Nova Montagem 16/10/2012


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Viva Pessoal,

Finalmente consegui juntar tudo e arrancar com uma nova montagem.

O green one está em processo de “desativação” e este é a sua substituição, presentemente "o green one" alberga apenas a fauna até este layout ficar finalizado.

Aquário novo, com medidas a meu gosto, ou seja dando privilégio à profundidade em relação à altura, estrutura metálica forrada e calha nova a condizer.

Dado o amigo Gaspar andar por ai, tentei que a coisa ficasse o mais em conta possível e se no caso do aquário + estrutura + calha não havia onde poupar, voltei ao “old schooll” relativamente ao substrato, areão mais terra própria para aquários. Como o objetivo é formar tapete o areão é para “desaparecer”. Com isto, por 45€ fiz a festa.

A parte técnica é a mesma com a única futura alteração no termostato, que passará para um externo. Aquário de sala, acho que merece esse mimo.

 

Quanto ao resto tentei fazer um layout agradável tentando criar um bom landscape, algo agradável para se ter numa sala. Para já não realça todos os pormenores devido ao areão não favorecer, mas quando as plantas crescerem acho que vai ficar agradável

Espero que gostem.

 

 

SETUP

Aquario: Aquartist

Dimensões Brutas: 108Cx50Px40A (216)

Filtragem: Eheim 2217, quando transferir a fauna junto o Eheim 2213

Aquecimento: 300w – Provisoriamente interno, a passar para externo

Iluminação: 3X39w t5 com sistema de suspensão by Aquaeden

 

Substrato:

Areão fino

Substrato para aquários, sem marca

 

Decoração / Hardscape: Quase a certeza que são troncos fossilizados apanhados na barragem de castelo do bode

 

CO2: Garrafa + redutor + reator externo

 

Fertilização: E.I.

 

Flora: usei a flora que já tinha

Eleocharis vivípara (honestamente espero não a ter perdido, aproveitei uns pés para uns apontamentos,cortei-a ao tamanho da párvula e com a mudança perdi-lhe o rasto, vamos onde é que ela anda….se andar L)

Eleocharis Parvula

Glossostima etalenoides

 

Fauna: a mesma

Red cherries

C. Japonicas

Rasbora arlequim

Nariz de bêbado

 

 

Data da montagem- 16/10/2012

 

 

Fotos:

 

O Areão e o substrato:

 

gallery_11684_2562_35259.jpggallery_11684_2562_21417.jpg

 

 

O aquário:

 

gallery_11684_2562_66926.jpg

 

O meu DIY, acabaram-se as fichas triplas ;)

 

gallery_11684_2562_31786.jpg

 

A colocação do substrato fertil:

 

gallery_11684_2562_57601.jpg

 

Colocação do areão e comço da definição dos desníveis:

 

gallery_11684_2562_25503.jpg

 

Criação do hardscape...

 

gallery_11684_2562_44816.jpg

gallery_11684_2562_172178.jpggallery_11684_2562_75961.jpg

 

Entre a criação do harscape e a plantação decorreram uns dias. Foi bom pq me permitiu "dormir" sobre o assunto, alterei pequenas coisas como, a colocação de certas rochas e adicionei mais areão para promover mais o desnível

 

 

gallery_11684_2562_100520.jpggallery_11684_2562_22664.jpggallery_11684_2562_37751.jpg

 

Agora é esperar pela flora e a fauna só entra quando estiver o tapete fechado, senão fico sem desniveis.

 

Abraços a todos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ptuga,

Fui um seguidor do teu projeto "The green one" e com certeza que irei ser deste também, alias, tenho andado de olho desde que começaste a falar da nova montagem... Finalmente chegou!

Adorei o harscape, infelizmente essa areia não ajuda em nada e até "esconde" certos apontamentos importantes.

Gostaria de deixar umas questões (se não te importas) :

A que distância vais deixar a calha da coluna da água?

Qual o fotoperiodo que vais usar com as 3 lâmpadas?

Na descrição da Decoração / Hardscape dizes que tens troncos fossilizados, isso são troncos? A mim parece-me pedras?

Que tipo de fundo colocaste? vinil autocolante?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PTuga...

Estou a gostar da disposição dessas pedras (troncos fossilizados dizes tu), como as apanhaste no bode, não te irão alterar o ph??? Já testaste???

Outra questão. Como a escolha do areão e substrato foi para "fugir" ao Gaspar, entre a estrutura e o aquário poupaste também na madeira???

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal...

Obrigado a todos pelos comentários, são um incentivo... Mas respondendo,

Muito bom!!!!

 

Só preocupo com uma coisa!!!! Tens essa barra de tomadas shuko ligadas com que fio???? 2,5 mm2?

Hélio, honestamente não sei...os meus conhecimentos em eletricidade são reduzidos. Tinha o cabo exterior que resolvi aproveitar, fui ao eletricista e expliquei o que queria e mostrei-lhe o referido. Ele vendeu-me o material e explicou-me como fazer as ligações.

Adorei o harscape, infelizmente essa areia não ajuda em nada e até "esconde" certos apontamentos importantes.

Gostaria de deixar umas questões (se não te importas) :

A que distância vais deixar a calha da coluna da água?

Qual o fotoperiodo que vais usar com as 3 lâmpadas?

Na descrição da Decoração / Hardscape dizes que tens troncos fossilizados, isso são troncos? A mim parece-me pedras?

Que tipo de fundo colocaste? vinil autocolante?

 

Cumprimentos

Jorge, quanto aos apontamentos vs areão, eu tenho a perfeita noção disso, mas é o preço que tenho a pagar para que a coisa ficasse mais barata. Daqui a 2 meses quando o areão deixar de estar visível o cenário será diferente e será igual, ao nível visual, ter colocado "substrato XPTO" ou areão. Aí sim quero todos os apontamentos visíveis.

Relativamente à iluminação, vai ter de ser por acerto, tentando ir sempre por defeito. Comecei com 2*39w- 7h + 3*39w*1h, mas ao longo da semana tive de baixar um pouco a calha porque a glosso estava a começar a crescer para cima. Começou a cerca de 15cm de altura e agora está ai a uns 8cm. Vou esperar e ver como corre e a partir daqui e fazer ajustes. Como a flora está no estado imerso o crescimento está a ser rápido...mas daqui a mais umas semanas conto ter a receita final da iluminação.

Troncos fossilizados são fosseis logo são rochas...não existe madeira no aquário. ;)

Sim vinil autocolante...vem de origem. Trabalho impecável do Aquartist. Gosto mais de tons claros do que de escuros.

Boas PTuga...

Estou a gostar da disposição dessas pedras (troncos fossilizados dizes tu), como as apanhaste no bode, não te irão alterar o ph??? Já testaste???

Outra questão. Como a escolha do areão e substrato foi para "fugir" ao Gaspar, entre a estrutura e o aquário poupaste também na madeira???

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Snake, não testei nada, mas não são calcários disso tenho a certeza. Presentemente não possuo testes de nada. Quando for para inserir a fauna tenciono antes pedir a um amigo para emprestar para eu medir pH e gH. Só mesmo por descargo de consciência com os “bichos”. Fora disso deixei os testes para trás.

No que se refere ao aquário, estrutura e iluminação não existia hipótese, teve de ser tudo novo. Obviamente tentei adquirir material com boa relação qualidade/preço. Como era para ficar numa sala teria de ter alguma estética. Estou contente com o resultado final tanto da calha (uma palavra de apreço para o Ramirezi pela disponibilidade, como sempre impecável) como do aquário e estrutura. A estrutura é forrada e é aberta por trás, ao princípio torci o nariz mas quem faz disto vida (Aquartist, o meu obrigado também, são impecáveis) sabe bem mais que eu neste aspeto...é que ter tudo aberto por trás facilita imenso a passagem de tubagem e cabos.

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Adorei a montagem, acho o layout espectacular e o que dizes acerca do substrato vai de encontro ao que penso sobre o assunto. Ironia, usaste precisamente o mesmo substrato fértil do meu comunitário.

 

É uma barbaridade o custo dos substractos, ainda por cima ficam tapados assim que o tapete fecha. Acho que com uma boa fertilização liquida usando os pós podemos poupar imenso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os substratos férteis de marca são realmente caros, principalmente quando pensamos em algumas marcas. Têm a grande vantagem de que já vêm prontos a usar. Ou seja, é só cortar a embalagem e despejar. Mas como é óbvio não são essenciais e há maneiras mais baratas (com algum trabalho) de ter o mesmo resultado. Os brasileiros há muito que usam o humus de minhoca com sucesso comprovado. E muitos outros exemplos existem. Tudo se faz quando o €€€ escasseiam, agora dá é mais trabalho. Depende do gosto e carteira de cada um.

 

PTuga: esses troncos fossilizados são assim tão comuns na área? Tinha a ideia de que seriam coisas relativamente raras...

 

A sua composição varia de local para local de acordo com os minerais do local na altura da fossilização.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A. Ferreira e Gmmartins acho que partilhamos uma opinião comum.

Para um aquário de 200l para cima o gasto em substrato é exorbitante, tanto ao nivel do fértil como do inerte. Se são bons, sem dúvida, mas creio que estão de sobremaneira inflacionados, tal como o material de hardscape.

Dizer a qualquer pessoa que não esteja dentro do hobby que se paga bom dinheiro por rochas ao kg é meio caminho para passarmos por malucos.

Estas opções dão um pouco mais trabalho (tive de lavar o areão e ir apanhar as rochas), podem não ser exatamente a mesma coisa, mas tenho a certeza que não vai ser por aí que vai depender o sucesso deste projeto ou que daqui a dois meses alguém note a diferença.

 

Quantos as rochas...nos meus modestos conhecimentos, tirando uma ou outra me parecem "xistos argilosos" ou seja um argilito que possui uma foliação (geralmente paralelamente à estratificação) as outras parecem-me troncos fossilizados (mas, agora que levantas "a lebre", também posso estar redondamente enganado). A sua fragilidade, a forma com fraturam, a existência em algumas delas de zonas diferenciadas que me parecem antigos meristemas e como se diferenciavam de outras em redor levou-me a supor (ou a imaginar isso). Seja como for caso os entendidos achem que estou a delirar, as minhas desculpas ;). Ao menos foram de borla!!!

 

Hélio, felizmente (acho eu) o cabo principal não aquece.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quantos as rochas...nos meus modestos conhecimentos, tirando uma ou outra me parecem "xistos argilosos" ou seja um argilito que possui uma foliação (geralmente paralelamente à estratificação) as outras parecem-me troncos fossilizados (mas, agora que levantas "a lebre", também posso estar redondamente enganado). A sua fragilidade, a forma com fraturam, a existência em algumas delas de zonas diferenciadas que me parecem antigos meristemas e como se diferenciavam de outras em redor levou-me a supor (ou a imaginar isso). Seja como for caso os entendidos achem que estou a delirar, as minhas desculpas ;). Ao menos foram de borla!!!

 

De fósseis percebo muito pouco. Apenas tinha a ideia de que não era dar um pontapé e... olha... um fóssil. Mas também posso estar errado claro. Provavelmente até faz sentido que em certas zonas eles se acumulem...

 

Keep the pictures coming...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito desse layout Ptuga e essas rochas são porreiras. Os meus parabens!

Agora quero ver isso a evoluir :cool2: Boa sorte!

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva... Atualizações para breve....

Mais para dar a conhecer que nem sp as coisas correm de feição inicialmente e que quando se mostram aquários que no fim estão muito bons às vezes o caminho inicial nem sempre é facil. Tive um surto de "green dust algae" cobriu plantas e rochas e areão.

Acredito que o que originou o surto foi um pequeno problema que tive com a calha que me obrigou a colocar provisóriamente a 4*80w (embora só com 2*80w) do aquário antigo. OU seja uma claha com 1,60m num aquario com 1,08m.

 

O problema com a calha esta resolvido e agora ando a tentar acertar a altura e esquema de iluminação para que consiga por tudo crescer com deve de ser e ao mesmo tempo dar conta da algas. É que se afasto muito a calha a glosso começa a crescer na vertical!

 

Resumindo paciência, tempo e dedicação e a coisa resolve-se. Mas esta semana posto uma foto!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como só hoje dei pela coisa só hoje levas comigo :twisted:

 

Gostei muito desses calhaus/fosseis/whatever :mrgreen: mas eu mudava a orientação daquilo :doofywave: do grupo da direita, eles estão a apontar para fora do aquário, ficavam melhores virados para o centro.

 

Agora ficava mesmo bem era uns musgos agarrados aquilo :naughty:.

 

Agora queremos é fotos :photo:

 

 

p.s. a ver se mudas o nome do tópico, aproveito e deixo a minha sugestão: Fóssil :P

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do layout com esses fosseis Ptuga, continua rapaz ;)

 

Ficamos a aguardar mais novidades com fotos se possível.

 

Promete de certeza :drool3:

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PTuga

 

Primeiro parabéns pelo aquário, esta a ficar muito porreiro.

 

Agora as perguntas :smile2:

 

Esse aquario foi feito por medida, certo ? Onde o fizes-te?

 

Essas pedras foste mesmo a barragem? ferves-te as mesmas?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pelos comentários...

fotos a ver se para breve....para verem a miséria presente. (é dar tempo ao tempo)

Luis, o aquário foi feito pela aquartistic.

Não, não foram fervidas, levaram uma mangueirada para tirar a terra e sujidade. Aliás n vejo qual a utilidade do processo, um aquário é um ecossistema, a mania de esterilizar tudo... :) Para troncos, por causa da coloração compreendo, agora rochas acho totalmente inútil!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Não, não foram fervidas, levaram uma mangueirada para tirar a terra e sujidade. Aliás n vejo qual a utilidade do processo, um aquário é um ecossistema, a mania de esterilizar tudo... :) Para troncos, por causa da coloração compreendo, agora rochas acho totalmente inútil!

 

+1

 

Quanto à Green dust - é normal em aquas novos e não há muito a fazer (sem UV). É esperar que passe. É das poucas onde é normalmente recomendado que se reduza um pouco a fertilização durante o período de tratamento. Vai fazendo TPAs para reduzir a matéria orgânica e o número de esporos...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal... mais vale tarde que nunca....

Tiradas dia 26/12

Vai andando ...as algas controladas...nada que quando a fauna entrar e comecar a "pastar", não resolva!

A Glosso não pegou como tapete ( a iluminação é fraca, na minha opinião) mas acho que vou com o tempo vou csg fazer uma coisa engraçada com ela. ;)

Introduzi duas cabeças motorizadas que tinha por cá, provisoriamente para ajudar a movimentação da água!

Ainda não estou a preocupar com a definição do tapete...apenas que cresca...o mais depressa possivel. Por isso de momento alguns detalhes do hardscape, neste momento, estão escondidos

Abraços

 

gallery_11684_2562_162926.jpg

 

gallery_11684_2562_16757.jpg

Editado por Ptuga
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns está muito bonito o layout, isso vai ficar de certeza espectacular.

Mas isso esta a crescer muito devagar, estas a fertilizar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do layout.

Quanto ao tema dos substratos, a minha opinião quanto a isso, penso que o preço deles não se deve somente ao aspecto do mesmo (quando ficar coberto é tudo igual), mas sim ao que realmente ele faz, teoricamente substratos com grãos mais pequenos vão facilitar ás plantas de tapete alastrar-se mais rapidamente, os melhores não se desfazem logo dificilmente acabam por asfixiar as raízes, além de toda a ajuda que dão a manter o aquário mais estável a nível de parâmetros, mas isto é a minha opinião, e sim, acho substratos de marca demasiados caros, e então se for para fazer montagens que não sejam para durar vários anos, acho que não vale mesmo a pena. desculpa aqui o meu desabafo.

 

Quanto ao aquário, é esperar pela flora e começar a definir, aí sim podemos ver o potencial desta montagem, que para já tou a gostar bastante.

Força com isso e vai actualizando.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.