Recém Iniciado


jorge_rc

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de ja ter colocado umas questoes e ter recebido a vossa ajuda, venho agora fazer a minha apresentação. Ora bem, sou o Jorge, e moro da zona de loures, actualmente estudadnte universitário e iniciei-me recentemente na aquariofilia.

 

O meu aquário tem 120*40*50 e tenho um filhtro tetra ex700 e termostato eheim jager 150w, estou de momento com 60w de iluminação.

 

Comprei o aqua a semana passada e este sábado lavei-o, coloquei substracto fertil 4kg, e areão 30kg e comprei tambem um tronco que lavei previamente. apos isto, toca de encher o aqua.

 

Ainda no sabado plantei tambem uma planta, nao sei de momento qual a especie, mas colocarei uma foto em breve. Logo de seguida adicionei Sera bio nitrivec e sera aquatan. tenho tido o aqua entre os 27 e os 28ºc e com iluminaçao entre 6 a 8h diárias.

 

Comprei hoje o teste aquavital multitest 6em1 e estes foram os resultados que obti:

 

NO3: entre 0 e 10mg/l, mas mais proximo do 0.

NO4:ok

dGH:>7º

dKH:6º

pH: entre 6.8 e 7.0

Cl2: entre 0 e 0.8, mas bem mais proximo de 0

 

Quais os vossos comentários e críticas? se sim, quando devo repetir o teste ?

 

O sera bio nitrivec diz que apos 24h se podem colocar peixes, mas parece-me exagerado, qual a vossa opinião?

 

Cumprimentos,

 

Jorge Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera umas 3 semanas até pores peixes e vai repetindo os testes por semana. E aproveita e lê sobre o ciclo de azoto!

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Vou entao aguardar um tempo antes de por os peixes,

 

lol ja agora tb sou de loures o areao e o substrato que compraste foram baratos, se sim foi ai na zona??

 

O substracto comprei na aquaeden da venda do pinheiro e o areão fui comprar à casa Galrão na malveira, pois na loja da venda não tinham o suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, cá estou eu a chatear novamente...

 

Há 2 dias que noto algumas algas brancas tipo "algodão" em volta do tronco, topo do termosato e em alguns buracos que o areão tenha, é normal pelo que li, mas vale a pena "acelerar" a colocação de peixes ou não causam qualquer tipo de problemas e posso por peixes so no proximo fim de semana (13/14) ou durante a semana sequinte?

 

Para alterar a iluminaçao pensei em tirar a 2x30w t8 e colocar 2x39w t5, o que acham? em termos de plantas nao pretendo por nada de muito exigente...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse algodão vai desaparecer, os peixes vão comer isso.

Eu aguardava mais umas semanas pelo ciclo estar completo, mas se colocaste nitrivec, talvez possas colocar parte da equipe de limpeza, que te começa já a tratar do tronco.

Que equipe de limpeza tinhas em mente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já tenho uma pessoa aqui de perto que propos "casal de barbos cereja (Puntius titteya), 2 Rasboras heteromorpha, 3 cobras kuhlii (Pangio kuhlii) e 2 Ancistrus." e depois quero arranjar uma boa "colecçao" de guppies. Serão todos compativeis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já colocava só os ancistrus.

Em relação à compatibilidade procura no google as caracteristicas de cada um.

Guppies não punha pois tens água ácida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes.

 

1. O Aqua tem uma semana, colocaste bactérias, no entanto elas estão a comer o que? Tens colocado um pouco de comida todos os dias para criar amónia? Senão já morreram a fome.

 

2. Muitas vezes, essas bactérias de garrafa estão mortas e não servem de nada.

 

3. Não colocas-te os valores de amónia, provavelmente ainda vais ter um pico de amónia e depois um de nitritos, eu não colocaria ja os peixes, eu esperava mais 4 semanas.

 

5. Cade as fotos? Lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa,

 

disseram-me que como pantei a planta, para colocar a dose recomendada no frasco de sera nitrivec, e ir adicionando alguma comida ao fim de 3 ou 4 dias e depois dia sim dia nao, foi o que fiz, coloquei comida na terça e hoje, mas ainda vejo uns quantos flocos pelo fundo do aquário... 4 semanas??? eu sei que aquariofilia exige paciencia, mas ja tenho alguma "ansiedade" em colocar lá uns peixinhos :drool3:

 

Sobre as tpa's, o que aconselham?

 

as algas brancas nao representam nenhum sinal relativo ao ciclo?

 

Outra questao, sobre a montagem da entrada e saida do filtro, o que é mais aconselhado? posso montar a entrada de água (em flauta) e o tubo que "aspira" a água do mesmo lado?

 

PS, fotos daqui a pouco!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de colacor mais uma questão... Se num furo proximo alterar a tampa preta alta que o aquario tem e colocar apenas acralico ou vidro transparente, fal diferença ter a lux a passar pela tampa? vai ter muita atenuação? e o que será melhor, vidro ou acrilico?

 

Para simplicar as questoes (tantas):

 

1-TPA´s, quando fazer a 1ª e que percentagem de água?

 

2-Montagem da entrada e saida do filtro, posso por como na foto acima?

 

3-tampa/iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tampa perde-se sempre luz.

Continuo a achar melhor aspiração de um lado e entrada de água por outro.

As TPA's vão depender da quantidade de fauna que vais ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao para já devo manter a tampa original... Sobre as tpa's no futuro irei adaptando à quantidade de peixes, a duvida é se devo fazer ja a primeira ou não e que quantidade, o aqua está cheio há uma semana.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge.

 

Olhando para o que disses-te e pela imagem que vejo deixa-me dar a minha opinião.

 

1. Deves fazer uma TPA quando acabares o ciclo, ja compras-te o teste de amónia? Acho que se estas com pressa deverias comprar esse teste. Nesta fase ja deves ter muita amónia, ao longo dos próximos dias a amónia vai desaparecer e começar a aparecer nitritos. Se queres goopys, acho que podes colocar um assim que não tiveres amónia. Mas coloca apenas um para ajudar a completar o ciclo.

 

2. Tal como ja foi dito, e melhor teres o chupador de um lado e a flauta do outro. Para melhorar a circulação.

 

Deves substituir esse bico de pato por uma flauta, e colocares ligeiramente a cima da linha de agua para criar agitação e com isso oxigenar a agua.

 

O tubo do chupador esta ao contrario, a parte mais cumprida e dentro do Aqua para o chupador ficar o mais perto do fundo possível, pois vai ajudar a limpar a porcaria.

 

3. As tampas dos aquários ajudam a evitar a evaporação, assim como a manter a temperatura no entanto e uma opção tua.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquele aqua não é o meu, é uma foto de um membro ca do forum e servia apenas para ilustrar como pensei em montar.

 

Neste momento pus como indico para testar, e para ja parece-me que esta a resultar bem (eu tenho a saída em flauta).

 

Em principio hoje ja faço uma TPA de uns 20 ou 30%.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Segundo o Sr da loja onde fui ja podia colocar uns peixinhos desde que resistentes, e apesar de saber que em parte estava a cometer um erro, a ansiedade de ver algo a mover-se dentro do aqua já era muito forte! coloquei ja dois ancistrus, 4 rasboras e 2 barbos cereja juntos com uns camaroes para tratarem da limpeza! ate agora tem corrido tudo bem apenas o ultimo ancistru a ser inserido tem umas manchas, se poderem dar um olho neste topico agradeço: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=204613

 

Até agora não pioraram mas tambem nao me parece que estejam melhores...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.