1º Salgado


almodovar

Recommended Posts

Ora bem malta, como ja tinha adiantado ha uns tempos, ia me iniciar nos salgados..

está na altura de deixar aqui algumas caracteristicas do aquario:

 

Aquario: 80c X 30l X 40a 96L

Sump: 50c X 27l X 40a 54L

Calha: 2x35W (irei meter 2 Aquastar 10K) . Talvez compre ainda uma 1x24W tambem para meter uma Actinica...

Escumador: Tunze 9002

Bomba Circ: 1x Turbelle nanostream 6025

Termostato 100w Juwel

+8KG Rocha viva

Fiji White Sand 9KG

Bomba retorno: Idra Sicce 1300Lt h

 

 

 

Ora, acho que nao me esqueço de nada...

Vamos entao começar..

 

Ja tenho a rocha a ciclar à cerca de 2 meses, o material tambem ja o tenho ha uns tempos.. apenas espero que chegue a canalizaçao para montar o aquario (em principio quarta feira!)

 

A Agua será Agua natural (sesimbra).

 

Ora bem, ainda tenho algumas questoes para fazer aqui à malta especializada no assunto...

Na iluminaçao, as 2x35w serao suficientes ou convem ir ainda adquirir a tal 1x24w actinica? a idéia é apenas ter Moles e um ou outro LPS...

 

Quais os testes iniciais a comprar, ou melhor, antes de introduzir qualquer vivo (quer corais, invert. ou restante fauna) sao obrigatorios de ter? PH, NO3, NO4, quais os outros? visto serem tantos mas alguns nao serem necessarios de inicio.

 

Li que os densimetros nao sao de fiar... fiquei um pouco sem saber como havia de o ''afinar'', se poderem tambem dar uma ajuda, e ja agora, onde comprar, pois nao faço ideia onde o encontro..

 

Quanto à reposiçao de agua evaporada, poderei fazer manualmente, pelo que li.. para quem o faz, ha alguma recomendaçao a fazer?

 

Penso que nao me escapa nada.. ainda nao meto fotos do material pois nao as consigo passar no computador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 97
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Almodovar

Bem vindo e desde ja boa sorte com o projecto.

em relação ao material falta la uma coisa.

Não vais usar filtro de osmose? :confused4:

A agua podes repor manualmente mas de preferência que seja de osmose porque é uma mais valia para um bom sistema..

 

Mais uma vez boa sorte :smile2:

 

Carlos Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas resende.

 

Quando falas em filtro de osmose, presumo que estejas a falar do sistema de osmose inversa para transformar a agua doce em agua salgada, certo?

bem, eu até ponderei em adquirir um, pois agua de osmose tem mais pros e menos contras comparativamente a agua salgada (apesar de as opinioes deividirem-se)...

no entanto, visto eles nao serem propriamente baratos, pensei que seria algo que podia esperar e usar esses trocos para comprar outro material mais importante..

 

Quanto a agua de osmose para reposiçao, por acaso nao sabem nenhuma loja onde a vendem? (pode ser por PM)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá antes de mais boa sorte com este projecto.

 

Pessoalmente colocava mais uma lâmpada actinica tal como falas te.

 

O densimetro pode nao dar a medida certa mas desde que mantenhas sempre estável e tão bom ou melhor que ter o certo. Seu queres valores muito precisos tens de fazer o investimento num refratometro.

 

A agua do mar é boa e a muita gente que recolhe e nunca teve problemas. Mas melhor seria a Osmose + sal. Por vezes a agua do mar encontra-se poluída e não dá para notar.

 

Testes os mais básicos amónia, nitrito e nitratos para saberes como está o teu aquário e quando começa e acaba o ciclo.

 

Eu tambem quando estava a montar o meu aquário não queria por uma reposição automatica por receio. Em poucos dias vi que realmente repro a mão ia ser muito complicado evapora agua com fartura.... aconselho o repositor.

 

Agua de reposição podes usar destilada ( desde que nao seja em serpentina de cobre) ou melhor seria ainda a engarrafada isto se não consegues arranjar osmose ... em ultimo caso agua da torneira.....

Editado por YAKUZA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

relativamente às tuas questões:

 

- Relativamente ao aqua pensa bem nessas dimensões... 30 cm de fundo é muito apertado para fazeres qualquer tipo de layout. Lembra-te que a rocha assim fica a bater no vidro. Menos de 40cm eu ja considero muito apertado

- Aconselhava-te mais iluminação - 4x39w T5 era o ideal para conseguires ter quase todos os corais

- Água de osmose é essencial se quiseres SPS, se fores só para peixes e moles já é outra história

- Fazeres a reposição à mão pode ser extenuante para além de aumentar o desiquilibrio no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio,

 

O Aquario ja esta feito e pronto a levar uso.. eu sei que o aquario tem umas medidas nao recomendaveis, pois quanto maior ele for, menos serao visiveis os erros ocorridos.

Mas, como a experiencia é zero, prefiro aprender no basico, e assim respondendo ja a um dos pontos do teu comentario, a ideia é mesmo ficar nos moles e nalgum LPS que seja facil, pois sei que erros irao acontecer, e serao necessarios para que aprenda.

 

Relativamente à reposiçao, tal como eu disse, ainda é um pouco ''caro'' (se bem que neste mundo, nada é barato) e tenho de ponderar bem quando o adquiro, porque eu mesmo que mais tarde ou mais cedo tenho de o fazer... mas tambem nao sei como funcionam.. ou melhor, sei que é para repor agua evaporada, mas como? é ligado a alguma torneira? tem algum reservatorio de agua e repoe automaticamente? mas no futuro obterei as tais respostas.

 

entretanto, ja tratei de arranjar alguns testes (NH4 N02 PH E KH da salifert profirtest)... ficaram por tratar de arranjar no3 e nh3 que nao havia.. posso sempre arranjar da TMC ou da Redsea.. alguma destas marcas é mais fiavel ou é tudo ela por ela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reposição da água evaporada é feito através de um recipiente onde tens a água para entrar na sump quando ela desce até um determinado nível.

 

Os repositores mais básicos, são com uma bóia de nível colocada na sump e quando o nível da água desce, a bóia tem um sistema que detecta a falta de água e manda a bomba (que está ligada à boia) meter a água na sump até retomar o valor em que a bóia estava.

 

Podes ver aqui um dos mais básicos: http://coralmais.loja9.pt/category/46-repositor-de-agua.aspx

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedrolena.

 

Bem, era mais ou menos a minha ideia, a minha duvida era se essa bomba teria agua colocada por nós ou se seria agua vinda de uma torneira, sendo tratada dentro do recipiente, por exemplo...

Ou seja, à partida é um sistema onde colocamos por exemplo agua de osmose la dentro e automaticamente essa agua iria parar à sump quando necessario.

espero nao estar a tornar isto muito confuso eheh!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È isso mesmo colocas agua num recipiente, e depois desse recipiente vai para a sump através de uma bomba que estará ligada a boia (que está dentro da sump). Quando detecta que o nivel de agua desce a bomba e activada enviando agua para a sump ate a boia quando chega ao nivel pára.

 

È muito util como disse inicialmente no meu projecto não queria ter esse sistema por medo de boias presas etc mas agora que tenho revela-se uma mais valia. Por dia evapora mesmo mt agua e nós nem nos apercebmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Almodover,

 

Percebe o seguinte, qualquer água que introduzas no aqua, deve ester sempre isenta de nutrientes. Dessa forma:

  • TPA´s - deverão ser feitas ou com água do mar coletada num local seguro, ou através de água de osmose + sal de qualidade. Não deve existir outras alternativas, esquece por completo água da torneira.
  • Água de reposição - produzida por um bom sistema de osmose (retira tudo o que for superior à molécula da água, isenta de sais e nutrientes, ficando água destilada)
  • Processo de reposição de água de osmose
    • Depósito - Utilizas um depósito com alguma litragem onde introduzes manualmente água de osmose que é reposta em consonância com a evaporizada através de um sistema osmoregulador.
    • Ligação direta - Utilizas diretamente a água proveniente de um sistema de osmose conectada a um sistema osmoregulador. Deixas de estar dependente da litragem do depósito ficando totalmente autónomo. (podes ver o meu tópico FF's Reef que utilizo esse sistema).

Qualquer dúvida dispõe.

 

Cumps

 

Filipe Valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas filipe,

bem, antes de mais, almodovar e nao almodover eheh !

nas tpas, ja sabia isso, mas nunca e demais referir ;

na reposiçao de agua evaporada, em principio ja tenho onde ir buscar agua de osmose. o sistema que o pedrolena referiu nuns posts atras, custa cerca de 45€, parece-me bastante acessivel. pensei de ser bem mais caro.

hoje era para o ter começado a montar, mas ainda nao foi desta que chegaram as canalizaçoes..

 

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente tenho tudo pronto para iniciar a montagem... apenas falta a mangueira que liga a bomba de retorno à canalizaçao para o aquario principal..

E encontrar mangueiras de 20mm é dificil.. no aki ha de 19mm, que, experimentei e nao servem, e custavam 30€!

 

amanha irei tentar arranjar e montar o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario montado, cheio, e surge os primeiros stresses...

Passa-Muros mal apertado (bem, quando foi testado estava bom, mas talvez devido a quantidade de agua, nao verteu na altura) pelo que me escorre pelo tubo gotas até a sump.

Queda de agua na sump com muito ar, logo, com muito barulho... é normal?

 

quanto ao passa-muros.. tenho de retirar toda a agua? começo bem :D

 

 

 

Deixo tambem o resultado dos testes..

 

PH - 8.0

KH - 15.4

NH4 - <0.25

NO2 <0.10 ppm

 

o NO3 nao me trouxe tabela das cores -.-''

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é mesmo da junção do passa muros ou é na ligação com o tubo de drenagem? É que na ligação é normal passar água... utiliza teflon para o isolar melhor. Se for entre o passa muros e o vidro então é um problema.... tem de ser vedado com silicone outra vez.

 

Quanto ao barulho é normal ser mais intenso no inicio... mas pode ser minimizado se utilizares pvc flexivel...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao creio que seja na junçao, penso que toca mesmo no movel. tenho de ir meter silicone naquilo.. aliás, nem cheguei a meter, pensei de nao ser necessario.

 

la vou eu tirar litros e litros :D

 

IMG093.jpg

IMG080.jpg

IMG079.jpg

IMG069.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Almodovar... o silicone é o melhor amigo do aquariofilista... :)

 

Põe uma boa camada para não teres problemas no futuro e deixa secar bem... umas 24h sem fazer passar água...

 

Qualquer ajuda, o pessoal anda por aqui...

 

 

abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

durso sao os canos encurvados, certo? a ver se passo no aki para arranjar isso..

o meu normal tem 50mm.. compro de quantos mm para enroscar/colar, alguma ideia?

 

IMG091.jpg

 

apesar de parecer que é do tubo apenas, vê-se que o passa muros tem la uma gota ...

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. ja comprei o de 50 normal, nao fui a tempo eheh!

mas irei cortar um pouco e irei meter o curvado colado nele.

 

nesta foto ( http://i189.photobucket.com/albums/z64/almodovar20/IMG069.jpg ) podem ver que o cano de entrada de agua esta protegido por aquela rede ... muito do barulho vem dali. como é que voces usam nos vossos sistemas, de forma a nao fazer barulho ali?

 

Sergio, comprei o teflon. so nao percebi onde o aplicar :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vi logo para o que servia sergio eheh! acabei por fazer isso e nao resultou, ou seja, apertou os tubos mas nao estancou a fuga. amanha irei colar a borracha ao passa-muros e o vidro à borracha, ficando a parte da coluna seca pegada ao vidro. espero que resulte.

 

nao começou da melhor maneira, e alem de ja ter o movel com uma boa quantidade de agua (ainda por cima salgada), espero que a partir de agora so melhore.

 

explica me so a parte do durso se faz favor, é que nao encontro nada de como o fazer, nem o que é... isto de tubos, nao é comigo :D

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.