Duvida acerca dos fertilizante Elos e Tropica


fabio j

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho uma duvida acerca de 2 fertilizantes da marca Elos.

Eu de momento estou a fertilizar com micros da seachem mas não estou totalmente satisfeito e gostaria de experimentar os micros da Elos (Estou a fertilizar com o Estimative Index).

Agora quais são os ferilizantes da Elos que só contêm micros?

O Elos fase 1 da expert line sei que é de micros certo? E da primal line o fase 1 e o fase 2 algum destes é fertilizante só de micros?

Gostaria que me tirassem esta duvida e me digam qual é o melhor fertilizante de micros da Elos.

Ja agora, o que acham também do novo fertilizante da tropica, o plant grow premium, que também é so de micros?

Ou então digam-me outro fertilizante de micros que achem bom de outra marca.

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou mais inclinado para o Elos fase 1.

Tive a fazer as contas e tenho de fertilizar 3 vezes por semana com mais ou menos 0,7ml (1ml por cada 100 litros, no meu aquário que é de 70 litros da os 0,7ml), ora, isso vai-me dar para mais ou menos 1 ano, isto para um frasco de 100 ml!

É mais caro, mas é mais concentrado portanto dura-me para mais tempo e ja contém ferro (como quase todos os outros fertilizantes de micros) e é uma das melhores marcas no mercado.

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.plantedta...-kit-3947-p.asp

 

compra este que sai muitíssimo mais em conta do que qualquer elos que possas comprar e já tens micros e macros

 

Mas eu tenho praticamente os produtos todos que esse "kit" traz. Só não tenho os micros que estou a fertilizar de momento com seachem.

Mas como eu não estou satisfeito com o seachem, por isso estava a pensar no elos fase 1 que é bastante concentrado e como eu ja disse ai no post anterios o frasco de 100ml dava-me para 1 ano no meu aquário de 70l.

 

Ja agora, tive a pesquisar pelos produtos elos e vi o esquema de fertilização da elos que é:

 

Fase2 na segunda, quarta e sexta

Fase1 + K40 na terça e na quinta

Extra1 + K40 no sabado

 

Acham que usando este esquema de fertilização (tirando o K40 que substituia com potássio diy e também sem o Extra 1) com as doses adaptadas para a litragem do meu aquario conseguirei ter um melhor crescimento da flora e sem algas do que o actual Estimative Index que não estou muito satisfeito?

Qual é que acham que seja o melhor esquema de fertilização?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os fertilizantes da Elos, ADA, Tropica são feitos com quê? Achas que são diferentes dos DIY? Não estás satisfeito porque?

Sinceramente, os micros são isso mesmo, micros. Acho muito pouco provável que qualquer problema que tenhas seja devido a micros...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, os micros são isso mesmo, micros. Acho muito pouco provável que qualquer problema que tenhas seja devido a micros...

 

Apesar de serem necessários em pequenas quantidades, não deixam de ser essenciais para o bom desenvolvimento das plantas, ou para a sua sobrevivência. As carências ou excessos de micros são responsáveis por mais problemas do que carências ou excessos de macros nas plantas... já que podem alguns deles limitar a utilização dos macros.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O excesso não faz nada. A carência talvez... mas quanto é que é preciso de cada um deles, sabes? Com excepção do ferro, não se sabe os valores mínimos dos outros. Provavelmente nem será em ppm mas em ppb. Ou seja, valores mínimos... Como disse, é muito pouco provável que o problema esteja relacionado com micros...ainda para mais que nos é dito que está a ser seguido o método EI no qual tudo é dado por excesso.

 

Há muitas variável que não os micros que pode não estar correcta (CO2, luz, macros, circulação, etc...).

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O excesso não faz nada. A carência talvez...

Eu sei que estás a falar de micros, mas olha que apesar de se dizer que os maiores problemas nos aquários plantados são as carências, relativamente às algas, é certo e sabido que excessos de nutrientes, nomeadamente: potássio, cálcio e magnésio interferem entre si.

Por exemplo, excessos de potássio desregulam a assimilação de cálcio e magnésio por parte das plantas. Ou seja, mesmo com níveis óptimos de Ca e Mg, podemos ver carências dos mesmos numa planta, se tivermos valores muito elevados de K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Eu sei que estás a falar de micros, mas olha que apesar de se dizer que os maiores problemas nos aquários plantados são as carências, relativamente às algas, é certo e sabido que excessos de nutrientes, nomeadamente: potássio, cálcio e magnésio interferem entre si.

Por exemplo, excessos de potássio desregulam a assimilação de cálcio e magnésio por parte das plantas. Ou seja, mesmo com níveis óptimos de Ca e Mg, podemos ver carências dos mesmos numa planta, se tivermos valores muito elevados de K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas,

 

E eu acho que esse é um dos problemas que tenho no meu aquário, e isso nota-se nas staurogynes que estão esbranquiçadas pois fertilizava com magnésio e KCL os dois DIY e deveria de haver algum conflito entre os dois fertilizantes...

 

Ja comprei os fertilizantes da Elos (Fase 1, Fase 2 e K40) agora é so esperar para ver se consigo ter resultados... Tenho boas expectativas com estes fertilizantes...

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O excesso não faz nada

Claro que faz, assim rapidamente dos micros que causam problemas:

 

cloro

sódio

cobre

 

A carência talvez...

 

A carência causa problemas obrigatoriamente, ou então não eram micronutrientes necessários.

 

Mesmo a disponibilidade reduzida implica menor metabolismo, ou deficiente metabolismo das plantas...

 

mas quanto é que é preciso de cada um deles, sabes?

 

Nem eu nem ninguém, já que varia de espécie de planta para espécie de planta, de individuo para individuo, e portanto, obviamente de aquário para aquário.

 

Com excepção do ferro, não se sabe os valores mínimos dos outros.

 

já sabes mais do que muita gente...

 

Provavelmente nem será em ppm mas em ppb.

 

Não gosto muito de mandar palpites... e portanto não o vou fazer...

 

Ou seja, valores mínimos...

engraçado que não saibas quanto é, mas saibas que são valores minimos...

 

Como disse, é muito pouco provável que o problema esteja relacionado com micros...

 

Não podes tirar esta conclusão das premissas anteriores, nem que elas estivessem certas.

 

Eu dou ao meu filho uma gota de um liquido para suplementeo de vitamina D, é minimo em relação ao resto da alimentação...

bah...devia deixar de dar...

 

no entanto...eu dou... a pediatra e a OMS recomendam...é minimo...também só poderia causar raquitismo se não tomasse...e o excesso também pode ser mau e prejudicar a absorção de cálcio... também só precisa de uns meq por dia.

 

ainda para mais que nos é dito que está a ser seguido o método EI no qual tudo é dado por excesso.

 

Há muitas variável que não os micros que pode não estar correcta (CO2, luz, macros, circulação, etc...).

 

GM

 

o que não impede que os micros sejam para desvalorizar...que as generalizações estejam tipicamente erradas...e que a passagem de conhecimento deva ser feita correctamente...

 

não estou a defender micros desta ou daquela marca, DIY ou comprados feitos, mas que são importantes...são. Um bocadinho de leitura sobre os papeis que desenrolam nas plantas é elucidativo...e pode ser algo bem ligeirinho como isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Plant_nutrition

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como

Olá.

 

 

Eu sei que estás a falar de micros, mas olha que apesar de se dizer que os maiores problemas nos aquários plantados são as carências, relativamente às algas, é certo e sabido que excessos de nutrientes, nomeadamente: potássio, cálcio e magnésio interferem entre si.

Por exemplo, excessos de potássio desregulam a assimilação de cálcio e magnésio por parte das plantas. Ou seja, mesmo com níveis óptimos de Ca e Mg, podemos ver carências dos mesmos numa planta, se tivermos valores muito elevados de K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

a história dos rácios não está bem assente em termos biológicos, embora sejam muitas vezes chamados à equação. E como tu sabes, o próprio método do EI assenta exactamente no princípio contrário. Aliás, é praticamente dado tanto Potássio como Nitrato.

 

Claro que faz, assim rapidamente dos micros que causam problemas:

 

cloro

sódio

cobre

 

Estamos a falar de plantas e não de invertebrados.

 

 

 

A carência causa problemas obrigatoriamente, ou então não eram micronutrientes necessários.

 

Mesmo a disponibilidade reduzida implica menor metabolismo, ou deficiente metabolismo das plantas...

 

 

Foi o que eu disse! O talvez prende-se com o facto de ser relativamente difícil ter carências de micros num aqua com TPAs regulares e fertilização...

 

 

 

Nem eu nem ninguém, já que varia de espécie de planta para espécie de planta, de individuo para individuo, e portanto, obviamente de aquário para aquário.

 

 

Claro... ninguém sabe nada. Por isso é os fertilizantes têm x de Ferro, y de Cobre, etc... É ao calhas... Mas tens razão quando dizes que varia de espécie para espécie. É por isso que se usam médias...

 

 

 

já sabes mais do que muita gente...

 

 

Ou tu é que andas distraído...

 

 

 

engraçado que não saibas quanto é, mas saibas que são valores minimos...

 

 

Aconselho uma consulta no dicionário do significado de micro.

 

 

 

Não podes tirar esta conclusão das premissas anteriores, nem que elas estivessem certas.

 

 

É a tua opinião. A minha é diferente!

 

 

 

Eu dou ao meu filho uma gota de um liquido para suplementeo de vitamina D, é minimo em relação ao resto da alimentação...

bah...devia deixar de dar...

 

no entanto...eu dou... a pediatra e a OMS recomendam...é minimo...também só poderia causar raquitismo se não tomasse...e o excesso também pode ser mau e prejudicar a absorção de cálcio... também só precisa de uns meq por dia.

 

 

Mas eu por acaso disse para não fertilizar com micros??? Apenas disse que este será provavelmente o último elemento da equação a ter em conta...

 

Os médicos também aconselham que bebâmos leite. No entanto, somos o único mamífero que bebe leite em adulto e ainda por cima não é o da sua espécie... um pouco estranho que seja tão essencial não... E não digo isto por mim que eu bebo bastante leite...

 

 

 

 

o que não impede que os micros sejam para desvalorizar...que as generalizações estejam tipicamente erradas...e que a passagem de conhecimento deva ser feita correctamente...

 

não estou a defender micros desta ou daquela marca, DIY ou comprados feitos, mas que são importantes...são. Um bocadinho de leitura sobre os papeis que desenrolam nas plantas é elucidativo...e pode ser algo bem ligeirinho como isto:

http://en.wikipedia....Plant_nutrition

 

Mais um vez reitero que o que disse não foi que os micros não são importantes mas que, antes de chegar à conclusão de um problema é causado por micros é necessário considerar muitos outros factores que têm um efeito muito mais severo e rápido de que um excesso ou carência de micros. Se não percebeste o que escrevi peço desculpa... Espero que agora tenha ficado mais claro.

 

Eu fertilizo com micros só para ficares esclarecido. e macros e co2, e MgSO4 e Cl2Ca. e tudo por excesso.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

a história dos rácios não está bem assente em termos biológicos, embora sejam muitas vezes chamados à equação. E como tu sabes, o próprio método do EI assenta exactamente no princípio contrário. Aliás, é praticamente dado tanto Potássio como Nitrato.

Mas eu nunca disse que o EI não funcionava... :)

E também nunca me viste escrever qual era o valor máximo de K+ que podes ter num aquário :)

 

Eu apenas apresentei um argumento relativamente à célebre frase "excessos de nutrientes não causam algas, mas sim carências de nutrientes". Porque razão achas que no EI tens de fazer uma TPA valente? Achas que é apenas para repôr alguns nutrientes contidos na água da canalização? Não... mais importante é retirar excessos de nutrientes. Sejam eles macro ou micro.

 

E já agora, cientificamente é certo e sabido que variações bruscas da concentração de espécies catiónicas desregulam os mecanismos de transporte dos mesmos elementos na maior parte dos seres vivos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente quando falamos por excesso não estamos a falar de valores anormalmente altos. Seria estúpido e irracional. Apenas dizemos que podemos ter concentrações mais elevadas do que aquelas consumidas pelas plantas. Mas isto tu já sabes ;)

 

As TPA são, como dizes, para fazer um reset e prevenir que tudo (nutrientes, amónia, hormonas, etc) chegue a níveis tóxicos. É portanto essencial em aquas high-tech (ou high-energy).

 

 

E já agora, cientificamente é certo e sabido que variações bruscas da concentração de espécies catiónicas desregulam os mecanismos de transporte dos mesmos elementos na maior parte dos seres vivos.

 

Certíssimo. Mas eu acrescentaria que têm que ser variações com alguma magnitude o que também não me parece que aconteça com a fertilização que fazemos...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Certíssimo. Mas eu acrescentaria que têm que ser variações com alguma magnitude o que também não me parece que aconteça com a fertilização que fazemos...

Tens de perceber que 99% das pessoas são preguiçosas, e das duas, uma: ou não lêem tudo, ou não fazem tudo o que lhes é dito.

 

Admiras-te que haja por aí malta que o EI deles seja despejar fertilizante para o aquário a torto e a direito, e só se preocupam em repôr a água?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admiras-te que haja por aí malta que o EI deles seja despejar fertilizante para o aquário a torto e a direito, e só se preocupam em repôr a água?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

E porque não ?

Posso usar o EI e so repor a agua que evapora.

Posso estar mais de um ano sem fazer tpas.

Mas é evidente que tenho de ajustar a dosagem do EI para 10 vezes menos ou menos ainda e em vez de fertelizar 3 vezes por semana paso a so fertelizar uma vez por semana ou de duas em duas semanas.

E isto so funciona para Low Tech.

 

Tem é de se saber o que se está a fazer, mas que se pode fazer pode-se e a quem faça.

 

Cumprimentos

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de perceber que 99% das pessoas são preguiçosas, e das duas, uma: ou não lêem tudo, ou não fazem tudo o que lhes é dito.

 

Admiras-te que haja por aí malta que o EI deles seja despejar fertilizante para o aquário a torto e a direito, e só se preocupam em repôr a água?

 

Certo mas eu é que não tenho que escrever a pensar nessas pessoas. Se elas não prestam atenção azar o delas. Não sou eu que tenho que olhar para os seus aquas ou que gasto dinheiro...

 

 

E porque não ?

Posso usar o EI e so repor a agua que evapora.

Posso estar mais de um ano sem fazer tpas.

Mas é evidente que tenho de ajustar a dosagem do EI para 10 vezes menos ou menos ainda e em vez de fertelizar 3 vezes por semana paso a so fertelizar uma vez por semana ou de duas em duas semanas.

E isto so funciona para Low Tech.

 

Tem é de se saber o que se está a fazer, mas que se pode fazer pode-se e a quem faça.

 

 

Sim Manuel tens razão e o Luís sabe disto. Acho que todos percebemos que o Luís não se estava a referir a low-techs...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

 

Boas,

 

E eu acho que esse é um dos problemas que tenho no meu aquário, e isso nota-se nas staurogynes que estão esbranquiçadas pois fertilizava com magnésio e KCL os dois DIY e deveria de haver algum conflito entre os dois fertilizantes...

 

Ja comprei os fertilizantes da Elos (Fase 1, Fase 2 e K40) agora é so esperar para ver se consigo ter resultados... Tenho boas expectativas com estes fertilizantes...

 

 

Boas compraste os fertilizantes da ELOS onde?masndas-te vir de que site?é que aqui na zona de Leiria nao se vende disso nas lojas..

 

Agradeço resposta

 

Obrigado

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas compraste os fertilizantes da ELOS onde?masndas-te vir de que site?é que aqui na zona de Leiria nao se vende disso nas lojas..

 

Agradeço resposta

 

Obrigado

 

Comprei na Pet4you! ;)

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais