Calm Waters (1º aquário red cherrys)


Bruno Serra

Recommended Posts

Bom dia,

 

O meu nome é Bruno Serra, moro em Coimbra com a minha companheira e sou um iniciante na aquariofilia. Pensei em começar com um aquário de 120 litros, no entanto, verifiquei que a aquisição de material (o móvel, principalmente) seria algo elevado de momento, e como tenho estado a seguir este fórum desde Fevereiro optei por iniciar um nano aquário de camarões e ir adquirindo o material, em falta, para o comunitário de 120L sem qualquer pressa.

 

Voltando ao que me traz aqui, para além da apresentação, claro.

A montagem do Nano já está feita, só está o musgo em falta, e de momento iniciei o ciclo, no entanto, estou com algumas dúvidas quanto à forma como coloquei as plantas. A anubia foi presa no tronco tendo ficado com toda a raiz fora do substrato e à vista. Penso que seja assim que deve ser colocada mas não tenho a certeza se as raízes podem/devem ficar de fora. Quanto à Limnophila Sensiflora enterrei as raízes e aqui é que está a minha grande dúvida: É planta para ser enterrada no substrato ou para ser colocada tal como a anubia?

 

Material

 

Aquário Aquael 30 cm * 30 cm * 35 cm - 30 L

Filtro Pat-mini filter 50 ÷ 400 l/h (Possível alteração para Filtro EHEIM LIBERTY 2040)

Termostato Aquael Heatzone 20w

Iluminação – Decolight 2*11w (6500k+10000k)

Alguém me consegue dizer se o termostato fica ligado continuamente?

Troquei no kit de luz uma lâmpada de 20000k por a de 6500k mas mesmo assim não sei se a de 10000k será apropriada e se a devo manter.

 

Hardscape

 

Substrato fértil - N/A.

Substrato não fértil - Areão preto 5L

Troncos já tratado

 

Parâmetros (ao fim de 12h, e com colocação de alguma água retirada dum aquário de tartarugas para acelerar o ciclo, mas sem sucesso)

 

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 0 mg/L

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 6,4

Kh - 3

 

Plantas

Limnophila Sensiflora

Cladophora aegagropila (Bola de musgo)

Anubias barteri var nana

Posteriormente estaria a pensar aplicar Erect Moss em parte do fundo procurando arranjar mais esconderijos.

 

Fauna (ainda por adquirir)

 

10/15 Red Cherry’s

6 Paracheirodon innesi Characidae (apenas após os Red Cherry estarem adaptados e se considerarem que não é fauna a mais para os 25/30L)

 

Fertilização

 

TPA – 5/10 Litros uma vez por semana

Colocação de pastilhas dennerle para tentar dar um pouco de força às plantas nesta fase inicial, mas provavelmente deixarei de aplicar assim que coloque a fauna, tenho ideia que os camarões são extremamente sensíveis a estas fertilizações.

 

Gostaria se possível que me tirassem algumas destas duvidas e que façam as vossas críticas pois somos novos nisto e estamos sempre prontos a aprender.

Ficamos à espera das vossas críticas ou sugestões. (Ficamos, porque somos dois a fazer o Nano, eu e a minha companheira)

 

Fotos:

Aplicação do substrato e tentativa de aplicação de desnível, uma vez que o aquário será visto pela frente e pela lateral esquerda:

aqurio002.jpg

 

 

Colocação do tronco:

aqurio016.jpg

 

Vista 1:

aqurio031.jpg

 

Vista 2:

 

aqurio030.jpg

 

Pormenor fixação Anubia:

 

aqurio032.jpg

 

Pormenor fixação Limnophila:

 

aqurio035.jpg

 

PS: Se os moderadores considerarem que o local não é o correto peço que o alterem para o sub-forum correto.

Cumprimentos

Bruno Serra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Almartin

Agradeço o elogio . É sempre bom ouvir boas criticas. Espero no entanto que também haja das más pois quero aprender e sei que vou fazer muitos erros mas é com eles que aprendemos.

 

De momento o tronco e a pinha de amieiro que coloquei (Esta ultima não sei bem para que visto ainda não ter fauna) começaram a libertar os taninos. Esperava que o tronco não fosse libertar mais visto já ter estado num outro aquário e ter sido fervido várias vezes. Mas até que nem está mal esta cor de chá. A Limnophila Sensiflora está muito bonita e bem verde o que me faz pensar que as plantei de forma correta. A anubia não se parece estar a queixar e o musgo, bom, é o musgo... Não estou a gostar da forma como o filtro está a produzir a circulação de água pois parece que dispara para a frente bate no vidro e perde toda a potencia no entanto como disse em cima será para trocar por um de cascata que me parece mais apropriado...Como indiquei em cima tentei acelerar o ciclo sem sucesso portanto no dia de ontem coloquei um pedaço de comida para dar inicio ao mesmo. Vou colocar um pedaço dia sim dia não para ver se 1 mês é suficiente para o aqua ciclar. Espero conseguir detetar a evolução do ciclo pois se não conseguir com tudo aquilo que li (7 meses de leitura) começo a ponderar que não andei a ler no sitio correto.

 

Cumprimentos

Bruno Serra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Muito bem montado o teu projecto! Agora tudo se vai vendo à medida que o ciclo se completa. Vais pensando nalgum espaço vazio, se queres fixar algum feto ao tronco, se queres fazer um mini tapete na frente do aqua... Tudo com o seu tempo e análise.

 

Visto as dimensões do aqua, penso que apenas os Reds ficariam bem aí. Umas raizes de limnobium laevigatum na superfície também ficavam a matar (do meu ponto de vista é claro)! :D

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Bruno, Estão a pensar em comprar um desses, para por debaixo de meu de 200 litros, Quanto ao aquecedor ele desliga-se automaticamente. Eu conheço muito bem a Aquael ;-D

Editado por daniel91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ruimpr

Agradeço o elogio. É bom saber que não comecei mal. Quanto ao ciclo, a vontade é meter bicharada para lá, principalmente quando me parece que o ciclo não anda mas a paciência é uma virtude e enquanto não passarem os 30 dias, no mínimo, não vai haver bicharada.

 

dg12

Sim agora é uma questão de ir vendo o que fica melhor. Para já tenho um espaço aberto junto a lateral esquerda que é o lado direccionado para o sofá, ou seja, o local que vai estar a ser mais apreciado. Para já preso ao tronco não quero colocar nada. Adquiri um pouco de musgo a um membro do forum e apliquei na frente do aquário. A aplicação foi feita numa pequena rede que procurei agarrar ao fundo de forma a espalhar o musgo esperando que no fim do ciclo a mesma já não se veja. Quanto a umas limnobium laevigatum, já pensei nisso e acho que deve ser a minha próxima aquisição pois também gosto muito de ver. Como dizes é ir experimentando..

Quanto a fauna começo a pensar como tu. Só red cherrys. O pensamento dos peixes seria para ter alguma fauna a meia altura mas não quero lotar o aquário.

 

Daniel91

Aconselho a aquisição. Estou muito satisfeito com o mesmo. Simples, pequeno e completo, mesmo sabendo que parte do material tenha que ser alterado posteriormente não tenho defeitos a apontar. Quanto ao aquecedor tenho tido alguns problemas com o mesmo. Não consigo estabilizar a temperatura. Tanto tenho a água a 29º como tenho a 25º. Para os camarões isso vai ter de acabar e vou ter mesmo que trocar o aquecedor. Já ando a fazer estudos de mercado.

 

Quanto ao aquário já houve algumas evoluções. Junto com o musgo vieram 2 inquilinos (caracóis) que imagino serem praga mas para já não estou preocupado, se os mesmos se tornarem praga nada que uma helena ou duas não tratem espero eu. Senão meto lá uma tartaruga que deve dar cabo deles.

A Sensiflora está um pouco amarelada no topo mas aparenta já estar a ganhar outra "flor" por cima. Os pés mais pequenos estão a evoluir a olhos vistos mesmo não estando nem querendo utilizar Co2.

Hoje devo fazer mais uns testes para ver como anda o ciclo e colocar mais umas fotos para verem a evolução.

 

Obrigado mais uma vez a todos,

Cumprimentos

Bruno Serra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Onde compraste o areão? Se fosse razoavelmente barato, até queria para um projecto meu ;)

 

Na minha opinião o melhor era apenas dedicares esse aqua aos reds, porque daqui a pouco tens o aqua bem recheado deles

 

Tens que é ir colocando fotos!

 

cumps

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como prometido vou colocar mais umas fotos para verem a evolução.

Hoje foi dia de testes:

 

Amónia (NH4) - Entre os 0,2 e os 0,5 mg/L (Ainda não chegou ao pico)

Nitratos (NO3) - 50 mg/L

Nitritos (NO2) - Já tem qualquer coisa mas os testes não definem quantidades

pH - 6,4

Kh - 7

 

Significa então que o ciclo já se iniciou mas ainda está no começo. Como vêm as diferenças estão no Kh que subiu um pouco talvez devido a reposição de água e já existem vestígios de Amónia, Nitratos e Nitritos. O pH parece-me que está definido, o que me agrada visto, inicialmente ter tido receio de um pH para os 7.0 que é o valor médio das águas de Coimbra.

 

Quantos ás fotos aqui vão:

 

O inquilino furtivo (Physa fontinalis penso eu):

01outaqua006.jpg

 

Pormenor das Sensifloras (Já fiz pesquisa mas não consegui encontrar razão para estarem amareladas nas folhas de cima. Se alguém tiver uma ideia de qual a razão agradecia):

01outaqua009.jpg

 

Aplique de musgo:

 

01outaqua015.jpg

 

Outro pormenor da forma de aplique:

 

01outaqua002.jpg

 

Opinem á vontade...

 

Cumps,

Bruno Serra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Os parâmetros da água, pelo menos para reds, estão no bom caminho :)

 

Para manteres a água ligeiramente ácida, vais usando pinhas de amieiro (1 por cada 10lt). Se puderes retirar o physa, era boa ideia. Porque caso ele procrie, vais ter uma infestação. E muitos caracóis com redcherry pode não ser boa ideia num aqua desses. Quando falecem, mexem muito nos parâmetros da água...

 

A cabomba está assim talvez porque ainda está na fase de habituação. Daqui a pouco ganha melhor cor :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

 

Para manter o tópico aceso, e mais tarde conseguir ver as diferenças entre o "antes e o depois", deixo-vos mais algumas fotos. A nível de atualizações, foram colocados novos inquilinos, conhecidos por planorbis rosa e uma adicão de flora, chamada limnobium laevigatum (Já estão há 1 semana no aquário). O musgo parece não querer desenvolver, no entanto, não tem mudado muito de cor. A sensiflora cresce a olhos vistos, o que me agrada, pois pretendo ter a parte de traz bem carregada de verde. O aquecedor, tal como eu esperava, não se está a aguentar e de momento tenho uma temperatura de 22º no aqua, o que é muito baixo. Vou ter mesmo que arranjar outro aquecedor. Para já vou colocar outro igual que tenho cá em casa, de forma a reforçar, mas esta será a primeira troca.

Agora as fotos:

 

dsc1672i.jpg[

 

dsc1670k.jpg

 

E 1 dos novos inquilinos:

dsc1674gc.jpg

 

Espero que gostem.

Cumprimentos

Bruno Serra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Está a ganhar 'densidade' :D

 

22º não é um valor muito baixo para reds, mas é mesmo melhor prevenir do que remediar. Um de +50W (marca decente) basta para isso, pois há que ter em atenção que o teu aqua é aberto na parte superior.

 

Os teus 'inquilinos' estão bonitos, e o teu limnobium vingou bem, tem umas raízes bem compridas já! Tens que é ir tendo cuidado que espalha muito, então com essa lâmpada mesmo em cima deles... ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais