Novo Mundo ....um novo começo.


knoox

Recommended Posts

Boas,

Eis mais um novato neste fabuloso Mundo da Aquariofilia

Antes de mais, quero aqui dar os meus parabéns a todos os intervenientes neste forum, e especialmente a todos aqueles que ajudam a quem pouco sabe, e em todo o tipo de questões, e já agora aos seus administradores.

Venho aqui pedir algumas opiniões,isto já depois de ler o (.....[manual]inicio Na Aquariofilia ......),mas mesmo assim ainda tenho algumas duvidas no qual ,quem sabe, me poderão ajudar.

 

Sou novo neste mundo,isto porque,a algum tempo atrás a tragédia bateu a porta a 2 peixes que a minha filha(5 anitos) tanto estimava,o Tico e o Teco :) ....que infelizmente já não se encontram entre nós. Sinto-me um pouco culpado pois os desejei um bom futuro para eles

,pois estes mesmos vinham num aquário muito pequeno que nem quase nadavam ...20cm e qualquer coisa cm. O aquário tinha vindo da minha sogra que porem lhe teriam oferecido juntamente com os ditos dois peixinhos(eram todos cor de laranja e olhinhos negros...e assim por alto teriam uns 9cm não sei bem ao certo) a minha filha assim que os viu....jesus...dá para imaginar.

O aquário em si nada trazia.....apenas uma planta de plástico(artificial)...e areal. apenas se mudava a agua todas as semanas. mas eles um certo dia não resistiram,i é ai que me sinto culpado pois teria prometido a eles próprios um aquário com melhores condições para eles,pois não os gostava de ver ali tão apertados,e com poucas condições. Fui tarde.

 

Agora para me redimir... não optei por um de 20 mas sim por um de 80/50/30, para ter peixinhos de água (doce)quente. E como este mundo também me fascina,quero aqui saber e aprender com todos vós para que tal desgraça não volte a acontecer,pois tal como vocês eu também gosto e estimo muito os animais.

 

 

O aquário: 80/50/30 da ICA: (tem uma calha de luz em LED)

 

dscf1178z.jpg

 

 

 

 

Duvida sobre o possível material de oferta (será viável por enquanto?):

 

dscf1181r.jpg

 

 

 

 

 

Duvida sobre o suporte do aquário: este meu aparador tem 1,55/40/68 do IKEA (eheheh) com tanto peso que o aquário possa vir a ter, tenho duvidas: (aquário +água+extras: areal etc etc)

 

dscf1177xv.jpg

 

 

Por fim pedir desculpas mais uma vez, se algumas destas questões pareceram ridículas,mas estou no começo e isto para mim é tudo novo. Pode também não ser o melhor aquário nem o melhor material................mas.........$$$$$$.....pois. Foi o possível.

 

Abraços a todos e desculpem se fui um pouco maçador sobre o assunto.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Paulo, a minha história é muito semelhante á tua. Só que a minha filhota tem 7 anitos e foi a madrinha que lhe deu o aquário. Tenho lido imenso aqui no forum e tenho aprendido muito. Mesmo com a pouca experiencia que tenho, um conselho eu te dou, não tenhas pressa. Eu fiz tudo a meias com a minha filhota. Pelas medidas do teu aquário tens 120 litros, como o meu, (80x50x30/1000) logo a filtragem para ele deve de ser 5x os litros. Eu tinha um filtro de 300 e como os euros também não abundam meti mais um de 300 l/h que foi barato. É claro que o melhor é um externo mas agora não pode ser nada. O termoestato segundo li é aconselhavel 1w por litro não quantos watts esse tem, mas o meu é de 150w. Depois a minha filhota tratou da decoração e de meter o areão comigo, eu enchi com água e pus tudo a funcionar durante 3 semanas, pondo um pouco de comida dia sim dia não para alimentar as bactérias, pondo umas plantinhas. Depois foi fazer os testes para ver as caracteristicas da agua e comecar a escolher peixinhos 2 a 2. Pois a miuda já tava em pulgas, e não só ela lol.

Eu que nunca liguei nada a coisas deste género, estou a adorar em conjunto com a minha filhota.

Peço desculpa pelo testamento lol e espero que corra tudo bem e se divirtam.

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo :)

 

Primeiro tenta arranjar todo o material que é necessário. Eu aconselho te um filtro externo para esse aquário. Caso não tenhas tanto €€ para gastar num novo tenta procurar nos classificados do forum um.

 

De resto parece me bem e se já são 2 pessoas com o gosto de fazer já é bom :) Mas antes dos peixes espera que o ciclo de azoto termine para dar uma melhor vida aos peixes.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos,pela atenção de ambos Estou vos gratos.

De facto vejo me como no seu caso almartim. :D

Mas graças a vocês vou dar um passinho de cada vez,para que os novos habitantes desta casa sejam bem recebidos.

 

Mais uma vez agradeço as vossas palavras.

Um grande abraço

 

Ps: almartim o meu termostato é de 100w. é o que indica na caixa ;) Sei que os materiais de trabalho não são dos melhores mas vou tentar aguentar e fazer com que eles durem e dêem o seu melhor,enquanto não compro algo melhor,assim o farei.

Abraços mais uma vez.

 

Paulo

 

Questão: é "normal"....;depois da lavagem do areal e da sua reposição no aquário; ao encher o aquário a própria água ainda se apresentar um pouco,......digamos...... turva ...ou suja digamos assim, n sei bem. cristalina não está de certo ;) , mas receio ser do areal(neutro). ou será normal?(por enquanto)

 

Abraços

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg. Realmente esta mais nítida,e isto sem os tais produtos que se tem de meter na água(durante os testes etc etc) estou prestes a acabar a decoração para depois por tudo a trabalhar direitinho,antes dos novos inquilinos, e em breve meto fotos.

;)

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem vindo(s) à aquariofilia :)

 

De momento está tudo bem encaminhado, só acrescento a resposta à pergunta do aparador.

É suficiente para o aquário, um movel desse tamanho suporta bem o peso de um aquário com essas dimensões.

Penso que o unico cuidado a ter é cair água e estragar o movel, de resto não irá cair a não ser que haja qualquer coisa de muito anormal.

 

Quanto menos produtos usarem na água, melhor. Com tempo e paciência os (bons) resultados aparecem.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Toutinho, de facto foi uma das minhas 1ªs preocupações, e mesmo assim reforcei com mais um pé no meio á frente :D

Agora estou na fase de ver ideias para o decorar no interior. Brevemente irei tirar fotos.

 

Ps: o mais engraçado nisto tudo é que estou muito entusiasmado com tudo isto. pois adoro animais...e este mundo novo já me está a fascinar e ainda vou no começo. (a minha filha então...jesus.....por ela até punha já 50 peixes lá dentro :D ehehe)

 

Abraços Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Toutinho, de facto foi uma das minhas 1ªs preocupações, e mesmo assim reforcei com mais um pé no meio á frente :D

Agora estou na fase de ver ideias para o decorar no interior. Brevemente irei tirar fotos.

 

Ps: o mais engraçado nisto tudo é que estou muito entusiasmado com tudo isto. pois adoro animais...e este mundo novo já me está a fascinar e ainda vou no começo. (a minha filha então...jesus.....por ela até punha já 50 peixes lá dentro :D ehehe)

 

Abraços Paulo

 

As novas montagens são viciantes :)

Um aquário montado em que tudo o que se faz diariamente é dar comida... a mim dá-me a sensação de falta.

Gosto de andar à procura do material, meter tudo no sitio, imaginar, pensar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é verdade,mas ao poucos tem-se sempre prazer de o fazer.

Abraços ;)

 

Meus amigos uma simples questão: como comprei um tronco para por no meu aquário á umas 2 a 3 semanas,segui alguns exemplos deste forum, e agora a minha questão é a seguinte, .....ele já não está a boiar,apesar de ainda apresentar alguma mas pouca cor na água onde ele está neste momento (recipiente a parte) onde o lavava e onde o escaldava (água a ferver,com sal). será que agora já poderá ir para dentro do aquário? (onde o filtro e o termostato já funciona) ou terei ainda de esperar mais uns bons dias e continuar a esfrega-lo(lavar) e mete-lo a escaldar?

 

Obg desde já a vossa imensa atenção

aquele Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obg RicardoR, a água de facto já não fica tão turva assim. Mas mesmo assim ainda o vou por de molho a escaldar mais uns diaziinhos então. E depois faço a experiência e meto o dentro do aquário, e se mesmo assim ele deixar a água turva(mesmo estando a ser filtrada) irei retira-lo.

Obg mais uma vez RicardoR

 

....devagar devagarinho se vai ao longe.....dar tempo ao tempo digamos.

Mas....aqui esta como vão as coisas......sempre a caminhar.... ;)

 

dscf1217z.jpg

 

 

 

dscf1216t.jpg

 

 

 

dscf1222p.jpg

 

 

dscf1223uo.jpg

 

 

dscf1232w.jpg

 

 

(me desculpem alguma da qualidade de imagem, a maquina não é das melhores....mas trabalha ;D )

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ricardo, infelizmente são.....sei que para muitos não é o melhor mas por enquanto assim vai ser, quem sabe um dia terei umas verdadeiras,pois sei bem que é melhor. E ai terei que mudar tudo...... ;)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais Ricardo eu digo o mesmo, futuramente com experiência talvez tome essa decisão tb.

Agora isto vai aos poucos, um passo de cada vez,...já esta tudo a trabalhar (até agora os equipamentos funcionam bem) e falta alguma "vegetação" e não só. Depois fazer os essenciais testes...e ai logo se vê quando poderei introduzir os novos habitantes.

;)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fauna estás a pensar em pôr? Tens um aquário de 120 litros, tens que aproveitar os espaço com peixes que gostes, mas que se dêem bem.

Recomendo um cardume de Tetra Cardinais, um pequeno cardume de Corydoras... É ao teu critério, mas estuda bem as raças.

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas knoox...

Parabens pelo teu aquario esta muito fixe, mas so tem esse defeito das plantas, mas fazes bem ir com calma e vai lendo topicos que aprendes muito...

Agora so uma questao o teu tronco parece ser de redmoore, e ja vi que ja nao persisas de nada para ele ficar no fundo, se nao te importares dizes quais foram os procedimentos que fizestes???

 

cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora nessa fase meu caro Amigo, eu ainda ando em estudo pois não sei bem o que meter,mas passa por ai também, aceito sugestões. Mas ando a estudar bem pois não quero cair em erro de por o que não devo e/ou misturar o que não deve de ser misturado, e também conforme as condições do aquário.

Mas sim passa por ai por exemplo.

E já agora também acho os escalares bonitos. Mas enfim ainda tenho passos a dar no aquário,para que ele esteja pronto para os receber.

Para a semana ja começo os testes, pois ele já trabalha (com o que está na foto) ja a 3 semanas. A ver vamos,e ai vou ter que ver as espécies que poderei meter no aquário, mas esses gostava de os ter.

 

Abraços

 

Boas caro Amigo nfgcorreia,

 

antes de mais obg pelas tuas palavras. Sim realmente por enquanto vou ficar pelas artificiais quem sabe um dia. Pois ter experiência ajuda, e eide tela. ;)

O tronco era bem claro tipo cor de pinho e foi o seguinte: 3 em 3 dias o mergulhava em água a ferver(isto na 1ª semana) depois na 2ª e 3ª semana o escaldava na mesma mas com sal(grosso)....(sempre ficou submerso na água, num recipiente á parte claro), e na ultima semana 3 em 3 dias só o escaldava (sem sal)....e o escovava um pouco com uma escova mole(fina). Eu fiz assim e eis como ficou. E nao sujou nem manchou a água, na 3 semana já estava todo no fundo já não boiava.

È assim meu caro amigo, eu fiz assim, mas se clahar os mais profissionais fazem de outra maneira.

 

Um Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes muito bem quereres gamhar mais conhecimento com as plantas, mas se quiseres comecar ja, podes comprar uma anubia que nao requer muita "manutenção"...

Eu tinha um mas o tronco ficava muito grande no meu aquario, e tive de o substituir, por um redmoore, ja o fervi durante uma hora, pouco tingiu a agua, ficou um pouco amarela da fervera que levou, agora pus lhe de molho dentro de agua mas nao tingiu esta agua, mas esta boiando, a pessoal que diz para por pedras em cima do tronco, eu queria evitar de por pedras, vamos ver o que vou fazer!

 

Obrigado por partilhares a tua tecnica...

Um abraço

 

ha e ja agora acho que futuramente devias pensar num filtro exterior ;)

 

Cumps

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de agradecer sempre que poder ajudar no pouco que sei estou aqui.

Sobre as plantas lá está,terei tempo para aprender.

Sobre o filtro exterior, sim de facto para futuro irei querer um, e aqui também já estudei e vi que informação sobre este assunto não falta ;)

 

Um Abraço

 

Boas,

Novamente venho aqui dizer o que penso ter no meu aquário,não querendo sonhar muito alto mas aqui vai: (depois dos referidos testes claro)

- Tetra Cardinais(Neons) uns 6 +/-

- 1 Pleco

- 2 Escalares

- 4 Guppys

(isto tudo é, pensar que todos estes se dão e dêem bem...e no ambiente em si.Sei que deve de haver espécies bem bonitas no qual poderia introduzir também, mas além de não querer meter MUITOS peixes pois talvez seria mau para todos,gostaria de saber um ou outro que desse para introduzir no Aqua. mas que se dêem em harmonia com os restantes).

Aceito propostas / opiniões / concelhos / dicas etc etc etc ;)

 

Aquele Abraço,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

guppys e escalares?

alem dos pH diferentes (quando falo em pH é com tudo o que esta relacionado com este especialmente a duresa da agua)

os guppys iram se ver aflitos alem das propocionalidades não estarem bem a não ser que metas 1 macho para 3 femeas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pleco não sei...:D

eu prefiro ancistrus...mas sou eu poria uns 3 (destes para pleco ja chega :D)

umas corydoras uma 5...podes escolher as pandas creio que se adquam ao teu aquario e são muito engraçadas de ver a nadar em formação

retiravas os guppys e ja ficavas com um exelente aquario ;D

 

ou seja

6 tetra cardinais (8)

2 escalares (casal)

1pleco (3 ancistrus)

5 corys...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.