Um dos meus aquas


Noctal

Recommended Posts

Tony plantei pés individuais na vertical tinham uns 7cm quando cá chegaram a circulação é média.

 

Boas Bruno, finalmente umas fotos :yahoo:

 

Está muito bonito, o substrato é o ada aquasoil?

 

Demoraram mas cá chegaram biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O substrato é o NutraSoil Black da TMC, já tenho usado noutros aquas e tem dado excelentes resultados.

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

simplesmente continuo a não entender... se eu fizer isso, em uma semana tem 35cm de altura e está a tentar sair do aquário...

 

Como plantaste as podas? muito juntas ou espalhadas?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, finalmente umas fotos :yahoo:

 

Está muito bonito, o substrato é o ada aquasoil?

 

Tony - eu já tive hz a fazer de planta de 1º plano e ao mesmo tempo tinha-as grandes em background e enquanto estas tinham que levar tesoura de 15 em 15 dias as da frente mantinham o tamanho. Para não pensares que te engano basta veres o inicio do scalare160.

Para ficar com apenas 4 cms troca por tenellus ou musgos.

 

Já tive tenellus pelo aquário todo e em grandes quantidades. O problema é apenas que tem tendência para sufocar-se a si mesma e torna-se como uma rede intransponivel onde nem a corrente da água passa. pior do que isso, com luz intensa fica avermelhada (não gosto) e as folhas tem alguma tendência para bba. Não tens nada disso com a hz.

 

Além disso podes controlar a hz facilmente dentro de um determinado espaço enquanto que com a tenellus a lançar runners todos os dias, vês-te grego para a manter numa só zona do aquário.

 

Agora conta lá o segredo da tua não crescer na parte da frente :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony o tufo maior foram 4 podas plantadas com um espaçamento de cerca de 5cm. Eu também não entendo o que se passou com a planta pois sempre a vi noutros aquas a crescerem altura.

Poderia ser da iluminação mas não me acredito que seja pois só tenho 55w PLL para um aqua de 80cm da aquapor.

 

Na volta os CTT deram-he com o RX, quando veio, e alteraram a genética da planta biggrin.png' alt=':biggn:'> :biggn: biggrin.png' alt=':biggn:'>

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenhoa deixar um elgio a este aqua pois está muito bem conseguido e um dos factos para isso acontecer é a qualidade da HZ....

 

E se for por o Noctal não ter co2 (pelo que parece não tem) e tu Tony teres em bastante quantidade???

 

Vai dando noticias

 

Cumps

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noctal, poderias colocar o setup???

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei. O Eliezer não tem Co2 e não acontece nada disto. Aliás, é a primeira vez que vejo uma coisa assim (que inveja lol)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser de como disseram da modo de plantação, que tipo de fertilização, iuminação, etc....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o setup é simples:

Aquário: 80*30*40cm ( Comp*Larg*Alt) = 96L

Iluminação:1 Calha aquapor modificada para lampada PLL de 55W

Filtragem: Eheim Classic 2213

Substrato: NutraSoil Black da TMC

e 2 troncos red moor.

 

Ah!!! E já me esquecia do mais importante ...água da fonte, que é mais barata biggrin.png' alt=':biggn:'> :biggn:

 

Tony quase estou capaz de te enviar umas podas da minha HZ para ver se será alguma coisa do meu aqua ou se será alguma mutação. :smile2:

 

Lembrei-me agora de uma coisa. Os pés que vieram vinham enrrolados em jornal, numa secção que falava da troika ir aos grandes...na volta a HZ leu aquilo e ficou com medo de ficar grande biggrin.png' alt=':biggn:'> :biggn: biggrin.png' alt=':biggn:'>

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo que usas é o Xmass moss???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok, é porque adorei o efeito, esperamos novas fotos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora conta lá o segredo da tua não crescer na parte da frente :)

 

Não existe segredo, eu penso que ela não crescia muito por haver uma distancia grande entre a luz e o fundo, no meu caso mais de 50 cms. Podes sempre tentar aparar uns pés bem rentinhos mas isso vai depender muito do que tens. Mas se te queixas que a tenellus fica vermelha significa que tens muita luz, agora muita luz e hz juntas vai obrigar a um uso intensivo da tesoura. Ou podes optar por outro tipo de plantas que sejam de crescimento lento e precisem de muita luz.

 

O Bruno que me desculpe o abuso do tópico dele para estas questões paralelas. :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. É melhor ficarmos calados. Eu vou fazer a experiencia numa zona e vou cortar rente ao substrato e já vejo o que acontece. Com o sistema de raízes que aquilo tem, não deve ter problemas em brotar de novo.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UAUU!!! Esse feto de Java... está fantástico!! :)

 

Tudo a falar de HZ e vem este desconversar!! ;)

 

E esses camarões estam com uma côr muito fixe! Parabéns Bruno!

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul obrigado.

 

Pessoal estejam á vontade com o off topic, eu também gostava de saber porque será que tenho a HZ a rastejar em vez de subir.

 

Será que se eu der os comprimidos azuis á HZ ela começa a subir???? biggrin.png' alt=':biggn:'> :biggn:

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho uma teoria mas não sei...

 

se repararem, a hz, as vezes lança aquelas raízes ao meio do tronco. Se essas raízes forem enterradas ou tocarem no chão, a planta é puxada para o lado e se continuar perto do substrato, cada vez que lança essas raízes, ela fixa-se mais em vez de "descolar para cima". É uma teoria rebuscada eu sei. Já podei uma fileira completamente até ao substrato. só ficaram as raízes. Vamos ver se é suficiente para fazer brotar as primeiras folhas e depois ver o que acontece. Não fiz ao aquário todo porque há sempre o risco que só com raíz não voltar a crescer.... a tenellus volta mas Hz não sei (ainda).

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony és capaz de ter razão pois reparei ainda agora (após ter lido o teu post) que o tronco da minha HZ na parte mais recente sobe um pouco mas já tem raízes a enterrarem-se no solo o que fará com que eventualmente o troco desça para junto do solo.

Isto inicialmente é capaz de ter acontecido porque quando as plantei enterrei muito as raízes, lembro-me que quase só deixei as folhas de cima acima do substrato.

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, ofereço-te 5 € e fico-te com os aquas!!!! ehehehehehehe

 

Espectacular amigo!!!!!!

 

Obrigado Hélio.

Tens que ver se arranjas um tempinho para vires cá ver isto ao vivo :smile2:

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hélio,

desculpa só te responder agora.

 

Isso é de valor! Ver se mês de Novembro, faço-te uma visita! :D

 

E estás melhor?

 

Estás á vontade para cá vires em qualquer altura. Se puderes avisa com antecedência para pelo menos ter a fishroom um pouco arrumada biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Estou mais ou menos na mesma, um tipo quando se mete nas mãos dos médicos só recebe é más notícias. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.