Guppies em stress, não identifico o porquê.Ajuda.


Renato Vieira

Recommended Posts

Olá Renato.

 

Bem vindo ao mundo fantástico da aquariofilia.

 

Deixa-me dar a minha modesta opinião! O que o Miguel disse, faz todo o sentido, acho que devias primeiro ter lido, antes de aventurares no aquario, mas estes erros quase todos dão! O ciclo de azoto é fundamental para um aquário estabilizado.

 

Acho que devias tirar esse substrato.... é horrivel :) mas é a minha opinião, mas o que interessa é que tu gostes!

 

E continua nesta aventura, vais ver que por aqui aprendes muito com a ajuda de todos!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A corrente feita pelo filtro está "quebrada" apontada ao vidro da frente do aquário, a saida que está apontada ao centro do aquário é de oxigénio e está praticamente desligada. Deita, mas muito pouco. Vê o video e se for melhor posso desligar por completo. O movimento do oxigénio é ascendente e está apenas na parte de fundo, na frente do aquário nota-se movimento e circulação de água mas muito ligeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Helio. Por curiosidade, referes-te ao primeiro ou segundo substrato? Visualmente, é-me indiferente. Acho até que dá um ar mais natural. Importante é os peixes apreciarem, ficaram curiosos assim que tirei o substrato de cores garridas.

 

Quanto ao resto, vou dando "baby steps". Cada aquário é, na minha opinião, uma representação de um sistema muito frágil, onde qualquer pequena coisa pode ter repercussões drásticas. COncordo plenamente com o ciclo de azoto. Mas na altura não me foi apresentada essa solução.

 

QUanto ao conhecimento do forum e utilizadores, inscrevi-me para isso ;) Venho numa de "eu percebo de peixe...grelhado", em busca de dicas e conselhos.

 

Gracias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro nem falo :D Mas acho que ficavas mais bem servido, mesmo com um areão de rio com uma granometria mais pequena. Até se quiseres colocares mais plantas, são mais fáceis de se fixarem.

 

Eu já percebo um pouco além do peixe grelhado, tou na fase do amanhar o peixe, pois para chegar a pescador é preciso uma grande jornada! Cmg já vão 10 anos de aquas!!!!!!

 

Continua ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez...

Acho que devias dar mais ouvidos ao pessoal aqui do forum, agora na minha opiniao acho que o teu aquario tem bues movimento de agua, parece-me a mim que os teus peixes tem voltagem a mais, sao bues inquietos, isso pode ser sinal de stress, porque o meu primeiro aquario os meus peixes andavam bem mais calminhos.

Eu tambem sou um aprendiz tive o meu primeiro aquario ha 6 anos atraz e so tive esse hobbie durante 1 ano pois depois comprei casa e deixei o aquario na casa dos meus pais e agora voltei a fazer um aquario, neste caso bem maiorzinho e ainda continuo no ciclo.

a nivel de substrato acho que ainda nao foi desta que acertastes, no meu ver e essas conchas pertencem a agua salgada ao mar, e nao a agua doce, e possivelmente faz-te subir o ph, tens areoes baratos e bons, no teu aquario 5 a 7 kg devem chegar bem, mas isso depende de ti, pois o importante e gostares do teu aquario, mas se procuras uma coisa mais natural, o teu aquario nao tem aspeto de natural...

Desculpa qualquer coisa, mas e a minha sincera opinião...

 

Cumps e continua nisso ;)

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Não faço TPA's semanais de 10 litros nem o disse antes, faço 10% do aquário.

- Não está uma tempestade num copo de água, é oxigénio. Com flash, fica mais evidente... e frisei que diminui a corrente...para o minimo.

- Não tiro a bomba de ar. A corrente está diminuta, o oxigénio no filtro está no minimo também, A pedra difusora até ver está a fazer um bom trabalho.

- Quanto ás pedras de substrato parece-me óbvio, actua como um filtro biológico onde consegues decompor gradualmente a comida, fezes, etc, criar um alojamento de bactérias onde possam decompor amonia em nitrito e nitrato.

 

Olá novamente,

 

Peço desculpa pelo tom que transpareci, mas eu sou muito directo, e quis logo resolver o assunto. Para mais, quando li as várias respostas ao tópico, entendi que te estavam a incentivar para maus hábitos/rotinas/comportamentos numa manutençao de aquário.

Novamente directo ao assunto e respondendo:

-Faz sentido.

-2º e 3º ponto, tenho um aquário de 120 litros, com uma área de 30 por 60 cm2, e não uso bombas de ar.

-A parte das pedras, pensei que fosse esse o raciocinio. O substrato é um pau de 2 bicos: é um bom local para ter as bacterias desnitrificantes (ciclo de Azoto), e também é bom para bactérias do ciclo de enxofre (cheiro a ovos podres, e que a minimo concentração delas, morrem todos os peixes do aquário), doenças e parasitas. Para evitares que os seres nefastos apareçam, tens que tar sempre a aspirar o substrato, o que mata as bacterias desnitrificantes também. Logo, não podes confiar no substrato para a filtragem. Alem do mais, para funcionar como filtro biológico, tinha que haver circulação de água pelas pedras, o que precisa de equipamento, o qual não me lembro de o enunciares, nem de o ver nas fotos.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-2º e 3º ponto, tenho um aquário de 120 litros, com uma área de 30 por 60 cm2, e não uso bombas de ar.

-A parte das pedras, pensei que fosse esse o raciocinio. O substrato é um pau de 2 bicos: é um bom local para ter as bacterias desnitrificantes (ciclo de Azoto), e também é bom para bactérias do ciclo de enxofre (cheiro a ovos podres, e que a minimo concentração delas, morrem todos os peixes do aquário), doenças e parasitas. Para evitares que os seres nefastos apareçam, tens que tar sempre a aspirar o substrato, o que mata as bacterias desnitrificantes também. Logo, não podes confiar no substrato para a filtragem. Alem do mais, para funcionar como filtro biológico, tinha que haver circulação de água pelas pedras, o que precisa de equipamento, o qual não me lembro de o enunciares, nem de o ver nas fotos.

 

Compreendo Miguel e mais uma vez o meu obrigado por intervires e dares as tuas sugestões. Tocaste num ponto interessante, pois já tenho visto muitos entusiastas que não possuem bomba de ar. De facto o filtro que tenho emite oxigénio, mas para criar um fluxo a corrente fica forte, na minha opinião. De momento ambos estão nos minimos, filtro e bomba. O que recomendas em termos de disposição de equipamentos? Podes enviar uma foto do teu próprio aquário para ter uma ideia? Ou qualquer outro membro do forum, por favor?

 

A respeito do substrato, vi em lojas filtros de fundo. No primeiro aquário que tive há uns anos, implementei um. Mas não tinha circulação de água por baixo, os residuos acabavam por ficar por lá. Aconselha-se um filtro de fundo por baixo do substrato? Se sim, até que ponto é notório para o habitat?

 

Mais uma vez, obrigado.

 

Pequena nota: Actividade dos peixes permanece igual, até ao momento, nenhum à superficie. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eis o link para o meu album do meu aquário. Provávelmente no final do dia já estará disponivel para ver (tem que ser autorizado pelo moderador do forum).

Acerca da disposição dos equipamentos, o que podes fazer para aumentar a taxa de entrada de oxigénio e libertação de CO2 dissolvido na água, é:

-agarras no teu filtro, e apontas a saida da água para a parede onde está instalado e/ou para a superficie do aquário. assim diminuis a corrente e aumentas a area de troca de ares(dissolvido na água e o atmosférico) respectivamente.

 

Eu não aconselho um filtro de fundo devido aos motivos negativos que disse, e os que tu disseste. Limpa o semanalmente, e continua com as TPA's.

 

Para entenderes o equilibrio que alcancei com o aquario, não faço TPA's faz meses (já nem me lembro), não tenho circulação de água visivel na superficie do aquário, nem tenho lá bombas de ar e parece-se com um ecrã plasma, fino e alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora viva aficionados!

 

É com algum prazer confesso que actualizo então este post, com as mais recentes novidades acerca do meu aquário. Creio ter feito progressos e nada melhor que este mesmo post para eu próprio ter uma noção do quanto percorri nesta aventura de manter um aquário decente,

 

Tomei em consideração muito do que aqui foi-me sugerido, quer cuidados como disposição dos equipamentos, rotina de TPA's e afins, bem me ajudou para ter uma noção (ainda de novato é claro) do que há a fazer e evoluir. O resultado agrada-me bastante, e embora comparado com a maioria dos aquários de muitos membros que por aqui andam, possa estar obviamente anos-luz de distância, a verdade é que sinto-me um babado pelo aquário que tenho de momento.

 

Alguns upgrades:

 

- Mudei por completo o areão para um de cor preta, bem mais pequeno entre 1-2mm (bem mais giro diga-se;).

- Coloquei substrato fértil para a colocação de plantas Sera

- Tirei a decoração artificial e coloquei uma anubia no centro e mais 3 que não sei o nome mas que certamente vocês devem saber (agradeço que me digam o nome :)

 

A nivel de peixes, temos neste momento: 4 tetras, 1 platty, 2 white cloud, 6 Guppies (2 machos 4 femeas) e...suspense... 1 peixe-gato porque sim. Sim sei que o bicho cresce que se farta, mas trabalha. Dá jeito. E...é bem giro ;)

 

O filtro está agora com corrente apenas, mudei a peça que o permitia expelir bolhinhas de oxigénio. Dá um ar mais pacifico e como me tinham já dito, bolhinhas é coisa que afinal não se necessita num aquário.

 

Deixo então aqui as fotos, caso queiram comentar, sugerir, criticar, fiquem á vontade.

 

DSCF0002.jpg

 

20121025_213014.jpg

 

20121026_131936.jpg

 

20121026_132004.jpg

 

20121026_132044.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para perguntar em relação ao substrato. Conseguem ver a quantidade de substrato nas fotos laterais? Fiquei com a impressão que coloquei demais. Mais ainda, informaram-me na loja que o substrato terá em média uma durabilidade de 1 ano, sendo trocado por essa altura.

 

Como é que raio troco o substrato? lol O areão que está tem 1-2 mm, existe alguma técnica apurada ou apenas muita paciência?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens Renato, na minha opiniao o teu aquario passou de um aquario montado com perolas da loja dos chineses para um com potencial e que espero que tenha uma evolucao positiva.continua assim que vais no bom caminho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais parabéns pelo forum, que bem ajuda os iniciantes como eu a filtrar informação crucial para esta prática que é divertida e uma optima experiência.

 

Como disse sou iniciado e vejo-me com um problema. Tenho um aquário de 40 lts (julgo) e está equipado convenientemente segundo o que tenho lido. Tenho no momento 9 Guppies e um Plecostomus. À excepção de um casal de Guppies e o Pleco, os restantes Guppies encontram-se com frequencia à superficie, o que aparentemente é um sinal claro de stress. Após 1 semana de adquirir os Guppies, perdi uma femea. A adaptação dos peixes quando os comprei foi bem feita, com todo o processo conhecido gradualmente. Deixo o material que tenho:

 

Aquário Scalare 50 cm * 30 cm * 20 cm - 40 L

Filtro BOYU SP-A1000 Com filtragem e circulação de agua.

Termostato BOYU 100 W - 27º

Iluminação - 1x 8W - 10 horas/dia

pH - 7.1

Plantas

Nenhuma

Peixes

9 Guppies

1 Plecostomus

Fertilização

TPA - 10 % uma vez por semana

Suplementos

Nutrafin Cycle para nitrito/amônia na introdução de novos peixes

Esklarin Tropical em cada TPA.

 

 

Se alguém puder indicar pistas ou sugestões, estarei todo ouvidos.

 

 

Boas

 

Parametros de agua??? Nitratos, nitritos, ph, KH ???

 

Abraço

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Deixa-me dar a minha opinião.

 

1º Como está a quimica da agua? Amonia, nitritos e nitratos? Não me parece que esse filtro tenha grande filtração biologica...

 

2º Esse substrato inerte que tens não ajuda nada, até a mim me ofuscou...

 

3º Parece-me, pelas fotos que esse filtro causa demasiada agitação na agua, não consegues posicionar o filtro de maneira a causar menos agitação?

 

Sim é verdade e ja viste se nao poderá ter a ver com as decorações de plastico??? forma ao menos fervidas antes de serem colocadas no aqua?? O filtro nao leves a mal, mas se fosse a ti trocava

 

Abraço

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi grande evolução. Parabéns só um conselho quaisquer pedras quer queiras colocar no aqua faz o teste do vinagre. (coloca vinagre na pedra, se tiver efervescencia nao coloques no aqua, pois é sinal que e calcaria e prejudica a agua.

relativamente a bomba de ar, quem tenha plantas naturais nao tem qualquer proplema ppois cria oxigenio na agua.

 

Abraco

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Antes de mais parabéns, agora tens um aquário e não uma caixa de circo.

 

Agora vamos por partes.

 

1. Fizes-te bem tirar a bomba de ar, não serve absolutamente para nada.

2. Não te preocupes mais com o substrato fértil. As tuas plantas actuais não são muito exigentes, e quando notares que as plantas começao a sentir falta de nutrientes começas a colocar fertilização liquida.

 

3. Precisas urgentemente de testes de amónia e nitritos, eu pessoalmente não confio no teu filtro. O que tu colocas na agua depois da TPA deve ser só para eliminar o cloro, existem alguns químicos que pseudo-neutralizao a amónia, mas eu sou contra.

A transformação da amónia em nitritos deve ser feita de forma natural pelas bactérias.

 

Podes descrever o que tens dentro do filtro? E só esponja ou também tens cerâmicas?

 

Independentemente de o aquário estar bonito, continuas com o problema do ciclo do azoto, como tal se não tiveres cuidado, vais ter mais mortes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As condições da agua segundo os ultimos testes que efectuei está perfeitamente estabilizada, apenas uma descida de pH para 6,8. Bom sinal.

 

Quanto ao pleco, por algum motivo, morreu subitamente na disposição do aquário antigo. Tenho pena que não tenha tido oportunidade de o ver neste, Desde então não perdi mais nenhum. Estranho pois sempre julguei que os Pleco's seriam os mais resistentes.

 

No seu lugar comprei um peixe-gato com bigodes, meio tigrado. Pelo que investiguei são peixes também de trabalho mas não tão eficazes como os Pleco's e Ancistrus. DE qualquer das formas, espero que se adapte e o possa ver crescer. Já agora se alguém por ai residente em Loures ou Lisboa que queira vender plecos a um preço de "membro" do forum ;) agradecia, na loja são 5-6€.

 

Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelos conselhos preciosos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Antes de mais parabéns, agora tens um aquário e não uma caixa de circo.

 

Agora vamos por partes.

 

1. Fizes-te bem tirar a bomba de ar, não serve absolutamente para nada.

2. Não te preocupes mais com o substrato fértil. As tuas plantas actuais não são muito exigentes, e quando notares que as plantas começao a sentir falta de nutrientes começas a colocar fertilização liquida.

 

3. Precisas urgentemente de testes de amónia e nitritos, eu pessoalmente não confio no teu filtro. O que tu colocas na agua depois da TPA deve ser só para eliminar o cloro, existem alguns químicos que pseudo-neutralizao a amónia, mas eu sou contra.

A transformação da amónia em nitritos deve ser feita de forma natural pelas bactérias.

 

Podes descrever o que tens dentro do filtro? E só esponja ou também tens cerâmicas?

 

Independentemente de o aquário estar bonito, continuas com o problema do ciclo do azoto, como tal se não tiveres cuidado, vais ter mais mortes.

 

 

Boa noite Cyber,

 

Em resposta:

 

1- Obrigado!:)

2- Certo. Por curiosidade podes indicar-me o nome das restantes plantas que tenho além da anubia? Achas prudente adicionar alguma, tipo musgo de java?

3- Os testes que efectuei segundo os gráficos, parecem-me dentro dos parâmetros ideias. Na água coloco o liquido para o cloro e um composto de bactérias.

 

Quanto ao filtro, é apenas de esponja. Pelo que conheço a marca é credivel, o modelo para um leigo como eu tem boa pinta. Na loja, todos os que vejo são semelhantes. Mas de qualquer forma agradeço alguma recomendação para filtro.

 

O ciclo de azoto é-me ainda um "fantasma". A nova implementação de aquário que vês é recente, de facto. Posso ter um colapso... Embora, as informações de ciclos de azoto que li e que sei por informação geral, são relativas. Qual a tua experiência nestes ciclos? Já tiveste um "surto" repentino? Há alguma segurança após um determinado tempo de não obter um surto de azoto no aquário?

 

Quando dizes que a transformação de amonia em nitritos deve ser feita pelas bactérias por forma natural, não são as mesmas bactérias que introduzo/cultivo adicionando à água?

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a do fundo e uma cabomba caroliniana.

 

A parte da frente ficava muito gira com um tapete de Hemianthus Cuba, mas para isso precisavas de CO2.

 

Eu pessoalmente não gosto de musgo.

 

Penso que um tronco também não ficava nada mal, se colocares um tronco, aí sim, o musgo de Java ficava bem agarrado ao tronco.

 

Relativamente ao filtro, eu pessoalmente não gosto da boyu, para mim tudo o que e chinês deixa muito a desejar, de qualquer maneira, as esponjas não são grande coisa ao nível da filtração biológica, não consegues substituir metade da esponja por cerâmicas?

 

O ciclo do azoto tem sempre dois picos, normalmente ao final da primeira semana temos um pico de amónia, depois ao fim de três semanas um pico de nitritos. E por isso que dizemos que o ciclo do azoto demora um MES

 

As bactérias que colocas servem para acelerar o ciclo, pois estas a introduzir as bactérias em vez de esperar que elas se reproduzas naturalmente, o problema e que a maior parte dos frascos durante o transporte sofrem mudanças de temperatura acentuadas, e são mal acondicionados e quando nos chegam as mãos, as bactérias ja estão mortas.

 

Quando dizes que fizes-te testes que teste foram? E os valores?

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a do fundo e uma cabomba caroliniana.

 

A parte da frente ficava muito gira com um tapete de Hemianthus Cuba, mas para isso precisavas de CO2.

 

Eu pessoalmente não gosto de musgo.

 

Penso que um tronco também não ficava nada mal, se colocares um tronco, aí sim, o musgo de Java ficava bem agarrado ao tronco.

 

Relativamente ao filtro, eu pessoalmente não gosto da boyu, para mim tudo o que e chinês deixa muito a desejar, de qualquer maneira, as esponjas não são grande coisa ao nível da filtração biológica, não consegues substituir metade da esponja por cerâmicas?

 

O ciclo do azoto tem sempre dois picos, normalmente ao final da primeira semana temos um pico de amónia, depois ao fim de três semanas um pico de nitritos. E por isso que dizemos que o ciclo do azoto demora um MES

 

As bactérias que colocas servem para acelerar o ciclo, pois estas a introduzir as bactérias em vez de esperar que elas se reproduzas naturalmente, o problema e que a maior parte dos frascos durante o transporte sofrem mudanças de temperatura acentuadas, e são mal acondicionados e quando nos chegam as mãos, as bactérias ja estão mortas.

 

Quando dizes que fizes-te testes que teste foram? E os valores?

 

 

Viva mais uma vez,

 

Bom a ideia do tapete que deste é fenomenal, pelas imagens que vi daria um efeito espetacular. Tenho que investigar em lojas.

 

Quanto ao tronco, fui ás traseiras da vivenda e cortei um tronco de videira á medida, pesquisei que este tipo de madeira é compativel com aquários após um tratamento de cloro, sal e fervuras constantes. Lá para o próximo mês já deve estar pronto, comecei a ferve-lo hoje.

 

Quanto á explicação do ciclo de azoto, fiquei elucidado. Vou ficar atento aos resultados dos testes.

 

Por falar em testes eis os resultados de hoje:

 

NO3 mg/l:100

NO2 mg/l: 5

GH:«3ºd

KH:1ºd

pH:6.9

 

Quanto a este aumento de nitratos... TPA de 10% ou 20% ou nada?

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.... Vamos começar pelos testes...

 

Os Nitratos (No3) Estão um pouco altos, para teres uma ideia, os meus andam sempre por volta de 50 e eu ainda coloco Nitrato de Potacio dentro do meu...

 

No entanto estou mais preocupado com os Nitritos (No2), pois têm de estar a 0

 

Ainda falta ai um valor muito importante, o NH4 ou seja a amonia...

 

De qualquer maneira, a solução é a mesma, TPA 20% a 30% dia sim dia não durante um mês... assim consegues mais ou menos manter os valores baixos até completar o ciclo do azoto, depois disso 20% por semana é suficiente...

 

Relativamente ao tronco, tens um problema, visto que o arrancas-te directamente da oliveira, o tronco está verde...

 

O que te aconselho é colocar o tronco no forno a 90º durante umas horas até ficar bem seco.

Após isso, ferver o tronco as vezes necessarias com agua e sal até a agua ficar limpida... após isso, voltar a ferver com agua sem sal o mesmo numeros de vezes que ferves-te com agua com sal para eliminar o sal.

 

Não aconselho o uso de cloro.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa, a tua agua não têm efeito tampão... o que é bastante perigoso.

 

O KH determina o efeito tampão, ou seja controla a variação do PH, como tens um KH muito baixo qualquer alteração no aqua como a introdução de pedras calcaricas, troncos, ou mesmo uma TPA pode alterar-te o PH rapidamente o que vai provocar mortes.

 

Eu nunca aprofundei este assunto pois tenho um KH de 8º, mas investiga um pouco a ver como podes aumentar o KH.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou seguir o teu conselho Cyber e proceder á TPA de imediato. Espero conseguir estabilizar os valores. Vou apostar em 30% da água. Sempre que efectuei uma TPA o pH nunca oscilou mais que 0,4, depois estabiliza.

 

Quanto ao filtro ainda me restam duvidas. A esponja é inteira não em metades, posso cortar eventualmente. Mas como faço para colocar cerâmica? E que tipo?

 

Quanto ao tronco, parece-me bem. Vou tentar o forno. O da amónia não o tenho. Faço um teste completo, que apresenta vários valores numa tira de papel. Ainda não me tinha apercebido que não tinha amonia.

 

Por curiosidade, achas que Corydoras seriam bem integradas no aquário, na perspectiva de peixe de trabalho? Está em falta pleco's também... E o meu peixe gato é timido como tudo, além de que "limpa" muito á superficie.

 

Obrigado mais uma vez.

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corys ficam bem em qualquer aqua...lol

 

Relativamente as cerâmicas existem umas da eihn muito porreiras, mas não me lembro do nome, são uma bolinha pequenas que poderias colocar dentro de uma meia de vidro e depois dentro do filtro.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.