aconcelhamento de filtro externo e substrato


Recommended Posts

boas estou ainda a fazer contas orçamentais, mas estou a pensar montar um aqua plantado, de 190*40*50 mas perciso da vossa ajuda para a escolher um filtro externo mais adequado, que seja bom bonito e barato :), qual o tipo de substrato, e que quantidade deveria de meter.

já agora podiam me dizer qual o nome de umas plantas que parecem mesmo umas arvores (http://grupoaquariosnet.blogspot.pt/2011/04/aquario-plantado-gas-carbonico.html)?

 

cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduardo,

 

Relativamente ao filtro, o ser plantado não nós ajuda muito nas características do filtro, o que importava era saber que flora é que vais colocar ai, tens muito espaço para ocupar :)

 

De qualquer forma vais precisar provavelmente de dois filtros, eu optava se calhar por dois JBL e901, mas como disse pode depender muito da fauna que vais escolher.

 

Essas montagens que mostras se não me engano são troncos com musgo atado. na segunda parecem-me fetos de java e anubias mas não tive muito tempo para olhar.

 

O tipo de substrato é muito importante num aqua desse tamanho, bem como o que pretendes fazer em termos de luz e CO2. Diz quais são as tuas prespectivas nesse sentido e é mais fácil ajudar.

 

Deves pensar num substrato fértil e num inerte, sendo que o mais importante é o fértil...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um aqua desse tamanho o ideal era uma sump e não um filtro externo ou 2.

Essa planta é só musgo agarrado a um tronco e depois é aparar para se dar a forma que se quer, é extremamente difícil de concretizar.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma SUMP para um plantado, já ouvir dizer que não é das melhores formas de filtragem mas não tenho qualquer experiência com SUMP's.

 

Pedro

 

porque é que dizes isso? uma sump é exatamete igual a um filtro externo só que podes ter o caudal que quiseres e o volume filtrante que quiseres. Só vejo vantagensmas posso estar enganado.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Como disse a minha experiência com plantados com SUMP é nula por isso estou um bocado a falar no ouvi dizer e não em experiência própria.

 

Os problemas com um plantado e a SUMP prendem-se com as concentrações de CO2 necessárias para um bom plantado, mas provavelmente podem existir soluções com SUMP que resolvam esta situação.

 

Dizer que uma SUMP é igual a um filtro externo não é exacto. Num plantado não interessa ter um aquário muito filtrado a concentração quer de CO2 quer de nitratos é fundamental para o crescimento das plantas.

 

Claro que fazer um plantado com estas dimensões é sempre uma tarefa difícil.

 

Cumps

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sump não é o melhor para um plantado... O tipo de filtragem que faz vai fazer com que o CO2 se escape, e num plantado não é isso que se pretende... O mesmo é válido para os filtros seco/húmido.

Agora depende do tipo de plantado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.