Compatibilidade de ciclídeos anões em comunitário


potav

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Pretendo ter um aquário comunitário de 240l (100X40X60).

 

Pretendo ter guppys, espadas, neons, pleco, corridoras, labeo bicolor e um betta (ou casal).

 

Uma vez que o aquário é grande, julgo que, havendo esconderijos e diversa flora, não terei grande problema com o betta em relação aos outros peixes que enumerei.

 

Pelo que me têm dito em relação ao comportamento dos ciclídeos, gostaria de ter ciclídeos neste comunitário. Julgo que os mais compatíveis são os anões sul-americanos. Estou certo? Haverá outros ciclídeos também compatíveis (além dos anões)?

 

Dentro de estes (ou outros ciclídeos que os amigos proponham), quais os que poderei pôr neste comunitário sem que haja pancadaria dentro de água?

 

É claro que terei atenção à compatiblidade relativamente aos níveis da água (temperatura, pH, etc.).

 

Antecipadamente agradecido,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas potav,

 

Tens aí imensos pontos para corrigir, vamos lá começar:

 

1º - Podes ter bettas fêmea (em principio se o seu 'humor for agradável) em conjunto com essa restante fauna. A partir do momento em que introduzes um macho, esquece a harmonia :/. Especialmente os guppies e neons, que têm cores brilhantes... Os betta machos são muito vaidosos e territoriais, e a exibição das cores de outros peixes para eles é uma ameaça e tenhas ou não esconderijos ou até um plantados denso, mais tarde ou mais cedo haverão baixas...

 

Uma boa escolha de substituição dos bettas seriam uns apistogrammas ou então uns ramirezis (ciclideos anões). MAS APENAS se tiveres condições para tal! Já vi posts a dizer que os ramirezi matam guppies, entre outros, e posso dizer que não tenho nada a dizer. Tenho um casal de rams no mesmo aquário que guppies, corys, ancystrus e neons, e tudo se dá bem uns com os outros :)

 

Pesquisa mais um pouco antes de começares a pôr vivos para dentro de um aquário... Compatibilidades, parâmetros da água para cada espécie (e compatibilidades entre si), agressividade, se são aonselhados para plantados, etc... Tens imensa informação neste fórum até.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado David pelas informações, foste muito útil.

 

Não percebi uma coisa com os bettas....o macho é agressivo para os guppies se estiver com a fêmea ou estando só também é bravo para os outros?

 

Se for só o macho....então quais as espécies que se podem juntar ao betta?

 

Se for mesmo impossível meter o betta no comunitário...posso meter qualquer ciclídeo (respeitando a compatibilidade dos níveis da água e procurando espécies com tamanhos idênticos)? Ou só posso meter anões? Caso possam ser outros ciclídeos, quais os que posso meter junto com guppies e espadas?

 

Abraços,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Não, o betta macho convém ficar a sós, ou então no máximo dos máximos com outras fêmeas (há quem aconselhe 3 fêmeas no máximo, que sejam mais pequenas que o macho em questão) e com peixes de fundo (corys, ancystrus, etc...).

 

Eu não tenho experiência nenhuma com outro género de ciclideos sem ser anões. O melhor é esperares por outra opinião.

 

Mas daquilo que sei, os cíclideos crescem normalmente até tamanhos bem maiores que os guppies, e como cabem duma vez na boca deles,são petisco (oscars são um bom exemplo)...

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pretendo ter guppys, espadas, neons, pleco, corridoras, labeo bicolor e um betta (ou casal).

 

Bettas, como o dg12 disse: má ideia. Até porque a maioria deles prefere aquários pequenos e separados (só durante o acasalamento é que o casal fica junto).

 

Pleco, má ideia. São muito giros quando são pequenos, mas eventualmente crescem... e muito.

 

 

Pelo que me têm dito em relação ao comportamento dos ciclídeos, gostaria de ter ciclídeos neste comunitário. Julgo que os mais compatíveis são os anões sul-americanos. Estou certo? Haverá outros ciclídeos também compatíveis (além dos anões)?

 

Ciclideos anões é uma possíbilidade. Só tenho experiência com ramirezis e eles são um bocado tímidos, principalmente na hora da comida. Cuidado com o número de guppies, espadas e neons que estás a pensar em meter.

De resto, as crias dos guppies vão ser um belo petisco para os ciclideos, no entanto os adultos não devem ter problemas.

 

Podes tentar também escalares. Se forem habituados de pequenos, não fazem mal aos guppies nem aos neons. Já as crias...

 

De qualquer forma, acho que a questão é não exagerar no número de peixes de cada espécie que vais pôr.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado David e Micro-chip,

 

Os escalares já tinha em ideia, mas esqueci-me de referir.

 

Que ciclídeos anões conhecem (além dos ramirezis) que possam entrar no meu comunitário?

 

Outra coisa, queria pôr areia branca no fundo (e não amarela). Vi que há pessoal a usar sílica (uns dizem sílica de filtro de piscina), qual a melhor que não me altere o pH? Onde a posso obter da forma mais económica? Pode ser areia do Leroy Merlin ou MaxMat (areia de construção ou de filtro de piscina)?

 

Obrigado (aos dois) novamente pelas dicas,

 

Cumprimentos,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes então :)

 

Há mais ciclídeos, e de cada tipo de ciclídeos, há várias estirpes de cada. Aqui em portugal os ciclideos anões mais habituais de ver são mesmo os rams e apistos. Tens que procurar e pesquisar. Podes mandar sempre vir de fora, se tiveres paci€ncia para tal :)

 

A areia sílica é bonita de se ver, mas como nunca usei, não faço ideia se ela mexe com os parâmetros da água... para baixar o ph, há à venda uns areões de xisto... Para subir o pH, tens as graníticas por exemplo. Se não queres gastar muito dinheiro, vais ao rio mais próximo e trazes um balde para casa, lavas, tratas e metes misturado com substrato (opcional).

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais