Escumador e bomba de circulação...


Recommended Posts

Boa tarde a todos...

 

Que escumador me aconselham para um aquário de 120 ou 100 litros? (Ainda não me decidi pelo tamanho do aquário). Teria que ser um hang on, pois não tenho sump...

 

Tenho andado a ver possibilidades... O que acham do Aqua Medic Turboflotor Blue 1000?

 

Para a circulação, tenho andado de volta das Tunze Turbelle Nanostream... Para os tais 120 ou 100 litros, o que me aconselham? Uma ou duas bombas?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escumador hang-on... esse turboflotor vai ser uma bela ratoeira para os peixes mais pequenos e/ou debilitados... isto porque a bomba fica dentro do display e faz uma sucção um bocado elevada.

 

Aposta nos TMC Compact... ou então tens os Deltec MCE300 ou o MC 600.

 

Para circulação, aposta em 2 x 2500 da Tunze...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escumador hang-on... esse turboflotor vai ser uma bela ratoeira para os peixes mais pequenos e/ou debilitados... isto porque a bomba fica dentro do display e faz uma sucção um bocado elevada.

 

Aposta nos TMC Compact... ou então tens os Deltec MCE300 ou o MC 600.

 

Para circulação, aposta em 2 x 2500 da Tunze...

 

Obrigado!

 

Vou ver esses também e estudar as possibilidades... Está também em causa o ruído... E o turboflotor blue 1000 acho que é bastante silencioso, para além de também poder ser usado numa sump...

 

Por agora o aquário não vai ter sump, mas é uma hipótese que não excluo a médio prazo... Por isso estou à procura de um escumador que me dê algumas possibilidades e margem para se quiser fazer um upgrade...

 

Ora o turboflotor blue 1000 é bastante versátil... Dá para usar como externo ou dentro da sump, é silencioso e dá também para maiores litragens... Achas que ficava melhor servido com outro escumador? Os TMC e os Deltec têm essas caratecteríscas que procuro (versatilidade, ruído e margem para uma maior litragem)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De todos os falados aconselho os deltec sem duvida, o mce 600 da para hang on e dentro da sump e tem capacidade para aquas ate600l o mce 300 da para aquas ate 300l. Agora depende de quanto queiras gastar. Eu iniciei o aqua como tu e tive um hang on passado pouco tempo 2meses arrependi me e coloquei um overflow e sump e compeei um nac 7, logo gastei dinheiro 2x. Ah e comprei o nac porque quero aumentar o aqua mas so depois de conseguir vender o meu atual.

Os deltec sao excelentes escumadores, agora o preço uiui, ja o nac tem o desempenho do mce 600 so que custa metade do preço.

Ja em relaçao as tunze, acho exagerado 2x2500l/h para 100l. Eu tive 2x1800l/h em 90l e tive de tirar uma se queria ver as euphylias abertas. Comeca com uma de 2500 entao se a diferenca nao for muita compra a 4500 porque tem a vantagem de regular o fluxo entre 1500 e 4500l/h.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De todos os falados aconselho os deltec sem duvida, o mce 600 da para hang on e dentro da sump e tem capacidade para aquas ate600l o mce 300 da para aquas ate 300l. Agora depende de quanto queiras gastar. Eu iniciei o aqua como tu e tive um hang on passado pouco tempo 2meses arrependi me e coloquei um overflow e sump e compeei um nac 7, logo gastei dinheiro 2x. Ah e comprei o nac porque quero aumentar o aqua mas so depois de conseguir vender o meu atual.

Os deltec sao excelentes escumadores, agora o preço uiui, ja o nac tem o desempenho do mce 600 so que custa metade do preço.

Ja em relaçao as tunze, acho exagerado 2x2500l/h para 100l. Eu tive 2x1800l/h em 90l e tive de tirar uma se queria ver as euphylias abertas. Comeca com uma de 2500 entao se a diferenca nao for muita compra a 4500 porque tem a vantagem de regular o fluxo entre 1500 e 4500l/h.

 

Digamos que o orçamento que tenho para o escumador são 150€... Não queria gastar mais que isso... Quanto custam os deltec? E onde os posso comprar? O Turboflotor Blue 1000 não aconselhas de todo? Insisto neste porque consigo comprar por 120€...

 

Quanto a circulação, achas que só com uma bomba não vou ter zonas mortas? Já agora, estas tunze

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zonas mortas, depende muito do layout que cries, como disse experimenta a comprar uma e logo ves se é pouco ou não. Esse escumador da aquamedic não conheço, mas sendo o teu orçamento apertado se calhar é uma boa opção. Se calhar consegues os deltec por esses valores mas usados porque novos são mais caros.

 

As nano da tunze são excelentes e sim super silenciosa.

Editado por ffonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zonas mortas, depende muito do layout que cries, como disse experimenta a comprar uma e logo ves se é pouco ou não. Esse escumador da aquamedic não conheço, mas sendo o teu orçamento apertado se calhar é uma boa opção. Se calhar consegues os deltec por esses valores mas usados porque novos são mais caros.

 

As nano da tunze são excelentes e sim super silenciosa.

 

Obrigado ffonseca... Vou mandar vir a 6025 e depois logo se vê... O escumador vou analisar melhor a situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Vou ver esses também e estudar as possibilidades... Está também em causa o ruído... E o turboflotor blue 1000 acho que é bastante silencioso, para além de também poder ser usado numa sump...

 

Por agora o aquário não vai ter sump, mas é uma hipótese que não excluo a médio prazo... Por isso estou à procura de um escumador que me dê algumas possibilidades e margem para se quiser fazer um upgrade...

 

Ora o turboflotor blue 1000 é bastante versátil... Dá para usar como externo ou dentro da sump, é silencioso e dá também para maiores litragens... Achas que ficava melhor servido com outro escumador? Os TMC e os Deltec têm essas caratecteríscas que procuro (versatilidade, ruído e margem para uma maior litragem)?

 

Boas

E já usei o escumador Turboflotor da Aquamédic no meu aquário(300 lts) e deu conta do serviço. Silencioso, fácil de regular e versátil pois pode ficar fora ou dentro do aquário. Eu disse deu conta, até que o desejo de comprar mais peixes falou mais alto... :naughty: Em Fevereiro, o meu custou 160€.

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Obrigado ffonseca... Vou mandar vir a 6025 e depois logo se vê... O escumador vou analisar melhor a situação.

 

Ja agora quanto custa a 6025?

É que se a diferença para a 6045 não for muita, eu optaria pela segunda visto esta ter regulador de fluxo, o que da mais margem de manobra.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te compensava era duas 6015 para colocares uma contra a outra e criar turbulencia ;)

 

Pois essa era a minha ideia inicial... Mas as opiniões da maioria dos membros não foram nesse sentido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te contar o que se passa comigo, montei agora um nano de 84 litros que tem duas power heads uma 1500lts/h e outra 900 lts/h

Neste momento tenho encomendada uma 6015.

Pelo que vejo, com a 6015 já me podia safar, o problema é que ia criar a circulação de uma uma sanita durante a descarga lol. Tenho que comprar nem que seja uma koralia nano mais pequena para cortar a circulação e criar alguma turbulência.

Outra coisa que já devias ter dito é as medidas do aquário.

Um cubo 50*50*50 tem 125 lts mas em 50 cms mal a agua sai da bomba já está a bater no vidro oposto. Se for 120*35*30 a bomba pode não ter força para empurrar agua de uma ponta à outra e a litragem é igual à do cubo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te contar o que se passa comigo, montei agora um nano de 84 litros que tem duas power heads uma 1500lts/h e outra 900 lts/h

Neste momento tenho encomendada uma 6015.

Pelo que vejo, com a 6015 já me podia safar, o problema é que ia criar a circulação de uma uma sanita durante a descarga lol. Tenho que comprar nem que seja uma koralia nano mais pequena para cortar a circulação e criar alguma turbulência.

Outra coisa que já devias ter dito é as medidas do aquário.

Um cubo 50*50*50 tem 125 lts mas em 50 cms mal a agua sai da bomba já está a bater no vidro oposto. Se for 120*35*30 a bomba pode não ter força para empurrar agua de uma ponta à outra e a litragem é igual à do cubo....

 

Entendo o que queres dizer e concordo... Acho que uma bomba de cada lado é preferível para fazer a tal turbulência...

O aquário ainda não o tenho, mas seguramente vai ter 80x40x40... Com estas medidas o que achas? As duas 6015?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30x o volume é bom mas só depois de receber a tunze é que te posso dar uma resposta com conhecimento de causa.......

Eu queria ver se encaixava duas 6015 no meu 60*40*35 mas não acho que consiga já fica no limite das 40x e são só 60 cms. Pena não haver uma tunze com 900 tls hora :(

Acho que para o teu duas 6015 iam ficar perfect mas é como te digo só depois de a ligar é que te posso confirmar... a minha já devia ter chegado grrrrrr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comcordo com o que o Pedrodionisio disse e é exctamente o que aconteceu comigo, tenho um cubo de 45cm e coloquei 2x 6015 e a corrente estava optima até querer ter euphylias, experimentei coloca las em varios sitios mas a corrente era demasiado forte pelo aqua inteiro, ate que resolvi tirar uma das bombas e apontar a outra mais para a supeficie e tenho na mesma uma boa circulacao por todo aqua mas sem o tal efeito de descarga de autoclismo, 1o fluxo das tunze nao é um fluxo direcionado como as powerhead e 2a bomba retorno da sump esta no sentido oposto da outra o que cria por pouco que seja uma contra -corrente e vê se bem quando deito comida no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vítor... Vou mesmo optar pelo turboflotor, está a 130€ na aquaristic, com desconto fica por 120€... Um deltec com as mesmas características fica pelo dobro...

 

Pedro... Vou aguardar que chegue o teu, obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais