Montar um novo sistema de iluminação complementar - ajuda


Ana Carvalho

Recommended Posts

Olá

 

Possuo um aquário de 60L que tem dentro da tampa uma lâmpada "não do tipo de cozinha" mas daquelas tipo económicas "tipo candeeiro", deixo aqui uma foto para terem uma ideia (não é a melhor pois foi tirada para mostrar o filtro que tinha na altura) mas que mostra uma parte da lâmpada e a informação que tem).

 

06082012461.jpg

 

É do género desta...

exemplodelmpada.jpg

Tirei este exemplo de um tópico que está na parte da DIY - referências (de todas acho que é a que mais se aproxima da minha pelo menos pelo formato porque do resto não faço a mínima)

 

O problema é que ela só suporta 15W (o que não é nada) e para puder colocar uma lâmpada "tipo cozinha" tinha que tirar a tampa (algo que não queria).

 

Tenho um valisnéria que não está lá muito bem (está "ratada" e não cresce mas também não morre) e musgo de java que está um pouco melhor de saúde que a outra...

 

Têm alguma ideia do que possa fazer?? Ah o mais importante de tudo... Eu e a electrónica, mecânica e afins não nos damos muito bem :tongue: não percebo nada disso!!! Logo estou mesmo às escuras sobre este assunto.

 

Preciso mesmo de MUITA AJUDA!!

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Qual o tamanho do sitio onde esta a lampada antiga ?

Para saber a que se pode por ai

Podes por as tipo

1-Dulux´L

ou podes por as

2-Dulux´D

mas tens de trocar o balastro e o suporte por outro

ou podes por um suporte E27 (normal) para lamp.Dulux´EL E27

 

 

Cumps.

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pareço mesmo um Burro a olhar para um palácio mas vamos por partes....

 

Pedro1234, se eu optar por uma dessas lâmpadas (já fui pesquisar na net sobre elas), qual é a melhor e onde é que a poderia comprar? E tinha que "trocar o balastro e o suporte por outro", isso para mim é chinês, é difícil?? Eu não percebo nada de electrónica! Não existe já tudo junto à venda?? É que se eu começar a mexer onde eu não percebo vai dar asneira!!

 

Jorge Ferreira, eu no início pensei em colocar dessas lâmpadas ao lado da que tenho mas primeiro não sei montar lâmpadas, não sei o que é preciso para o fazer, não sei se existem lâmpada em tamanho mini e, tendo em conta que tenho uma tampa que não quero tirar, não sei como a agarro à tampa. Além do mais não sei se depois não seria um exagero de luzes (economicamente falando).

 

Peço desculpa mas sou mesmo um zero à esquerda nesta matéria preciso que me expliquem como fosse uma "criança" porque estou com a sensação que seria mais fácil (mas mais caro) mandar vir um electricista fazer algo que, para uma pessoa não leiga, é simples de se fazer!!

 

Se me puderem ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana para melhor te podermos ajudar agradecia que mostrasses uma foto da tampa e as medidas internas dela.

Eu tenho uma destas colada com velcro na tampa do aquaxisto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Brancaman.

 

Envio-te aqui algumas fotos da tampa...

 

dscf2893g.jpg

 

A Tampa não é direita os relevos que tem na parte exterior também influência o interior, isto prejudica??

 

dscf2889u.jpg

 

De comprimento tem mais ou menos 22,5 cm e em cada lado da lâmpada tem 9,5 cm (aproximadamente)

 

dscf2890t.jpg

 

Actualmente tem esta lâmpada que tem 14w no entanto a etiqueta ao lado avisa que o máximo é 15W mas isso é a capacidade do balastro não? Se alterar a lâmpada poderá ser por uma potência maior??

 

dscf2891t.jpg

 

 

Será que a iluminação que colocaste dá para colocar na minha tampa (eu gostava que ela se mantivesse fechada)? E quanto à luz que possuo, continuo com ela ou elimino-a de vez? Qual a potência que tu sugeres tendo em conta que o aquário tem 60l?

 

Fico à espera da tua resposta. Muito obrigada por estares a ajudar!!!

 

Cumprimentos,

Ana Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana, obrigado pelas fotos, assim torna-se mais claro o teu problema, o ideal seria mesmo abdicares dessa tampa ou substitui-la por uma "normal" mas no entanto ainda existe uma esperança mas já lá vamos...

 

 

Actualmente tem esta lâmpada que tem 14w no entanto a etiqueta ao lado avisa que o máximo é 15W mas isso é a capacidade do balastro não? Se alterar a lâmpada poderá ser por uma potência maior?

 

Parece-me que este tipo de lâmpadas não utiliza balastros ou se houver está imbutido na base da própria lâmpada, o máximo de 15W será aquilo que o casquilho aguenta. Mas como de electricidade percebo muito pouco espera o conselho de alguém mais conhecedor.

 

Será que a iluminação que colocaste dá para colocar na minha tampa (eu gostava que ela se mantivesse fechada)?

Esquecendo o espaço onde está a lâmpada podes medir a profundidade da tampa nas pontas?

Tendo em conta que estas réguas tem 4 cms de altura ou tens espaço suficiente digamos 6/7 cms ou terias que evitar de encher muito o aquário de água.

 

 

E quanto à luz que possuo, continuo com ela ou elimino-a de vez? Qual a potência que tu sugeres tendo em conta que o aquário tem 60l?

 

Depende do que queiras manter, se o teu aquário tiver 60x30x30 dá 54 L brutos , +/- 45 L utéis - 24W dá para muitas plantas menos exigentes, 48W em principio dará para quase tudo em iluminação diga-se, falta todo o resto seja em adição de co2 seja em fertilização de macros e micros sem esquecer o substrato usado, etc, etc.

Confusa? :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Brancaman

 

Respondendo a tua última questão: "Depende do que queiras manter, se o teu aquário tiver 60x30x30 dá 54 L brutos , +/- 45 L utéis - 24W dá para muitas plantas menos exigentes, 48W em principio dará para quase tudo em iluminação diga-se, falta todo o resto seja em adição de co2 seja em fertilização de macros e micros sem esquecer o substrato usado, etc, etc.

Confusa? "

 

Bem confusa... nem por isso!! Antes de me aventurar nos plantados estudei bem as opções e as condições que tinha para decidir e escolhi plantas low-tec para não ter problemas com o CO2, etc. Neste momento apenas tenho uma valisnéria (que não está lá muito bem... não morreu mas também não cresce) e dois tipos de musgo de java (um muito bonito outro nem por isso) e faço fertilização líquida 2 vezes por semana pois não possuo substrato fértil mas acho que o problema é mesmo da fraca iluminação. Por isso, só precisaria de 24w não??

 

Respondedo à tua 2ª questão: "Esquecendo o espaço onde está a lâmpada podes medir a profundidade da tampa nas pontas?

Tendo em conta que estas réguas tem 4 cms de altura ou tens espaço suficiente digamos 6/7 cms ou terias que evitar de encher muito o aquário de água"

 

Não sei se dá para ver bem na foto mas a tampa não é direita nem por fora nem por dentro os mesmos efeitos que tem por fora tem-nos por dentro mas ao contrário, o tamanho mínimo é só o friso que toca na aquário em si. Logo, não creio ter assim tanto espaço!! As réguas fixam-se onde?? Na parte de fora?? E depois como é que a tampa fecha?? Quanto a diminuir a àgua não há problema não possuo muitos peixes e posso diminuir mais um pouco! Existem réguas de 9,5 cm ou teria que colocar uma grande? É que tendo em conta que tenho a outra lâmpada não tenho espaço para colocar um régua grande.

 

dscf2893g.jpgdscf2889u.jpg

 

 

Respondendo a tua 1ª questão: "Parece-me que este tipo de lâmpadas não utiliza balastros ou se houver está imbutido na base da própria lâmpada, o máximo de 15W será aquilo que o casquilho aguenta. Mas como de electricidade percebo muito pouco espera o conselho de alguém mais conhecedor."

 

Eu sei que não percebes muito de electrecidade mas supondo que não tem balastro (eu sou questionar um engenheiro eletrotécnico sobre isso) se eu colocar uma lâmpada de 24w resolviria o problema ou dava cabo do sistema todo?? Há já agora... substituí-la por uma "normal"??? Não percebi, sorry! :(

 

Muito Obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ana, exprimenta colocar uma lampada economica com mais de 15w, as lampadas economicas nao geram muito calor e teem bastante espaço entre o casquilho ate chegar a lampada, ou entao podes sempre comprar ja uma regua com lampadas t5 chegas a casa e colas a regua com silicone no dia seguintes podes colocar a tampa na boa vendo apenas que esta nao toca na aqua, existem ate uma estanques é questao de dares uma volta e ver nos chineses costumam haver, sao daquelas que se colam nos moveis da cozinha para dar luz na bancada, dps se presisares de mais intensidade/cor comprar so uma lampada para aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem confusa... nem por isso!! Antes de me aventurar nos plantados estudei bem as opções e as condições que tinha para decidir e escolhi plantas low-tec para não ter problemas com o CO2, etc. Neste momento apenas tenho uma valisnéria (que não está lá muito bem... não morreu mas também não cresce) e dois tipos de musgo de java (um muito bonito outro nem por isso) e faço fertilização líquida 2 vezes por semana pois não possuo substrato fértil mas acho que o problema é mesmo da fraca iluminação. Por isso, só precisaria de 24w não??

 

 

 

Não sei se dá para ver bem na foto mas a tampa não é direita nem por fora nem por dentro os mesmos efeitos que tem por fora tem-nos por dentro mas ao contrário, o tamanho mínimo é só o friso que toca na aquário em si. Logo, não creio ter assim tanto espaço!! As réguas fixam-se onde?? Na parte de fora?? E depois como é que a tampa fecha?? Quanto a diminuir a àgua não há problema não possuo muitos peixes e posso diminuir mais um pouco! Existem réguas de 9,5 cm ou teria que colocar uma grande? É que tendo em conta que tenho a outra lâmpada não tenho espaço para colocar um régua grande.

 

 

 

Sim, para o que pretendes basta uma lâmpada de 24W T5L8 - tem 50cms de comprido. Podes arranjar uma régua da aquaeden, é estanque e própria para usar dentro de tampas, eu a minha colei com velcro que dá para por e tirar sempre que precisar. Como não colocaste substraro fértil aconselhava-te que colocasses fetos de java, anúbias, bolbitis e musgos - tudo plantas que não se podem enterrar e que absorvem os nutrientes pela água e não pelas raízes.

 

​E sim depois podes retirar a lâmpada que ai tens, da maneira como essa tampa foi concebida tens luz concentrada no centro e escura nos cantos, para plantas não foi uma boa escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ana, exprimenta colocar uma lampada economica com mais de 15w, as lampadas economicas nao geram muito calor e teem bastante espaço entre o casquilho ate chegar a lampada, ou entao podes sempre comprar ja uma regua com lampadas t5 chegas a casa e colas a regua com silicone no dia seguintes podes colocar a tampa na boa vendo apenas que esta nao toca na aqua, existem ate uma estanques é questao de dares uma volta e ver nos chineses costumam haver, sao daquelas que se colam nos moveis da cozinha para dar luz na bancada, dps se presisares de mais intensidade/cor comprar so uma lampada para aqua.

Ou então colar uma fita de leds.

 

Calhas dos chineses/tiras de leds não vai resolver o problema da Ana, as plantas dela precisam de luz em quantidade e qualidade adjectivos que os chineses não sabem o significado.

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se depois comprar uma lâmpada com mais k problema resolvido. Digo eu. Só tentei ajudar e não falar em casquilhos x e y. Uma vez q a Ana já esplicou q não percebe nada de elec. O exemplo q dei já foi utilizado por mim. Calha para aqua de 80 lts na altura cento e tal euros. Fui ao izi. Calha 22 € .,mais uma calha de leda azuis do chinês 11€. Problema resolvido. Ah e com Kao de 6000 k do chinês. 1.80€ . Ah e salgado com corais moles. Se ela comprar uma calha e dos uma lâmpada para flora q teem talvez ser. Digo eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estou a pensar em colocar então a régua no entanto só tenho 1cm de esáço dentro da própria tampa... terei que reduzir bastante a àgua do aqua!

 

Basta só colar com velcro???

 

Vou estudar bem o assunto...

 

Obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brancaman

 

Abri um tópico para saber se alguém tinha um aquário igual ao meu para saber o que tinham feito em relação à luz e alguns deram-me umas ideias...

 

http://www.aquariofi...20#entry1189807

 

Gostava de saber o tua opinião... O que devo fazer???

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá brancaman. Estive a ver novamente as respostas de te tinha dado e reparei que nesse dia deveria estar bêbada ou doida varida porque as medidas que te dei da tampa não estão nada certas :) Como não beco vamos acreditar que foi uma loucura temporária e para colocar os pontos nos i's aqui estão as medidas certas: comprimento da tampa total 57 cm, comprimento da tampa de cada lado da lâmpada 24 cm (existem réguas deste tamanho?) e a zona mais profunda da tampa tem aproximadamente 3,5 cm (será que dá para colocar uma régua? Eu posso tirar um pouco de água). Gostava de manter à mesma a lâmpada e colocar réguas dos dois lados mas se fôr necessário tiro-a. Desculpa ter te confundido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá brancaman. Estive a ver novamente as respostas de te tinha dado e reparei que nesse dia deveria estar bêbada ou doida varida porque as medidas que te dei da tampa não estão nada certas :) Como não beco vamos acreditar que foi uma loucura temporária e para colocar os pontos nos i's aqui estão as medidas certas: comprimento da tampa total 57 cm, comprimento da tampa de cada lado da lâmpada 24 cm (existem réguas deste tamanho?) e a zona mais profunda da tampa tem aproximadamente 3,5 cm (será que dá para colocar uma régua? Eu posso tirar um pouco de água). Gostava de manter à mesma a lâmpada e colocar réguas dos dois lados mas se fôr necessário tiro-a. Desculpa ter te confundido!

 

Olá Ana, isto ontem escapou-me :sorry:

Quanto ao que tens eu não vejo outra hipótese senão colocares uma régua igual à minha 2x T5L8 medidas 50Cx15Lx4A, eu a minha colei com velcro e até hoje(6 meses) não caiu :tongue: ou abdicares dessa tampa e então comprares/montares uma calha autónoma. Mas isso sou eu, tu é que tens que decidir o que fazer. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou por enquanto optar por uma régua igual à tua e colar também com velcro (muito velcro) e depois não der que remédio tenho em tirar a tampa :(

 

Agora sabes-me dizer onde posso comprar?? No leroy merlin tem?? Ou tem que ser nunca casa da especialidade?? É que online tenho sempre um pouco de receio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana, eu comprei a minha da aquaeden usada aqui no fórum, podes sempre por um anúncio na procura, se não der opta sem dúvida por comprar na aquaeden, fazes uma visita à loja, a sério que não te arrependes, é magnifica e merece o esforço. Antes convém combinares a ida para teres a régua pronta quando da visita. Fora disso eu nunca encontrei nenhuma parecida em lado nenhum, eu fiz uma calha diy para o scalare160L e corri lojas e mais lojas para comprar o material e saiu mais caro que comprando feita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais