1º Nano de recife


JoaoRRM

Recommended Posts

Boas,

De momento apenas tenho Discus pois desisti dos plantados (nanos). Estive a desfazer-me de muitos aquários e agora acho a casa muito vazia... :sorry: Por isso estive a ponderar e pensei em montar um aquário de água salgada mas não muito grande. Andei a pesquisar e os que mais me agradaram para o que posso fazer agora foram os nano. Se pudesse era logo um de 500L :dance: .

Logo vou começar por um pequeno e criar boas condições para puder albergar alguns vivos saudáveis.

 

Set up:

 

Aquário: 35Cx28Lx24A 24l

>Sump:35Cx8Lx24A 7l

>"Zona util":35Cx20Lx24A 17l

 

Iluminação: Calha Sensen HDD-360

> Lâmpada: PL 24W Branca/ Azul 1W/l

 

Circulação: Irei utilizar o fluxo da bomba de retorno

 

Filtragem: Utilizarei Lã filtrante e carvão activado

 

Aquecimento: Termóstato Tetra tec HT25W

 

Refrigeração: A ponderar...

 

Escumador: Ainda a ponderar... entre:

Escumador SK 300 ( http://www.trukesfishes.com/loja/637-gerador-de-ozono-035g-h.html ) e este

( http://www.trukesfishes.com/loja/635-gerador-de-ozono-035g-h.html )

 

Substrato: Areia de coral 0,05mm-1mm

Vivos/Layout: Talvez uma ilha de rocha viva com alguns corais moles, Anémona, 1x ou 2x.Ocellaris muito jovens, Equipa de limpeza. PS: (Eu no espaço de alguns meses irei montar um maior, depoi mudarei para ai os peixes, quando estiverem demasiado grandes para este aquário)

 

Tenho algumas duvidas:

Eu tenho um Eheim 2211 parado, posso utilizado como filtro adicional à sump com apenas lá filtrante?

Ou outra matéria que sugiram.

Em relação À circulação, estava a pensar utilizar uma bomba de retorno para ai de 300l/h, acham que é suficiente ou compro uma Bomba de circulação?

Em relação à refrigeração acham que é necessário uma ventoinha?

Aceito ajuda em relação à escolha de corais pois ainda sou maçarico neste assunto e pesquisa nem sempre chega.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Tens de ter cuidado com o uso de lãs ou outras midias filtrantes... são fontes muito consideráveis de acumulação de detritos. Não são lá muito aconselháveis no global...

Um bomba de retorno de 300L não deverá ter força para elevar a água até ao aquário...

Em principio não deves precisar de pensar em ventoinhas até ao próximo verão (ou próximo disso)

Para um aqua tão pequeno deves tentar por corais de fácil manutenção... moles maioritariamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Posso usar a lã se a limpar ou até substituir várias vezes?

A sump é no interior do aquário.

A teu ver o 2211 a funcionar apenas com a típica esponja azul, uma branca e carvão ativado achas que faz mal?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activado funciona bem num saco na sump... até é aconselhável com corrente passiva...

esponjas nem pensar a não ser que as laves constantemente.

A lã eu utilizava no aqua anterior porque também era pequeno e sem sump... o que te digo é que ou substituis quase diariamente (ou lavas) ou aquilo torna-se um ninho para disseminares nutrientes no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diáriamente??? 3 em 3 dias parece-te muito?

Estive a ver aqui no forum um tópico para quem está a iniciar-se nos recifes e lá dizia que a lã deveria ser mudada de 1 em 1 semana.

A filtração dá-me cabo da cabeça :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma pergunta:

Se eu adoptar uma tampa na zona "útil" do aquário acham que influenciará a iluminação? O vidro seria muito fino mesmo.

A sump ficaria destapada podendo adoptar posteriormente uma ventoinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtração com saco de 200micron funciona na queda da sump... colocas o tubo da queda de água dentro do saco e todas as macro partículas ficam lá retidas.

No entanto para evitar dissabores com os nutrientes devem ser limpas de 2 ou de 3 em 3 dias.

 

Não é aconselhável qualquer vidro sobre o aquário... a maior parte da evaporação dá-se no aqua e não na sump (isto por causa do aquecimento das lâmpadas) e por essa razão deve ser aberto. A iluminação passa a ser influenciada pelas gotas de evaporação que se vão formar nesse mesmo vidro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, era só para ter mais uma opinião.

Onde posso arranjar rocha viva? O único sitio que eu conheço que venda é a aquaplante, mas é 7 euros o Kg o que me leva a pensar que seja das Caraíbas ou por ai... As melhores vem da Indonésia e das Fiji mas são 17 euros o kg mínimo. Só preciso de 3,5kg, mas não queria gastar logo 50 euros só aqui...

Também posso comprar a alguém que já não precise e as tenha "cicladas".

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas eu tambem comecei com uma de 24w e depois duas de 24w. Mas a diferenca so notei quando passei pra os focos de led.

Pode comecar por comprar um e maos tarde outro.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vodka7

Aquela lâmpada que vinha no inicio da tua montagem tinha 24W? Que tipo de lâmpada? Se arranjar duas dessas é suficiente.

Só porque são um bocado caros esses focos...

Estas aqui servem? Solar Duo 26W 6500 kelvins Aquatic Nature, a outra opção é esta aqui: 36W Marine Aquarium LED Bulbs

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2187&pageNum_AquarioRS=0&idcat=187&cat=&subcat=&menu=12

 

http://www.ledpacifi...D-Bulbs/</span>

 

 

 

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a minha era essa de 26W, tinha duas dessas e não valem a pena, é preferivel investir no ledpacific se queres ter resultados no Nano, porque com as outras nada se desenvolve.

 

Cumps.

 

http://www.ledpacific.com/products/Reef-White-27W--LED-Aquarium-Bulb%2C--Par38%2C-ES-27-or-ES26-Screw-Fitting.html

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Terei depois que comprar duas eventualmente?

O aqua vai ter 28L, achas que é suficiente se comprar depois uma destas:

http://www.ledpacific.com/products/Aqua-Blue-15w-LED-Aquarium-Bulb-Par38%2C-ES-27-or-ES26-Screw-Fitting.html?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso não presta. E como digo a todos, o que pretendes do aquário? Sucesso? Então terás de investir € se não vai ser dinheiro deitado a rua.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais