Iniciante nos salgados


RicardoMaia

Recommended Posts

Venho aqui deixar as minhas ideias e planos para montar o meu salgado este projecto já começou a ser pensado em 2010 quando fiz obras em casa mas tive medo de arrancar logo com um salgado então mandei fazer um aquário com sump mas comecei com água doce.
Já li muitos setups por aqui por ali já falei com pessoal muito experiente mas muitas duvidas se mantem…

Setup
Aquário: 102x51x56
Sump:86x35x30
Iluminação: 4x39W T5 (tenho de comprar lâmpadas novas) e tenho mais uma 3x39XT5 que vou guardar para já.
Circulação: 1 Sicce Voyager Stream Pump 3
Bomba de retorno: Sicce Syncra Silent 4.0
Filter bag: 200 micron
Aquecimento: Aheim 300W
Areia: para já 4 Kg TMC vou comprar mais igual esta foi oferecida
1L Siporax

Material em Falta:
Bubble Magnus Nac7 ( já adquirido)
Sistema de osmose Aquili ( já adquirido)
Sistema de reposição ( já adquirido)

Vou arrancar com água natural e todas as tpas vao ser feitas com água natural.
Apenas vou querer corais moles, LPS e peixes para se tornar tudo mais fácil depois com o tempo e aprendizagens e mais investimento talvez avançar mais.
Agradeço as criticas e sugestões pois sou um leigo na matéria.

Editado por RicardoMaia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa150078.jpg

Vista sala de Jantar

pa150080b.jpg

Vista sala de estar

pa150081g.jpg

Vista geral sala de estar.

 

Durante estes dois anos de água doce o calor do recuperador nunca mexeu com a temperatura do aquario por isso penso que nao vai ser um problema talvez por ser ventilado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais uma actualizaçao já tenho a bomba de retorno e de circulaçao para a semana já tenho o escumador e o sistema de osmose...

 

p1010103j.jpg

 

Estou tambem a tratar do reservatorio para ter água salgada guardada em casa para as TPA s vai ser de 150L

 

Vou começar a pensar na rocha....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualizaçao já tenho a bomba de retorno e de circulaçao para a semana já tenho o escumador e o sistema de osmose...

 

p1010103j.jpg

 

Estou tambem a tratar do reservatorio para ter água salgada guardada em casa para as TPA s vai ser de 150L

 

Vou começar a pensar na rocha....

 

Boas

 

Achas que necessitas de um reservatório para água salgada com o mar aqui perto??! :naughty:

A agua salgada tem que estar sempre em movimento e eu acho que não compensa ter uma bomba a funcionar para manter essa água a mexer e que vai ser usada só daqui a uma semana ou mais :whocares:

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor obrigado pelo comentario a ideia do reservatorio é se acontecer alguma coisa de mais grave no aquario era ter água para uma boa TPA e segundo me informaram a água podia estar parada nao haveria problemas agora fiquei confuso.... :tapfoot:

 

Porque eu para fazer TPA de 30 litros podia ir buscar quase na hora é bem verdade....

 

Obrigado pela dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor obrigado pelo comentario a ideia do reservatorio é se acontecer alguma coisa de mais grave no aquario era ter água para uma boa TPA e segundo me informaram a água podia estar parada nao haveria problemas agora fiquei confuso.... :tapfoot:

 

Porque eu para fazer TPA de 30 litros podia ir buscar quase na hora é bem verdade....

 

Obrigado pela dica

 

Boas Ricardo

 

Já alguma vez te aconteceu que um garrafão de água mineral, daqueles que se compra nos super mercados, depois de aberto e passado uns dias ganhou cheiro?? Pois isso acontece e estamos a falar de água potável que não tem biologia incluida. :huh:

 

O que acontece com a água do mar que colhemos, é que vem cheia dessa mesma biologia e que vai morrer por diminuição do oxigénio na água, consequência da falta de movimentação da mesma, podendo essa situção fazer aumentar os níveis de amónia devido á decomposição desses organismos. A nível químico, penso que não haja muita alteração. Ora a vantagem da utilização da água do mar é mesmo aproveitar essa biologia a nosso favor(desde que a água seja de boa qualidade claro).

 

Eu posso dizer que nem a água que eu faço para as tpas (Osmose a 0 + sal), guardava para esse motivo....e estou a falar de água pura e sal :cool2:

 

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vitor vou desistir do reservatorio e sempre que for fazer uma TPA apanho uma maré e vou buscar agua fresca :naughty:

 

Tu nao usas àgua natural nas tpas?

 

Nepa :yb668:

Usei quando foi para a montagem inicial e acho que foi isso que fez com que os meus nitratos dessem luta para descer. Estavam a +100 :blink: e olha que a água já veio filtrada...

 

Quando fores, escolhe bem o local e verifica sempre nitartos antes de a colocar no aquário. Um local que dizem que é bom é na praia da granja em Vila Nova de Gaia.

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo ai que tinha em mente ir buscar a água ao pé da piscina naquela escada...

 

Mais uma vez obrigado pela dica vou estar atento aos nitratos...pensava que já tinha companhia para ir a água :sorry:

Não seja por isso ... Eu vou dar um passeio até lá e se eu vir alguém com um garrafão na mão quase a tomar um banho junto ao mar, já sei que és tu :laugh2:

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No geral parece me bem, excepto na iluminação que acho pouca mesmo para corais moles e Lps. Eu optava por uma calha 6x39w ou 6x54w, sendo que esta deve estar fora de questão pois o seu tamanho é de 118 cm e parece que não cabe no local que tens a iluminação.

 

Na loucura ou talvez não, uma de 8x39w. A opcão de colocar as duas calhas que tens lada a lado não me parece que fique muito bem, mas se for viável ... :rolleyes:

 

No escumador acho que está bem, mas verifica qual o nível de água que tens na sump, pois a água no escumador deve ser entre 24 e 28 cm no máximo para ele funcionar correctamente.

 

Na reposição podes optar por um sistema como este que é mais barato e muito fiável.http://www.pet4you.n...uto-top-up.html

 

No sistema de osmose , compra o de 4 etapas pois compensa a diferença de preço para o de três :happy:

De resto, é paciência, não inventar muito e Tpas :thumbup3:

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a iluminaçao foi mesmo o meu erro para já mas vou arrancar assim e depois a curto prazo irei trocar e vendo estas duas...

 

Quanto ao escumador apenas terei de fazer uma alteraçao na sump por um vidro maior numa das divisoes ficando assim com duas divisoes com 27cm de altura cai para a terceira que tera 24 onde via estar a bomba de retorno.

 

O sistema de reposiçao já vem a caminha assim como a osmose de 4 estagios.

 

Agora só me falta arranjar a rocha nao sei se devo ciclar antes de montar tudo ou se posso meter no aquario e começar logo...

 

Tenho uma duvida posso começar com x kilos de rocha e ir aumentando com o tempo ou prejudica a estabilidade so aquario?

 

Obrigado pela ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a iluminaçao foi mesmo o meu erro para já mas vou arrancar assim e depois a curto prazo irei trocar e vendo estas duas...

 

Quanto ao escumador apenas terei de fazer uma alteraçao na sump por um vidro maior numa das divisoes ficando assim com duas divisoes com 27cm de altura cai para a terceira que tera 24 onde via estar a bomba de retorno.

 

O sistema de reposiçao já vem a caminha assim como a osmose de 4 estagios.

 

Agora só me falta arranjar a rocha nao sei se devo ciclar antes de montar tudo ou se posso meter no aquario e começar logo...

 

Tenho uma duvida posso começar com x kilos de rocha e ir aumentando com o tempo ou prejudica a estabilidade so aquario?

 

Obrigado pela ajuda...

Boas

Não entendi a parte do" começar logo" :blink:

Se te referes a colocar seres vivos depois de colocar a rocha...esquece.É necessário primeiro que os valores de amônia , nitritos, nitratos,etc estejam correctos. Se for colocar a rocha e fazer o ciclo com essa rocha, então está bem :bleh:

 

Podes sempre acrescentar rocha depois da primeira introdução inicial, pois não prejudica o cilclo ou a estabilidade, mas a minha opinião é que devias comprar a rocha toda necessária e depois fazer o layout ao teu gosto e esquecer essa fase :happy:

 

Antes que perguntes qual a quantidade de rocha necessária, :rolleyes: eu digo 10% do valor total do aquário(+/- 30 kgs) é suficiente. Podes ainda optar por metade viva e metade morta, mas nese caso o ciclo vai ser mais demorado.

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu referia me depois de iniciar o ciclo "que vai durar cerca de dois meses penso eu" posso introduzir mais rocha?

 

Pois vou comprar rocha para fazer um layout muito simples mas pode pecar por muito simples e ai posso querer aumentar à rocha o meu receio é que depois possa mexer com a estabilidade que o aquario vai ganhar...

 

Nao sei se me fiz entender....

Editado por RicardoMaia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu referia me depois de iniciar o ciclo "que vai durar cerca de dois meses penso eu" posso introduzir mais rocha?

 

Pois vou comprar rocha para fazer um layout muito simples mas pode pecar por muito simples e ai posso querer aumentar à rocha o meu receio é que depois possa mexer com a estabilidade que o aquario vai ganhar...

 

Nao sei se me fiz entender....

 

Podes sempre aumentar mas não exageres porque os peixes também querem nadar :tongue: Se for rocha viva maturada coloca... o mais que pode acontecer é libertar alguma sujidade. Rocha morta é só lavar e colocar.

 

No meu caso tenho 33 kgs em 300 lts e acho que já é muita... :rolleyes:

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Para nao deixar o meu tópico morrer...

 

Venho aqui deixar mais uma pequena actualizaçao já adquiri o escumador e o sistema de reposiçao de água....

 

231120122713.jpg

 

Agora estou a pensar comprar a rocha morta que irei precisar e colocar em água do mar com uma bomba de circulaçao para deixar a "limpar" quanto tempo devo deixar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rocha nunca é demais. dizer isso so como opçao pessoal e sem valor em aquarios marinhos, já ha no entanto uma quantidade minima recomendada: ca. 0.5kg a 1kg por cada 5L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rocha nunca é demais. dizer isso so como opçao pessoal e sem valor em aquarios marinhos, já ha no entanto uma quantidade minima recomendada: ca. 0.5kg a 1kg por cada 5L.

 

Penso que existem casos em que a rocha é demais pois muita gente deixa apenas a parte da frente do aquario para os peixes nadarem e pouco mais...nao gosto de ver é uma opçao pessoal....no meu caso irei fazer duas pequenas ilhas muito simples e nao muito altas penso que fica simples e bonito...

 

Queria qualquer coisa como este que a nivel de layout vou usar como referencia pois acho muito bonito simples e com espaço para os peixes...

 

http://img89.imageshack.us/img89/2729/img2019zps1f050282.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já vi aquários completamente cobertos de rocha no fundo, de ponta a ponta, não só era extremamente bonito, como "invejado". Agora não é qualquer um que consegue isso, pois custa €€€€€ E espaço não faltava aos peixes.

 

rocha não é uma mera questão de estetica. é bem mais que isso. Além do que a rocha é ela mesmo espaço habitavel por muitos seres, incluindo peixes.

 

não tenho nada contra o estilo minimalista e simplicidade, até porque aprecio esse aspecto também em tudo na vida, como é hoje moda alias. Mas aqui estamos a falar de tecnicas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rocha nunca é demais. dizer isso so como opçao pessoal e sem valor em aquarios marinhos, já ha no entanto uma quantidade minima recomendada: ca. 0.5kg a 1kg por cada 5L.

 

 

Boas

 

Tirando a parte do gosto pessoal de cada um, esse tipo de cálculos não podem ser feitos assim dessa maneira.

 

Segundo essa formula de 1 kg para 5 lts de água, o meu aquário de 300lts, teria de ter 60kg de rocha!!! :drool3:

 

Acontece que eu tenho 33kgs de rocha e acho que se fosse agora, só tinha comprado 20kg e tinha mandado “ás favas” a teoria dos 10 a 20% do volume do aquário em rocha viva.

 

A explicação é muito simples…A rocha que eu comprei é muito porosa e leve, logo para atingir esses 60kg, o aquário só podia levar rocha e não podia colocar mais nada no aquário. :tapfoot:

 

Resumindo, esqueçam esses cálculos, escolham a rocha necessária para fazer um layout de que gostem e tomem atenção á qualidade da mesma, tendo noção que existe rocha mais porosa (melhor) e outra não.

 

Cumpts

Editado por VitorMT

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da quantidade de rocha é pessoal... e o que as pessoas devem saber é que a rocha funciona como uma esponja... vão acumulando detritos ao longo do tempo, sendo um dos motivos que não se deve ser usado de outros aquários.

 

A questão da maturação é outra coisa errada. Entende-se que a rocha maturada é uma rocha madura. Sendo madura tem muita coralina. O que é óptimo...! Está errado... a coralina é uma alga que apesar de ser bonita irá tapar os poros da rocha, onde deveriam estar as bactérias e seres nitrificantes.... Ao longo do tempo e quanto mais coralina tiver, mais rápido irá maturar, assim como saturar... trazendo mais prejuízo do que benefícios.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não quero entrar aqui em debates num campo com tantas variáveis, só quis deixar algo bem claro. A quantidade de rocha é uma parte fundamental do método de Berlim. Em certos aquários, com por exemplo um filtro wet/dry, podes até ter 0kg de rocha. Mas muitos preferem rocha, se calhar porque acham que fica mais bonito que o que se ve link do RicardoMaia, que está uma coisa desinteressante, mas são gostos.

 

O que disse está bem dito e diz tudo. "fazendo um desenho", que rocha mais purosa precisa de menos kg e menos porosa de mais, daí o intervalo de 0,5 - 1kg. É preciso cuidado com o termo "melhor", isto porque a proveniencia da rocha para uns pode ser mais importante que a fama de porosidade, além de que ao colocares mais, rouba-te água e espaço é certo, mas pode ser essa a opção da pessoa e bastante válida.

 

Quanto ao que falas Pedro sobre a Rocha Viva maturada dou-te razao e toda a gente ve que é isso que dizes e em pouco tempo, no entanto, mais uma vez é preciso cuidado com uma tua afirmação, pois coralina, purosidade e seres nitrificantes/detritivoros não se excluem mutuamente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Quo!

 

Eu não disse que se excluem mutuamente.

 

É ao longo do tempo... há medida que a coralina se instala na rocha, irá obstruir os poros e consequentemente haverá menos zonas para que as bactérias nitrificantes se possam alojar (tal como os seres nitrificantes) para ajudarem na decomposição da matéria orgânica. É um processo que levas os seu tempo.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais