iniciante+aquário=???


jorge_rc

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de ja ter colocado umas questoes e ter recebido a vossa ajuda, venho agora fazer a minha apresentação. Ora bem, sou o Jorge, e moro da zona de loures, actualmente estudadnte universitário e iniciei-me recentemente na aquariofilia.

 

O meu aquário tem 120*40*50 e tenho um filhtro tetra ex700 e termostato eheim jager 150w, estou de momento com 60w de iluminação.

 

Comprei o aqua a semana passada e este sábado lavei-o, coloquei substracto fertil 4kg, e areão 30kg e comprei tambem um tronco que lavei previamente. apos isto, toca de encher o aqua.

 

Ainda no sabado plantei tambem uma planta, nao sei de momento qual a especie, mas colocarei uma foto em breve. Logo de seguida adicionei Sera bio nitrivec e sera aquatan. tenho tido o aqua entre os 27 e os 28ºc e com iluminaçao entre 6 a 8h diárias.

 

Comprei hoje o teste aquavital multitest 6em1 e estes foram os resultados que obti:

 

NO3: entre 0 e 10mg/l, mas mais proximo do 0.

NO4:ok

dGH:>7º

dKH:6º

pH: entre 6.8 e 7.0

Cl2: entre 0 e 0.8, mas bem mais proximo de 0

 

Quais os vossos comentários e críticas? se sim, quando devo repetir o teste ?

 

O sera bio nitrivec diz que apos 24h se podem colocar peixes, mas parece-me exagerado, qual a vossa opinião?

 

Cumprimentos,

 

Jorge Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Mesmo tendo colocado bactérias, acho que deves esperar no mínimo 15 dias a três semanas para colocares peixes, assim tens a certeza que estás a proceder bem, e é uma segurança...

Deves colocar os peixes aos poucos, um intervalo de uma semana ou 5 dias, conforme o tamanho 2 ou 3 de cada vez. Deves começar pelos peixes de fundo, e pensares qual será o peixe principal que queres no aquário, esse deve entrar por ultimo. No inicio fazer testes uma vez por semana está bom, depois de 15 em 15 dias é o necessário...Mas no inicio do aquario os níveis geralmente estão bem, não deves preocupar-te muito, se fizeres as coisas com calma e tiveres paciência, dar tempo ao tempo, nem vais precisar de fazer muitos testes....

os teus valores estão optimos como podes ver...

As plantas são boas para teres nitratos baixos e uma boa qualidade de água, ajuda a eliminar amónia....

O teu aquario deve ter cerca de 200 L, o que é optimo, pensa nos peixes que queres ter, para poderes acrescentar troncos e plantas, enfim, o ph vai baixar com isso, precisas de peixes de águas ácidas...

Deixa o aquario estabelizar um pouco durante ums dias, se queres introduzir mais ornamentos, mais plantas, etc. para não teres que fazer isso quando tiveres muitos peixes...

Fica bem !!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! entretanto o agua ja tem 20 dias e ja coloquei 2 ancistrus, uns camaroes e uns rasboras, tem estado tudo impecável por enquanto. Já tenho tambem mais plantas, tenho limnophila sessiflora, anubias, valisnérias e outra que nao identifiquei ainda.

 

Pretendia colocar uns guppies, platys e uns bettas (aconselharam-me um macho e umas 4femeas) e para já seria so isso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! entretanto o agua ja tem 20 dias e ja coloquei 2 ancistrus, uns camaroes e uns rasboras, tem estado tudo impecável por enquanto. Já tenho tambem mais plantas, tenho limnophila sessiflora, anubias, valisnérias e outra que nao identifiquei ainda.

 

Pretendia colocar uns guppies, platys e uns bettas (aconselharam-me um macho e umas 4femeas) e para já seria so isso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! entretanto o agua ja tem 20 dias e ja coloquei 2 ancistrus, uns camaroes e uns rasboras, tem estado tudo impecável por enquanto. Já tenho tambem mais plantas, tenho limnophila sessiflora, anubias, valisnérias e outra que nao identifiquei ainda.

 

Pretendia colocar uns guppies, platys e uns bettas (aconselharam-me um macho e umas 4femeas) e para já seria so isso.

 

Cumps

Boas

 

Com os bettas depende da sorte mas também não recomendo e só um pequeno reparo não exageres mas espécies não faças uma "salada" acaba por não ser saudável para os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado! já li de pessoas que tem problemas com bettas e guppies, mas tambem tenho lido que desde que existam bastantes esconderijos e o macho betta tenha 3 ou 4 femeas em principio não existirão problemas, tem alguma experiencia em contrário?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.