P. altum Portuguese Champion


hmyxis

Recommended Posts

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

muito bonitos e com cara se rufias.........

dignos de um prêmio..................... :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty::drool3: :drool3: :drool3: :drool3: :drool3:

 

Lol! O pessoal corre os foruns todos! Acreditas que vi o resultado depois de me dar na breca colocar este post? Coincidência! lol!

Agora tenho de modificar o título do post e anúnciar aqui também! lol! Estou com a sensação que amanhã vou acordar e tudo não passou de um sonho! lol!

 

Aqui vai!!!

 

http://www.angelfish...testWinners.htm

 

champion800x1085.jpg

 

 

 

:Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT: :Smile-PT:

 

 

banana rock banana rock banana rock banana rock banana rock banana rock banana rock banana rock banana rock

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi super bem merecido

digo-te que soi um apaixonado por altuns e os teus metem inveja a qualquer um

 

abraço

 

Obrigado! Demorei alguns anos até conseguir os arranjar, e manter. Não é fácil. Espero que a sua reprodução por terras lusas esteja para breve, para mais pessoal poder usufruir destas belezas sem ter de recorrer à importação com todos os riscos que acarreta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Paulo, que escalar magnifico que mantens e logo merecedor de 3 prémios. :dancing:

Esta foto é do vencedor?

img3633od.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto do vencedor é a que está acima com o símbolo da tropical, e neste link:

 

http://www.angelfish...testWinners.htm

 

Ele entretanto cresceu mais. A foto que referiste é mais recente e parcial. Não consigo identificar qual deles é porque só vejo parte do corpo.

 

Obrigado brancaman!!

Cumps!

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns Paulo! Magnifico Altum alias os teus são todos lindos!, ;)

Bem merecida esta vitoria, para mostrar que em Portugal também temos excelentes aquariofilias/peixes, pois manter altum´s selvagens com esta qualidade não é para todos.

Um Abraço e continua , gostei de ver. :Smile-PT: :Smile-PT:

Paulo

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo! Muito obrigado!! Acho que há mais por aí do que nós pensamos, mas o pessoal não dá a conhecer. :unsure2:

Tens de mostrar também ao pessoal destas bandas os teus discus selvagens! São fenomenais! :thumbup3:

Um grande abraço!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo! Muito obrigado!! Acho que há mais por aí do que nós pensamos, mas o pessoal não dá a conhecer. :unsure2:

Tens de mostrar também ao pessoal destas bandas os teus discus selvagens! São fenomenais! :thumbup3:

Um grande abraço!

Paulo

Muito Obrigado Paulo! é verdade tenho que ver se arranjo um tempinho, é muito raro vir aqui, o tempo não da para tudo, mas vou ver se consigo, já ando em preparações para o meu novo biótipo vamos ver como vai correr , pelo menos já consegui encontrar alguns troncos ( não são tão bonitos como os teus ), mas foi o que consegui encontrar, vou tentar fazer alguma coisinha mesmo selvagem, :P vai dar um pouco mais de trabalho pois alterei os meus planos iniciais e vou ficar com dois biótipos 100% amazónicos. ( Com o passar dos anos cada vez estou pior desta “ DOENÇA” :dance: ) hahahhaahhahahaha.

Um Grande Abraço

Paulo

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Lindos esses altums!

Muitos parabéns pela distinção! ;)

Se conseguires a reproduçao gostava muito de ter um exemplar.

Eu proprio comecei a pouco a reproduzir com um casal de zebra(formado de um cardume inicial de 4) que criei desde os 2cm que comprei na loja e ta a ser uma experiência muito gratificante.

Criei um topico com fotos e videos desde a postura ate agora...mas aparentemente ja deve ser uma situaçao tao banal por aqui que ninguem se da ao trabalho de comentar/criticar/wathever... :P

 

Mais uma vez muitos parabens.

Sao deveras animais lindos!

Ps:folhas de amendoeira da india ajudam bastante na recriaçao do habitat natural ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos esses altums!

Muitos parabéns pela distinção! ;)

Se conseguires a reproduçao gostava muito de ter um exemplar.

Eu proprio comecei a pouco a reproduzir com um casal de zebra(formado de um cardume inicial de 4) que criei desde os 2cm que comprei na loja e ta a ser uma experiência muito gratificante.

Criei um topico com fotos e videos desde a postura ate agora...mas aparentemente ja deve ser uma situaçao tao banal por aqui que ninguem se da ao trabalho de comentar/criticar/wathever... :P

 

Mais uma vez muitos parabens.

Sao deveras animais lindos!

Ps:folhas de amendoeira da india ajudam bastante na recriaçao do habitat natural ;)

Esqueci-me do link po meu post! :tongue:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216937&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

Boas! Desculpem, nunca mais vim a este tópico. A reprodução não é nada fácil. Não tenho informações que por terras Lusas já se tenha conseguido. Só se reproduzem quando atingem os 3-4 anos. Conseguir mantê-los até esta idade já é um desafio por si só. Infelizmente não consegui. Quando atingiram a maturidade sexual ainda os vi com rituais de acasalamento, mas depois morreram. Já não tenho nenhum de momento.

No norte penso que se consegue adquirir pela aquoporto.

Sim, são dos chamados Altuns Orinoco, estes mais precisamente eram do rio Atabapo.

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

pena nao conseguires pois ja nao me lembrava de ver tanta qualidade...a respeito de criarem so ao fim de 3 ou 4 anos nao minha opiniao nao e correto..mas sao opinioes que nem gosto muito de discutir porque por vezes somos levados em erro ou compreendidos de forma diferente a que queremos expor..abracoe nao desistas,,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pena nao conseguires pois ja nao me lembrava de ver tanta qualidade...a respeito de criarem so ao fim de 3 ou 4 anos nao minha opiniao nao e correto..mas sao opinioes que nem gosto muito de discutir porque por vezes somos levados em erro ou compreendidos de forma diferente a que queremos expor..abracoe nao desistas,,

Talvez volte a tentar mais tarde. Vai a finarama.com e vê o forum que têm lá. Aprendi muita coisa. Encontras lá o pessoal que tem conseguido reproduzi-los noutros países. Os meus vieram ainda jovens conforme a foto do concurso. De facto até crescerem e manifestarem comportamento reprodutor foram uns 2 anos. Ainda demorou algum tempo, ao contrário dos escalares que ainda estão a crescer e já estão a desovar.

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que voltes a tentar ate para maravilhar os meus olhos,a respeito de reproduzir ja reduziste de 3 ou 4 anos para 2 ..ja melhorou.rsrsrsr..nem todos os reprodutores sao iguais mas segundo eu tomei conhecimento e fiz algumas experiencias a formas de acelerar o processo de reproducao de forma natural..logico...tem a ver com os tpas muito em especial a alimentacao e ate o ph normal que o criador utiliza podera ter influencia,,,,qualquer duvida dispoe..abraco e espero ver-te a maravilhar os meus olhos e daqueles apaixonados por esta classe de peixes..abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o que eu referi é que, pelo que consultei, reproduzem-se com 3-4 anos de idade e que "os meus vieram ainda jovens conforme a foto do concurso. De facto até crescerem e manifestarem comportamento reprodutor foram uns 2 anos.". Ou seja, podes acrescentar mais uns 2 anos ao altum da foto do concurso. Reproduzem-se conforme o tamanho que tiverem na época reprodutiva. Atenção que estamos a falar de selvagens. Altuns de cativeiro conseguem-se reproduzir mais cedo e com mais facilidade. O meu quando comprei era do tamanho da foto, quando participei no concurso, já estava bem maior. Na altura enviei 3 fotos, uma de quando veio, e outras duas tiradas na altura em que o concurso estava a decorrer. Curiosamente ganhou a que tinha tirado antes do concurso. Tendo em conta que só passados uns 2 anos é que começaram com comportamento reprodutor, sim já teriam perto de 3 anos de idade, mas infelizmente não consegui comprovar, entretanto morreram. Nesta altura é tudo importante: alimentação (alimento vivo de preferência), tpa's, temperatura e o pH é fundamental (na altura em que me pareceu estar um casal formado, devia ter o pH por volta de 4,5-5.

Pelas conversas que fui tendo com o pessoal, o que sei e me foi explicado, passo a citar:

 

"I must agree with Mike. To have an idea, you need to have a realistic estimate of the body size from tip of the mouth to the base of the tail (fins excluded), this is what we call "Standard Length" measurement, abbreviated "SL". To explain it someway, Altum start to mature when they are about 4 inches (10 cms) SL and most of the wilds we see breeding are closer to 4.5 inches SL (+/- 12 cm).

 

So given enough space, water changes and good food, they will not be less than 24 months old before they can achieve this size (from small juvenile stage) in an aquarium."

 

"If your fish are not at least 3 years old I would be surpriised if they bred for you this year."

 

Gostaria de voltar a tentar mais tarde, quando tiver tempo. Também gostaria de ter mais pessoal com quem partilhar experiências e ideias. Talvez um dia façamos uma encomenda em conjunto e nos debruçamos sobre isso! ;) Conheces alguém que já tenha conseguido por cá?

Abraço!

 

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um conhecido que especulou mandar vir selvagens..ele tem uma loja mas e amigo pessoal..nao sei a que preco compraste mas kem sabe puderemos fazer parceria na encomenda...uma coisa que axo um pouco esquesita e esse teu ph...na minha opiniao demasiado baixinho...dai um motivo a ponderar sobre a morte dos ditos peixes....eu em especial nao costumo seguir muito a regra as indicacoes tipo wikipedia dos peixes,,,altero sempre algumas coisas pessoais..tipo ph diferente e em especial invento muito na alimentacao...tento dar o que eu axo que e melhor ou o que o peixe se adapata ou me parece gostar mais.quando dizem que determinada comida e muito boa ou que tem beneficos mas so se devem dar tipo 2 vezes por semana ou coisas assim parecidas por incrivel que te pareca ja ando eu a atacar 7 dias por semana..mas se quiseres que te explique melhor alguns pontos depois dou-te o meu numero ou envias o teu que eu nao pago para nenhuma rede e conversamos..isto de explicar trata-sse a qualquer um que queira passar informacoes ou receber algumas dicas que para mim serao as melhores...e cada um faz a sua maneira..a algumas coisas que vou evitar de escrever ou explicar para as pessoas nao me julgarem por mentiroso ou porem a duvida da minha pessoa..abraco a todos

ja agora o meu ph e constante tanto em comunitario como nos cubos de 6.5..nao faco esforco para subir porque e sufuciente para o peixe se sentir bem mas nunca o deixo descer de 6.4,,,por isso deve ser o gaijo que gasta mais palhetas ao ano.rsrsrsrrssre que muita gente mede o ph ou respectivos valores da agua todos os dias quando estao a estabilizar a agua e depois e uma vez por mes e ate se esquecem...uns por esquecimento ou perguica ou ate poupar euros,,so que pode sair mais caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não devo montar nenhum aquário de altuns. Não tenho tempo para me dedicar a eles. Talvez mais tarde, no fim do ano ou para o próximo ano. De qualque forma, obrigado pela dica. Quando voltar a encomendar, contactarei. ;) Quando perguntei se conhecias alguém que já tivesse conseguido por cá, referia-me a reproduzi-los. Não tive conhecimento de alguém que já os tenha reproduzido por terras Lusas.

Podes encomendar altuns selvagens (rio atabapo, os meus preferidos) de duas formas: importações directas da Colômbia (não sei se também há da Venezuela; não tenho conhecimento de tal) em que a quarentena tem de ser feita cá por quem importa (pouco provável devido à elevada taxa de mortalidade, daí raramente se verem à venda, não assumem esse risco) ou pelo comprador através de entrega directa nessas importações da colômbia, que foi o que eu fiz; ou então através de importações, por exemplo, da Alemanha, já com quarentena feita, a preços 2 ou 3 vezes superiores. Infelizmente acabei por aprender a fazer a quarenta um pouco por experiência própria, à custa de alguns erros cometidos. Comprei por entrega directa em 3 importações de fornecedores diferentes: os das duas primeiras morreram (o da 1ª não por minha culpa, mas sim do importador, que já não existe), os da última encomenda foram os das fotos que tenho no inicio do post, que são os mesmo do do concurso. Esses vieram pela fixexotic, que infelizmente já não faz importações da Colômbia. Foi a minha melhor compra!

Aprendi com os erros, pesquisa, conversa com o pessoal do finarama e com algumas experiências. O método que usei na última importação foi o que me trouxe melhores resultados. Eles aguentam (aliás, necessitam!) pH bastante baixo. O que transcrevi acima foi de conversas que tive no forum finarama com pessoal de referência já com vasta experiência, que os conseguiu reproduzir. A alimentação para manter os altuns não é preocupante. Comem bem de tudo se estiverem saudáveis (flocos, granulado, comida congelada, etc.). O alimento vivo é sobretudo importante para os estimulares na época de reprodução, juntamente com outros factores.

Se fores a ver o pH deles no meio natural, o que isso implica e quais as consequências de os expor ao pH a que estamos acostumados (6.5-7), vais perceber o erro que geralmente é cometido e que, na minha opinião, pode ser em grande parte responsável pelas elevadas taxas de mortalidade das importações directas, razão pelas quais as lojas não costumam ter estes peixes e pela fama de não aguentarem muito tempo no aquário do pessoal. A temperatura, também é importante! A que costumamos ter não é suficiente. De início, uns 32ºC. ;)

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais