Plantas acastanhadas.... (?)


Recommended Posts

Olá,

 

montei recentemente (há 4 dias) o meu novo aqua, e introduzi 2 Valisnérias (das grandes de folha grossa) e 2 anúbias nana. Em tão pouco tempo as pontas das folhas já estão amarelas e castanhas :/ O que é que será que fiz mal? Plantei as raízes fundo no substrato como me disseram. As anúbias (que enrolei nos troncos) continuam verdes e sem problemas. O aqua tem o seguinte setup:

 

Material

Aquário 110 cm x 33 x 40 - 145 L

Filtro interno 700L/H - matérias filtrantes Siporax e lã de vidro JBL

Termostato 50 W - 29º

Iluminação - 1 * 30 W; - 6 horas/dia

Bomba de ar Boyu s-1000a

 

Hardscape

Substrato fértil - Sera Floredepot 4.5 kg

Substrato não fértil - Areão 10 kg + 10 kg Aquatic Nature Dekoline Quartz

2 troncos

 

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0,003 mg/L

Nitratos (NO3) - 10 mg/L

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 7

KH- 3ºd

GH - 10ºd

Cl2 - 0

 

Plantas

2 Anubia "nana"

2 Valisnéria

 

Peixes

ainda não tem, está a ciclar.

 

Outras observações

 

esha Minaroll - 30 gotas no dia após montagem

Utilizei Sera Nitrivec para ajudar a ciclagem no dia da montagem. utilizei o Siporax de um filtro de um aquário já maturado + 10 L de água desse mesmo aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vanda,

 

É normal as plantas passarem por uma fase de adaptação às novas condições podendo até perder quase todas as folhas...

 

Tens a meu ver pouca luz para uma aqua desse tamanho, pelo menos 60W parece-me normal, aumenta-lhe um pouco a tempo de horas ligadas...

 

As Valls são resistentes vais ver que se aguentam, as Anubias crescem em qualquer lado por isso não te preocupes...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Pedro,

 

obrigada pela resposta pronta :)

calculei que 30 w fosse pouco mas a verdade é que já esta iluminação me faz subir imenso a temperatura da água. Tenho o termóstato para 24 ºc e a temp. sobe até aos 29º quando a luz está ligada. !! Terei de ponderar esta questão antes de pôr os peixes porque não quero fazer caldeirada de peixe....

Voltando às plantas, achas que podar as pontas todas é boa ideia? e qto a fertilizantes liquídos, achas que podiam ajudar?

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o essencial será aumentar os W´s da luz, se tens uma tampa fechada tenta deixar um pouco levantada para circular o ar ou pores uma ventoinha a apontar para o aquário.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

foi o que fiz, abri as tampas para circular o ar, a temperatura desceu para os 28 ºc e aí se tem mantido...

 

Jorge.... não :/ só o substrato fértil. Manganésio e potássio? Se for isso como posso resolver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vanda...

 

Eu deixava as plantas adaptarem-se as novas condiçoes... sendi que aluz tens de rever rapidamente...

 

o termoestato desliga-se quando a agua chega a determinada temperatura...

Acho que deves mudar mesmo essa tampa talvez o Jorge possa ajudar num diy...

 

pedro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) ouvi dizer que alguém podia ajudar num DIY.... :P

 

anyway, o termostato desliga, mas como a calha está assente nas tampas de vidro aquece imenso a agua. Onde será que posso arranjar aquelas "perninhas" para manter as calhas uns centímetros acima das tampas?

e como é que posso saber que tipo de lâmpadas posso colocar na calha? não percebo um boi de eletricidade..... :/

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Pessoalmente, penso que 6 horas de luz é pouco.

10 horas poderá ser o ideal (digo eu)!

Cumps!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah..... bom, o aqua tem umas tampas de vidro e por cima (assente nas tampas) está a calha... (lol)

se calhar é melhor tirar uma foto, right?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.