290187.jpg

 

pa290186.jpg

 

pa290185.jpg

 

visto isto as green spot ja carreguei mais um pouco para ver se desaparecem vou esperar esta semana os tufos pretos estao instalados na parvula bem nas pontinhas e no substrato o resto sao os rebordos das folhas pretas o glosso esta agora a alastrar mas ja esta a ser afectado.

 

o co2 é um facto nem sempre o ligo á mesma hora mas tambem nao varia assim muitas horas 1/2 no maximo e a luz é o k te disse os fetos que estao mais altos estao vicosos e com folhas largas e os outros estao com folhas estreitas e meias pretas sao estes dois problemas que á partidaq desconfio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

Tambem tenho algumas plantas com esse "algodão" escuro.

Por aquilo que leio, trata-se de fraca circulação de água.

Mas não sei até que ponto poderá ser veridico.

Já a iluminação tambem deverá ajudar a esses novos rebentos ganharem côr.

Abraço.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

falta de circulaçao nao é de certeza tenho circulaçao mais que suficiente. comprei agora uma valvula selonoide para ter o co2 sempre certinho vamos la ver se resulta

 

.

Desculpem lá desenterrar o topico... mas estou com o mesmo problema, a solenoide funcionou ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.