ajuda novato a ganhar o bicho pelos aqua


heliojoao

Recommended Posts

Boas desde já vou pedir desculpa pelos meus tópicos anteriores pois nunca me apresentei.

 

Sou o Ricardo e recentemente comecei na aquariofilia mais para o meu filho de 4 anos, que por ter nascido o u irmão dele recentemente resolvi dar-lhe um aquário. Resultado ficou um vicio dos 2.

Bem agora vou contar a minha aventura inicialmente foi de agua fria não havia dinheiro para mais, fiz tudo errado enchi o aquário e lá os peixes, passados um dia a agua estava turva e depois começou a cheirar mal, foi pesquisar e vi que não tinha feito o ciclo enfim percebi que não percebia nada de aquariofilia. Fiz Tpa’s mas não foi o suficiente os peixes acabaram por morrer.

Aventura parte 2, quando fiquei melhor comprei um filtro interno decente e bem barato por isso um interno, e comprei um termóstato os 2 custaram cerca de 8 euros novos, claro que o filtro só trazia umas biosferas e uma esponja fininha, pôs lã dentro aquele espécie de lã filtrante branca.

O aquário tem 60 litros e não tinha tampa, com ajuda de uma amigo vidreiro fiz umas tampas a maneira, arranjei um bocado de areão que foi de borla também, e comprei o aqua safe da tetra. Bem ate aqui tudo bem feito parvo enchi o aquário pôs o aqua safe, e pensei vou por já uns peixinhos ate porque o meu filho andava triste e chateado porque estava vazio, e lá fui eu comprei 1 espada, um limpa vidros e 8 neons.

Passados 2 ou três dias depois de estar na conversa vi a asneira que tinha feito o aqua safe não fazia o ciclo, entrei em pânico pensei logo já vou matar os peixes todos, alem de gastar dinheiro a toa o meu filho vai ficar bem triste., mas não desisti foi a casa de uma vizinha minha e trouxe 7,5 de agua bem rica em bactérias do aquário dela, entretanto ofereceram-me 2 guppys um casal com a fêmea grávida.

Finalmente o aquário parece estabilizado já passou mais de uma semana e a agua esta bem limpinha, mas estava a notar que os peixes não faziam muita nadavam mas sem aquela actividade pretendida, o limpa vidros andava sempre no fundo ou no barco mas nunca nos vidros. Sem pensar nisso achei que falta uma coisa Luz, lá foi eu buscar uma tira de Led’s do meu antigo carro arranjei um transformador 12 v e montei no aquário. Os peixes adoraram começaram longo a ter um comportamento muito melhor o limpa vidros já andava pelo aquário todo e os outros também muito mais activos.

Bem esta é a historia do meu inicio na aquariofilia, agora as minha perguntas.

 

Que tipo de pedras eu posso por pois aqui no meu trabalho a umas muito bonitas mas só conheço o teste do vinagrete.

 

E muito importante quero por umas plantinhas e musgo de java a pergunta e o que posso por sem substrato e sem co2 enfim baixa manutenção e barato, e que ao mesmo tempo alem do layout ajude na manutenção dos peixinhos.

Já gora se houver alguém que tem dessas plantas ou musgo na zona de Loures ou Lisboa a mais que não se importe de dar ou vender a baixo custo digam qualquer coisa.

 

E mais uma pergunta o aquário tem uma ligeira ondulação na superfície, alem disso ponho ou não a bomba de oxigénio a funcionar ????

 

Bem espero que tenham gostado o meus testamento, digam as vossas opiniões e comentários assim que puder vou por aqui umas fotos do meu aqua .

 

Cumprimentos a todos

 

 

bem já vi que ninguém me responde ,mesmo assim não desisto , ontem o aqua 8 dias agua continua cristalina mas ao 7 dia aconteceu o inesperado a guppy fêmea rebentou a barriga e o macho ficou estranho a começou a perder cor e a ficar parado, o resto dos peixes continuam em perfeitas condições. Enfim ontem fiz um tpa e hoje encomendei um kit de teste para o aqua, será que o problema foi a qualidade da agua ou terão vindo já marados da loja.

 

a agua não apresenta cheiros e os restantes peixes estao perfeitamente normais pelo menos a primeira vista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixaste terminar o ciclo de azoto por isso é que as coisas acontecem. Mede os parâmetros da água e depois já podemos ajudar melhor.

 

Plantas fáceis tens as anubias ou fetos java. Elas não precisam de substrato porque ficam presas aos troncos ou pedras.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já pós uma planta não sei qual e foi oferta, eu ainda tentei fazer um ciclo forçado trazendo agua de outro aquário rico em bactérias, quando a teste so mais daqui a uma semana ou duas pois mandei vir os testes de fora muito mais barato, vou fazer figas para que o resto dos peixes aguentem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vivas helio, bem vindo ao forum e ao mundo da peixada.

 

Isso é que foi um inicio atribulado, sim senhor, mas o importante é que queres aprender e que foste melhorando e vais continuar a fazê-lo.

 

Quanto ao aquário é importante que nos deixes aqui o teu setup, ou seja, que nos digas tudo sobre ele, incluindo temperatura da água, volume de litragem que o teu filtro faz e resultados dos testes.

 

Quanto às rochas podes fazer o teste do vinagre sem problemas, no entanto recomendo que compres em lojas especializadas todo o teu material (e EVITA lojas de shopping!!!) uma vez que todo o material já vem tratado e é menos provável contaminares o aquário. Não acrescentes mais peixes até percebemos o que se passa ;)

 

Quanto às plantas, além das já referidas, podes comprar musgo de java como querias, ele aguenta-se sem problema nenhum. Consulta os classificados aqui do forum, arranjas material porreiro e a bons preços.

 

Boa sorte e vai dando notícias.

 

Ps: deixa aqui umas fotos também para irmos acompanhando a evolução

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem obrigado pela resposta vou ver se ainda hoje ou amanha meto o setup do aqua, foi um inicio mesmo atribulado mas estou a ganhar o vicio de aquariofilismo, assim que ,meter fotos e setup do aqua vesse mehor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.