The New Adventure


sabinonet

Recommended Posts

Aqui está a minha nova aventura nos plantados

 

foi montado no fim de Julho, já passou a fase das algas e foram bastantes, mas também já estava à espera disso, devido ao substracto fertil e também o substracto principal que usei liberta muitos Nitratos no inicio das montagens

 

fica aqui o Setup:

 

Aquario - 120 x 50 x 50

Substracto fertil - ADA Power Sand M

Substracto Principal - ADA New Amazonia

Filtragem - 2 filtros de 1000 litros cada (um filtragem mecanica o outro biológica)

Aquecimento - termostacto externo de 300W

Iluminação - Calha DIY de 4 x 54W T5

CO2 - botigem de 2Kg com valvula solenoide

Filtro UV - 15W

 

Fertilização - Ellos Fase 1 + Ellos Fase 2 + Potássio

 

 

Flora:

 

Staurogyne sp.

Bolbitis heudelotii

Microsorum pteropus 'Narrow'

Cyperus helferi

Cryptocoryne crispatula var. balansae

hydrocotyle sp japan

Anubias

Cryptocoryne beckettii 'petchii'

Cryptocoryne X willisii 'lucens'

Cryptocoryne Wendtii Green

hemianthus callitrichoides 'cuba'

riccia fluitans

 

 

Fauna:

 

Crossocheilus siamensis 'SAE'

Boraras maculatos

Otocinclus affinis

Ancistrus sp

Tanichthys albonubes 'neon chines'

Caridina multidentata (Caridina japonica)

planorbis corneus pink

 

Planos para o futuro:

 

aquisição de 5 ou 6 Puntius denisonii e se possivel (€€€) 5 ou 6 Pterophyllum altum "Orinoco"

 

mas basta de conversa, aqui ficam umas fotos para o pessoal "criticar"

 

 

 

8067575098_72d63e525e_z.jpg[/url][/img]

 

 

8067576242_a23e5efef7_z.jpg[/url][/img]

 

 

8067576547_347c78f0bc_z.jpg[/url][/img]

 

 

8067579679_e262d75b45_z.jpg[/url][/img]

 

 

Eu acho que está a "faltar" alguma planta no lado direito por trás das pedras mas ainda não me decidi em qual apostar, é que as plantas que tenho são quase todas de crescimento lento e queria usar uma planta com essa caracteristica e que ficasse com cerca de 30 cm de altura. Estou inclinado para os Juncus repens mas ainda não me decidi, qual é a vossa sugestão?

 

 

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sabinonet,

 

Simplesmente lindo o teu aqua :)

 

Do meu ponto de vista, está bem 'equilibrado'. Mas para a parte de trás das pedras arriscaria dizer que umas Valisneria Gigantea ficavam lindas. Mas é a questão de não serem de crescimento lento...

 

Espera por outras opiniões!

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens ai um belo aquário! Plantas bem saudáveis e verdinhas!

Só uma sugestão, coloca mais plantas, o aquário em certas zonas parece um pouco despido!

Talvez nessa zona atrás da pedra onde tu falas, algum tipo de rotala para fazer uma moita? Penso que seria uma boa aposta...

Ja agora diz-me uma coisa, como é que te tas a dar com a fertilização liquida da Elos? Quais as doses e qual o plano de fertilização? O que achas dos produtos? É que eu vou começar agora com a fertilização da Elos (Fase 1, Fase 2 e K40) e gostaria de saber a tua opinião acerca dos fertilizantes, ja que fertilizas com eles.

Continua o bom trabalho e vai actualizando!

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aqua. Está com um aspecto muito saudável. Também acho que faltam ainda algumas plantas para encher. Talvez umas Rotalas? Hemianthus micrathemoides?

 

 

foi montado no fim de Julho, já passou a fase das algas e foram bastantes, mas também já estava à espera disso, devido ao substracto fertil e também o substracto principal que usei liberta muitos Nitratos no inicio das montagens

 

 

O problema não são os nitratos. É a libertação de amónia e sim é um senão (mais ou menos - tem um lado positivo de ajudar o desenvolvimento do ciclo de azoto) do Amazonia.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

Antes de mais nada queria informar os moderadores do forum que tentei usar o "MultiQuote" para responder aos comentarios mas dá-me sempre erro.

 

mas cá vai

 

dg12 "David" - obrigado pelo comentário, em relação ás valisnerias já tive o problema é que ao fim de um mes "apoderaram-se" do aquario, é uma planta que reproduz-se com uma rapidez incrivel, tenho de pensar noutra hipotese

 

Fabio j - obrigado pelo comentário em relação ás plantas a minha ideia era preencher a zona central junto ao vidro de trás, bem como atrás das pedras e também arranjar uma planta para a zona central á frente, eu no inicio da montagem tinha pensado usar duas plantas que gosto particularmente que são a Blixa Japonica e a Pogostemon Helferi, esta ultima em principio vou meter uns pés cá á frente, agora não sei é se a Blixa irá ficar bem lá atrás ao centro junto ao vidro formando uma moita, vamos a ver

 

em relação ao fertilizante, também é a primeira vez que estou a usar da Elos, exceto o Potassio que acho que é demasiado caro, tenho usado da Seachem, e estou bastante satisfeito, as plantas estão bastante saudaveis o que dá logo outro aspecto a um aquario

as dosagens que estou a usar são (Fase1 2,5ml + 3 tampas de potassio) e (Fase 2 2ml) em dias intercalados, mas estes valores são para este aquario, com estas plantas, vai variar consuante o tamanho do aquario e a quantidade de plantas que tenhas

 

gmmartins - obrigado pelo comentario em relação ás plantas que indicas, a Hemianthus micrathemoides já cheguei a ter mas não fiquei fã, por isso para já está fora de hipoteses, as Rotalas, conheço pouco, só cheguei a ter a Rotala Rotundifolia, é bastante bonita mas cresce muito de pressa, quase todas as semanas tinha que a podar, na tua opinião qual formaria uma moita com cerca de 30cm de altura mas que não necessitasse de andar sempre a podar, ali acho que ficaria bem uma planta com tons ligeiramente avermelhados, ou não?

 

o substracto, eu já estáva á espera pois já tinha visto relatos de pessoal aqui do forum a indicar que no inicio havia flutuações dos valores dos Nitratos, ou da Amonia como tu indicas mas ao fim de uma semana ou duas está tudo estabelizado

 

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

gosto imenso do aquário, e gosto mesmo muito do efeito que essa hydrocotyle sp japan dá. É uma planta excelente.

O que gosto menos é a parte traseira do aquário, acho que ganharias se adicionasses uma planta de caule vermelha...

Vai atualizando... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

gosto imenso do aquário, e gosto mesmo muito do efeito que essa hydrocotyle sp japan dá. É uma planta excelente.

O que gosto menos é a parte traseira do aquário, acho que ganharias se adicionasses uma planta de caule vermelha...

Vai atualizando... ;)

 

viva Jorge

 

obrigado pelo comentário, é a primeira vez que tenho a Hydrocotyle sp japan e fiquei um adepto incondicional, é mesmo espetacular e super fácil de manter

 

em relação á parte de trás do aquario tambem acho que está a faltar alguma coisa, tinha pensado usar Juncus repens por de trás das pedras e um pé ou dois de Blixa Japónica ao centro de modo a formar uma moita, só que tenho duvidas em relação aos Juncus, é que nunca usei e por isso não sei se é muito complicado de se manter, bem como qual a altura que atinge, tem de ser uma planta com cerca de 20cm de altura

 

também pensei nas rotalas mas crescem muito depressa, tinha que andar sempre a poda-las

 

qual é que me aconselhas?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também nunca usei Juncos Repens pelo que não te posso dar nenhuma opinião sobre ela.

Quanto às rotalas penso que seriam uma boa opção na posição onde referiste os Juncos. Com uma boa poda conseguirias criar um bom relevo e ainda ganharias uma cor mais vermelha no caso de escolheres a rotundifolia.

Também acho que as blixas seriam uma boa ideia no centro e neste caso, podaria a rotala de forma a decrescente da direita para a esquerda...

Acho que me fiz entender? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio já andava para comentar o teu aquário desde o 1º dia mas não calhou.

 

O melhor: as plantas estão com um aspecto super saudável.

 

O pior: o conjunto é pouco natural, existe falta de harmonia.

 

Tendo 2 filtros surge a dúvida: estão as duas flautas apontadas uma para a outra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda acerca dos fertilizantes como é que chegaste à conclusão das quantidades das dosagens de cada produto?

Guiaste-te pelas instruções da marca, por testes/consumos ou por olhómetro?

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda acerca dos fertilizantes como é que chegaste à conclusão das quantidades das dosagens de cada produto?

Guiaste-te pelas instruções da marca, por testes/consumos ou por olhómetro?

 

viva Fabioem relação ás dosagens tive uma GRANDE ajuda do Filipe Oliveira, ele indicou-me uma dosagem base, tendo em conta o tamanho do aquario e a quantidade de plantas existentes e depois eu fiz uns pequenos ajustes conforme a reação das plantas, ele é que me disse também para adicionar o Fase 1 e o Fase 2 em dias alternadosabraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

Estou com um problema em relação á Cuba, é que está a ficar toda no "ar", as raizes estão a ficar fora do substracto o que será que está a provocar isto? já pensei que serião os Planorbis, mas nunca os vi a irem lá para baixo

 

 

 

8108708860_1043015240_z.jpg

 

8108709704_4e3a0535c4_z.jpg

 

 

Outra coisa, as folhas da Staurogyne repens estão a ficar amarelas, será falta de Potássio?

 

8108710252_96bab1214c_z.jpg

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os suspeitos de levantar a cuba são os Ancistrus sp, os Caridina multidentata (Caridina japonica) ou os planorbis corneus pink. Eu apostava nos primeiros :eusathink:

Quanto à staurogyne nada como usar imagens como esta:

 

3591814040_bc03c264a5_o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha não podes fazer nada em relação a esse problema, eu digo-te o que causa isso por expriencia propria.

Uma das causa e´a cuba ter as raizes muito pequenas,depois a falta de poda a cuba tem de tar sempre curta e os sedimentos vão se acumolando ente o subestrato e a cuba que vai causar o seu apodrecimento...

 

mentaliza-te que a vais perder toda vai chegar ao pondo de se soltar toda do fundo.... digo te por expriençia propria.... ja tive um mega tapete de cuba é so veres o meu topico...

O pessoal custuma dizer que é cinobaqueteria acho que isso que dizem, mas por 2 aquarios que tive deu para aprender o que aconteçe, e agora que venham os criticos :scarerun:

Editado por carlos rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm, como o Carlos disse, essencial para manter um tapete de cuba ou glosso no sitio é tesoura. Tem de andar sempre curtinha senão começa a levantar toda. Eu diria que depois do tapete esbelecido, 15 dias é o máximo que deves deixar passar sem fazeres uma poda ao tapete.

 

Retira o que estiver solto e volta a replantar. As partes que ainda tiverem agarradas poda curtinho e não te desleixes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os suspeitos de levantar a cuba são os Ancistrus sp, os Caridina multidentata (Caridina japonica) ou os planorbis corneus pink. Eu apostava nos primeiros :eusathink:

Quanto à staurogyne nada como usar imagens como esta:

 

3591814040_bc03c264a5_o.jpg

 

viva brancaman

 

essa imagem é bastante ilucidativa, penso que seja mesmo falta de Potássio, porque aparecem manchas amarelas nas folhas e no centro da mancha começão aparecer buracos, vou começar a aumentar a dosagem e daqui a uma semana ou duas vamos a ver se desaparecem

 

abraço

 

 

 

Olha não podes fazer nada em relação a esse problema, eu digo-te o que causa isso por expriencia propria.

Uma das causa e´a cuba ter as raizes muito pequenas,depois a falta de poda a cuba tem de tar sempre curta e os sedimentos vão se acumolando ente o subestrato e a cuba que vai causar o seu apodrecimento...

 

mentaliza-te que a vais perder toda vai chegar ao pondo de se soltar toda do fundo.... digo te por expriençia propria.... ja tive um mega tapete de cuba é so veres o meu topico...

O pessoal custuma dizer que é cinobaqueteria acho que isso que dizem, mas por 2 aquarios que tive deu para aprender o que aconteçe, e agora que venham os criticos :scarerun:

SIm, como o Carlos disse, essencial para manter um tapete de cuba ou glosso no sitio é tesoura. Tem de andar sempre curtinha senão começa a levantar toda. Eu diria que depois do tapete esbelecido, 15 dias é o máximo que deves deixar passar sem fazeres uma poda ao tapete.

 

Retira o que estiver solto e volta a replantar. As partes que ainda tiverem agarradas poda curtinho e não te desleixes ;)

 

viva carlos rafael e Ptuga

 

estou a ver que a Cuba vai-me dar dores de cabeça, é que é a primeira vez que tenho esta planta e depois de ver as vossas explicações penso que deve ser isso mesmo, falta de poda, é que esta planta tem as raizes muito pequenas e como não a podei ganhou muita massa e começa a querer flutuar e é puxada para cima

 

agora, voltar a plantar é que não sei como vou fazer, é que quando a compramos, usamos parte da "esponja" dos vazos para a plantar, mas agora com umas raizes tão pequenas não sei como devo fazer, já tentei plantar um bocado que se tinha solto e ao fim de uma hora estava tudo a flutuar, como é que vocês costumam fazer? é que se eu não retirar a parte que já está levantada vai ficando cada vez pior e acaba por se soltar tudo completamente

 

 

abraço

Editado por sabinonet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ptuga

 

estive a dar uma vista de olhos no teu "The Green one" e vi que tiveste o mesmo problema com a Glosso que eu tenho com a Cuba, qual foi o resultado ao usares a grelha na glosso, ela voltou a enraizar?

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grelha não resultou....como resultou e dp csg manter com sucesso a glosso foi mesmo retirar tudo, replantar (a glosso nesse aspeto é bem mais fácil) e dp ter muita atenção à tesoura. De duas em duas semanas aparar o tapete. Com a poda regular evitas a "sobreposição em camadas consecutivas" que é a razão que acaba por provocar o "levantamento" do tapete.

Qt à pergunta sabinonet...pois n sei pq nunca passei por tal. Sem fauna a coisa torna-se mais facil pq ninguém lhe mexe. Tenta enterrar um pouco mais ou então com pequenas pedras com linha de costura.Se estiver a dizer asneira avisem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

Era apenas para dizer que tenho uns "inquilinos" novos, 5 Escalares Altum do rio Nanay, eles ainda se estão a abituar à nova casa, assim que tenha tempo coloco algumas fotos

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

Era apenas para dizer que tenho uns "inquilinos" novos, 5 Escalares Altum do rio Nanay, eles ainda se estão a abituar à nova casa, assim que tenha tempo coloco algumas fotos

 

 

abraço

Excelente aquisição...

Para mim são dos mais bonitos Altum que existe. Esses e os fantásticos Altum Orinoco... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Aqui estão as fotos que prometi dos Escalares Altum do rio Nanay que comprei, estou cada vez mais contente com o excelente negócio que fiz com o "neves68" para a aquisição destes Escalares, é que no dia seguinte vi Escalares destes à venda numa loja aqui da zona e fiquei de boca aberta quando vi o preço, realmente foi um grande negócio.

 

bem aqui estão algumas fotos

 

 

8142160185_364cf7e589_z.jpg

 

8142219261_9c922bfeea_z.jpg

 

8142192640_e0a19eb754_z.jpg

 

8142164653_a614b6a2bd_z.jpg

 

 

Os Escalares ainda estão um pouco timidos, excepto na hora do comer, que ficam doidos

 

 

 

abraço

Luis Sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente aquisição, tambem sou adepto de escalares coloca quando poderes uma foto geral do aquario para vermos o aquario inteiro com os escalares

 

Cumpr.

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, que escalares!!! :shock4: Lindos!!

Ultimamente tenho andado apaixonado por escalares e esses (Escalares Altum do rio Nanay) são dos meus preferidos!!

A malta quer é fotos!! Chuta ai umas gerais para vermos como ficam ai os escalares!

Ja agora como está essa cuba? Sempre conseguiste que ela não levantasse mais? E a staurogyne, ja não apresenta carências?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.