Nitratos/fertilização


agostinhomgm

Recommended Posts

Boas pessoal

Podem esclarecer-me se necessito de fertilizar com nitratos (nitrato de potassio), mesmo tendo regularmente valores de 10mg/dl.

Isto porque apesar de usar micros, kcl e fosfato monopotassico continuo a não ter o crescimento desejado das plantas do meu aqua. Gostaria de o ver como os de alguns de vós que são espetaculares.

obrigado e cumprimentos

tchau a todos

 

agostinhomgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por ordem de importância as plantas precisam de:

 

Luz -> Carbono -> Macronutrientes -> Micronutrientes.

 

Como podes ver os fertilizantes são importantes mas também é a luz e o carbono. Não dizes nada em relação a isto pelo que fica difícil ajudar.

 

Outro aspecto a ter em conta é a fiabilidade dos testes que deixam muito a desejar. Podes de facto não ter quaisquer nitratos... Aliás, não sei se será erro ou é mesmo assim, mas indicas que tens 10 mg por dl o que é pouquíssimo (= 1 mg por litro). Deverias ter pelo menos 10 x mais...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta GM

 

-Utilizo Co2 caseiro, que apesar de dificil controlo da cadencia e valores estaveis é o que posso usar ( parece haver quem consiga bons resultado com ele).

-Quanto á luz uso 2x 18w daylight e 1x 30w sun glo e 1x 30w daylight..

-Quanto á filbilidade dos testes tb já me tinha ocorrido, no entanto o receio das algas fazia-me acredir.

 

Nesse caso necessito de adicionar nitratos. Tenho de pesquizar onde comprar.

mais uma vez obrigado e cumprimentos

tchau a todos

 

agostinhomgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás, não sei se será erro ou é mesmo assim, mas indicas que tens 10 mg por dl o que é pouquíssimo (= 1 mg por litro). Deverias ter pelo menos 10 x mais...

 

Estarei eu a fazer mal as contas ou 10mg/dl são 100mg/l... o que é bastante.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1dL (decilitro) = 0.1 L

 

Correcto... Então se em 1dl há 10mg de nitratos... em 1l (que é 10x mais) há 10x mais nitratos, ou seja 100mg.

 

O que dá uma concentração de 100mg/l. :alberteinstein:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

My bad! Tens razão!!! Estava com a cabeça formata para pensar no numerador esquecendo-me que os litros estão no denominador. E ainda por cima voltei a fazer o mesmo erro da segunda vez bang

 

Obrigado pela chamada de atenção.

 

Agostinho: Ou seja, se realmente os testes estiverem certos, não tens realmente que fertilizar pois tens nitratos em excesso.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Como é que se conseguem obter 100 mg de nitratos por Litro num aquário é que eu gostava de saber...

Testes fiáveis, ou unidades mal utilizadas???? :character0050:

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais