Soluçoes liquidas DIY e testes nas mesmas


zorgxpto

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Apareceu-me hoje, um neon morto e um ramirezi mt ofegante.

Como tenho andado a fertilizar e a dosear mais co2, resolvi parar logo com a fertilizacao, fazer uma tpa de 50% e reduzir a introducao de co2.

 

Os parametros do aquario antes da tpa eram :

 

amonia -0

nitritos -0

po4 - 1 !!!!! (duvido, pois tenho fertilizado com 0.4ppm de po4 nos dois dias anteriores e o valordo teste nao muda, tenho green spots nos vidros e plantas.)

nitratos - 25

Kh- 4

ph- 6.4

(nao coloquei as unidades nos valores , mas sao as unidades dos testes colorimétricos)

 

Achei estranho as mortes e fui testar os compostos que tinham sido diluidos em agua destilada. Usei um teste de po4 da Aquili e um teste de no3 da Jbl.

 

A solucao que continha nitrato de potassio indicou muitos nitratos e po4 .

A solucao que continha sais epson indicou grande quantidade de po4 !!!!

A solucao de Fosfato de potassio nao indicou nitratos nem fosfatos !!!!!

A solucao de Cloreto de potassio indicou poucos fosfatos.

Como curiosidade testei a agua da torneira que indicou poucos fosfatos e poucos nitratos segundo os testes.

 

Todos os testes foram repetidos e as solucoes foram novamente preparadas , com os mesmos resultados.

 

O que pretendia, era que alguem mais conhecedor me diga , se é normal o testes de po4 se comportarem desta maneira , ou se realmente o teste desta marca nao tem qualquer validade quanto ao po4.

O teste mede bem os valores, agora penso que nao sao os valores de po4 que está a medir !!!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já encontrei a minha resposta...

 

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.php?91467-Teste-de-fosfato-da-Red-Sea-furado

 

Tem lá inclusive uma tabela curiosa.

 

Testes de fosfatos sao para esquecer. Só tenho pena de as marcas venderem um produto como tal e nao serem punidas por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A solucao de Fosfato de potassio nao indicou nitratos nem fosfatos !!!!!

Não conheço esse teste de PO4 em questão, mas se o mesmo avaliar os Fosfatos através do método do azul de molibdénio com ácido ascórbico, então há uma forte probabilidade de estares a entrar em conflito com o método.

Passo a explicar:

 

Uma solução de KH2PO4, cria um poder tampão relativamente grande. E como as reacções químicas do método colorimétrico acima descrito, necessitam de funcionar a pH's específicos, as quantidades de reagentes adicionados não são suficientes para fazer os Fosfatos em solução reagir correctamente, dando valor nulos de PO4, num teste a um fertilizante "puro".

 

O que deves fazer é: Colocas 2~3 gotas do teu fertilizante de PO4 no tubo/recipiente onde vais conduzir o teste, e de seguida perfazes o volume necessário com água de osmose, ou outra isenta de PO4. A partir daqui, fazes o teste normalmente. Em princípio, vais obter uma cor azulada bastante forte, indicadora de uma grande concentração de PO4.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Luis !

 

.... ainda bem que pessoas que gostam de quimica se interessam por aquariofilia .

 

Antes tinha tentado diluir com mais 3 partes de agua, mas a concentracao devia continuar muito forte e assumi mal que era erro do teste mesmo.

Fiz como disses te 1 gota em 5ml e pimba AZULAO !

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais