Recomeçar aquário do zero


potav

Recommended Posts

Caros amigos,

 

agradecia umas dicas sobre montar um novo aquário. Já há 25 anos que não meto a mão em aquários e hoje em dia há novos equipamentos e novos conceitos.

 

Assim, o aquário que tenho é:

 

Aquário Aquatlantis 100 cm X 40 cm X 60 cm - 240 L

Filtro JBL Cristalprofi e900 - 900 L/H

Termostato 300 W

Iluminação - 2 X T5

 

Pretendo um aquário comunitário com: 2 Kinguios (já os tenho num globo), guppys, espadas, neons, escalares e peixes-vidro. Gostaria de juntar aos anteriores: 1 betta ou casal, 1 snowball pleco, 1 labeo frenatus, 1 botia painted e ciclídeos americanos ou sul americanos.

 

Queria também limpa-vidros e limpa-fundos. Dos que referi, tenho dos dois tipos, certo?

 

- Vêem incompatibilidades nesta fauna? Quais os "mesmo proibídos"?

 

Queria umas plantas que ainda não soube escolher. Agradecia dicas....

 

- Queria um substrato de areia branca (sílica). Necessito de substrato fértil (sob a sílica) para este comunitário com plantas? O que devo meter para ter o substrato (completo) ideal?

 

Antecipadamente agradecido,

 

Abraços e beijinhos aos meus (futuros) mestres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Bem vindo novamente ao hobby!

O equipamento foi muito bem escolhido, á excepção do termostato, que é ligeiramente demais para a litragem, mas não é problema. Qual a potência das lampâdas? Eu com eletricidade sou terrivel, so sei funcionar com watts por litro(Já agora, isso vai determinar que plantas vais poder ter).

Vejo algumas incompatibilidades:

-Neons com escalares, já ouvi historias em que acabam só com os escalares (neons são um pitéu).

-Bettas não acham piada nenhuma ás caudas floreadas dos guppies machos.

-Experiencia própria, casais de bettas não funcionam muito bem.

 

Sobre substratos, que outros se enunciam, que não sei nada. Só tenho o areão, que o substrato orgânico venha depois.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel,

Vou ver a potência das lâmpadas. Sei a regra de 1W / litro, vou confirmar se está correcta.

Em relação ao filtro, o caudal é algo inferior a 5 X 240 litros, deverei trocá-lo ou este dará para funcionar neste sistema?

Há muitos anos tive um casal de bettas com guppys e espadas e não se deram mal.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel,

Vou ver a potência das lâmpadas. Sei a regra de 1W / litro, vou confirmar se está correcta.

Em relação ao filtro, o caudal é algo inferior a 5 X 240 litros, deverei trocá-lo ou este dará para funcionar neste sistema?

Há muitos anos tive um casal de bettas com guppys e espadas e não se deram mal.

 

Cumprimentos

 

Boas potav,

 

a regra de 1w/L aplica-se se for um plantado, fora isso não é obrigatório.

O filtro corresponde bem para as tuas necessidades, convem ser no mínimo dos mínimos 3x a litragem do aquario que, no teu caso, deve andar pelos 200L úteis.

Quanto aos bettas com os guppys ou espadas não à qualquer problema, eu tenho um comunitário com 8 espécies diferentes (incluindo bettas) e dão-se bem, tens é que ter em conta que um betta macho tem que ter pelo menos 3 fêmeas para não massacrar sempre a mesma.

Uma coisa importante, os bettas (principalmente os machos) são muito territoriais, por isso, deves colocar as outras espécies no aquário um dia ou dois antes dele para evitar confrontos. Assim, quando ele entrar, vai andar mais "manso"

 

ABC...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

agradecia umas dicas sobre montar um novo aquário. Já há 25 anos que não meto a mão em aquários e hoje em dia há novos equipamentos e novos conceitos.

 

Assim, o aquário que tenho é:

 

Aquário Aquatlantis 100 cm X 40 cm X 60 cm - 240 L

Filtro JBL Cristalprofi e900 - 900 L/H

Termostato 300 W

Iluminação - 2 X T5

 

Pretendo um aquário comunitário com: 2 Kinguios (já os tenho num globo), guppys, espadas, neons, escalares e peixes-vidro. Gostaria de juntar aos anteriores: 1 betta ou casal, 1 snowball pleco, 1 labeo frenatus, 1 botia painted e ciclídeos americanos ou sul americanos.

 

Queria também limpa-vidros e limpa-fundos. Dos que referi, tenho dos dois tipos, certo?

 

- Vêem incompatibilidades nesta fauna? Quais os "mesmo proibídos"?

 

Queria umas plantas que ainda não soube escolher. Agradecia dicas....

 

- Queria um substrato de areia branca (sílica). Necessito de substrato fértil (sob a sílica) para este comunitário com plantas? O que devo meter para ter o substrato (completo) ideal?

 

Antecipadamente agradecido,

 

Abraços e beijinhos aos meus (futuros) mestres

 

 

boas

eu hoje estou meio leigo mas

kinguios não é peixe de aguas frias?

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se são de água fria, se forem para um aquário de água quente estarão apenas a sobreviver!

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Potav

 

eu vou traduzir o que o eliezer diz, acrescentando ao antónio pereira e mergulhops2

 

kinguios em água quente é uma PESSIMA ideia.

 

1º kinguios e guppies, já experimentei e guppy foi para a sanita mesmo.

 

2º queres misturar kinguios guppys, espadas, neons, escalares e peixes-vidro que são peixes "mansos" com bettas e ciclideos??

os ciclideos americanos e africanos são territoriais como tudo e matam se for preciso. acho que virás a entupir a sanita...

 

vou dar-te ideias para tipos de aqua

Aqua 1

Kinguios, ponto. E mais nenhum

plantas são poucas, a maior parte delas são pasto.

substrato fértil nenhum

areia sílica também nao é boa ideia, areão de rio

 

Aqua 2

guppys, espadas, neons, escalares e peixes-vidro, para peixes de fundo, pleco ou ottocinclo parece bem :)

plantas: quase todas

substracto fértil: sim

areia silica: acho que sim

 

Aqua 3

ciclideos africanos

plantas nenhumas

substrato: nao sei

areia: sim

 

Aqua 4

ciclideos americanos

plantas (nao tenho a certeza) mas acho que sim

substrato: nao sei

areia: sim

 

os bettas... :huh: eles misturam-se?????????? e se sim, porque se vendem e estão nas lojas dentro de aqua de tamanho de COPOS sozinhos? estás a perceber a ideia?

 

 

 

regra de ouro em aquariofilia: comunitário não é despejar especies lá para dentro e muito menos misturar águas tropicais com água fria.

 

cuidado e escolhe bem

Editado por Nana Lee

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.