Ajuda em iluminação


Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Preciso da vossa ajuda para me resolver um problema de iluminação...

Tinha um aquario e mudei-o agora por um outro que a parte superior é um pouco diferente. As medidas são 100x30x40. O antigo tinha tampas em vidro e tinha uma calha de 1m a meio e tinha uma boa iluminação.

Neste aquario a lampada é colocada numa parte da tampa mas tenho uma luz um pouco fraca...

Como podem ver pelas fotos, a lampada tem cerca de 80cm e devido a metade da tampa ser tapada, o fundo do aquario fica um pouco escuro. Na tampa da frente coloquei a lampada mais à fernte, pois se a coloco um pouco mais para tras onde tem outro encaixe, faz sombra no plastico da tampa e fico com menos luz. Se colocar uma lampada mais forte devo ficar com o mesmo problema certo? Como as tampas são de plastico ( nas fotos tirei as tampas ) tinha-me lembrado de abrir um buraco na parte de plastico atras e colocava la outro lampada, mas não sei onde devo encontrar algo do genero, pois uma calha fica alta para depois tapar com a tampa, já para não falar do preço... Agradeço a vossa ajuda para saber o que poderei fazer, pois quero plantar valisnerias no fundo e tenho receio que morram por pouca luz... A lampada que tenho é uma SYLVANIA GRO-LUX F25W\30"\GRO T8aqua2r.jpg

 

aqua3d.jpg

Editado por dvdoffline
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem para teres iluminação no aquario todo com essa tampa vai ser dificil, dou-te duas sugestoes.

 

1- ou cortas a tampa de modo a que de para por uma ou duas lâmpadas mais compridas

2- tiras essa parte da tampa de cima toda deixando so o vidro e fazes tu uma calha ou compras uma

 

esses aquarios nao estao preparados para plantados

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar mais na 1º opção, de forma a poder aproveitar esta lampada. O meu maior problema não é o comprimento mas sim a profundidade... Se vires na foto, metade do aquario esta tapado, mas é um plastico fraco que penso dar para cortar mesmo com uma faca. Assim colocava uma lampada na parte de tras. A questão depois é que tipo de lampada e "engenhoca" é que devo arranajar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rui, desculpa a ignorancia, mas o que é uma lampada pll? De qualquer das formas ja tenho novidades... Comprei uma calha na leroy merlin com cerca de 94cm por 10euros, cortei o fundo da tampa da parte de tras e ja a coloquei. A calha trazia uma lampada t5 de 23w 4100k. Achei a lampada um pouco amarelada e troqueia por uma de 39w 8000 k. O aquario parece-me estar muito mais iluminado. Como tenho a calha da t8 na parte da frente do aquario, e a lampada esta a dar o fim, o que aconselham a comprar? Em breve coloco fotos para se ver as diferenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rui, desculpa a ignorancia, mas o que é uma lampada pll? De qualquer das formas ja tenho novidades... Comprei uma calha na leroy merlin com cerca de 94cm por 10euros, cortei o fundo da tampa da parte de tras e ja a coloquei. A calha trazia uma lampada t5 de 23w 4100k. Achei a lampada um pouco amarelada e troqueia por uma de 39w 8000 k. O aquario parece-me estar muito mais iluminado. Como tenho a calha da t8 na parte da frente do aquario, e a lampada esta a dar o fim, o que aconselham a comprar? Em breve coloco fotos para se ver as diferenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Essa lampada do leroy já deve ter fundido...se for igual às do aki e do chinês

 

Dá uma vista de olhos no meu Dye da tampa, em vez de T8 coloca T5 e pousas o balastro atrás do aqua. Podes optar por comprar a calha já feita e colocar na horizontal mas é mais peso para a tampa.

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=683&pageNum_AquarioRS=0&idcat=5&cat=&subcat=&menu=6

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.