1º Salgado (Ajuda e Opiniões)


gsassetti

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Passados muitos anos dedicados à água doce... Resolvi planejar e montar o meu 1º Salgado... Neste último ano tenho-me informado bastante sobre o tema... No entanto, experiência em salgados não tenho nenhuma... Venho por isso solicitar toda a vossa ajuda.

 

Neste momento já idealizei um setup "base", que vou apresentar um pouco mais abaixo...

Convém também salientar que para já, e numa fase inicial, não pretendo nada de muito extravagante... No fundo será um aquário de recife, com peixes relativamente fáceis e corais moles, para me dar "rodagem" nos salgados e para ir aprendendo...

 

Setup: (o que tenho idealizado).

 

Aquário: 75C x 35L x 40A (100 litros).

 

Calha: Aquaeden 3 x 24 Watts T5 (Opiniões relativamente às lâmpadas)?

 

Escumador: Como não tenho hipótese de ter sump, pensei num Aqua Medic Turboflotor Blue 1000... O que acham?

 

Circulação: Aqui ainda não tenho nada de concreto... O que me aconselham?

 

Para já é na iluminação, escumador e circulação que tenho mais dúvidas... Pois procuro equipamentos que não me limitem demasiado a montagem, com qualidade/preço e também pouco ruídosos (O aquário vai ficar num quarto)...

Solicito a vossa honesta opinião para começar a adquirir os equipamentos (Para já só tenho a calha), depois as outras dúvidas surgirão com o evoluir da conversa e do projecto...

 

Desde já, um obrigado a todos... Cumps,

 

Gonçalo Sassetti

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao a escumador tens os deltec mce 300 ou o 600 , que vao ser mais que suficientes para esse aqua alem de que depois se quiseres evoluir os mesmos vao to permitir. em relacao a bomba de circulaçao um tunze 6015 ou mesmo 6025 servem perfeitamente.

em relacao ao aquario faria um pouco mais profundo pois em agua salgada usa-se mais profundidade por causa do lyout alem de ser mais vistoso e mais facil de criar um lyout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as respostas aos dois... Já percebi que o Turboflotor Blue 1000 não é muito popular... A circulação pensava que era preferível com duas bombas, para o efeito contra corrente, mas se me dizem que chega uma... Melhor!

Sabem qual o preço dos deltec mce300 e mce600?

Quanto ao aquário posso perfeitamente mandar fazer com 80x40x40 ou mesmo 80x40x45, sendo que os 45 seriam de altura... Agora tendo em conta que a calha é de 3x 24W T5... Fico com a dúvida se tenho iluminação suficiente... As dúvidas estão sempre a surgir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é a iluminação ideal para futuro... mas se quiseres começar com moles e peixes chega perfeitamente. Podes sempre depois meter mais 3.

 

Quanto ao tamanho 40x40 fica bom... por causa da iluminação fraca não coloques muita altura. A profundidade é importante por causa das rochas... não convém ficarem a bater no vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é a iluminação ideal para futuro... mas se quiseres começar com moles e peixes chega perfeitamente. Podes sempre depois meter mais 3.

 

Quanto ao tamanho 40x40 fica bom... por causa da iluminação fraca não coloques muita altura. A profundidade é importante por causa das rochas... não convém ficarem a bater no vidro.

 

Obrigado Sérgio,

 

No escumador é que estou muito indeciso... O que me aconselhavas? Tenho 150€ para o escumador, mas queria ficar bem servido... Relativamente à circulação, com uma tunze 6025 será que chegava?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Olha eu tive um Turboflotor blue 1000 num tanque de 250 e não tive nenhum problema, obviamente que mais tarde evolui para um melhor, mas isto porque achava que já estava a ficar á queima e queria evoluir para um melhor. Por outro lado os 40 de profundidade que o tanque tinha eram mesmo muito curtos...

 

O Principal objectivo da evolução foi de facto eliminar nitratos que estavam a 30mg/l, que é alto, mas com o Deltec que tenho agora(e que está num tanque de 390lt), não consegui baixar no tanque antigo...no tanque novo tenho os nitratos a 5mg/l... devido muito possivelmente a sobrealimentação.

 

Obviamente que se quiseres gastar mais tens os Tunze e os Deltec, mas também tens os Bubble Magus, que do que tenho ouvido são bastante razoaveis, e o preço não é muito superior que o AquaMedic.

 

Pessoalmente acho que existem dois caminhos:

1º- Montas um aquario com o que tens(€€), e vais evoluindo, desde que tenhas para comprar o básico e indispensável;

2º- Esperas e juntas mais uns trocos e montas mais tarde, sendo que uns trocos ás vezes são mais do Dobro se quiseres material bom...

 

Por ex. O TurboFlotor 1000 Blue custa 120/130€ o Deltec MCE 600 custa 300 e tal...

Uma SunSun 3000Lt/h custa pouco mais que 20€ uma tunze custa mais de 50...

Eu começei com material mais barato e agora fui evoluindo e tenho material razoavel, se fosse comprar topo de gama, provavelmente o Dobro do que já gastei não seria suficiente.

 

Obviamente que opiniões não se discutem, mas é necessário perceber um pouco melhor o que envolve este mundo para saber o que deves montar, partindo do principio que existem coisas que podes dispensar...

 

Relativamente aos Aquamedic e aos Deltec... já li várias discussões na net sobre a performance dos dois ex:

http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=272304

 

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Olha eu tive um Turboflotor blue 1000 num tanque de 250 e não tive nenhum problema, obviamente que mais tarde evolui para um melhor, mas isto porque achava que já estava a ficar á queima e queria evoluir para um melhor. Por outro lado os 40 de profundidade que o tanque tinha eram mesmo muito curtos...

 

O Principal objectivo da evolução foi de facto eliminar nitratos que estavam a 30mg/l, que é alto, mas com o Deltec que tenho agora(e que está num tanque de 390lt), não consegui baixar no tanque antigo...no tanque novo tenho os nitratos a 5mg/l... devido muito possivelmente a sobrealimentação.

 

Obviamente que se quiseres gastar mais tens os Tunze e os Deltec, mas também tens os Bubble Magus, que do que tenho ouvido são bastante razoaveis, e o preço não é muito superior que o AquaMedic.

 

Pessoalmente acho que existem dois caminhos:

1º- Montas um aquario com o que tens(¤¤), e vais evoluindo, desde que tenhas para comprar o básico e indispensável;

2º- Esperas e juntas mais uns trocos e montas mais tarde, sendo que uns trocos ás vezes são mais do Dobro se quiseres material bom...

 

Por ex. O TurboFlotor 1000 Blue custa 120/130¤ o Deltec MCE 600 custa 300 e tal...

Uma SunSun 3000Lt/h custa pouco mais que 20¤ uma tunze custa mais de 50...

Eu começei com material mais barato e agora fui evoluindo e tenho material razoavel, se fosse comprar topo de gama, provavelmente o Dobro do que já gastei não seria suficiente.

 

Obviamente que opiniões não se discutem, mas é necessário perceber um pouco melhor o que envolve este mundo para saber o que deves montar, partindo do principio que existem coisas que podes dispensar...

 

Relativamente aos Aquamedic e aos Deltec... já li várias discussões na net sobre a performance dos dois ex:

http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=272304

 

Abraço.

 

Olá Nuno... Obrigado pela opinião...

 

Realmente a diferença de preço dos dois escumadores é absurda... Possivelmente vou mesmo para o turboflotor blue 1000, até porque acho o preço bastante convidativo... É silencioso? É que o aquário vai ficar num quarto...

 

Outra dúvida que tenho é se o turboflotor blue 1000 não será exagerado para os 120 litros de água (sim, já me dicidi nas medidas finais do aquário, serão 80x40x40)? É que já li por aqui um tópico com um fenómeno chamado overskimmer, ou qualquer coisa parecida...

 

Outra questão que talvez me possas ajudar é nas dimensões do escumador, como vai ficar hang on seria muito útil saber as dimensões dele...

 

Estou a planear isto com calma... Aos poucos chego lá, tenho a meta de entrar no próximo ano já com o reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei as medidas... sorry, já não o tenho comigo, tenta ver pela net, normalmente os escumadores tem as medidas(nos sites de vendas).

Silencioso é, comparado com o meu deltec então... nem se fala(Também estamos a falar de uma bomba de 2000lt/h vs 1200Lt/h). Dá perfeitamente para ter num quarto sem te chateares, seguramente que vais ouvir mais barulho de outras coisas do que do escumador... se bem que não sou muito de acordo em ter um tanque num quarto... por muito pouco barulho que faça sempre faz algum...

 

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais