Segundo filtro ?


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou a planificar um plantado de 200L, mas ainda com algumas duvidas. Tenho um Eheim Ecco Pro 300 (750 L/H).

 

Na vossa opinião adiciono um segundo filtro com capacidade idêntica ? Disseram-me hoje que se houver demasiada circulação de água vou ter desperdício de CO2, pelo que fiquei na duvida.

 

Se sim, como coloco os dois filtros. Um em cada ponta do aquário ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente está aqui uma boa pergunta, mas a meu ver acho que deverias colucar as saidas de agua num lado assim como os "chupadores" no lado oposto, isto para a agua circular em circulo, se colucares uma saida em cada ponta a agua vai se juntar no meio do aqua e vai fazer tipo remoinho, criando assim em dois circulos.

Isto é a opinião de um leigo na matéria...

Pois ando por cá a meia duzia de dias.

Quanto mais conheço o homem mais gosto dos animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num plantado não vejo necessidade de um segundo filtro.

Podes colocar mas numa prespectiva de backup.

Quanto a remoinho, nunca vi fazer, apesar de no meu 450L ter 2 filtro de 1000L/h, colocados de modo oposto.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas .

 

Como tenho lido que o caudal "ideal" do filtro são entre 5 e 10X a litragem total do aquário, uma vez que no meu não chega a 4X, pensei que seria uma boa ideia.

 

Quando dizes "colocados de modo oposto" queres dizer um de cada lado ? Ou seja, entrada e saída de água do primeiro de um lado, e a entrada e saída de agua do segundo do outro lado?

 

Esqueci-me de dizer que vou instalar um reactor, o que deve reduzir um pouco o caudal.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10x é para água salgada. O eheim pro 300 dá até 300L, tens 100 de margem. Se a água estiver limpa e o ecossistema em bom estado não vejo a necessidade. Para além disso como plantado as plantas já fazem parte da filtragem.

 

Acho que só faz sentido no caso de um filtro falhar, porque de resto, não me parece necessário.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.