Apresentação do meu novo projeto


nfgcorreia

Recommended Posts

Boas pessoal, ao fim de duas semanas e meia, e ter o meu aquario minimamente como eu quero resolvi fazer a apresentação do proprio,

Entao aqui vai:

 

Material:

Aquario Pearl-80x35x44 - 100 litros(a frente do aquario e redonda por isso e que so tem 100 litros)

Filtro eheim classic 2213 - 440 L/H

Termostato HDOM - 200watts<26º>

Iluminaçao aquael 2x18watts (1x Sera daylight brilliant 18w t8, 6000kº, 1300 lumen; 1x Sera plant color 18w t8, 4900kº 550 lumen)

 

 

Hardscape:

Substrato fertil - 3,5kg europet berlina

Substrato não fertil - 15kg areia de silica

Tronco - 1x Redmoore

Pedras - 2x sragon stone; 1x Xisto

 

 

Parâmetros:

Amonia NH3/NH4 - 0

Nitratos NO3 - 0

Nitritos NO4 - 0

PH - 7.0

GH - 2

KH - 3

 

Plantas:

1x Nao indentificada(não me lembro do nome :sorry:

1x anubia nana

 

Fertelização:

3 doses de sera florenette A de duas em duas semanas

17 ml de sera florena 1 vez por semana

CO2 da Ista Aquaplant system

 

Depois disto tudo as Fotos

 

img2475l.jpg

 

img2484v.jpg

 

img2486o.jpg

 

img2478ks.jpg

 

img2470fv.jpg

 

 

Bem pessoal isto foi o que deu, estou agora a espera de HZ e Musgo de java para acrescentar.

Dêem a vossa opinião

E estou a pensar em colocar os primeiros habitantes entre hoje e amanha, pelos valores que tenho na agua, o ciclo foi feito com bio nitrivec, sem qualquer TPA feita, apenas acrescimo de agua, e estava a pensar por 1 guppy macho e 3 femeas para começar, o que dizem? ou sera melhor esperar que faça as 3 semanas???

 

 

cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é isso mas antes da cbomba tinha outro nome latin qualquer, apenas as raizes da anubia estão enterradas, as raizes sem querer exagerar tinha quase um palmo meu, cortei um pouco das raizes, para absorver os nutrientes mais rapido( li aqui num topico) mas nao cortei muito, mas da a sensação que nao esta, pois esta a expandir um pouco, e disseram-me para nao enterrar essa parte da anubia.

 

cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que estás no bom caminho... quanto à Anubia, acho que desde que não enterres o rizoma está tudo bem, ainda que a maior parte do pessoal opte por a prender a troncos ou pedras. Quanto aos peixes acho que já poderás introduzir alguns, não sei é se 4 peixes não é logo muito porque poderás causar aí um desiquilíbrio muito grande no ecossistema, por ex. um pico de amónia muito elevado.

 

Quanto ao aspecto geral, aqui entra muito a opinião e gosto pessoal de cada um. Eu não gosto de ver fundos a imitar o que quer que seja, nem plantas, nem rochas, nada... optava antes por um fundo sólido a negro porque acho que ainda ia realçar mais esse areão branquinho. A segunda observação vai um pouco de encontra à primeira, ou seja, não gosto muito de ver a mistura de pedras que estás a fazer. Gosto muito das pedras do lado direito, gosto bastante das pedras do lado esquerdo, mas acho que não combinam umas com as outras, ainda por mais com a mistura de efeito que depois tens com o "wallpapper" atrás ainda com outro tipo diferente de pedras. Mas isto são gostos, e nessa parte se tu gostares está ok, porque o aquário é para ti!

 

Os valores dos parâmetros todos a zero também não sei se são normais nesta fase (ou em qualquer fase), mas os mais experientes certamente poderão dar algum input com mais sabedoria que eu :smile2:

 

Sou muito muito novato nisto, por isso também não posso opinar muito.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os valores estao assim baixos alem do bio nritivec ter ajudado eu usei agua de garrafao do lidl com o ph 6.5...

O papel de fundo um dia quero mudar para tudo preto, em relação as pedras gosto porque gosto de um lado mais para o castanho e para o outro mais para cinzento escuro...

 

Cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nfgcorreia, e parabéns

sou totalmente da opinião do elorga quanto ao papel de fundo e a variedade de pedras que escolheste, mas se tu gostas é o que interessa...

no entanto deixo-te uma sugestão para dar uma certa harmonia aos conjuntos utiliza-se a triangulação na colocação das pedras.

mas isto são gostos, e por vezes vemos o aquário mas não a sua envolvente, o que por vezes pode estar projectado no aquario, e no conjunto ficar bem.

 

desejo-te uma boa continuação

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas claire Obrigado pela tua opinião, o fundo irei mudar, mas primeiro persiso de o arranjar, em questao ás pedras gostava de por tudo dragon stone, pois gosto muito dessas rochas, mas o problema, quero pedras mais ou menos do mesmo tamanho, la na loja ate tinha apenas mais uma mas era xxl, e o rapaz ofereceu-me essa de xisto, e pus mesmo para completar mais o aquario...

 

Cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As dragon stone dão sempre aquele ar muito "escarposo" e "afiado"... gosto muito também. Mas aquelas pedras pretas do lado esquerdo prenderam mesmo a minha atenção, para mais com esse areão claro como tinha apontado. Não deve ser muito fácil arranjar só pedras dessas, ou pelo menos é capaz de fica dispendioso, mas a se optar por um layout só com isso o fundo preto talvez já não fosse a melhor solução porque não sei se depois não havia contraste, a cor da pedra "morria" com o fundo negro.

 

Mas como dizer que és capaz de ires como dizes para as dragon stone ou com cores semelhantes, acho que já funciona bem.

 

No final, tem é de resultar para ti e para os habitantes do aqua. Lembra-te que ele há espécies que gostam mais de certo tipo de layout, mais com esconderijos, ou mais ao estilo de "rio" ou bacia... Muitas das vezes pensamos só na estética, mas eu pessoalmente gosto de tentar fornecer um ambiente agradável para os peixes. Tens de ponderar essa parte também!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou muito fascinado pela dragon stone, mas apra aque para este aquario queria uma rocha cinzenta, e nao arranjei nada de nada, como eu queria, entao optei por escolher a rocha que eu gosto, dragon stone, e o rapaz tinha la um placa de xisto, e ofereceu-me, quando cheguei a casa fiquei a olhar e a pensar, o que eu faço com isto, comecei a partir a dita placa ate ficar em pedaço, fervi, e meti uns em cima dos outros e foi isso que deu...

Tambem gosto muito do efeito dessa, mas sou da mesmo opinião que tu depois com o fundo preto vai morrer muito, como essa nao me custou perfiro tirar a que nao me custou nada eventualmente para um novo projeto futuramente, que ja ando aqui a pensar...Mas esse tem de ser tudo estudado ao promenor com muita calma e dedicação ;)

 

Cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! o aqua esta giro, no entanto ha algumas coisas que acho que deves mudar:

 

- fundo, pessoalmente nunca gostei desses fundos com esses desenhos, acima de tudo se se notarem que sao fundos (ha algum pessoal que consegue fazer que o papel pareça efectivamente a decoraçao, mas so em aquarios profundos). eu nao ia para um fundo preto, acho que "mata" muito os aquarios. para o meu andei quase 2 meses a procura de uma coisa que gostasse, e fiquei com um azul meio "espelhado", da mais profundidade. o preto, ainda para mais baço, marca logo onde acaba o aquario.

 

- enche o aquario ate cima mesmo, fica muito melhor :P

 

- como tens muita areia a mostra, tenta criar uns ondulados, umas colinas, para não parecer tao monotono

 

- as cabombas, eu se calhar puxava-as mais para a esquerda, para a decoracao nao fazer tipo uma parede (se vires, tens toda a decoração de frente)

 

mas isto são gostos/opinioes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas madfart...

 

Obrigado pela tua opinião, pois o papel ainda quero ver, estou a pensar em por preto mas se ver algum que gosto mais talvez compro,(ja agora onde e que arranjastes o teu?)

Em questao ao areão ele nao esta direito(apesar nas fotos parcer) mas ao vivo consegues ver bem a diferença do areao, a zonas que estao bem mais fundas e outras bem mais altas mas com e tudo branco parece que esta tudo direito, e ao pe do tronco nessa foto ai consegues apenas ver um pouco do que esta, mas essa e a parte onde tem menos desnivel, em relação as cabomba, gostava de prencher a parte de tras toda com cabomba, pois isso e um planta que expande bem, e quero por mais uma ou duas dragon stone convem e ser do tamanho que eu quero...

e tambem estou a espera de HZ para acrescentar a flora...

 

Mas agradeço a tua opinião, e claro gostos nao se discute senao tavamos todos aqui com os aquarios iguais...

 

 

Cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, ja tenho so primeiros habitantes no meu aquario, foram postos ontem no meu aquario, entre tanto hoje ja voltei a fazer os testes amonia, no2 e no3 e ph, tudo se mantem, 0 para nh3/nh4, no2 e no3, e ph 7.0...

acrescentei a HZ a flora, e tenho ja a moonlight montada tambem...

Os habitantes, é 1 macho guppy e 3 femeas guppy, a entrada para o meu aquario durou cerca de duas horas, com os seguintes passos, pus o saco com os peixes dentro do aquario para irem-se habituando a temperatura, passado mais ou menos 30 minute comecei a juntar porçoes de agua, mais ou menos de 15 em 15 minutes(mais para mais), quando os saco ja estava quase cheio de agua, tirei os peixes do saco e larguei-os no meu aquario, e a agua dos sacos foi fora...

o macho depois de ter entrado no aquario passado 10 minutes comecou andar atraz das femeas e roçar-se com um pirilau para a frente...lol

 

Aqui vao as fotos ;)

 

sdc12512m.jpg

 

 

sdc12513r.jpg

 

 

 

sdc12515p.jpg

 

 

sdc12514c.jpg

 

 

sdc12501.jpg

 

 

sdc12496f.jpg

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficou fixe sim senhor. spr seguiste a tecnica da calha, ou arranjaste outro apoio?

 

Sempre arranjei a tecnica da calha é do "best", epá e da um efeito brutal a noite, a areia fica brutal mesmo, o guppy macho parece que tem luz...

Epa obrigado pela tua dica...

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ficou fixe continua assim nfgcorreia, só tenho uma pergunta essa anubia nana esta enterrada?

Se sim, aconselho a desenterra.la porque vai acabar por morrer.

Basta prende.la ao tronco onde faz a união, penso que ficaria bastante bem e fazer um tapete,o que achas??

Em relação aos pontos verdes não te posso ajudar, sem fotos pode ser muita coisa.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode estar a suceder o que aconteceu comigo, a chamada explosão de bactérias... comigo a manifestação das algas foi mais como se fossem pequenos flocos por cima das folhas das plantas e do tronco. Passados 2 dias a água ficou esbranquiçada. Se for essa tal de explosão de bactérias penso que o comum é a água ficar com aparência branco-leitosa, de pouca visibilidade, quase como se tivessem derramado um pouco de leite para dentro do aquário, não sei se notas isso? Até quase que dá a ideia de haver uma espécie de gordura na superfície da água.

 

Pode ser provocada por excesso de material orgânico em suspensão ou pela tal explosão populacional de bactérias. Muitos peixes, pouca filtragem, poucas plantas, excesso de alimentação... podem ser vários os motivos ou tudo junto.

 

Penso que se for esse o caso é fazeres uma TPA de 15/20%, colocares a entrada de água de maneira a que faça uma boa oxigenação (se for de palheta colocar de maneira a remexer a superfície o mais que conseguires, para criar mais agitação na água) e novamente é dar tempo ao tempo que o aquário por sí próprio volta ao normal. Há quem diga que ajuda colocar de novo aqueles produtos de início de ciclo, de maneira a colmatares as bactérias que possam ter morrido.

 

Se for outro tipo de algas, terás de especificar melhor o aspecto delas para a malta poder ajudar melhor, porque segundo sei, há vários tipos de algas. Vê este link que tem alguns artigos porreiros e fotos exemplificativas dos tipos de algas:

- http://www.aquariums.../algae-control/

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, esto a ficar assustado com essas tais algas qu andam me aparcer no aquario, começão a formarem com um tom acastanhado e depois ficao verdes, ja me fartei de pesquisar mas nao chego a nenhuma suluçao, agradecia que me dessem conselhos, e que de dia para dia tenho de estar a limpar o vidro do aquario!

 

 

cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz uma pesquisa no fórum por green spots e vais ver que encontras algumas dicas úteis... do pouco que percebo, greenspots é sinónimo de Fosfatos baixos. Outras vezes as plantas e o filtro não conseguem dar conta dos restos de comida e as algas fazem a festa com o que sobra! Podes diminuir um pouco a quantidade de alimentação, mas também já li que há quem diga que não é por aí...

 

No geral é ires raspando com um cartão de multibanco por ex, ou com aqueles limpadorres magnéticos sempre que fizeres as TPA's. As Neritinas Zebra Snail são também uma boa aposta porque comem esse tipo de algas.

 

Mas como te disse, faz uma pesquisa por aqui e lê os vários tópicos!

 

Tens um autêntico manual sobre algas aqui no fórum - http://www.aquariofi...showtopic=98029

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado elorga, claro que vou pesquisar mais, mas se alguem ja lhe aconteceu o mesmo e ja se livrou agradecia que partilhasse, em relação a alimentação, apenas alimento uma vez por dia, acho que que nao dou demasiada comida, em relação ao filtro tambem acho que nao para um aquario de 100 litros, acho que o eheim classic 2213 e mais que suficiente, tpa ainda realisei nenhuma pois a amonia e no2,no3 estao a 0s... nao vou fazer ainda nenhuma tpa, pelo menos esta semana, para a semana logo se vê... agora esses peixinhos deve ser uma boa ideia ;), vou pesquisar por esses peixes ;)

 

Obrigado,

 

Cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.