Ajuda URGENTE- Limpeza


Santolas

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Aquario-34,5x19.5x25 a volta de 13l

 

Iniciei me a pouco tempo(2 semanas +/-) e hoje foi a primeira vez que limpei o aquario... Mas acho que fiz uma valente porcaria pois a agua ficou turva (tp agua mt concentrada).

 

Limpei o aquario com um sifao feito com uma mangueira de chuveiro e uma garrafa de agua de 500ml mas como aquilo chupava a agua num apice parei e levei o aquario para a banheira e despejei ai a volta de 3l de agua.

 

Lavei as plantas as pedras o areao com agua da torneira e voltei a colocar cerca de 7-9l da agua que estava ja no aquario(tinha retirado esta para uma caixa de arrumaçao) acho que os guppys e os camaroes nao sofreram danos mas e decerto que a agua ficou muito turva e eu preocupado...

 

Alguem me sabe dizer uma forma mais eficiente de lavar o aquario?

 

cumps

Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se iniciaste à 2 semanas não devias ter limpo o aquario nem tão pouco ter peixes.

 

Existem cifões próprios para cifonar o fundo e tirar as plantas e lavar com agua da torneira parece-me asneira grossa.

Não podes tirar as plantas sempre que te apetece limpá-las pois fazem parte de um ecosistema.

 

Alem disso devias colocar aqui o setup completo para os mais experientes avaliarem...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz testes e tava tudo bem... por isso coloquei os peixes...

 

 

Entao o set up do aquario ca vai

 

Aquario-34,5x19.5x25(c,l,a)

 

Termostato elite 25w

 

filtro boyu wf-2015 150 l/h

 

A iluminaçao e com uma lampada de 6w pk nao da pa por tubless

 

flora:

1x planta alta que nao sei o nome

1x cryptocoryne

1x bola de musgo

 

fauna:

3x camarao red cherry

1x camarao limao

3x guppy femea

1x guppy macho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora nao se deve limpar a totalidade da aquario...ja que assim vais matar bacterias importantes...deves mudar apenas uma percentagem da agua em cada tpa e arranjar um sifõe para a areia...

 

ateciosamente

jorge teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Santolas,

 

Sou tão experiente como tu, mas ele houve aí coisas que foram erros que nem um iniciante faz. Não se lavam plantas nem areao.. muito menos com água da torneira.

 

Tenho um aquário com 55/60L, também há 2/3 semanas, daí ter respondido por estarmos os 2 mais ou menos na mema fase. Hoje, por acaso fiz a minha primeira "limpeza" que consistiu em limpar o filtro e fazer uma TPA (troca parcial de água) de 25%. Nessa TPA, aproveitei e aspirei o areão onde limpei uma boa porção de detritos de plantas e restos de comidas que acabam sempre por ficar no fundo.

 

As matérias filtrantes do filtro, esponjas, lã, cerãmicas, todas elas foram limpas com água do aquário - acho que nunca se deve limpar nada com água da torneira.

 

De seguida fiz algo que também não é recomendável... a água que repus foi directa da torneira para o aqua. De momento não tenho nenhuns garrafões ou bidão, de maneira a deixar repousar a água pelo menos 24 horas antes de colocar no aqua, e evaporar a maior quantidade possível de cloro.

 

Tudo isto demorou +/- 40m, algo que pensava demorar mais...

 

Ainda assim é com os erros que aprendemos, mas o resto do pessoal mais experiente certamente te poderá dar mais conselhos.

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu com sifao nao consigo limpar o fundo pois aspira mt quantidade de agua de uma so vez e o aquario fica sem agua mt rapidamente...

 

E eu nao limpei o areao apenas o mexi e depois deitei a agua fora... dos sim enchi a volta de 2 litros de agua da torneira, voltei a despejar (com um passador com filtro) a agua para dentro do aquario... Depois acrescentei 1,5 litros de agua de garrafa e mais 1 litro de agua normal.... E as plantas foram lavadas com agua da torneira pk tavam a sujar a agua, n sabia que isso fazia mal :ohmy: ...

 

 

Mas se nao conseguir limpar o aqua de forma eficiente dou os guppys e arranjo mais camaroes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos problemas dos aqua pequenos é mesmo esse, qq "chupadela" com o cifao e vai logo a água toda.

 

O meu como disse tem 60l e noto o mesmo. Deram-me uma idéia de estrangular com uma braçadeira a mangueira de maneira a poder estar mais tempo a aspirar. Ainda não experimentei, nem sei se a força da sucção dps se mantém, mas é uma idéia...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu com sifao nao consigo limpar o fundo pois aspira mt quantidade de agua de uma so vez e o aquario fica sem agua mt rapidamente...

 

E eu nao limpei o areao apenas o mexi e depois deitei a agua fora... dos sim enchi a volta de 2 litros de agua da torneira, voltei a despejar (com um passador com filtro) a agua para dentro do aquario... Depois acrescentei 1,5 litros de agua de garrafa e mais 1 litro de agua normal.... E as plantas foram lavadas com agua da torneira pk tavam a sujar a agua, n sabia que isso fazia mal :ohmy: ...

 

 

Mas se nao conseguir limpar o aqua de forma eficiente dou os guppys e arranjo mais camaroes...

 

Arranja corydoras pois ajudam a remover os restos de comida que sobram no fundo.

 

 

Um dos problemas dos aqua pequenos é mesmo esse, qq "chupadela" com o cifao e vai logo a água toda.

 

O meu como disse tem 60l e noto o mesmo. Deram-me uma idéia de estrangular com uma braçadeira a mangueira de maneira a poder estar mais tempo a aspirar. Ainda não experimentei, nem sei se a força da sucção dps se mantém, mas é uma idéia...

 

podes estrangular a mangueira do cifão mas vais perder o poder de sucção. O melhor é fazer uma passagem com "genica" pelo fundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.