escalares com comportamento muito estranho


Hugo Filipe

Recommended Posts

Olá Hugo. Apesar de não saber muito sobre as doenças dos peixes (os meus peixes raramente ficam doentes), acho que são parasitas intestinais (pelo que aprendi no fórum) e que devias usar Nematol, que mesmo feito para Aquariofilia. Quanto ao teu aquário, esses néons devem ser um espetáculo. Achas que podes tirar umas fotos do aquário?

 

Posso, amanha ja tiro a foto. deixa la ver se vou a tempo pois com tanta muda de agua que fiz no aqua principal os parametros da agua devem ir a vida e deve ter um grande boom de algas nos proximos dias... mas por enquanto é o meu orgulho, esta perfeito para mim.

 

agora uma ma noticia o escalar mais pequeno ja foi...

 

estou a fazer o tratamento ao outro...

agua 32º

ja pus uma bomba de ar

1 comprimido e meio de 12h em 12h com tpa de 40% antes de cada dose

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Desculpa não te ter respondido antes, mas tenho andado Office.

 

O flagyl, uso 1/2 comprimido por cada 20l de agua de 8 em oito horas durante uma semana.

 

TPA de 20% todos os dias com aspiração do medicamento que fica no fundo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa não te ter respondido antes, mas tenho andado Office.

 

O flagyl, uso 1/2 comprimido por cada 20l de agua de 8 em oito horas durante uma semana.

 

TPA de 20% todos os dias com aspiração do medicamento que fica no fundo.

 

54L estou a por 1 comprimido e meio de 12 em 12h porque nao tou em casa de 8 em 8h (trabalho)

agua a 32º

bomba de ar

cada vez que aplico o medicamento faço um tpa de 40% antes.

 

vou na 3ª aplicaçao ou seja 1 dia e meio.

entretanto ja comprei mais 2 escalares pequenos e aproveitei para meter no tratamento para evitar algo igual mais para a frente...

 

ja começa a comer melhor, ainda nenhum dos 3 vem ao topo buscar a comida, eu ponho e quando passa por eles eles atacam a comida, mas sempre desconfiados.

o mais velhinho come e cospe, é rara a comida que ele engole. Mas mesmo assim ja se ve algum progresso...

ja passeiam pelo aquario e ja andam a procura de comida no fundo do aqua...

 

espero que esteja a fazer tudo bem...

 

Hoje tirei fotos era para por mas o pc ficou maluco, agora so quando estou aqui no trabalho é que consigo ca dar um pulo ;)

 

obrigado a todos pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso esta a ir muito bem, mas mesmo muito bem mesmo, se ja comem e muito bom sinal.

 

Posso dizer-te que tive um que fez 8 dias de tratamento sem tocar na comida. E só voltou a comer uns 3dias depois de voltar para o comunitário.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim estao... o apetite começa a ser devorador e ja vao a meio aquario para comer...

 

O medicamento faz subir a agua?

é que hoje quando pus agua nova depois da tpa meti o medicamento e sempre que meto o medicamento eles encostam ao fundo parados parece que é desta que morrem mas depois passado umas horas so vejo melhorias... entao decidi fazer uns testes, e fiquei espantado com os resultados... visto que esou a fazer tpa 2x ao dia de cerca de 50% cada... nao devia ser normal...

ph-8.5

amonia-0.5

nitratos-0

hoje reduzi a temperatura para 30º

 

Quando acabar o tratamento nao sei o que fazer... no meu aqua como ja referi tenho um grande e belo cardume de neons, (os guppys ja sairam) e tenho medo de por la os escalares porque eles teem medo de se fazer a comida perante tanto peixe...

mas este aqua de 54l onde estou a fazer o tratamento acho que nao tem condiçoes(filtragem e esconderijos) para os fazer crescer mais um pouco e para alem disso tenho medo se os escalares ficarem muito grandes que matem os neons... que charada que aqui vai...

 

Outra coisa que vi hoje foi no aqua principal uma guppy com fezes brancas... existe possibilidade de a agua do aqua principal estar contaminada? se sim como faço para resolver isso?

Como disse ja tirei todos os guppys do aqua...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou na 3ª aplicaçao ou seja 1 dia e meio.

entretanto ja comprei mais 2 escalares pequenos e aproveitei para meter no tratamento para evitar algo igual mais para a frente...

 

Hummm... comprar escalares que supostamente estão saudáveis e metê-los num aquário com escalares comprovadamente infectados, mesmo que em fase de tratamento, parece-me um risco...

 

Além de que, eu não compraria numa loja um escalar com 2/3cm, são um bocado sensíveis. Com esse tamanho só mesmo se fosse directamente do criador.

 

Acho que estás a fazer as coisas demasiadamente depressa. Isto da aquariofilia (principalmente na parte de tratamentos) demora o seu tempo. Corres o risco dos peixes ainda não estarem totalmente tratados e acabarem por ter uma recaida... e depois, como já estão fragilizados do primeiro tratamento, podem não resistir ao segundo.

 

Eu sei que por vezes não é fácil, mas é melhor fazer as coisas com calma.

 

Mas já que lhes deste alta, vai observando o comportamento deles com atenção... e que tudo corra pelo melhor.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... comprar escalares que supostamente estão saudáveis e metê-los num aquário com escalares comprovadamente infectados, mesmo que em fase de tratamento, parece-me um risco...

 

Além de que, eu não compraria numa loja um escalar com 2/3cm, são um bocado sensíveis. Com esse tamanho só mesmo se fosse directamente do criador.

 

Acho que estás a fazer as coisas demasiadamente depressa. Isto da aquariofilia (principalmente na parte de tratamentos) demora o seu tempo. Corres o risco dos peixes ainda não estarem totalmente tratados e acabarem por ter uma recaida... e depois, como já estão fragilizados do primeiro tratamento, podem não resistir ao segundo.

 

Eu sei que por vezes não é fácil, mas é melhor fazer as coisas com calma.

 

Mas já que lhes deste alta, vai observando o comportamento deles com atenção... e que tudo corra pelo melhor.

 

Cumps.

São diretos do criador :) Em relação ao comportamento, no hospital apetite devorador e desinibidos, no aqua principal sem luz andam no topo com luz esconem-se mas começam a mostrar o ar da sua graça. fezes são castanhas. apetite já vou descobrir... por estes sintomas achei que não valia a pena estar a manter os pexeis sobre efeito de medicamentos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São diretos do criador :) Em relação ao comportamento, no hospital apetite devorador e desinibidos, no aqua principal sem luz andam no topo com luz esconem-se mas começam a mostrar o ar da sua graça. fezes são castanhas. apetite já vou descobrir... por estes sintomas achei que não valia a pena estar a manter os pexeis sobre efeito de medicamentos.

 

Ok, mas não te esqueças que cada vez que mudas os peixes de aquário estás a colocá-los em stress... tiraste-os do aquário fizeste-lhes um tratamento noutro aquário e votaste a colocá-los no aquário inicial, tudo em menos de uma semana! Afinal de contas, ainda são crias.

 

Mas é optimos sinal eles já estarem com apetite... o facto de se esconderem é normal, ainda se estão a re-habituar ao sitio!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizes-te bem em coloca-los no comunitário...

 

Eu quando coloquei o doente no comunitário com 8 dias de tratamento, ele tb era muito tímido.

 

 

Eu precaução ainda coloquei o flagyl no comunitário por 3 dias.... Nenhum peixe se recentiu, no entanto fiquei com a sensação que as plantas não gostaram muito do tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizes-te bem em coloca-los no comunitário...

 

Eu quando coloquei o doente no comunitário com 8 dias de tratamento, ele tb era muito tímido.

 

 

Eu precaução ainda coloquei o flagyl no comunitário por 3 dias.... Nenhum peixe se recentiu, no entanto fiquei com a sensação que as plantas não gostaram muito do tratamento.

Pois e eu tenho um aquario plantado... hei-de por fotos :) já andam a passear pelo aquario tranquilos... na hora da comida descem e escondem-se comendo o que vai ter com eles, é que os neons ficam possuídos na hora da comida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente às plantas tb não é grave, apareceram algumas folhas amarelas, mas em duas semanas tudo voltou ao normal.

 

em relação à comida, o que eu ainda hoje faço é colocar comida num canto do aquario para os mais comuloes, e assim que eles estão lá a comer, coloco mais comida do outro lado do aqua, para os mais timidos não serem muito incomodados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente às plantas tb não é grave, apareceram algumas folhas amarelas, mas em duas semanas tudo voltou ao normal.

 

em relação à comida, o que eu ainda hoje faço é colocar comida num canto do aquario para os mais comuloes, e assim que eles estão lá a comer, coloco mais comida do outro lado do aqua, para os mais timidos não serem muito incomodados.

Não tenho hipótese... já tentei essa técnica mas são 100neons eles atacam por todos os lados...lololl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas noticias... tenho os peixes todos com respiração ofegante e no topo do aquario...ph 7.5, nitratos 25 nitritos 0 e amonia 0,004. co2 esta a 3bolhas por seg. e o meu escalar esta de novo com fezes brancas... parece que o problema esta na agua do aqua principal... o que faço? ajudem pfv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA 50% urgente.

 

Isso e CO2 a mais, tens teste de CO2?

 

Deves ter um CO2 superior a 50ppms

 

O teu filtro movimenta a linha de agua?

sim antes de obter resposta foi o que fiz... tpa 50% e já esta tudo bem. tenho drop cheker e estava a indicar co2 a mais... não sei ver em ppm nunca percebi isso... eu meto mais ou menos 3/4 bolhas por segundo...acho que o problema esta no filtro, desde que liguei a uv ao filtro perdi muita força de agua... tenho de comprar mangueiras novas... falaram-me no chines havia la mangueiras que davam... em relação ao escalar vi fezes brancas mas já esta a comer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja falta de força no filtro. Se fosse, tinhas problemas com amonia e nitritos, e a agua suja por baixa filtração mecanica....

 

O teu problema é mesmo co2 a mais.

 

Repara, tu no teu aqua de 200L tens 3 a 4 bolhas por segundo, eu no meu, de 300L UTEIS tenho 1,5 Bolhas por segundo e tenho sempre o meu nivel de CO2 ente 20 a 30 PPM's.

 

Relativamente ao teste de CO2, dá uma vista de olhos no da JBL, eu optei por este por dois grandes motivos.

 

1º não necessita-mos de saber o KH da agua para o calibrar

2º tem uma escala cromatica no proprio teste que nos permite saber a quantos PPM's está o co2 dentro do aqua a qualquer momento.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas noticias... tenho os peixes todos com respiração ofegante e no topo do aquario...ph 7.5, nitratos 25 nitritos 0 e amonia 0,004. co2 esta a 3bolhas por seg. e o meu escalar esta de novo com fezes brancas... parece que o problema esta na agua do aqua principal... o que faço? ajudem pfv

 

Efectivamente 3 bolhas por segundo de CO2 parece-me exagerado. 1bps quanto muito.

 

Outra coisa... ph 7.5?! Com CO2 em excesso?! Os escalares (e os cardinais) gostam de ph ácido. Qual é o ph da água da tua torneira? O que é que tens no aquário que possa estar a aumentar o teu ph?

 

O que tens a fazer foi o que já fizeste... Reduzir o CO2 e TPA's até eles voltarem a respirar normalmente.

 

 

acho que o problema esta no filtro, desde que liguei a uv ao filtro perdi muita força de agua... tenho de comprar mangueiras novas... falaram-me no chines havia la mangueiras que davam...

 

Eu pessoalmente acho que o UV é dispensável em água doce... mas é só uma opinião. Quanto a comprar mangueiras novas... precisas mesmo? Não será só uma questão de fazer uma limpeza às que tens?

 

Quanto às do chinês, desconheço, mas garanto-te que não ia meter mangueiras de plástico barato no meu aquário!!! :tongue:

 

Volto a repetir a minha sugestão: calma e moderação. A pressa e os exageros costumam pagar-se caro na aquariofilia... mas mais uma vez, é só a minha opinião.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente 3 bolhas por segundo de CO2 parece-me exagerado. 1bps quanto muito.

 

Outra coisa... ph 7.5?! Com CO2 em excesso?! Os escalares (e os cardinais) gostam de ph ácido. Qual é o ph da água da tua torneira? O que é que tens no aquário que possa estar a aumentar o teu ph?

 

O que tens a fazer foi o que já fizeste... Reduzir o CO2 e TPA's até eles voltarem a respirar normalmente.

 

 

 

 

Eu pessoalmente acho que o UV é dispensável em água doce... mas é só uma opinião. Quanto a comprar mangueiras novas... precisas mesmo? Não será só uma questão de fazer uma limpeza às que tens?

 

Quanto às do chinês, desconheço, mas garanto-te que não ia meter mangueiras de plástico barato no meu aquário!!! :tongue:

 

Volto a repetir a minha sugestão: calma e moderação. A pressa e os exageros costumam pagar-se caro na aquariofilia... mas mais uma vez, é só a minha opinião.

 

Cumps.

ph da agua da torneira é 8 :s tenho troncos e plantas. nunca consegui ter ph abaixo de 7.5 e bem que queria tê-lo a 7 ou ate mesmo 6.8... mas não sei como faze-lo... as mangueiras estão boas mas cortei-a para ir a uv... e por isso a agua perdeu força...obrigado pelas dicas, agora queria mesmo saber como baixo o meu ph...alem disso ainda tenho substrato da ada amazonia que supostamente mantinha-me o ph nos 6.5/7. abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas, agora queria mesmo saber como baixo o meu ph...alem disso ainda tenho substrato da ada amazonia que supostamente mantinha-me o ph nos 6.5/7. abraços

 

Podes pôr turfa no filtro... se não te importares de ficar com a água um bocado amarelada... O substrato serve como tampão... mas não tem capacidade para essa água toda... principalmente com TPA's de 50%! :rolleyes:

 

Com ph 8 na água da torneira, não é fácil quereres ter peixes de ph ácido... Mesmo que consigas baixar o ph no aquário, vais ter que ter muito cuidado quando fizeres as TPA's para não criares muita oscilação no ph... e os peixes não gostam de oscilações.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes pôr turfa no filtro... se não te importares de ficar com a água um bocado amarelada... O substrato serve como tampão... mas não tem capacidade para essa água toda... principalmente com TPA's de 50%! :rolleyes:

 

Com ph 8 na água da torneira, não é fácil quereres ter peixes de ph ácido... Mesmo que consigas baixar o ph no aquário, vais ter que ter muito cuidado quando fizeres as TPA's para não criares muita oscilação no ph... e os peixes não gostam de oscilações.

 

Cumps.

pensei em fazer so 20% de tpa e repor com agua engarrafada...mas não ia ganhar para a agua...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas noticias... tenho os peixes todos com respiração ofegante e no topo do aquario...ph 7.5, nitratos 25 nitritos 0 e amonia 0,004. co2 esta a 3bolhas por seg. e o meu escalar esta de novo com fezes brancas... parece que o problema esta na agua do aqua principal... o que faço? ajudem pfv

Olá Hugo,

que testes usas para obteres valores assim tao exactos?

Tb tou curioso para ver uma foto desses 100 neons :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais