Rochas Calcárias com buracos


Recommended Posts

Boa Noite,

 

Tenho umas rochas calcárias com buracos que estou a pensar utilizar como rocha morta num aquário de água salgada.

Gostaria se saber se essas rochas são prejudiciais, se alteram o PH de forma negativa para o aquário.

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha calcária não é indicada por uma série de razões... uma delas por ser altamente compacta e ter pouco espaço para albergar bactérias.

 

Existe rocha morta de recife que serve bem como substituição à viva, claro que com as suas diferenças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Sérgio Rocha

 

A Rocha calcária que eu pretendo colocar no aquário vai ter uma função apenas decorativa e de suporte para Rocha Morta e Rocha Viva. Eu não pretendo que ela algum dia se transforme em rocha viva de boa qualidade se bem que irá ficar com uma coloração idêntica à da rocha viva. Mas já que me alertou para uma série de razões para não ser rocha indicada, agradecia que me indicasse as outras.

 

Cuumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metais pesados

Nutrientes

Outros tóxicos...

 

Estes são os riscos que podem vir escondidos nesta rocha... podes ter sorte e não trazer, mas se trouxer bem podes despejar o aquário inúmeras vezes para retirares os contaminantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uso rocha calcaria de antigos corais, que é a maioria da rocha calcaria utilizada, alias bastante utilizado em aquarios de recife e em aquarios de ciclideos africanos (onde fica feio/desadequado), não vejo qualquer questão fora o ser compacta. Não é tão rica em detalhes como a rocha viva, mas com o tempo e boas pedras podes ter resultados excelentes, eu gostei bastante. A rocha calcaria é colonizavel por alga coralina e tem influencia positiva no pH do aquário.

 

Gostava de saber qual a diferença entre rocha morta de recifes e a viva, fora o evidente de viva e morta... é que não estou a ver.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for rocha morta adequada não tem diferença substancial... a não ser do facto de ser viva (colonizada em recife)

 

Agora atenção que há muita rocha viva que é vendida como tal e que é apenas rocha morta ciclada durante algum tempo...

Não discuto aqui qual é a melhor... até porque tenho uma opinião algo ortodoxa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, aos dois pela ajuda e alerta que me deram. Acho que nada como colocar de molho o calcário num tanque e ver como reage quimicamente antes de o colocar no aquário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

miguel acho que estás a confundir aquariofilia de agua doce com peixes da amazonia (pH baixo, onde a pedra calcaria influenciaria o pH, elevando-o) com aquariofilia de agua salgada, onde interessa o pH elevado. Não verás nada dessa experiencia, fora no primeiro dia, a água suja.

 

a maioria das rochas calcarias são retiradas de locais onde se localizavam mares prehistoricos que hoje ficam fora de água e são usadas com o proprosito da aquariofilia marinha, isto porque o comercio de rocha viva estava a destruir muitos recifes, e foi uma alternativa. Num aquário marinho, a rocha será colonizada por alga coralina, ganhando relevos, cores e tonalidades. E, os seus buracos serão usados pela fauna da mesma forma que rocha viva.

 

rocha morta com apenas uma rocha viva, tem o mesmo valor que toda viva.Varias rochas vivas terás a propabilidade maior de ter mais espécies de bacterias do ciclo e highjackers ( caranguejos, vermes, estrelas do mar e ofiuros) que pode ser uma coisa boa, ou má, depende da perspectiva. Diferença para o aquário em si, não estou a ver bem. Ambas as pedras são identicas e irão comportar-se da mesma forma no aquário, com a morta a demorar mais a ficar viva.

 

A diferença de preço deve-se a que a rocha viva é tratada desde que é apanhada até a casa do cliente como um peixe, enquanto a morta é retirada dos recifes e empilhada na praia (tratada como um objecto). Mas muitas lojas de aquariofilia não tratam decentemente a rocha viva e tratam como se fossem meras rochas, o mesmo se passando com o cliente final. Ou seja, estás a comprar algo cujo valor maior foi destruído inconscientemente.

 

Outra medição da rocha tem a ver com a purosidade, quanto mais purosa melhor, não é uma diferença entre rocha morta e viva, mas sim entre rocha morta/viva e rocha calcaria.

 

Por ultimo, rocha morta/viva é também rocha calcaria, só que de recifes recentes, enquanto a rocha calcaria tradicional é de recifes ancestrais.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo,

Mas fiquei sem saber se não me aconselhas utilizar a rocha calcária que tenho ou se não faz diferença. A rocha que eu tenho tem uma aparência muito idêntica à rocha viva morta, só não tem e pelicula calcária. Se tiveres um e-mail envio-te as fotos. A vantagem é que estas custaram 0,00€ e portanto precisaria de investir menos em rocha morta. Quanto à rocha viva essa é inevitável, vou ter que a comprar e de boa qualidade.

 

Outra pergunta que quero fazer aos meus amigos J é a seguinte; há produtos que aceleram a propagação de algas coralinas tais como “Kent marine turbo estrôncio” ou Coralline Algae Accelerator” qual é a vossa opinião sobre estes produtos?

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não conheço nenhum desses produtos, rocha calcaria gratuita, é um pouco esquisito, a que falo tem um preço aceitavel. Estou a falar de rocha calcaria de corais prehistoricos, essa sim aconselho e uso. o preço é ligeiramente superior a de argamassa de areia de coral (que é muito menos densa, mas instavel e nunca ficará com bom aspecto no aquário) e inferior a rocha morta. A calcaria com o tempo vai ficando cada vez mais parecida com a rocha viva, enquanto a feita de areia de coral ficará sempre diferente.

 

uma coisa precisas de saber, precisas de pelo menos uma rocha viva no aquário ou em alternativa comprar acelerador de ciclo para aquários de recife de coral. Rocha viva tem interesse e importancia para qualquer aquário, rocha morta e rocha calcaria de antigos corais é apenas para baixar os custos com as restantes rochas que necessitas no aquário: para estética e colonizaçção de bacterias e restante fauna, há muita fauna interessante/util que vive na rocha viva.

 

resumindo

uso da rocha viva em aquário:

- estabelecimento do ciclo (bacterias), é a unica rocha capaz disso

- filtragem com ajuda da bombas de circulação (rocha morta e calcaria também são capazes, com a calcaria menos eficaz)

- Hitchhiking (vantagem ou desvantagem), é uma vantagem se aparecerem ofiuros, outros detritivoros e fauna porreira e uma desvantagem se aparecer vermes-do-fogo ou outros que não interessem ao aquariofilista em questão. virtualmente é a unica rocha capaz disso.

- aquascaping e embelezamento (rocha morta e calcaria também são capazes com o mesmo valor)

- refugio (rocha morta e calcaria também são capazes com o mesmo valor)

 

rocha calcaria de corais ancestrais: para se ver, ela tem vários buracos grandes e detalhes como pequenissimos buracos em linha e rugas estranhas em certas zonas, noutras zonas é bastante plana.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado aos dois mais uma vez.

 

Acabei por colocar no aquario apenas rocha viva 25kgs, um coral morto e 3 "braços" de coral mortos. Está bonito é pena não saber como se colocam fotas aqui para partilhar... :(

 

Cumps

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vais ao photobucket e inscreveste, ou noutro site semelhante.

Fazes o upload de fotos lá.

Vais ao álbum que acabaste de criar após o upload.

Escolhes a foto copias o link directo.

Colas o link na mensagem do forum.

E finalmente no editor de texto da dita mensagem encontras um "botão" de imagem, em baixo do smile.

 

Agora toca de mostrar à malta :thumbup3:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

boas.....

 

 

vou aproveitar o tópico para perguntar, e se for rocha vulanica, é bastante porosa, n se pode utilizar nos aquarios salgados?

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nelson isso esta respondido noutros topicos e a resposta é não, para o fim que estamos a falar.

ola quo!

 

sim ja reparei nisso, ando por aqui a ver as coisas e cruzei com 2 topicos com a msm pergunta, num deles ja estava respondido ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais