Ajuda de profissionais precisa-se!!!


Nuno Fernando

Recommended Posts

Boas.

Venho pedir ajuda aos membros mais conhecedores nestas andanças para tentar ter um aqua plantado em condições e com a distribuição das plantas e madeira de forma harmoniosa e correta.

Já acompanho o site há algum tempo, tenho vistos as montagens dos membros, lido sobre o que fazer para manter um aqua saudável, mas isto não anda a correr nada bem.

Deixo algumas das características que sei para que me possam aconselhar sobre o que fazer.

Modelo - Juwel Rio 125;

Dimensões – 80x50x35

Capacidade - 140l

Iluminação - T5 - 2x28watts

High- Lite Day 9000k

High- Lite Nature 4100k

Filtro interno “The Bioflow 3.0”

Aquecedor 100 watts

Substrato e akadama JBL

Plantas:

- Hygrophila Polysperma

- Vallisneria

- Cryptocoryne Wendtii “brown” ou Aponogeton crispus ??

- Hemianthus micranthemoides ??

Valores:

Nitritos – 0

PH – 6.5

Trocas parciais de água semanal de cerca de 25%

Luz – 9 horas

Co2 - Tetra Plant Co2 - Depot

Temperatura – 27º

Peixes: guppys, neons, pinguins

 

As plantas não conseguem ter um verde em condições e não me consigo ver livre as algas. Aliás já me livrei das ciano bactérias com antibiótico que diga-se de passagem foi a única coisa que consegui fazer de jeito.

Sendo assim queria pedir ajuda para saber como me livrar das algas e compor melhor a distribuição dos elementos dentro do aquário.

Ando mesmo desapontado com o resultado final.

Se alguém me puder ajudar era muito bom.

Obrigado desde já

Cumprimentos

Fernando

 

aquam.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

a chamada BBA :D

tambem tenho no meu aquario :D

vou começar um tratamento com flouris excel (carbono liquido)

o nosso problema é que consta que as valls são muito senssiveis a este produto

 

a BBA aparece porcausa das flutuações de CO2, no meu caso tpas no teu o tipo de co2 que estás a usar

creio que para o tamanho do teu aquario e para aquilo que queres (um plantado bonito) necessitarias de um update ao tu sistema de co2

se controlares o fluxo de co2 a BBA não aparece.

como vês são indicadoras da saude do sistema

as tuas plantas estão com carencia de CO2 por isso não têm as cores que gostarias, logo a BBA aparece...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Antes de mais, bonito aquário parabens! ;)

 

Vamos por partes:

 

- Não tens Hemianthus micranthemoides, não sei qual é a planta a que te querias referir, mas a unica que não referiste é a que está do lado direito e essa é Egeria Densa.

 

- Estás a fertilizar com carbono liquido, a BBA aparece quando não tens níveis estáveis de CO2. Provavelmente estás a inserir pouco CO2 ou então esse fertilizante é pouco concentrado. Ficarias melhor servido com Excell como o Eliezer disse. No entanto, a longo prazo, acho que devias (se estás a pensar continuar a por CO2) investir em CO2 pressurizado para não teres estes problemas

 

- A outra alga concerteza que te está aparecer porque não tens níveis equilibrados de fosfatos/nitratos, era importante fazeres os testes para vermos o que é que falta. Depois é começares a fertilizar. Essa alga desaparecerá num instante.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a mania de não fazer as coisas em condições e o co2 foi algo que andei a adiar.

Cheguei até a tentar fazê-lo de forma caseira e apesar daquilo ainda ter funcionado, não me atrevi a pô-lo no aqua.

Depois apareceu este e deixei-me levar pela conversa do vendedor. Este não dá para controlar a hora de início e fim nem sequer o fluxo.

Primeiro passo então será a aquisição de um sistema de co2 em condições com a válvula solenóide para pôr ordem nisto.

Sugestões para o equipamento?

Eu na altura andei a ver no ebay uns em conta. É que os que tenho visto são um bocado para o caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estes sistemas são um bocado caros. Mas lá está, a longo prazo compensa.

 

Se souberes fazer bem as coisas, consegues arranjar tudo em sucatas, restaurantes e lojas de extintores ;)

 

Infelizmente não te consigo ajudar no material, sou muito pouco proficiente nessa área!

 

Concerteza que já aqui aparece alguém para te explicar melhor.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho te o de nitratos e o de fosfatos.

 

Como sabes, tem de existir um equilibrio entre luz/CO2/nutrientes. Quanto mais deres de um, mais tens que dar dos outros.

 

No teu caso não sei se um bocadinho mais de luz não se seria um pouco melhor. Mas não é o principal.

 

Já sabemos que provavelmente o CO2 é deficitário, falta ver como estão os nutrientes. Tenho quase a certeza que terás poucos ou nenhuns fosfatos e provavelmente só um pouco mais de nitratos.

 

Uma última pergunta, tens substrato fértil? ou só tens akadama?

 

É uma ajudinha para as plantas, mas não impede o facto de que isso vai precisar de fertilização liquida.

 

Quando souberes de alguma coisa sobre os nitratos e fosfatos avançamos a partir daí.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Amanhã vou ver se consigo adquirir esses testes por aqui. Sim porque na minha zona não há uma única loja ligadas a peixes.

Somente aquelas que vendem desde piriquitos, chaves de fendas, comida para cães e depois têm lá alguns peixes.

Quanto à luz estive a ler aqui no fórum e pelas contas que dizem, precisava de 8400 lumens. O que tenho fica muito longe disso.

Isto de ser levado pela conversa da malta das lojas tem muito que se diga.

Enfim agora é tentar fazer o melhor com o que tenho.

Próximo passo aquisição de testes de nitratos e fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

De momento não faço qualquer tipo de fertilização pois pensei que o facto de ter um substrato fértil fosse por enquanto o suficiente (tenho o aquário montado há cerca de 1 ano).

Nunca me debrucei sobre o tema da fertilização, nem conheço o que há ou como deve ser feito.

Acham então que é necessário começar já?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cianobactérias (algas verdes) que te estão a aparecer no aquário realmente devem ser por um desequilibrio de nutrientes no aquário. Deves estar com fosfatos a mais na relação 16(Nitratos totais)-1(fosfatos).

Quando fores á loja especializada, dá a uma vista de olhos em geis fixadores de fosfato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pode ser o caso. Mas aí só aparecem nesses locais. É uma boa maneira de o Nuno confirmar isso.

 

No entanto, continuo a apostar no esquema de fertilização com carbono liquido que ele está a usar. Antes de opinarmos, é melhor vermos o resultado dos testes! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Já andei por aqui a ver de um sistema de co2 da TMC, mas já cheguei tarde.

Quanto aos testes, já estão encomendados.

Quantos às BBA elas estão posicionadas um pouco por toda a área da madeira com muito mais incidência nos locais mais expostos à luz.

Os testes é que ainda devem demorar um pouco a chegar, só nessa altura vos posso dizer mais qualquer coisa.

Entretanto vou procurando um sistema CO2 que fique em conta.

Já me ia esquecendo de perguntar sobre o que é isto do "esquema de fertilização com carbono liquido", é que eu não estou a fazer nada, acho!

Desculpem esta minha ignorância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.